Os portugueses devem preparara a carteira, pois vem aí um aumento "pesado" no preço da eletricidade. Quem o diz é o presidente da Endesa, Nuno Ribeiro da Silva, que refere que a eletricidade vai sofrer um aumento de pelo menos 40% até ao final deste verão.
O Governo já reagiu a tais declarações e referiu que nada justifica um aumento desta ordem na eletricidade.
Em entrevista à Antena 1 e ao Jornal de Negócios, o presidente da Endesa disse que a eletricidade vai sofrer um aumento de pelo menos 40% até ao final deste verão. Em causa está o mecanismo aplicado a Portugal e Espanha e que permite um desconto nos preços do gás natural.
O problema é que essa diferença será paga pelos consumidores. Em resposta a tais palavras, o Governo já veio dizer que nada justifica um aumento desta ordem.
Contactado pela SIC, o Governo rejeita estas declarações e diz que não há qualquer justificação para um aumento de preços tão significativo e que este mecanismo ibérico não gera défice tarifário.
A SIC sabe que já há empresas a receber faturas com esta parcela que quase duplica o valor a pagar todos os meses.
Em comunicado, o Governo diz agora que o mercado é livre e caso sejam aplicadas subidas, os consumidores podem procurar melhores preços ou aderir à tarifa regulada.
O número de consumidores afetados deve aumentar à medida que os contratos que já estavam assinados antes do dia 26 de abril completarem um ano. Nuno Ribeiro da Silva admite que já está a ocorrer a migração dos consumidores para o mercado regulado.
Vindo as declarações de uma empresa que nem acerta uma fatura, são no mínimo duvidosas. É verdade que esse mecanismo travão do gás vai ser pago, mas em grande parte para quem está exposto ao mercado diário (spot).
Cada um fala por si. Até agora foi a única emprersa que nunca falhou comigo. EDP corja de ladrões miseráveis. Preferia comprar um gerador do que ter negócios com essa escória.
Mas é só a endesa?? Ou a edp também??
Parece que vou voltar para o mercado regulado!! Mal receba a fatura da endesa e acabo o contrato com eles.
Só desinformação. Tem de haver comunicação prévia por parte do comercializador.
Isso já não é assim… A NOS aumentou a mensalidade e não me avisou. Portanto a Endesa e outros podem aumentar e não avisar.
A meu ver isto do Mecanismo Ibério é uma desculpa para meter mais 40% nos bolsos (roubar 40% mais precisamente) pois estive a ler sobre este assunto e não cria défice energético apenas limita o preço do Mega watt a 50 euros.
50 cents o kWh. Bonito!!!
Se um dos factores de produção sobe de preço, o que é que acontece ao produto final?
Balelas! Essas empresas são 1) fortemente subsidiadas pelo Estado, e 2) sistematicamente recordistas de lucros. Continuamos a subordinar o Estado a interesses económicos, quando o contrário é que deve ser verdade. Um governo com eles no sítio nacionalizava aquela porra.
Ah, Pois É. Tal como a TAP, ncaionalizada. E os nossos impostos a voarem para a empresa, quando poderiam ser aplicados de forma útil.
1- A Endesa não recebe nada do estado português pois é uma empresa espanhola.
2- Não sabes os custos de uma nacionalização 🙁 Quem achas que vai ter de pagar aos trabalhadores? A Empresa é que não vai ser. O ordenado sai dos bolsos dos contribuintes.
Mas como? A EDP, GALP dizem que não da para mudar para o mercado regulado…
Até 2025 todos os clientes podem regressar ao mercado regulado.
https://www.consumidor.gov.pt/consumidores-de-eletricidade-vao-poder-regressar-ao-preco-da-tarifa-regulada.aspx
Aproveito a oportunidade pra anunciar aqui faz favor, que a Endesa, é uma data de gatunos, uma data de ladroes e uma data de xupistas.
LOL, bem espetada!
