Dependentes em tecnologia dificilmente controlam os impulsos
Afirma o Psicólogo Cristiano Nabuco de Abreu
Desde que a tecnologia surgiu que o mundo, como o haviamos conhecido, se alterou. O que é verdade é que, nos dias que correm, passamos uma grande parte do tempo agrrados ao computador, ao tablet, ao smartphone, ou a algo ligado à tecnologia.
Há uns tempos escrevemos aqui no pplware sobre a dependência em Internet e Jogos Electrónicos, e o tema de hoje é mais generalizado: Dependência em tecnologias.
O Psicólogo Cristiano de Abrue está a estudar os problemas adjacentes a este ‘vício’, e relata que, aquele que são dependentes da Internet, têm mais dificuldade em controlar os seus impulsos.
Cada vez mais utilizamos a tecnologia, pois ela está, dia após dia, mais capacitada para nos auxiliar nas tarefas do dia-a-dia, como também para nos aliviar do stress e permite descobrir novos mundos.
Desta forma, é natural que, pelas suas características, a tecnologia seja cativante e, se não for utilizada com moderação, podemos tornar-nos dependentes dela.
O Psicólogo Cristiano Nabuco de Abreu é coordenador do Grupo de Dependência Tecnológica do Programa de Perturbações no Controle dos Impulsos do Hospital de Clínicas de São Paulo, no Brasil, e está a estudar os problemas adjacentes à dependência da Internet.
Relativamente às crianças, ele afirma:
“Hoje os pais estão a perder a autoridade sobre os filhos, em função das alterações tecnológicas. Eles são uma geração cada vez mais ligada online e ensinam-nos. O problema é que isso acarreta desobediência”.
No entanto, para além das crianças, também os adutos, e até mesmo os idosos, podem vir a sofrer de dependência das tecnologias.
Para o Psicólogo, este vício em tecnologia é uma perturbação no controlo dos impulsos, e adianta que é uma dependência idêntica a outra como a compulsão e cleptomania (impulso para furtar).
Cristiano Abreu constata que “é cada vez mais complicado resistir ao impulso e ao uso da internet, o que acaba numa perda progressiva do controle e no aumento do desconforto emocional”
O Psicólogo afirma também que os pedidos de ajuda para combater este vício têm vindo a aumentar, apresentando-se em variados sintomas como:
COMO SABER SE É DEPENDENTE EM TECNOLOGIA?
Para Cristiano Abreu, o que define o vício em Tecnologia é o uso abusivo, a forma e o propósito com que se utiliza.
Os dependentes apresentam vários sintomas como:
- Depressão
- Privação de sono
- Perda de Interesse em actividades sociais
- Produtividade reduzida no trabalho
- Dores de cabeça
- Problemas de Visão
- Dores de coluna
- Etc.
O grupo tem um site onde pode encontrar um teste para descobrir o seu grau de dependência em Tecnologia.
É importante e fundamental utilizarmos a tecnologia com moderação e de forma controlada. Tem que ser o homem a controlar a máquina e não a máquina a controlar o homem.
Acha-se dependente em tecnologia? Faça o teste e partilhe o resultado nos comentários
Homepage: Dependência de Internet
Este artigo tem mais de um ano
Não me acho tao dependente, mas talves estou a caminho:-)
meu resultado foram 6 pontos
25 pontos. Parece muito, mas a conclusão é que, apesar de por vezes ficar tempo a mais, consigo controlar-me 😀
A mim também me deu essa conclusão 🙂
É como eu,”Mike”.Eu tive uma pontuação de 30. 🙂
fui responder ao teste mas ele é mais focado para a utilização da internet em redes sociais, existem imensos outros usos dados à internet além desse
Pois como eu, estou demasiado tempo online e nem sequer uso redes sociais..
O questionario esta muito mail feito.
Nao tem Opcao “nunca” e as questoes sao totalmente orientadas num sentido. Muito mal construidas as questoes.
Tens a opção “Não se aplica”.
Acho que objectivo do questionário é saber até que ponto a utilização da tecnologia interfere na qualidade da nossa vida, ou no tempo de qualidade.
97 pontos?! Eu bem sei que sou dependente das tecnologias, mas damn… xD
eheheh
43 pontos: Você é um usuário médio da Internet. Pode ser que às vezes você surfe um pouco demais na Web, mas você tem controle sobre seu uso.
Bolas!!!
epa… 71, e algumas reduzi para nao subir tanto ! lol
LOL ehehe
TERRIVELMENTE PENDENTE….
acho que tenho ir a procura dos TA(Tecnológicos Anónimos), sabem a morada?………
Um conselho de alguém de biliões(tri)de Km,Internet desta clara e da outra(muito funda, escura…), vamos-nos dedicar á agricultura, pesca,….Pronto Industrias Renováveis….vai ser difícil……
Será que estes “gajos” pagam estes pseudos-estudos do próprio bolso ou…são mais uns “espertos” a mamar do orçamento público??
