É a partir de hoje! Pagamentos e levantamentos em euros com o mesmo preço na UE
Se era daqueles utilizadores que nem sempre usava o cartão para pagamentos por causa das "taxas" então a partir de hoje tudo será diferente. Os pagamentos e levantamentos de dinheiro passam a custar o mesmo em toda a União Europeia.
Além desta novidade, os consumidores que realizem pagamentos com cartão ou levantamentos de numerário no estrangeiro, podem escolher se querem pagar na moeda local ou na sua moeda nacional.
As novas medidas com aplicação a partir de hoje visam a transparência dos encargos com os serviços de conversão cambial em toda a UE. Depois da adaptação do regulamento me março, pelo Conselho da União Europeia, as novas medidas entram hoje em vigor.
Taxas de pagamentos e levantamentos iguais em toda a UE
De acordo com um comunicado do Conselho da União Europeia...
As novas medidas irão alinhar os encargos dos pagamentos transfronteiriços em euros cobrados por diversos serviços. Dos serviços "afetado" destaque para as transferências de crédito, pagamentos com cartão ou os levantamentos em numerário.
Além desta novidade, a partir de hoje “quando os consumidores efetuem pagamentos com cartão ou levantamentos de numerário no estrangeiro, possam escolher pagar na moeda local ou na sua moeda nacional”.
As novas regras preveem também que, os consumidores têm de ser informados aquando do pagamento das taxas aplicáveis antes de fazerem a sua escolha. A partir de hoje passa a ser obrigatório divulgar essas taxas.
Até hoje, os pagamentos transfronteiriços em euros em países não pertencentes ao euro ainda estavam sujeitos a elevadas taxas.
Este artigo tem mais de um ano
Será que isto afeta também compras online, em moedas que não o euro? Tenho comprado em sites estrangeiros, mas só em casos que me apresentem o preço em euros. Costumo pagar com MB Net, criando um cartão com X euros, que gasto na transação e não faço a menor ideia como se processa esse cambio para outras moedas, por essa via. Alguém faz ideia?
Cada banco aplica o seu cambio + comissão. Para esse tipo de pagamentos recomendo um serviço do tipo revolut, com taxas de cambio muito mais reais e mais beneficiosas para o utilizador e sem comissões.
E revolut permite criar MB Net? Só fica com o dinheiro que transferirmos para lá, certo? Não pode sacar mais da conta bancaria?
Para Revolut basta transferires para a conta Revolut e usares o cartão. Eu tenho mas é raro usar, mas do pouco que usei recomendo.
Não tem sentido usares o revolut para criar MBNET porque o MB net só te permite operar em €. O Revolut é um cartão pré-pago que sim,”só dfica com o dinheiro que transferirmos para lá”. Depois de “carregares” o Revolut, ficas com saldo em euros que podes cambiar para uma série de divisas aplicando uma das melhores taxas de cambio que há por aí e que varia em tempo real.
A vantagem do MBnet é que é efémero. Criando um para uma só utilização, em teoria, depois de utilizado, essa porta de entrada para a conta fica fechada, mesmo que alguem consiga aceder a esses dados, ficam inutilizados. Se for sempre o mesmo revolut, nao fica essa porta de entrada sempre aberta para utilizacao futura?
Talvez se pudesse criar um MBnet de utilização unica, a partir do revolut, usando a divisa que se quisesse. Por exemplo, de X dolares, pagando essa conversao, mas apos utilização, inutilizava-se.
Não tens nenhuma vantagem no MBNet relativamente ao revolut. Não é mais seguro nem mais pratico nem nada. Com o Revolut também podes criar cartões virtuais de utlização unica ou não. Criar um MBnet com um revolut não tem nenhum sentido nem nenhuma vantagem
O MBNet permite operar nas moedas que quiseres. Com o Revolut tens comissões de fds
Para compatibilidade com cartões MBNet abre uma conta no moey!. 100% gratuito e não aplica comissões nas conversões de moeda, nem tem as taxas de fim de semana que o Revolut tem
Revolut tens cartão virtual que podes activar e desativar a qualquer momento.
Com premium podes criar cartão unico como MBNET.
Só usa o dinheiro que lá puseres, não tem acesso a tua conta.
O site do banco de Portugal tem uma área onde é possível calcular esse cambio variando só uns cêntimos do valor real
https://www.bportugal.pt/conversor-moeda
buy bitcoin!
looooll
lol vai saber os fundamentos da moeda! nao o preco
Artigo: blá blá blá blá blá blá blá…
Escrevem, escrevem… Não dizem nada!
Qual a taxa por exemplo? Já que é igual em toda a zona euro devia ser fácil, não?
Todas as “novidades” descritas são coisas que já existiam… Qual é portanto a novidade?
Mas um artigo tão grande e não falam do mais importante?
É igual para todos? Ou cada pessoa de cada pais paga a taxa respectiva ao banco do pais onde pertence?
É taxa ou preço fixado?
Qual a taxa? Qual o preço?
Artigo para encher chouriços…
Sinto que ao ler este artigo perdi 2 minutos da minha vida que já não voltam. Fiquei a saber o mesmo.
eh eh eh, é porque não sabes o que estava a acontecer nesta área 😀
O Pedro | que claramente não sabe patavina. Não mudou nada, já era obrigatório taxas iguais em todo o EEE. Por acaso nunca viu o preçário de um banco?
Para além disso também o ecrã a perguntar a moeda de transacção, não por imposição da UE, mas por imposição da Mastercard e Visa também já era obrigatório.
Faz lembrar o artigo dos aumentos da Meo e da Nos que diz que já não havia aumentos há anos quando em 2019 tanto a Nos como a MEO já tinham feito aumentos exatamente iguais aos que agora repetem
eh eh eh, é porque não sabes o que estava a acontecer nesta área 😀
Uma das vantagens de usar Revolut não era ter estas taxas mais baixas? Com esta uniformização, significa que usar Revolut ou outro cartão qualquer vai custar o mesmo porque as taxas são as mesmas?