DJI Mavic Pro – Um Drone para combater o GoPro Karma
Se existe uma marca forte e influente no mundo dos drones profissionais é, sem dúvida, a DJI que oferece uma larga gama para todos os tipos de utilização.
Para combater a recente investida da GoPro com o Karma, a marca chinesa lançou o DJI Mavic Pro, que traz algumas novidades interessantes. Veja conhecê-lo.
Embora a DJI possua um dos melhores drones da actualidade, o Phantom 4, o mercado já pedia há algum tempo uma solução mais pequena e leve facilitando o seu transporte. Recentemente, a GoPro decidiu entrar neste mercado com uma destas soluções e chega agora a resposta da DJI com um novo drone.
Mavic Pro - O pequeno super drone
O Mavic Pro figura-se como o primeiro drone da DJI a ser desenhado poder ser levado para qualquer lado "num bolso". Embora o tamanho tenha sido reduzido, não quer dizer que o seu desempenho também o tenha sido. Para permitir uns bons momentos de filmagem, o Mavic Pro atinge um alcance de 13 km e tem autonomia de cerca 27 minutos. Além disso, está equipado com um sistema de navegação visual e uma câmara de 12 MP com suporte para Adobe DNG RAW que grava a 4K a 30 fps e FHD a 96 fps com foco automático, a uma distância mínima de apenas 0,5 m.
Este pequeno super drone está equipado com um sistema FlightAutonomy, uma tecnologia que, através do uso de cinco câmaras, GPS e GLONASS, um sistema de ultra sons, vários sensores e um processador de 24 cores permite ao Mavic Pro ter um cérebro e alguma independência nas diversas operações. Com este sistema, o Mavic Pro consegue posicionar, navegar e planear diversas rotas, evitando diversos obstáculos nos diversos ambientes.
O Mavic Pro tem ainda diversos modos inteligentes que fazem com que este drone consiga evitar os obstáculos até uma velocidade de 36 Km/h. O sistema DJI GEO geofencing, ajuda o drone identificar locais restritos, prevenindo que sobrevoe áreas interditas.
Este drone pode ainda ser definido para regressar automaticamente para o local de lançamento caso perca o contacto com o comando ou fique sem bateria. Para isso, o Mavic Pro faz uso de duas câmaras stereo que capturam o momento da descolagem e através destas imagens e da localização consegue retornar ao ponto de onde saiu.
O Mavic Pro traz um modo desportivo que permite aumentar a agilidade e responsividade do drone, podendo atingir velocidades na ordem dos 64,8 Km/h.
Novo controlo remoto e imagens em tempo real
Um dos pontos menos positivos no que toca à portabilidade dos drones prende-se com o seu controlo remoto. Os comandos são grandes e com uma certa dificuldade e complexidade de gerir. Agora, este drone traz também uma grande novidade no controlo remoto. É mais ergonómico, acrescenta um conforto no pilotar do drone assim como funcionalidades extra.
O novo controlo remoto traz um ecrã LCD embutido que permite dar informações dos dados de telemetria e acrescenta botões para funcionalidades conhecidas, como trazer o drone ao ponto de partida.
Além de poder ser controlado pelo comando dedicado, que permite um longo alcance, pode também utilizar o smartphone para controlar o drone estando limitado a um alcance mais reduzido. Quando controlado por um smartphone, o Mavic Pro consegue ser configurado e levantar voo em menos de um minuto.
O novo sistema de partilha de vídeo, OcuSync, representa um grande salto nas tecnologias de comunicação da DJI. Agora poderá ter uma gestão do drone até uma distância de 7 quilómetros e com qualidade de imagem de 1080p. O novo algoritmo de gestão de banda permite ao uma navegabilidade mais robusta mesmo em ambientes com muitas frequências.
Mavic Pro está equipado com Wi-Fi dual-band permitindo através de um simples smartphone controlar o drone.
A DJI introduziu também um controlo por gestos que faz com que o drone localize e siga o utilizador podendo tirar fotografias.
A DJI criou também uns novos óculos, para uma experiência de controlo ainda mais imersiva, permitindo uma visão de 85 graus a partir do drone a 1080p, graças à tecnologia OcuSync, reduzindo ainda mais qualquer desfasamento entre o que o drone está a captar e aquilo que o utilizador vê.
