Dica Apache: Desactivar a listagem de ficheiros de um directório
O Apache é provavelmente o servidor Web mais usado em todo o mundo. Este serviço oferece as mais diversas funcionalidades e hoje ensinamos como podem facilmente desactivar a listagem/apresentação dos ficheiros de um directório através do .htaccess.
Vamos considerar que instalou o Apache como servidor Web, criou um directório (ex. /var/www/html/pplware) e colocou lá alguns ficheiros. No entanto, como nesse directório não existe qualquer ficheiro index.html (ou com outra extensão), todo o conteúdo desse directório é apresentado. Hoje ensinamos como desactivar a listagem de ficheiros nesse directório usando o .htaccess.
Para quem não sabe o .htaccess (hypertext access) é um ficheiro que permite ao responsável por um site controlar as variáveis de ambiente do servidor web. No Pplware já ensinamos aqui a usar o .htaccess para definir autenticação para um site.
Como desactivar a listagem de ficheiros no Apache?
Depois do Apache instalado, devem editar o ficheiro /etc/apache2/apache2.conf e em seguida substituir o parâmetro AllowOverride por AllowOverride All na secção apresentada na imagem seguinte (Directory /var/www/html). Depois de realizadas as alterações, gravem o ficheiro.
Para desactivar a listagem de ficheiros de um directório no Apache devem criar um ficheiro .htaccess e colocar a seguinte informação:
Options -Indexes |
Depois devem gravar o ficheiro e reiniciar o serviço apache usando o seguinte comando:
sudo /etc/init.d/apache2 restart |
Para testar se está a funcionar, devem voltar a abrir o directório via browser e verificar que os ficheiros já não são apresntados.
E está feito! Como viram o processo é muito simples e desta forma ocultam rapidamente o conteúdo de um directório. Se usam o Apache como servidor Web não se esqueçam de proceder a esta alteração.
Este artigo tem mais de um ano
Boa dica. Normalmente colocava um ficheiro index a redireccionar para a home ou dava permissões 751 a todas as diretorias. Dessa maneira parece mais simples e menos trabalhosa.
A nível profissional, acaba por não se tratar de ser menos ou mais trabalhosa/simples mas sim seguindo as boas normas e especialmente, seguir os “padrões” ITIL.
Boa noite e para o NGINX umas dicas não não isso aqui em portugal ia ser de valor para a comunidade de leitores diarios ja agora estão de parabéns por este trabalho.
Agradeço
PPLWARE