e-DASTHMA: Portugueses criam ferramenta digital para controlo da asma
Como temos acompanhado, em Portugal têm sido criadas várias soluções direcionadas para a saúde. A mais recente trata-se de ferramenta digital para controlo diário da asma que foi criada por investigadores do Porto.
Asma: Investigadores analisaram 135 mil dias de mais de 1.500 pacientes
Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) criaram uma plataforma que permite melhorar a monitorização e gestão da asma pelos pacientes.
Neste dia, em que se assinala o Dia Mundial da Asma, a FMUP, através de comunicado, refere que...
O biomarcador digital e-DASTHMA poderá ser um importante auxílio não só no acompanhamento de pacientes com asma não controlada, como também na tomada de decisão partilhada e, futuramente, na geração de alertas diários para pacientes ou médicos
Refere ainda o comunicado que "os investigadores analisaram o equivalente a 135 mil dias de mais de 1.500 pacientes com rinite alérgica e asma".
No artigo, os investigadores referem que o novo método de medição é ainda "capaz de evitar os vieses de memória associados a avaliações de longo prazo", o que permitirá uma "melhor identificação" da ocorrência de exacerbações da asma.
Este novo método, baseado em biomarcadores digitais, é também comparado pelos investigadores à abordagem adotada na prática clínica para a monitorização da diabetes, na qual a hemoglobina glicada é usada para o controlo a longo prazo e a glicemia para a avaliação diária.
Este artigo tem mais de um ano