Dispositivos eletrónicos: Qual o impacto no sono das crianças?
Certamente que já ouviu falar que os dispositivos eletrónicos (PC, tablet, smartphone, etc) influenciam negativamente no sono das crianças.
Para esclarecer qual o impacto dos dispositivos no sono das crianças, Investigadores da Universidade de Coimbra questionaram 8.430 crianças, com idades entre os 3 e 10 anos, de escolas públicas e privadas das cidades do Porto, Coimbra e Lisboa. Saiba qual o resultado.
Utilização de dispositivos eletrónicos afeta negativamente sono das crianças
Embora os dispositivos eletrónicos sejam mais prevalentes nas casas de famílias portuguesas com maior estatuto socioeconómico, a disponibilidade desses equipamentos no quarto da criança é mais comum em famílias mais desfavorecidas, com impactos negativos no sono das crianças. A conclusão é de um estudo publicado na revista científica Sleep Medicine.
De acordo com os resultados do estudo, os dispositivos eletrónicos disponíveis em casa, especialmente no quarto, diminuíram significativamente o tempo de sono das crianças.
O estudo foi conduzido por uma equipa do Centro de Investigação em Antropologia e Saúde (CIAS) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e teve por objetivo identificar a disponibilidade de diferentes dispositivos eletrónicos (televisão, computador, tablet, etc.) em casa e no quarto das crianças portuguesas de acordo com a condição socioeconómica, de modo a analisar as associações entre essa disponibilidade e o tempo de ecrã e o sono das crianças nos dias de semana e fim de semana.
Daniela Rodrigues, primeira autora do artigo científico refere que independentemente da idade, sexo, ou do tipo de equipamento, o tempo despendido em frente ao ecrã...
é sempre mais elevado em crianças de famílias de menor posição socioeconómica.
Entre crianças dos 3 aos 5 anos de idade, ter uma televisão e um tablet no quarto foi associado a maior tempo ecrã.
Entre crianças de 6 a 10 anos de idade, ter dispositivos no quarto (televisão, laptop e tablet) foi associado a maior tempo de ecrã e a menos horas de sono principalmente nos dias de aula
O tempo excessivo em frente ao ecrã e a menor duração do sono têm importantes implicações na saúde das crianças». Além disso, o uso generalizado de dispositivos móveis e a «popularização de dispositivos eletrónicos no quarto são provavelmente responsáveis pelo aumento substancial do tempo de ecrã na infância ao longo dos anos», revelou a investigadora.
O estudo mostra ainda que, apesar de a televisão ainda exercer efeitos consideráveis sobre o tempo de sono das crianças, os dispositivos móveis podem começar a ter um impacto maior no sono do que os dispositivos tradicionais.
Este artigo tem mais de um ano
Tem enorme impacto na glândula pineal… Os problemas do sono não existem devido a Ansiedade!
A ansiedade não é a causa de más noites dormidas.
Tem um enorme impacto em geral na vida de uma criança.
Meu filho de 6 anos, vai fazer 7 no início do próximo mês, depois que tirei dele o telemóvel ele melhorou em tudo, agora brinca e se diverte como uma criança “normal”, até na escola a professora deixou de fazer queixas por falta de atenção às aulas, pra fazer tarefas de casa era mais de hora pra uma folha de tarefas, hoje ele é muito mais criança, antes eu pegava dele temporariamente o telemóvel e ele me dizia, pai então o que eu vou fazer?(com o quarto cheio de brinquedos, coisa que nunca tive e era meu sonho ter na minha infância) Ele era cego só tinha olhos pra youtube, joguinhos tipo minicraft, roblox etc..
Na verdade eu é que era cego e não via o mau que aquilo fazia pra ele, ainda bem que fui a tempo de tirar isso dele.
Pais! Sejam responsáveis por seus filhos, tirem deles os telemóveis, tablets ou TV (youtube), vocês não tem noção do quanto isso é prejudicial pra eles.
Sei que as muitas das vezes damos essas coisas pra eles “nos deixarem quietos”, isso é uma droga que vicia nossos filhos.