Drone promete semear 100 mil árvores por dia
Os drones (ou um determinado drone) são assunto de ordem do dia e alvos de críticas pelas aparições em zonas proibidas, sendo "misturados" drones de asa fixa com outros tipos de drones, há alguma desinformação sobre o assunto e, no futuro próximo, essa falta de rigor poderá condicionar a utilização deste dispositivo.
Hoje mostramos como os drones podem ter uma importância extrema no combate à desflorestação. Sim, há drones que estão já a semear milhares de árvores por dia.
O nosso planeta está a perder de forma abismal as suas florestas, o homem não tem conseguido compensar a desflorestação e ao longo dos anos a ação humana tem sido penalizadora para a mancha verde que sustenta a vida da Terra.
Um drone pode ser utilizado para criar florestas
A batalha tem estado a ser perdida no que toca à compensação de quem trabalha para plantar o que é arrancado, queimado ou destruído. O pulmão do mundo é afetado diariamente e, de acordo com a Scientific American, a maioria dos analistas atribui que 15% das emissões globais de carbono têm como “responsável” a desflorestação. Isso significa que, ao cortar ou a queimar as florestas, estamos a contribuir diretamente para um rápido aumento das alterações climáticas.
Uma engenheira australiana desenvolveu um plano para combater a desflorestação. A Dra. Susan Graham ajudou a desenvolver um par de drones que podem ajudar a mitigar alguns dos danos efetuados, semeando árvores a uma taxa que ultrapassa o que é possível fazer à mão.
O primeiro drone digitaliza uma área de terra, procurando o local ideal para plantar ou semear. Este drone ajuda a fazer um mapa 3D da área e, em seguida, utiliza algoritmos especiais para encontrar os melhores lugares para a plantação. Um segundo drone usa o mapa digitalizado pelo primeiro e começa a semear a sua carga útil de até 150 sementes.
Conseguimos dispensar uma semente num segundo, o que significa que um par de operadores poderão plantar quase 100.000 árvores por dia - 60 equipas como esta levarão a que se semeie mil milhões de árvores ano.
Lauren Fletcher, CEO da BioCarbon Engineering.
Os drones, dada a sua tecnologia ainda em desenvolvimento, o seu potencial de carga, a sua agilidade, poderá ser utilizado para a diversão, o salvamento, as emergências em terra, no mar, poderá ser facilmente transformado numa ferramenta comercial e igualmente equipado para ajudar a combater a desflorestação e por consequência o aquecimento global.
Via: abc
Leia também:
Faça parte do grupo no Facebook: Pplware @ Drone
Este artigo tem mais de um ano
Muito bom! espero só que tenham realmente atenção ao que plantam, para manter a biodiversidade
Eucalipto claro 🙂
Foi essa mesma a razão de eu dizer isso, mas de qualquer forma qualquer seja a árvore tem de ser correctamente “doseada” pela àrea, daí o scan
O eucalipto lá é autóctone 🙂
“Petróleo verde” segundo o nosso grande ex ministro da energia, um visionário!
Epá, muito fixe !!!
Isto sim devia ser publicitado… Gratuitamente em todos os meios de comunicação! E até financiado!
Ao ritmo que a falta de água faz no planeta, temo em dizer que se não forem acauteladas as necessidades de criar um equilíbrio poderá ser criada uma drenagem acidental com consequenciais para o futuro.
Semear árvores !!!! deixem que lhes diga que nem é preciso ser eng agrónomo para por isto em causa.
Podiam até semear ovos ..nao ?
Podar galinhas….empar pinheiros…etc…etc…
Para que precisam do drone, se fosse assim tao facil…semear árvores….bastava lançar as sementes do ar e voilá…
Que tal por exemplo semear pinheiros…vou esperar sentado com a minha cervejita há espera de ver o resultado Podia dar outros exemplos a considerar, videiras, laranjeiras pereiras etc…vou esperar para ver ai vou mesmo.
“se fosse assim tao facil…semear árvores….bastava lançar as sementes do ar e voilá…” … eh pah, da ultima vez que vi até funcionava mais ou menos assim naquela cena da… NATUREZA.
Mil milhões por ano ? Em 7 anos plantam tantas sementes como de seres humanos existentes á face da terra.
Deixem algum espaço para os humanos viverem, hehehe.
É melhor mandarem alguns drones para Marte, lol.