O CEO da Tesla, uma das mais sonantes fabricantes de carros elétricos, acredita que o mundo precisa de produzir mais petróleo e gás. Esta opinião surge na sequência da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, que está a prejudicar o seu fornecimento.
Elon Musk elegeu a sua plataforma predileta para fazer as alegações.
Sendo a Tesla uma fabricante de carros elétricos, é desde sempre uma concorrente dos carros de combustão interna, ou seja, alimentados por combustíveis fósseis. No entanto, o CEO Elon Musk acredita que o mundo deve produzir mais petróleo e gás.
Embora pareça contraditório, esta alegação surge na sequência da guerra entre a Rússia e a Ucrânia que, direta e indiretamente, está a envolver o mundo inteiro. As repercussões da invasão fazem-se sentir, por exemplo, em termos do fornecimento de petróleo e gás provenientes do país invasor.
Hate to say it, but we need to increase oil & gas output immediately.
Extraordinary times demand extraordinary measures.
— Elon Musk (@elonmusk) March 5, 2022
Tendo em conta estes tempos extraordinários, é necessário recorrer a medidas extraordinárias. Nas palavras de Elon Musk, é crucial que a produção de petróleo e de gás aumente, de modo a que os impactos da guerra nesse sentido não sejam tão graves como se prevê.
Obviamente, isto afetaria negativamente a Tesla, mas as soluções energéticas sustentáveis simplesmente não podem reagir instantaneamente para compensar as exportações russas de petróleo e gás.
Como sabemos, o mundo está altamente dependente do petróleo e do gás da Rússia. Conforme recorda o The Verge, embora essa dependência não tenha impedido os países de se posicionarem contra a Rússia, após a invasão à Ucrânia, a verdade é que surgem receios relativamente ao aumento dos preços da energia e dos combustíveis.
Relativamente à alegação de Elon Musk: como é normal, é difícil saber se terá algum projeto na manga. Afinal, embora seja o CEO de uma importante fabricante de carros elétricos, não descarta a importância dos combustíveis fósseis neste momento de (suposta) transição.
Não sou a favor de demonizar a indústria do petróleo e gás. Vamos precisar de queimar combustíveis fósseis durante muito tempo. A questão é apenas a que ritmo avançamos para um futuro energético sustentável.
Disse Elon Musk a Joe Rogan num podcast, no ano passado.
Leia também: