Dell restitui dinheiro a utilizadores…
que trocam Windows por Linux! De acordo com a informação veiculada pela BBC, a Dell está a restituir o dinheiro da licença do Windows aos utilizadores que não utilizam o sistema operativo da Microsoft por preferirem instalar o Linux. O caso relatado que exemplifica esta política de retorno é o de um programador inglês que ao comprar um novo Dell pediu um desconto de 50 libras porque afirmou não querer o Windows pré-instalado. O utilizador baseou-se na política de licenças da Microsoft que diz, explicitamente, que todos os fabricantes de máquinas (computadores) devem restituir o dinheiro pelo software que não é utilizado. Segundo informações da BBC, a Dell não colocou qualquer barreira a esta exigência e efectuou um desconto de 55 libras a este utilizador. Até agora, a Dell não pediu de volta os discos de instalação do Windows, embora o utilizador saiba que já não os pode utilizar. Em Portugal é praticamente impossível encontrar à venda um computador que tenha o Linux pré-instalado. Também não conhecemos nenhum caso em que um utilizador tenha sido reembolsado por não querer o Windows pré-instalado.
Fonte: Exame Informática
Este artigo tem mais de um ano
Nada mais justo! Se não usa, não deve pagar por ele!
Concordo com o Evandro!
Se eu não utilizo porque haveria de pagar?
Abraço,
CHAGAS.
Nem mais. Sem o SO o preço do pc fica mais barato e por vezes nem os usamos…de acordo com vocês…Para quê pagar mais caro..
cump’s
Justo, no minimo. Correcto a palavra adequada. Incorrecto e inadequado é o que acontece quando queremos comprar um computador, portátil sem sistema operativo e recebemos um categórico “impossivel”, compra com o que tem ou não leva. Ainda HÁ muito por fazer neste país em termos de defesa do consumidor.
usem ubuntu
já agora onde é que está o desfragmentador e scandisk no ubuntu?
abraços
desculpem la mas nao persebi se é “trocam Linux por Windows” ou é “trocam windows por linux”, alguem me ilumina??
ozie, abre a consola e faz o comando /sudo gparted , se não funcionar experimenta apenas /gparted
Acho justo apesar de o Windows ser o meu SO de eleição, existem sempre opções, ou o comprador já pode mesmo ter uma licença valida também. Assim as marcas conceituadas começam outra vez a recuperar o terreno que pertencia a marcas que a falta de melhor nome vou apelidar de linha branca.
Bem Haja
Carlos
Muy de acuerdo ya que si compro un pc, lo hago por su hardware ya que el OS no esta integrado a la maquina y por ello puedo optar por instalarle lo que sea. Al contrario de los Macintosh, el cual en su concepto comercial, computador + OS = “Mac”, donde hardware y software son integrados y resultan una solucion tecnologica unica, contraria al paradigma de un OS que se adpata a un hardware como en los PC (es como la iferencia entre un helado de paleta y otro en cono o barquillo, siendo este ultimo como el pc, donde uno es libre de optar por los sabores)
@ amr
realmente está trocado.. mas percebe-se logo.. lool..
Totalmente Justo, Tenque ter essa opção em todas as lojas !!!!
Abraço
Para quem não saiba, a Inforlandia que até está espalhada pelo país, vendia pcs e portáteis com windows ou Linux. O cliente paga o windows apenas se o quiser….
Esta é umas das noticias mais interessantes que tenho encontrado recentemente, e mesmo passivamente não posso deixar de louvar esta iniciativa que ja havia ter surgido em algum lugar. Alguém em algum lugar ha de começar e claro, nem sempre é facil e muito menos encontra-se a compreenção e o apoio necessário mas… Ha que se tentar!
Este sucedido não é nada menos nem mais do que o justo e dizer que em Portugal ainda não a leis para isso acredito que seja aceitar caldo sem questionar se esta certo ou errado, possivel ou não, pois o minimo é conseguir um bom e interessado adivgado para se dar inicio a uma mediatica luta com boas possibilidades de vitoria pois afinal, Portugal faz parte da CE e a propria CE anda em vias de fato com a “Monopolisof” devido a muito impingimento de softwares(Windows Media Player, Internet Explorer, etc), o que com certeza não esta muito longe de ser equivalente ao direito de um usuario tambem poder escolher qual o SO que vira em seu computador, pois aceitar calado e sem escolhas a obrigação de pagar por um SO que não vais usar por ter outra alternativa, com certeza não esta muito aquem de ser um “impingimento monopolista”.
eu acho a atitude da dell uma trampa. é melhor que nada, é certo, mas ainda assim. o consumidor deve escolher na compra se queria windows ou não. ter de perder tempo a pedir o dinheiro de volta, além de já ter o disco mais poluído do que o rio leça no verão e ser obrigado a formata-lo (ainda que isso demore uns segundos com o gparted :)) não me parece muito boa oferta.
@ozie
os sistemas de ficheiros que utilizas em linux (EXT ou RAISERFS, normalmente) não necessitam de desfragmentador, porque a taxa de fragmentação é mínima e o próprio sistema de ficheiros corrige-a com a utilização. o desfragmentador de disco ficou na moda graças aos sistemas de ficheiros utilizados pelo windows, que são pouco eficientes. quanto ao scandisk, tens o comando fsck. mas se não tiveres nenhum problema visível, não precisas de o usar!
@REDTUXER
vendia E vende!!! E, se não me engano, é provavelmente a única loja do país que oferece aos seus clientes essa opção: Windows ou Linux.
O exemplo da Dell devia ser seguido por todos os fabricantes até porque algumas vezes o software bem pré-instalado e com defeito. Eu por exemplo comprei um Asus ainda este mês que vem com o XP Home edition e que está constantemente a dar-me o “ecrã azul” !!!! Mesmo com actualizações de windows e de tudo o mais, meti-lhe um XP PRofissional (vitaminado…pois claro!!!) e já rola 😐
Ora … anda aqui um XP Home ainda empacotado …
Isso é que era …
Só que … daqui a uns 30 anos ficava resolvido em tribunal …