Docs.com aposta em colaboração social
A visão da Microsoft sobre o seu futuro, assenta sobre várias vertentes, uma das mais sonantes é a sua estratégia para serviços Cloud, como referimos aqui. Neste campo a empresa de Redmond, pretende disputar o mercado de edição e colaboração de documentos online, não só aposta em ferramentas embutidas no novo Office 2010 como vai mais longe. Este mercado tem sido impulsionado pelo Google Docs, sendo logo seguido pela oferta de ferramentas de produtividade Zoho. Contudo o Docs aposta numa nova e útil vertente social.
A Microsoft anunciou a aplicação Docs para Facebook, produzida pela Fuse Labs, uma divisão da empresa. Esta nova aplicação construída sobre a plataforma usada no Office 2010, permite a todos os utilizadores de Facebook, criar e partilhar documentos Microsoft Office (Word, Excel e Powerpoint), directamente com a sua lista de amigos. A aplicação permite uma funcionalidade bastante útil de colaboração, já que o utilizador poderá seleccionar dos seus amigos quais os que quer que o ajudem a redigir / corrigir o mesmo.
Os documentos poderão ser criados na plataforma já existente do Docs.com, com uma interface muito similar à versão offline do Office 2010 ou carregados a partir do disco dos utilizadores, sendo o processo de partilha bastante fácil e indolor. O utilizador do Facebook, apenas terá que permitir a utilização da aplicação docs no seu perfil, tal como outras aplicações normais da popular rede social .
Uma vez instalada a aplicação permite adicionar um separador no perfil do utilizador que mostra todos os ficheiros partilhados até à data. A privacidade dos documentos é assegurada, já que se pode escolher se a sua visibilidade é pública ou privada. O processo, no seu global, é bastante intuitivo e está descrito no seguinte vídeo.
Deixamos como nota, que infelizmente estas como outras opções ainda só estão disponíveis a quem tenha participado no programa beta do Microsoft Office 2010, já que é necessário para já, a introdução de um código de convite de acesso, já que o serviço ainda se encontra em fase beta.
Quanto à ideia em si, é bastante bem pensada já que será o primeiro serviço cloud de produtividade, a permitir uma nova forma de partilha de documentos e colaboração com a maior rede social da actualidade. Esta funcionalidade abre um leque com possibilidades ilimitadas para colaboração, já que hoje em dia é difícil encontrar alguém que não tem uma conta no Facebook.
Homepage: Docs.com
Este artigo tem mais de um ano
Se funcionar tão bem como parece mudarei para o Docs.com em vez da alternativa da google, pois parece mais funcional. Por acaso já vinha recomendar uma reviewzita a isto 😛
Boa Microsoft 😉
docs.com ……… quanto não terá valido…………..
A Microsoft ta com medo pois sabe que a Google esta a avançar numa direcção com futuro. Ja quando a Google fez a primeira apresentação do Google Chrome Os a microsoft tinha uma verção do Docs mas não no facebook.
No Techdays tem sido muito focado o assunto cloud. É um caminho concorrencial ao que o Google tem vindo a fazer, mas com uma vertente mais sustentada em termos de ferramentas de produtividade.
A Microsoft não pode cometer os mesmos erros que cometeu no passado e parece que está no bom caminho, resta saber se haverá assim tanta adesão das massas ao conceito Cloud.
Verção? VERÇÃO?
Como é possível?!?!?!
Pá, desculpa, eu sei que todos nós temos direito a um errozito de vez em quando, mas este… WOW!!!
Sim, parece-me bastante útil… o que eu mais quero é mesmo partilhar os documentos da minha empresa no facebook… Seguríssimo!!!
Sergio, procurar a negatividade do absurdo, acaba por se tornar uma dupla negativa e passar a ser uma afirmação.
Eu explico porque deve ter ficado confuso.
Isto obviamente não se destina á partilha dos documentos da “sua” empresa.
Agora, ponha a sua visão específica de lado por uns minutos, e imagine um grupo de estudantes a fazer um trabalho de grupo usando este tipo de ferramentas colaborativas e baseadas numa rede social praticamente ubíqua. Veja as capacidades de partilha e a facilidade de colaboração.
Imagine, se quiser, um grupo activista a organizar as suas acções, criando em conjunto documentos, apresentações, relatórios, em conjunto dentro da rede social.
Imagine se quiser um grupo de amigos a partilhar slide shows das férias em que cada um incorpora as suas fotos no slide show geral, acompanhado por descrições dos lugares visitados e com uma folha das despesas que tiveram para servirem de guia aos outros amigos.
Nada disto tem a ver com a “sua” empresa. Sabe, é que há mais coisas no mundo.
O Zoho já permite a partilha de documentos e o mesmo se passa com o Google Docs!
Este burburinho todo deve-se ao facto de ter o Facebook como ferramenta de partilha e como o Facebook está na moda… de resto, não vejo nada de novo!
E que parece ter muita pinta este Docs.com, vou esperar para que saia para tirar a minha prova dos 9.
Alternativas são sempre bem vindas.
Pena que não tenho o Farmvile no meu Facebook pois se o tivesse já podia escrever um documento no Facebook enquanto cavava umas batatinhas ou punha o gado a pastar!
Para isto ser mesmo bom bom bom só fosse uma verdadeira ferramenta colaborativa, que desse para estarem duas (ou mais) pessoas a escrever no mesmo documento.
Isso é que dava um jeitão, sabes se por acaso o Google Docs faz isso?
O excell no google docs e já usei e faz isso