Depois dos blogs e dos flogs…
vêm aí os vlogs.
Os video blogs - weblogs onde o vídeo é o protagonista - são a mais recente tendência na internet. De filmes caseiros sobre aniversários a programas noticiosos há de tudo para descobrir neste novo mundo. Depois dos blogs e dos fotoblogs, a grande tendência na internet são os video blogs, páginas onde o texto e as imagens são substituídas por pequenos ficheiros de vídeo.
E se o podcasting veio para transformar a rádio, os vlogs prometem democratizar e popularizar o vídeo no mundo dos três w's.
Com o aparecimento do novo formato, os bloggers, que até aqui discutiam assuntos tão diversos quanto a política do seu bairro ou os malefícios do consumo de ovos estrelados, passam a ter a possibilidade de filmar e transmitir os seus «trabalhos» na web.
Tal como acontece com o podcasting , os interessados podem inscrever-se para receber downloads de vídeo regularmente.
«Nós estamos a deixar de ser consumidores de informação e a tranformar-nos em produtores», explica Chuck Olsen, realizador e video blogger do Minnesota, à «Wired».
«Entre filmar o aniversário do avô em vídeo e realizar um filme há uma distância muito curta», acrescenta.
Contudo, ao navegar pela maioria dos vlogs, a sensação que se tem é a de que o amadorismo predomina.
Entre os conteúdos disponibilizados nestas páginas, há de tudo. Há os que documentam e exibem o seu dia-a-dia; os que registam imagens suas a confeccionar especialidades culinárias, até filmes de comemorações familiares (aniversários, festas de fim de curso e afins).
O Rocketboom - um site que, todos os dias, transmite um programa noticioso irreverente - é um dos vlogs mais populares entre os aficcionados.
Mais Informações: Ciberia
Este artigo tem mais de um ano