Dica Chrome: Qual o separador que está a consumir mais RAM?
O browser chrome é considerado um dos melhores mas também um dos que consome mais recursos. Se há uns anos a exigência dos sites era relativamente baixa, no que diz respeito a recursos, atualmente tudo é diferente.
Hoje mostramos uma pequena dica, para quem usa o browser Chrome, que permite saber qual o separador que está a consumir mais memória RAM e a fazer uso excessivo do CPU.
O chrome tem nativamente várias ferramentas que permitem aos utilizadores realizar várias tarefas. Além das Ferramentas do Programador, que são simplesmente espetaculares, o Chrome vem também com um gestor de tarefas que permite saber a quantidade de memória RAM por separador e uso do CPU e rede.
Como aceder ao gestor de tarefas do Chrome?
No caso do Windows basta que use o atalho Shift+Esc para aceder ao gestor de tarefas. No caso do MacOS basta que aceda ao menu lateral e depois Mais Ferramentas > Gestor de Tarefas
Além dos separadores, o Gestor de Tarefas monitoriza a memória RAM e CPU dos plugins instalados, como podemos ver pela imagem seguinte.
Se acha que a sua máquina está lenta quando abre o browser, verifique quais os recursos que estão a ser consumidos e por quem. Além disso, caso tenham instalados plugins que simplesmente não usam, devem proceder à sua remoção para que estes não estejam constantemente a consumir recursos.
Este artigo tem mais de um ano
desde que mudei para linux nunca mais me preocupei com a ram… é impressionante como os programas windows fazem uma gestão tão má da ram…
Fonix, tão bom ter o browser com varios separadores abertos e ainda a fazer streaming, e estar a gastar menos de 300MB de ram. é um orgasmo de zeros e uns LOL
Eu sinto muito parecido. Por melhor processador, ram, etc tenha se abro 50 tabs vai tudo à vida!!! Será com o i9 de 18 nucleos tb acontece? AInda não testei…
50 tabs abertas? Bem, para utilizadores raros como tu, então talvez valha a pena mudar de browser ou SO.
“orgasmo de zeros e uns” hahaha
A RAM é para ser utilizada. A não ser que se tenha um PC do século passado com muito pouca RAM.
certo mas também nao vamos utilizar mal os recursos, só por que tens ram nao quer dizer que tenha de ser esbanjada por aplicaoes como o chrome ou baseadas neste(electron apps)
A RAM não está a ser esbanjada, há motivos para utilizar a RAM que utiliza. Uma boa parte pode ser desactivada se não se deseja certas “features”, como pré-carregar as páginas em segundo plano, maior quantidade de buffering the videos em stream, plugins e add-ons, etc.
quando nao se percebe como a gestao de ram funciona e normal dizer estas barbaridades
“quando nao se percebe como a gestao de ram funciona” deveria ser normal aparecer alguém a partilhar o seu conhecimento em vez de mandar postas de pescada.
Essa dica não serve pra nada, Chrome consome todos os recursos e todos os recursos, uso navegadores baseados nele pois o consumo e muito mais muito diferente do chorme.
Comentário difícil de ler.
Eu diria que é ilegível!