Então o conselho de Administração tem essa composição? 🙂
E ainda dão “canal” ao presidente dessa empresa !
A Endesa Portugal tem de certo essa composição no conselho de administração. Mas a empresa principal duvido pois o governo Espanhol tem os cojones no sitio.
Então não foi o 1º ministro que disse que graças ao mecanismo aplicado a Portugal e Espanha e que permite um desconto nos preços do gás natural não ia haver aumentos??
Ah claro aqui está!:
O problema é que essa diferença será paga pelos consumidores.
Ora aí está alguém sensato.
#Lgbrandon & Western Clown Pals
Bora la por a bandeirinha azul e amerla nos perfis!
Demais!!!
Não me importo de pagar estes aumentos para travar os invasores orcs…é só gastar menos na fatura da taberna que já sobra para o resto!
Presidente da Endesa, tudo explicado, é somente a empresa que usa meios duvidoso só para não dizer ilegais para obter contratos através de criminosos que mentem aos clientes e depois fazem contratos em que lesam os clientes todos os meses.
É somente a pior operadora de energia a operar na peninsula ibérica, não quer dizer que existam operadoras boas, as outras também têm os seus pontos negros, mas esta ultrapassa a escala do aceitável.
Já agora queria ver o cadastro desse senhor, tenho quase a certeza que não está limpo e tenho impressão de ter lido em algum sitio que ele já foi acusado de crimes económicos à alguns anos.
Confirmo. quando fui cliente endesa nem consideravam leituras, nem faziam débitos directos direitos, nem mandavam faturas, era sempre assim, sério como as declarações desse sr.
+1
Nao paguem! Eu n pago aumentos e ninguem me corta a luz. Puxem um cabo do poste do vizinho e ta feito
Ahahaha. essa pagamos todos quer queiramos quer não.
Eu até fazia isso, mas no local onde moro, já não há cabo à superfície…
Mas é mentira que vá existir aumentos de 40%.
se tiveres contador inteligênte nem dez minutos tens a luz ligada.
A sério? Ainda estou no mercado regulado (SU electricidade) e houve uma redução de 2,9%… Parece que vou manter-me até acabarem com as tarifas reguladas.
isso é a antiga EDP Serviço Universal mercado regulado que deixou de existir a 15 de janeiro de 2020
e esses aumentos dai da noticia ja foram desde 1 de julho de 2022
inclusive eu da edp ate recebi email que:
“EDP Comercial comunicou um aumento de preços excecional, que entrou em vigor em maio.
Perante o atual contexto, que justificou a implementação de várias medidas extraordinárias, como a recente revisão das tarifas de acesso às redes, a EDP Comercial considera que tem condições para reduzir o preço final da eletricidade do seu contrato. Esta alteração terá efeito a partir de 10 de julho de 2022 e assegura uma redução média de 2,9% nos preços dos clientes da EDP Comercial.
Pode consultar na tabela abaixo os preços que serão aplicados a partir desta data.
Os descontos que incidem sobre este novo preço, previstos nas condições do seu contrato, vão manter-se.
Caso não aceite as novas condições, pode cessar o seu contrato no prazo de 30 dias, sem penalizações.”
eu por mim vou continuar como estou ja ha muito que deixei-me de ir em especulações.
Mas também deve ter recebido outro e-mail a informar da baixa de preços a 1 de julho e outro a 15 de julho.
A eletricidade está mais barata. Pelos menos no meu caso está! Tenho desconto de 12% sobre o preço base.
Quem quiser também ter, basta alegar o desconto de amigo.
Cumprimentos
Vai chegar a todos obviamente. A electricidade já mal chega para o basico e ainda querem usa-la em charruas eléctricas. Claro que mais tarde ou mais cedo a corda iria partir.
A electricidade “chega” se não vier do gás e a preços mais competitivos.
Esse é o problema! As charruas!
