Drone capta imagens tremendas de Cargueiro a derramar petróleo
No passado este tipo de acidentes eram mais frequentes. Com o passar dos anos, o nível de protecção nas embarcações aumentou, as sanções ficaram mais pesadas e temos ouvido menos vezes falar em desastres ecológicos. Mas eles não desapareceram.
O que vamos ver é um vídeo gravado por um drone que mostra de forma particularmente arrepiante como um cargueiro de 15.487 toneladas, encalhado perto de Taiwan, está a derramar petróleo e outros químicos nas límpidas águas do oceano.
Um drone DJI Phantom 3 Advanced capturou imagens de um cargueiro encalhado e já partido ao meio a 300 metros da costa da cidade de Nova Taipé, em Taiwan. O navio está a verter petróleo e outros químicos nas águas. Este vídeo foi publicado no YouTube no canal Freediver HD, de Dean Fredericks.
Este Youtuber enviou posteriormente um e-mail à comunicação social mostrando o vídeo e referindo que o propósito da montagem destas imagens foi alertar as pessoas para o que se está a passar. As imagens não deixam dúvidas, o navio está encalhado, partido ao meio, a perder os contentores de carga, a poluir as águas e toda a costa envolvente.
Segundo informações da mesma fonte, durante a tempestade do passado dia 10 de Março, o cargueiro T.S. Taipei, chocou com um recife. Os motores falharam e o desastre era iminente. O navio transportava 617 contentores e grandes quantidades de produtos químicos, como óleo combustível e perclorato de potássio (usado em fogos de artifício e outros artigos pirotécnicos), de acordo com o Wild East.
Os esforços das equipas tem sido igualmente dificultado pelo mau tempo, estão no terreno 100 trabalhadores para tentar limpar o rasto de poluição. O tempo urge, visto naquela área haver uma recolha de água para arrefecimento da Central Nuclear e esta água com petróleo não pode, de forma alguma, entrar nos circuitos de refrigeração. Há pelo menos uma milha de costa já com detritos.
Os drones são, de facto, uma mais valia na captação de imagens que há pouco mais de um ano só algumas empresas da especialidade as conseguiam captar, hoje estão à mão de qualquer pessoa.
Este artigo tem mais de um ano
Impressionante!
Incrível como metade dos comentários no video é sobre a qualidade do video e perguntas sobre o drone -.- Nem se importam com a razão principal do mesmo…
Sim, nem sei qual é mais triste, o video ou os comentários.
Não se vê nada
Continuo a perguntar-me qual o objectivo de ter equipas em terra a limpar, sem antes “tratarem” a fonte da poluição, pois assim é igual a eu estar a limpar uma casa onde existe outra pessoa a fazer continuamente lixo.
Não percebendo grande coisa do assunto, pergunto-me o quão difícil seria arranjar bombas para fazerem o transbordo das matérias químicas para um outro navio, ou outros contentores em terra onde não existe o risco de derramar no mar. Fico a pensar se sou eu que não estou a ver bem a cena no seu total…
Não és o único…
Incrivel
E depois ficam impressionados como e que aparece os terramotos e tsunamis
continuam a destruir o planeta continuem ……….