PplWare Mobile

Deucalion: O novo supercomputador que vai ser instalado em Portugal


Fonte: FCCN

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. André says:

    A EDP já esfrega as mãos

  2. Oscar says:

    Estou muito desiludido com o governo, o computador deveria ir para Lisboa! 😀

  3. INL says:

    mas e se falha a net como está sempre a falhar? os técnicos da meo vão-me fazer esperar mais uma semana enquanto vão arranjar os cabos disso?

  4. PGomes says:

    Mas será que consegue correr o Crysis?

  5. Juliano says:

    A questão não é se temos ou não computadores destes, é para que servem. Qual é o uso real disto? Há já uma agenda para a utilização? Se uma empresa quiser utilizar capacidade, pode alugar capacidade/hora? Como?
    Isto é que interessa, não é se temos mais um ou menos um.
    Porque tem algo que custa muito caro para ser um mono parado, como eu infelizmente já vi, é ridículo.

    • viriato says:

      Bom dia,
      Este novo equipamento irá ser utilizado, tal com o BOB já está a ser, para correr simulações metereológicas, biologia molecular, rigidez estrutural de edifícios e gestão/monitorização de regiões costeiras. Os investigadores que tenham interesse em utilizar o BOB podem inscrever-se em https://incd.pt/registo/sign.php?lang=pt .
      Relativamente ao Deucalion, ainda é tudo muito fresco, não tenho grande informação, mas creio que o modelo de utilização será o mesmo,.

  6. helder says:

    Mas em concreto isto serve para que?
    Não será tipo ter uma 2080 para ir só ao pplware ler umas coisas?

  7. Pedro says:

    Estes comentários espelham muito daz razões para estarmos onde estamos… Se não temos um supercomputador a culpa é do governo. Se temos então as pessoas (portuguesas) nem osabem usar (não percebo uma pessoa dizer isso dos seus próprios nacionais, porque eu conheço muitos portugueses excecionais) ou então se temos é para fazer negociatas com a empresa X. Para que se saiba, hoje em dia a maioria dos investigadores das universidades precisa de correr modelos de computação e não há recursos. Por isso quando falam em não saber usar, claramente não é verdade. De facto este supercomputador deveria também poder ser usado por entidades privadas e haver um preçário para isso. É importante aumentar a nossa sociedade do conhecimento e divultar a tecnologia (como também faz o pplware).

  8. FRANCISCO GARCIA FERREIRA says:

    A grande pergunta é: Roda Red Dead Redemption 2 no ultra 4k?

  9. Franciaco says:

    Metem nojo os governos pois apenas os projectos de instituições governamentais foram apoiadas as privadas focaram excluídas, estes PCs servem para controlar mais eficazmente tudo sobre a população, este é o principal e único objectivo, por detrás apenas servirá as Finanças e o governo. Quanto mais a população se expor mais informação terão. Viva a pide

  10. Ruben Vieira says:

    Metam isso a minar Bitcoin!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.