Aposto que os motores de combustão em veículos automóveis não vão terminar em 2035….
Podem usar outra coisa, mas vai continuar a existir combustão.
Porque é um carro elétrico tem de ser grande e ter 300 cv ??
Não faz sentido..
A mobilidade elétrica eficiente, não é assim, e assim, não será solução para nada.
Não é o mesmo que acontece com os a combustão, existem os de 100 cv e os de 300, curiosamente os de menos de 100cv electricos são os mais vendidos.,
Claro, quero ver como ficam os efuels e hidrogénio com este aumento.
Desde os anos 80 que se fala na opção nuclear para Portugal, e até hoje nada. Agora? Já é tarde. Os problemas de hoje tinham-se resolvido ontem, com planificação. Não faltou gente a avisar, mas foram diabolizados. Bem me lembro dos artigos nos jornais que diziam “Nuclear não, obrigado!”. Agora é aguentar com a crise energética durante uns anos, e pode ser que alguém (em Bruxelas, que aqui não se manda nada hoje em dia a não ser em legislação menor) evite cometer os mesmos erros.
Nucleqr é bom mas é para acabar com a raça humana em 3 tempos.
Se precisar de me aquecer prefiro fazer uma fogueira à moda antiga do que usar energia proveniente do nuclear. NÃO OBRIGADO
@yamahia por isso é que frança está a construir umas quantas (e bem). Em Portugal não é viável na medida em que temos muita carga intermitente (eólicas), mas não digo que um reactor com 700-1200MW não fizesse falta.
De acordo com as estatísticas, a produção de energia através reactores nucleares é a que menos mata por Megawatt produzido.
https://www.iaea.org/sites/default/files/publications/magazines/bulletin/bull21-1/21104091117.pdf
O futuro são os combustíveis sintéticos, produzidos com eletricidade vinda do carvão e do diesel. 😀 😀 😀 😀 😀
Está a perceber agora porque é que os petrolheads dão sempre maus ambientalistas ? 😀 😀 😀
Com a onde de calor e falta de água nos rios o nuclear não é alternativa.!!!
Já houve um artigo aqui sobre isto.
O custo e tempo de instalação de uma central nuclear dá para muitos parques fotovoltaicos (e respectivas baterias para libertar energia à noite se for preciso) e parques eólicos. E com a vantagem de não produzir material radioactivo altamente nocivo.
Hoje em dia já nao fazem sentido.
Vc é dos que quer forrar o país com espelhos, sim?
E com baterias. Á noite não há sol. E nem sempre a intensidade de vento é suficiente para gerar a energia necessária. Daí as centrais convencionais, ou as nucleares, ou as de biomassa.
Barragens não conta ?
RC, conta. Desde que haja água. Mas é ver a que cota estão as muitas barragens pelo país. Por essa razão o Governo proíbiu a produção eléctrica com recurso a barragens no início deste ano, para assegurar reservas para o consumo humano. Vê o estado das reservas: https://snirh.apambiente.pt/index.php?idMain=1&idItem=1.3
Precisamos de alternativas, nuclear não, espelhos não, ventoinhas não. Então?
Uma pedaleira no sofá de cada um para produzir energia?
Caro amigo. Precisamos acima de tudo de mudar hábitos instalados. Onde por tudo e por nada se gastam enormes quantidades de energia.
Até para ir ao café da esquina!
Grande verdade, temos de mudar de hábitos e arranjar formas mais eficientes de gastar energia.
E eles têm dinheiro para isso.. não precisam ficar à espera de apoios do estado.
A EDP vende kits fotovoltaicos 3 a 5x mais caros do que o consumidor pode obter…
Podiam pelo menos pegar nisso e investir em condições, sem ter que ser depois a fatura novamente incrementada para “pagar o investimento”…
Investimento é suposto pagar-se a ele próprio……
Ninguém fala que os fotovoltaicos em fim de vida ainda são um desastre ambiental.