Preço e disponibilidade
O Mavic Pro estará disponível na Europa ao preço de cerca de 1199 euros e inclui o controlo remoto. Adicionalmente, poderá adquirir por 99 euros cada bateria. A empresa disponibiliza também um pacote Mavic Pro Fly More Combo, que inclui o drone Mavic Pro, duas baterias extra, hélices extra, um carregador extra, um adaptador, a bolsa e o carregador de automóvel por 1499 euros.
Mavic Pro já se encontra em reserva no site da DJI e as entregas começarão a 15 de Outubro.
Este artigo tem mais de um ano
No vídeo mostra imagens do templo de Diana em Évora…
confere!!
Do templo de Diana e também da praça do Giraldo 😀
Bom artigo pplware!
Ja pensaram em criar uma rubrica dedicada as apps do win10?
O problema será a nova regulamentação
Combater o dro da GoPro porque? nem para o phantom 3 é concorrencia…
Então? O que é que o phantom 3 ou mesmo o 4 tem a mais que este não tem? Este ganha claramente no tamanho por exemplo, o que é uma grande vantagem.
Estes drone não são drones de competição, são drones de fotografia, quem usa os 4k destes drones normalmente é para fins profissionais, logo o tamanho pouco importa, e se vires testes com vento os grandes aguentam melhor que os pequenos, alem das opções da DJI com a sua aplicação que a GoPro ainda agora começou, é o mesmo que comparar a Tesla á Apple em termos de carros electricos, a Apple será boa no futuro mas a Tesla já o é.
Mas não sendo drone de competição, estamos a comparar a mesma coisa e este acaba por até ser melhor mesmo nesse aspecto. Parece-me claramente que os pontos positivos são melhores que os negativos.
O tamanho importa. Importa quando precisas de viajar.. importa quando precisas de fazer filmagens indoor.. Indoor, o typhoon h não é grande coisa, o phantom é mais ou menos, este, seria bem melhor…
já usaste um? ou viste fotos e decidiste que é mau?
Há análises e Specs online para visualizares se quiseres, só para não falar por falar.
Podes partilhar? A questão é que, do que vi para já, a imagem do phatom 4 parece-me melhorzinha. Agora, em termos de estabilidade, rapidez, etç, este parece-me bem superior.
Que imagem é que te referes? Nitidez (ou arrasto enquanto se move) e Angulo de visão?
Se sim, podemos discutir à vontade, se bem que o sensor é basicamente o mesmo. Se for reprodução de cor… Heit, o que nós vimos já é pós produzido até mais não..
Pessoalmente por esses valores, acho mais interessante, como primeiro (semi pro) drone, um phantom, ou um typhoon.
Como segundo drone, é interessante devido à portabilidade. E portabilidade é importante quando tem de se viajar de avião.
A modos que meu typhoon h só em porão, porque bagagem de mão acho que não passa xD
Há análises e Specs online para visualizares se quiseres, só para não falar por falar.
Pessoal este e o Karma são uma classe aparte são os transportáveis…
É pena que as funcionalidades deles continuem a não dar importância ao follow me que o airdog tem.
A gama de preços também é diferente.
Mas pelo que vi, tanto o Karma como o Mavic safam-se bem, não digo em todos os desportos, mas talvez no geral.
Eu fiz o testo com o meu typhoon h (se bem que é mais foto e video aéreo, e não action), em folow me, em que ele segue o comando (neste caso o wizard). Levantou sozinho, ficou a 15m altitude, e, enquanto descia um trail de btt, filmou na boa, sempre comigo centrado. Agora, não tinha nada onde pudesse bater, e só o fiz por teste, pois, prefiro controlar eu o drone, a isto xD
O que falas no airdog, supostamente tinha sido apresentado no Lilly.
Preços do Karma, alguém sabe
799 dollares, agora cá deve ir quase aos 900€ acho eu, mas só o drone sem a camera
Mas vão lançar também um pack completo ja com a gopro5 incluida, sai mais em conta o pack completo, o Mavic é melhor não há duvidas, mas também a gopro está a comecar nos drones e além disso para mim é um melhor pack, pois sempre posso usufruir do grip e da camera