Eleições Europeias: O que precisa de saber para votar hoje
Hoje é dia de ir votar! As mesas de voto para as eleições europeias já abriram às 08:00 em Portugal Continental e na Madeira, e encerram às 19:00. Nos Açores, as mesas de voto abrem e encerram uma hora depois. O que precisa de saber?
Eleições Europeias: Não pode votar através da internet!
Ao todo são mais de 10,8 milhões de eleitores recenseados no território nacional e no estrangeiro. Portugal irá escolher 21 dos 720 eurodeputados do Parlamento Europeu.
A grande novidade destas eleições é a possibilidade de ser possível votar em qualquer lugar e não apenas nas mesas da área de residência. Por exemplo, alguém que seja da Guarda pode votar em Lisboa, no Porto, no Algarve, etc. É também possível votar no estrangeiro.
Para votar basta que apresente o documento de identificação civil (Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade) ou qualquer outro documento oficial que contenha a sua fotografia atualizada (Passaporte ou Carta de Condução, etc.).
Refere a Lusa que para estas eleições, votaram antecipadamente mais de 252.000 eleitores. Em Portugal concorrem 17 partidos e coligações.
Em 2019, nas anteriores eleições europeias, Portugal registou a pior taxa de abstenção (68,6%) desde que pertence à União Europeia, em contraciclo com a participação na Europa - cerca de 50%.
Como são eleito(a)s o(a)s deputado(a)s ?
De acordo com o método de representação proporcional de Hondt, conferindo-se os mandatos ao(a)s candidato(a)s pela ordem de precedência da respetiva lista, nos seguintes termos:
- Apura-se em separado o número de votos obtidos por cada lista partidária;
- O número de votos de cada lista é dividido sucessivamente por 1, 2, 3, 4, 5, etc., sendo alinhados os quocientes por ordem decrescente da sua grandeza numa série de tantos termos quantos os mandatos atribuídos;
- Os mandatos pertencerão às listas a que corresponderem os maiores termos da série estabelecida pela regra descrita na alínea anterior, recebendo cada uma das listas tantos lugares quantos os seus termos na série;
- No caso de restar um só mandato para distribuir e de os termos seguintes da série serem iguais e de listas diferentes, o mandato cabe à lista que tiver o obtido menor número de votos.
Não pode votar através da internet. O voto é exercido presencialmente.
Venham votar pá! Estamos aqui apanhar uma seca nas mesas! XD
Hahaha façam como eu… Não votem… A não ser que acreditem verdadeiramente em alguém que faça alguma coisa que promete, como não acredito é cada um pior que o outro…
Mas se acreditam em alguém fazem muito bem votar claro, sem ironia nenhuma!
E é por pessoas como tu que nada muda.
Depois não te queixes que as coisas não mudam
Não tens legitimidade de criticar o que quer que seja feito!
Porque quem não vota significa que qualquer coisa que seja feita está bem!
E mudou ao longo dos anos? PS, PSD pelo menos que me lembre… PSD enchia bolsos a ricos e lixava o povinho, com o PS melhorou ligeiramente mas no cometo geral mudou alguma coisa? Continuamos a ser subsídio dependentes dos fundos europeus.a 40 anos, ordenado mínimo dos mais baixos da Europa, SNS no caos, imigração (que não interessa) a dar com pau.
Nas últimas eleições ouvia todos a atacarem-se mutuamente e todos faziam melhor, ideias? 0…
Cada um sabe de si, por isso é que a abstenção tem subsídio imenso e com percentagens significativas, não porque as pessoas não querem mudança mas sim porque não credibilizam a política nem os políticos é simples.
É ver o espaço de antena destes políticos que querem representar o país na Europa e entende-se logo o que esperar, mas pronto… Acho que fazem muito bem votar e não sejam como eu!
Precisas de ir lá para fora um pouco para dar valor ao que tens. Não temos economia da França, Alemanha, por isso também não tens a riqueza. Mas comparado a 90% (ou mais do mundo), estas melhor
Não se trata só de riqueza, isso é um dos males “menores”… Falta alguém que os tenha no sítio para governar um país como o nosso e não há é só isso…
Existe mais abstenção que votantes portanto… Algo está mal e não são as pessoas… Falta de confiança em quem lá está, em quem quer ir para lá e isso é o ponto principal, e não a riqueza ou a,b ou c não votar!
A questão é não votam porquê? Se calhar a pergunta é mais essa, se o que está, está mal faria todo o sentido a malta querer mudança e ir votar, o problema é que as alternativas são ainda piores… No meu caso é isso mesmo!
Claro, comparados com a Somália e a maior parte dos países Africanos somos um paraíso, mas sai daqui e vai para Dinamarca, Noruega, Suécia, Suíça, e por aí fora e aí entendes… Ok somos mesmo a cauda da Europa, e somos um povo que como dizia alguém falam, falam, falam mas não fazem nada… Portanto está-se bem…
Eu só precisava que me repescassem o comentário 🙂
A europa precisa da extrema direita para acabar com as imigracoes e dos politicamente correctos. Alem disso a baixa natalidade deve se inverter obrigando as mulheres a ter filhos, quem tem menos de 2 filhos e taxar a mais de 60 porcento. Queremos uma europa europeia e nao asiaticomuculamana
“uma europa europeia e nao asiaticomuculamana”
Os tugas/europeus quando perceberem isso, vai ser tarde para corrigirem o erro.
Quando eles forem superiores em numeros vão ver como a nossa cultura vai ser exterminada.
Estamos a ser governados por flores de estufa.
“…obrigando a mulheres…” e já agora porque não as escravizar, faria mais sentido. Tudo Louco.
Há uma série que retrata isso, num futuro não muito distante poderá acontecer
Não acaba coisa nenhuma. Os principais interessados e mentores da importação de migrantes são os capitalistas. Para repovoar o exército industrial de reserva – um excedente de gado humano que lhes garante a supremacia total a fixar salários. Os desejos do capitalista são ordens para toda a fachosfera: direita e extrema direita. A extrema direita não é contra a presença de migrantes. É contra a legalização, para que os capitalistas os façam render ainda mais.
So num delirio fascista teu é que achas que consegues obrigar alguém a ter filhos. Mal têm um pouco de votação, já acham que isto se vai transformar numa utopia autoritária
Europa sempre teve imigração ao longo dos milénios. É por isso que tu tens um ar marroquino.
Acabadinho de chegar a casa. Entre entrar no carro, fazer o percurso até ao local, estacionar o carro, fazer o percurso a pé, votar, retornar ao carro, fazer o percurso até casa: 24min.
Entenda o que é e como funciona a união europeia (ue):
– Os Negócios de Bruxelas
https://www.youtube.com/watch?v=iuML-8Fq09s
Os portáteis (Tsunami) têm uma ranhura para o CC. Mas o sistema está muito lento.
Acho que já tive um desses…
É preciso urgentemente acabar com as politicas desastrosas da esquerda e mudar tudo na Europa, a começar com a presidência da comissão europeia.