Tal como as eólicas após o desmantelamento…
Também não..
https://noctula.pt/edpr-vai-reciclar-pas-das-turbinas-eolicas-com-tecnologia-r3fiber/
https ://observador.pt/factchecks/fact-check-pas-de-torres-eolicas-colocadas-em-aterros-por-nao-serem-reciclaveis/
Eram…. Estão a construir um centro de reciclagem em França.
Facil, desçam o IVA para combater essa subida e a receita continua a mesma que a atual
Ou será que vai saber bem o ainda mais extra do IVA e o governo só dizer que nada pode fazer e o Marcelo dizer que é necessário reflexão ? xD
XII 40% de aumento.. Já estámos dentro da guerra. Maldito António Costa . MALDITO PARTIDO SOCIALISTA
tem juizo. O costa não tem culpa da histeria europeia por causa da ucrania.
lol
Pior! O Costa queria que fossem outros a pagar o transporte de armas nacionais para apoiar o exército ucraniano!
oh ignorância…
@Vasco. Tem toda a razão. As ditas renováveis estão de rastos.
Bota carvão e gasóleo a bombar nas centrais térmicas.
O ambiente NÃO agradece mas ao menos os BEV’s podem continuar a andar embora a poluir mais que os convencionais a combustão.
Paradoxos da idiotice da UE e de quem vai atrás lenga lenga deles.
Os culpados são sempre os BEV’s, que gastam 0.1 % da electricidade em Portugal. LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL
Eu ando de BEV verdinho, com energia provinda do gás natural, onde se tem que queimar 2 MWh de gás para produzir 1 MWh de energia.
Eu ando num que a energia provem dos painéis solares, 90% dela, os restantes 10% de outras fontes renováveis, segundo o meu fornecedor dos 10 %.
Sempre é melhor que andar num que usa 100 % fossil e só aproveita 20%,
Sabe? Eu 90% das deslocações é a pé ou de bicla a pedais!
Já ganhei.
Relativamente ao seu fornecedor de energia, já lhe disse, ele é um mentiroso. E vc continua a acreditar nele porque quer. Mas só vc é que acredita!
Já agora tb não acredito em si qd diz que carrega o carro com 90% de energia proveniente dos seus paneis. A não ser que vc só ande de noite e carregue de dia. Mesmo assim nos dias sem sol, fica em casa ou vai de carroça!
Então a fatura que eu recebo e pago mente ? AINDA BEM, PORQUE EU SÓ PAGO O QUE LÁ ESTÁ. LOOOL
A razão é simples, uma carga por semana em casa chega, que é feita durante o fim de semana. Noutros dias e quando preciso dou um toque de carga de alguns %, já que o meu sistema tem bateria.
Eu não preciso de mentir, não recebo da industria petroleira como você para andar a inventar.
Meu caro, tem aqui os meus gastos nos ultimos 30 dias.
https://ibb.co/gyfdb4d
E aqui tem a ultima fatura de Junho, mando só os gastos, atenção que faltam os impostos, o total da fatura é 13.69 €
De Inverno este valor duplica, fica entre 23 a 30 euros.
E não se esqueça, os veículos fazem em média 2200 kms por mês.
https://ibb.co/7t0pxCY
https://ibb.co/7t0pxCY
Ah agora é com valores de facturas. OK
Ganhei novamente, ora veja:
https://1drv.ms/u/s!AvwLJVpLF7bcq5A3uBZqa3KYv646wA
Como só uso o carro para ir às compras, qd o Pingo Doce oferece os vales de 20,00€ vou lá e assim fico com combustível sempre à borla todo o ano. A excepção é quando não cabe mais combustível nos depósitos que vou até à praia passear os cães e dar uns mergulhos que é para ganhar espaço para aproveitar a próxima promoção!
Não lhes deram a maioria absoluta? Agora sofram com os disparates todos que vão fazer…
O que tem uma coisa a ver com outra?
