Depois do Gmail é a pesquisa Google a próxima vítima da China?
A notícia do bloqueio do Gmail, possivelmente por parte do governo Chinês, veio mostrar que esta potência mundial consegue controlar de forma muito fina e com grande pormenor os sites a que os seus cidadãos acedem.
Ainda sem uma certeza absoluta de que este é um golpe que está a ser orquestrado pelo governo de Pequim, surgem agora notícias de que não é apenas o Gmail que está a ser bloqueado.
As noticias dão conta de que também a pesquisa da Google poderá está a ser bloqueada e que para muitos este serviço da gigante das pesquisas está inacessível.
A notícia do possível bloqueio das pesquisas da Google no território Chinês está a ser avançada pelo jornal The Washington Post, que revela informações de um especialista em questões relacionadas com a Internet, da empresa Dyn.
Earl Zmijewski esteve durante o dia de ontem a realizar testes em vários servidores da sua empresa tendo detectado que a partir de um determinado momento o acesso dentro da China à pesquisa da Google foi terminado.
Esta mudança, e segundo Zmijewski, foi geral para todos os utilizadores do território Chinês e deverá ter sido propositada, revelando mais um passo no que se pensa ser um bloqueio geral aos serviços da Google no território Chinês.
Apesar de apenas ontem ter sido reportado o problema de acesso à pesquisa da Google, já desde o final da passada semana se podia verificar uma diminuição gradual do número de acessos a este serviço da Google na China.
A prova destes números e do decréscimo de utilizadores pode ser confirmado no Relatório de Transparência da Google para o seu serviço de pesquisa.
As interrupções nos serviços da Google têm vindo a decorrer desde as comemorações do vigésimo quinto aniversário das manifestações na praça Tiananmen.
Mas agora estes problemas têm vindo a piorar e o corte total do acesso aos serviços do Gmail e aparentemente à pesquisa da Google vêm marcar uma nova fase nas relações entre a China e a Google.
Já muito antes destes incidentes a Google tinha decidido remover os seus serviços do território Chinês, alojando-os em Hong-Kong, redireccionando todo o trafego da sua versão Chinesa para a versão alojada em Hong-Kong.
Esta mudança e o apaziguar da situação acabaram por resolver todos os problemas que surgiram em 2010, mas na verdades a situação apenas remediada temporariamente, continuando o governo Chinês a controlar os sites a que os seus cidadãos acedem.
Este artigo tem mais de um ano
Usa vs Coreia vs China vs All .. Isto não vai ser bom para ninguém. Parece-me que a internet como a conhecemos vai deixar de existir e passar a euroamericanet. Espero que não…
Portugal devia fazer o mesmo, banir google, gmail, chrome…a google e um atentado a privacidade, espero que afundem.
Meu caro, nao me diga que ainda usa o aeiou para pesquisas? Certamente dão lhe tantos resultados e melhores que a google a nivel internacional se nao mesmo, nacional **cof cof**. Realmente seria bastante benefico portugal bloquear todos os servicos da gigante, falemos do Gmail, Motor de busca, Blogger, Youtube, Drive.. and more, and more.
A sua alternativa ao Google é o aeiou? Bom, se apenas conhece esses, estamos conversados! Eu por mim utilizo outros tão, ou mais robustos, que o dito Google, Gmail e afins
Eu também mas admito que pesquisas por temas técnicos a google é superior. Gmail é bom e estável. Com a Microsoft tenho igual e pessoalmente até acho o outlook.com melhor. Uma melhoria na pesquisa bing e goodbye google.verdade seja dita, a google é uma empresa de publicidade, não de software. Boas ideias não chegam..
nunca nimguem vai chegar aos calcanhares da google, sry mas é verdade
Com um nome desses deves ser um troll que realmente n percebe nada disto mas digo lhe alem do aieou tem o sapo(para pesquisas nacionais), iol, bing e yahoo…e so escolher e sao tao bons como o google sem violar a privacidade.
Só usa quem quer…
Banir ou cancelar porquê? Porque não lhe agrada a si? Essa é boa! Só usa quem quer, temos sempre a hipótese de mudar vivemos, graças a Deus, num país livre e do lado democrático do Mundo. Por muitos defeitos que tenham oz países do Ocidente, não há neste Mundo cão melhor canto para se viver.
Ura ! Sem nada a acrescentar.
Nao gosto do que a google faz com a informacao dos users sem dar quaisquer satisfacoes, preferia pagar pelos servicos google 10/mes e n ter publicidades ou venderem a minha informacao sem o meu consentimento. Se gosto dos servicos da google e acho uteis? Sem duvida. Se gosto da maneira como a google trata os consumidores? Nem por sombras.
Ora aí está.
+1
nao queres, nao usas. ja pensaste nisso? ou inteligencia so serve para pregar aos outros
Mais depressa baniria o Facebook do que a Google.
Se a Google faz atentados à privacidade com o intuito de melhorar os serviços que disponibiliza; o que faz o Facebook?
Só a aplicação do Facebook no Android é uma anedota para a privacidade do utilizador!
A questão é que a CIA usa estes serviços para saber o que fazes, quer a nivel pessoal, quer a nivel intuticional…
Nenhum País que tenha algum respeito por si mesmo aceita isso…essa é a grande diferença.
O Twitter ja estava nessa lista..agora o Gmail…aproveita e coloca o Facebook nessa brincadeira…ai sim fica legal
O twitter já estava porque, apesar de ser russo, os datacenters deles estão nos EUA, como tal são usados para espiar pelo governo Americano. tal como facebook’s,google, etc.
Em outras notícias nos EUA e partes da Europa sites como o Alibaba, DealExtreme, DinoDirect, aliexpress deixaram de ficar acessíveis. Ok, ok… é mentira, mas só porque não são a China… ou já os tinham bloqueado também.
governo de mer da. povo carne para canhão, é só triturar e servir
USA | Europa vs russi vs coreia do norte vs china vs Al-Qaeda vs Rui Unas
Ta péssimo
A vida para a china é fácil, bloqueiam as empresas ocidentais de operarem e gerarem lucro lá e depois exportam lixo electrónico e plástico para o ocidente que nem cães. Não sei como isto é admissível, quem devia bloquear a China deviamos ser nós, são uma ameaça para a economia europeia e americana com as suas relações unidireccionais, em que o dinheiro só tem um sentido, de cá para lá.
“Não sei como isto é admissível, quem devia bloquear a China deviamos ser nós..”
Podes começar a fazê-lo quando quiseres…deixa de comprar equipamentos feitos na china, e tens o problema resolvido! 😉
O meu BB10 q10, é feito no México.
Não tenho o problema da china,mas tenho na mesma o problema de não ser feito na Europa…ou seja para nós Europeus…vai dar ao mesmo :S