“Hoje os pais estão a perder a autoridade sobre os filhos, em função das alterações tecnológicas.”…essa é muito boa!! Estão a perder a autoridade porque se apanharem os filhos a fazer alguma asneira e lhes derem uma “lamparina”…vão presos por “violência infantil” e,ainda,têm de lhes pagar as “consultas” num destes psicólogos!!
Estás a ver as coisas por uma perspectiva um pouco errada.
Não estou a dizer que a justiça hoje em dia tenha métodos correctos, mas este estudo, que é mais uma investigação a meu ver necessária, pretende mostrar que a tecnologia, assim como outro factor com compotentes aditivos, pode trazer consequências e alterações culturais, educativas, sociais, pessoais, etc, a vários níveis.
O estudo não refere só as crinças (filhos).
E já agora, para dar a minha opinião sobre esse assunto: a “lei da chapada” a meu ver, já deixou de funcionar como meio de educação. Falo isto como indivíduo que entrou há poucos anos na idade adulta (25 anos). Fui educado á “lei da chapada”, embora não áquele extremo de vários pais, que batem nos filhos mal eles mexam um cabelo fora do sítio designado. E não sou nenhum delinquente ou vândalo, não apanho bebedeiras, não fumo, não tomo drogas, etc. E digo já que tive muitas oportunidades de desobedecer os meus pais e não o deixei de fazer por levar chapadas ou por medo de as levar. Também conheço várias crianças que sempre que se portam mal, levam palmada e não é por isso que se portam bem. Outros jovens que foram criados assim também e não é por isso que não se tornaram delinquentes. Acho que esta sociedade deveria considerar menos a lei da chapada (estímulo negativo) e considerar mais recompensar os filhos quando se portam bem (estímulo positivo; e não, não me refiro a doces).
59 pontos… :S
Score:40
Dependência em tecnologias é um termo muito geral para descrever o objecto de estudo. Dependência online + joguinhos da net + jogos a sério, seria mais se calhar o que eles querem dizer. Eu que estou a tirar um curso do ambito das tecnologias/Informatica é obvio que a minha vida é tecnologias + internet por isso este teste é meio injusto para quem está na mesma situação que eu.
É preocupante o rumo que a sociedade se está a deixar levar, cada vez se vê mais dependência de estar online e ser social em casa. Tenho o caso dos meus pais que nunca ligaram muito a quererem aprender a usar um computador e agora são dois viciados em jogos no facebook e internet em geral.
Exemplo de uma noite bem passada –> jogar joguinhos do face até começar a dar o big brother e depois ir dormir. xD
É demasiado lixo para a minha cabeça e temos de acordar e exigir formas de entretinimento mais saudável e que se aprenda algo de útil.
33 Pontos 😉 podia ser pior 😛
Total de pontos: 27.
Você é um usuário médio da Internet. Pode ser que às vezes você surfe um pouco demais na Web, mas você tem controle sobre seu uso.
ALTAMENTE
Dependência de Internet
Informação
Nome: John Doe
Total de pontos: 43.
Avaliação:
Você é um usuário médio da Internet. Pode ser que às vezes você surfe um pouco demais na Web, mas você tem controle sobre seu uso.
LOL
Um artigo muito interessante. Mas penso que o questionário foca ou está mais direccionado às redes sociais/conversações8messenger etc…
Confesso ter tido uma fase de alguma dependência mais direccionada em “beber” o conhecimento deste vasto mundo da informação. Além durante o meu dia de trabalho, onde há trocas de e-mails comerciais, consultas de produtos e artigos técnicos, etc. Ao chegar a casa e após um jantar meio à presa, ligava o PC para ir de encontro às questões técnicas que surgiam. Tenho a certeza que se pode tratar de uma dependência por assim dizer.
Felizmente já estou curado e actualmente sou um consumidor moderado. Acreditem que não há melhor que um fim de semana com a família e amigos.
ok.. ok .. nem que seja por alguns minutos vou ver as contas de e-mail e as novidades no PPLWARE. 🙂
Total de pontos: 51.
:O
ya os usuarios da ppl são todos viciados em tecnologia por isso vão aparecendo por aqui
“Tem que ser o homem a controlar a máquina e não a máquina a controlar o homem.”
E as mulheres? H?!
Aproximar ou isolar?
Total de pontos: 64.
Avaliação:
Você tem passado por problemas ocasionais ou freqüentes por causa da Internet. Você deve avaliar seu impacto total em sua vida.
Dependência de Internet
Informação
Nome:José Leite
Total de pontos: 30.
Avaliação:Você é um usuário médio da Internet. Pode ser que às vezes você surfe um pouco demais na Web, mas você tem controle sobre seu uso.
Total de pontos: 37.
Só uma chamada de atenção para, o teste não é acerca da dependência em tecnologia mas sim à Internet! São coisas distintas.
Mas voces tao ai a falr q esse psicolgo n sabe nada, voces e q nao sabem nada secalhar sao uns dependentesq andam ai, e ja agora se nao sabem nao falam atoa!!
Dependência de Internet
Informação
Nome: Rubens
Total de pontos: 24.
Avaliação:
Você é um usuário médio da Internet. Pode ser que às vezes você surfe um pouco demais na Web, mas você tem controle sobre seu uso.