Se você fosse para o governo ia mandar nas empresas dos outros?
Só é cliente de uma determinada empresa, quem quer.
Se a vodafone ou a nós decidirem aumentar, vai reclamar com o governo?
Como é que há gente tão ignorante e burra numa era como esta…
Dantes ainda havia a desculpa que a informação não circulava… e não havia tanta escola…
@PP não vale a pena… mas quando estão todos apertadinhos vêm chorar para as televisões ” o governo tem de nos ajudar”.
O mercado é livre e faz o preço que bem entende… afinal foi o que toda a gente quis nos ultimos 30 anos (falando de forma geral).
É agora que voltamos ao tempo das velas.Da maneira que isto anda…
Pessoal não há fidelização dos contratos energéticos.
Quem está na Endesa e veja a fatura subir mude no mês seguinte e não volte mais.
Qual o problema?
Não és cliente ENDESA de uma forma, és potencialmente de outra. Não esquecer que a ENDESA é uma das produtoras de electricidade. Sim, produtora e não só comercializadora, com outras no mercado que compram em quantidade e vendem no retalho, com a margem deles em cima do que contratualizaram com o produtor.
Isto é para mexer com os mercados…para ver as reacções…o nosso mercado em todo ele não suporta esses aumentos…
Então se o CEO da Brisa já vem dizer que o Governo tem que fazer algo por causa do aumento de 8% nas portagens…na luz, aumento de 40% era o estouro total…não pode ser!
Onde há fumo, há fogo, o facto de o governo desmentir mas não fornecer um número pode ser indicador de não ser um aumento de 40%, mas mesmo assim ser uma percentagem desagradável de digerir para a maioria dos portugueses
Psicologia inversa. A malta assimila 40%, quando o aumento será inferior a essa percentagem. Assim o povo irá dizer, aumentou, mas pelo menos não foi 40%, foram só 30% por exemplo, e tudo graças á “divina” intervenção do “santo governo socialista”.
Se as pessoas soubessem ler noticias, não havia este alarmismo. Este tipo de mecanismo está a ser essencialmente pago pelos contratos indexados ao mercado diário.
Se o Presidente de uma empresa de energia eléctrica fala assim é porque se passa algo.
Chama-se pressão dos acionistas para terem mais dividendos.
Uma redução de 7% no consumo do gás traduz-se num aumento de 40% da fatura da electricidade?!
Alguma coisa errada não está certa.
#A espanhola Endesa totalizou 734 milhões de euros de lucro nos primeiros seis meses do ano, uma descida de 12% em comparação com igual período do ano anterior, foi esta quarta-feira anunciado.
“A Endesa obteve um lucro líquido ordinário de 734 milhões de euros entre janeiro e junho, menos 12%, num ambiente macroeconómico e energético em deterioração”, indicou, em comunicado, a empresa que opera em Portugal.”
https://expresso.pt/economia/2022-07-27-Lucro-da-Endesa-cai-12-para-734-milhoes-de-euros-62ed563c
Tenham em atenção que as empresas têm de avisar o cliente com 30 dias de antecedência dos aumentos de tarifário, não pode ser um aviso na comunicação social com dias de antecedência.
https://www.comparamais.pt/blog/mudancas-precos-eletricidade-gas
“Endesa volta atrás e compromete-se a manter preços contratuais”
https ://www.cmjornal.pt/economia/detalhe/endesa-compromete-se-a-manter-precos-contratuais?ref=HP_OutrasNoticias2
Isto é uma guerra politica entre o PS e o PSD.
Nuno Ribeiro da Silva, Secretário de Estado da Energia, no Governo de Cavaco, é hoje Presidente da Endesa está explicado o assunto.
Se fosse um problema APENAS de Portugal, era capaz de acreditar nisso. Da forma como as coisas estão, não me acredito! Pode haver aproveitamento da situação; apenas e só isso!