E que tal ter a oportunidade de visitar o CERN?
Para comemorar a Noite dos Investigadores Europeus, que se irá realizar no dia 28 de Setembro, a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, CERN, abriu as portas ao público e está a convidar todos os que queiram conhecer as instalações e toda a estrutura do maior centro de pesquisa nuclear do mundo.
Para este ano, a CERN vai abrir portas ao conhecido acelerador de partículas LHC e para mostrar um pouco da sua capacidade, os visitantes vão poder, juntamente com os cientistas, realizar as experiências ALICE (A Large Ion Collider Experiment), CMS (Compact Muon Solenoid), ATLAS (A Toroidal LHC ApparatuS), LHCb (Large Hadron Collider beauty) e a TOTEM (TOTal Elastic and diffractive cross section Measurement).
Para além da apresentação das conhecidas experiências e aceleradores, os visitantes também vão ter acesso ao centro de controlo, o sitio onde é feito todo e qualquer controlo sobre todos os aceleradores e detectores instalados no CERN, incluindo o maior de todos, o LHC, e vão poder esclarecer dúvidas com os físicos presentes sobre como tudo aquilo funciona e, eventualmente, como chegaram àquelas conclusões.
O LHC (Large Hadron Collider), tem 27 quilometro de comprimento e está montado em forma de anel. Juntamente a este acelerador estão instalados os aceleradores, ALICE, CMS, ATLAS e LHCb, tento outros secundários, que normalmente são usados para experiências especificas.
No entanto, o evento não está aberto a todas as idades, o que é pena, só pessoas com idades entre os 13 e 18 anos é que se podem inscrever, tendo-se, em todos os casos, que se fazer acompanhar por um adulto.
Para se inscreverem, basta que preencham o formulário, com o primeiro e último nome, idade, email e número para contacto, em que língua querem presenciar o evento (Francês ou Inglês), nome do estabelecimento de ensino, nome do professor de ciências, um pequeno texto a explicar porquê que querem visitar o CERN e qual o horário pretendido para a visita.
Nota: Os encargos de viagem, deslocamento até ao centro de pesquisa e eventual alojamento, é por conta do interessado e pelo seu responsável.
Para mais informações, visitem a página do evento, onde também nesta página estão as indicações necessárias para chegarem ao centro de pesquisa.
Homepage: Researchers' Night at CERN
Quem vai estar presente neste evento e ficar a conhecer como os grandes estudos científicos são feitos?
Este artigo tem mais de um ano
É bom ter este tipo de iniciativas, é muito importante divulgar a física pelos jovens bem como dar a conhecer o que se faz com ela.
Já tive a oportunidade de visitar o CERN em 2009, pouco depois da abertura do LHC numa visita de secundário. Um sítio com muita divulgação e, mais do que isso, com mentes brilhantes portuguesas.
Adorava visitar o CERN! Infelizente sou um pouco mais velho para me poder inscrever e já não estou a estudar! O CERN deve de ser qualquer coisa de fenomenal/interessante e como o techdani disse, tem mentes brilhantes Portuguesas! 🙂