Defensores do Linux insurgem-se…
contra acordo celebrado com a Microsoft! Os defensores do sistema operativo Linux estão a preparar-se para contestar um recente acordo assinado pela Microsoft que estabelece, pela primeira vez, o princípio de pagamento à empresa de Bill Gates pela utilização do sistema operativo, cuja licença requer que seja distribuído gratuitamente. A Microsoft assinou um acordo com a Novell sob o qual recebeu um pagamento adiantado da Novell em troca de uma garantia de que não processaria os clientes da Novell pelo que define como violação das suas patentes pelo Linux. A perspectiva de uma prolongada disputa judicial com a Microsoft, empresa muito experiente em litígios dessa ordem, poderia levar os utilizadores do Linux a utilizar a versão Novell do sistema operativo, em detrimento da Red Hat, a principal fornecedora de serviços Linux, que não tem um acordo deste tipo com a Microsoft.
Ainda que o Linux seja gratuito, os fornecedores do sistema oferecem o software em forma de pacote, acompanhado de documentação e - o mais importante - de serviços de instalação e manutenção, de modo que qualquer cliente da versão Red Hat que opte por mudar de fornecedor teria de gastar mais dinheiro.
"Os clientes ou abandonam a Red Hat pela Novell, em busca de segurança, ou a Red Hat será forçada a assinar acordo semelhante com a Microsoft", disse Eban Moglen, professor da escola de direito de Columbia e fundador do Software Freedom Law Center, em Nova York, à agência Reuters.
Moglen, um dos pioneiros do software livre, disse que o acordo com a Microsoft contorna os requerimentos do sistema GNU (General Public License), usado pelo Linux e outros programas livres, que exigem que o software seja distribuído gratuitamente.
Ele e outros interessados começaram o trabalho de actualização da licença para fechar essa lacuna, estabelecendo que uma promessa de não abrir processo, como a que a Microsoft fez em seu acordo com a Novell, seria aplicável automaticamente a todos os interessados.
Isto na prática inverteria a polarização do acordo da Microsoft, e garantiria que todos os utilizadores do Linux estariam protegidos contra processos abertos pela Microsoft a partir do momento em que qualquer um desfrutasse dessa protecção.
"Uma cláusula como essa vai receber apoio facilmente de toda a comunidade Linux", disse Moglen, acrescentando que uma mudança poderá está pronta em semanas ou meses.
Sob o acordo da Novell, no qual ambas as empresas concordaram em não processarem os clientes de cada uma por violação de patente, a Microsoft concordou em pagar à Novell 348 milhões de dólares, enquanto a Novell aceitou pagar 40 milhões à Microsoft pela perda de clientes.
A Microsoft afirma possuir patentes sobre parte da tecnologia do Linux, apesar de nunca ter dito exactamente quais são esses direitos ou que patentes estão envolvidas. O presidente-executivo da Microsoft, Steve Ballmer, disse que se os clientes comprarem Linux de qualquer um, com excepção da Novell, poderão enfrentar problemas.
Fonte: Exame Informática
Este artigo tem mais de um ano
OMG!!!
agora é que será bonito… mas Victor consegues dar mais informações relativamente a que parte do código (ou a que tipo) a Microsoft se sente lesada…
Pelo que tenho lido a Microsoft não disse que patentes supostamente o linux está a violar.
Tou como o t@ndre!
Isto agora vi ser bonito vaiiii! 😐
Abraço,
CHAGAS.
Lá está a Microsoft a meter o nariz a onde não é chamada…
Estes acordos normalmente trazem sempre mais algo que não é, convinientemente, falado ao inicio.
Estou com suspeitas de que este acordo seja o inicio de algo que irá atenuar o crescimento da comunidade Linux.
Isto é uma palhaçada. Esse senhor não é um dos fundadores do software livre, o software livre começou com a FSF (Free Software Foundation) pelo rms em 1984. O que ele fez foi criar uma organização qualquer de apoio ao software livre em 2005 e agora deve ter sido pago pela microsoft!
O Linux não são red hats, nem suse/novell… o linux é uma comunidade, e essas distros são apenas algumas no meio de centenas. Novos utilizadores podem de facto preferir a red hat ou o suse… mas tambem ha alternativas como o Mandriva para esses utilizadores, por exemplo. Utilizadores que queiram algo mais não usam isso, usam debian, gentoo, slackware.
É triste é como as pessoas acreditam em todas as noticias sem questionar os intervenientes, e esse senhor ai “Eban Moglen” ja esta a meter dinheiro no bolso.
Logo vi que este acordo da m$ com a novell tinha gato. Repito, esta noticia é um atentado ao bom senso.
Quanto as patentes.. uau.. patentes de duplo clique? Deve ser coisas deste genero que a m$ afirma porque geralmente é o contrario, a m$ usar coisas que já existem nos outros. Isto do vista, ie7 etc etc.. não é nada que já não existisse nos UNIX e MAC ha muitos muitos anos… abram os olhos!
So mais uma coisa
““Uma cláusula como essa vai receber apoio facilmente de toda a comunidade Linux”, disse Moglen, acrescentando que uma mudança poderá está pronta em semanas ou meses.”
Só um comentário: ROTFL
Mas estão todos tão chateados com isso porquê?
O acordo foi apenas com a Novell.
Caro Vítor, não use a Exame Informática como fonte segura de notícias. É evidente que o jornalista que escreveu a notícia não percebe minimamente o que está em jogo com este acordo entre a Microsoft e a Novell.
Primeiro, a Microsoft teria de dizer que partes do Linux infringem as suas patentes. Depois teria que que processar todas as distribuidoras, o que me parece que nunca irá acontecer, uma vez que grandes empresas como a IBM e a Sun têm grandes interesses neste negócio.
Caso não saibam, o portfólio de patentes da IBM é muito maior do que o da Microsoft. Como devem calcular a Big Blue não ficaria quietinha a ver uma das suas principais fontes de rendimento desaparecer. O que a seguir se seguiria seria uma guerra de pantentes, coisa que nenhuma destas empresas quer, porque destruir-se-iam mutuamente.
Tudo isto é só mais uma manobra de FUD (Fear, Uncertainty and Doubt) por parte de uma empresa a quem começam a faltar argumentos para travar o crescimento do movimento open-source.
Sublinho apenas a “coincidência” das ameaças da M$ com a próxima saída do Vista e o seus convenientes preço$ previstos para venda ao publico.
Tal como muita gente já notou, entre pagar aqueles absurdos valores para ter maquinas licenciadas (e não esquecer que há maquinas completas e novas à venda que custam menos que o previsto para um exemplar do “ultimate” p.ex.) mais vale prescindir do DirectX e passar a *nix, também a M$ está perfeitamente consciente desse risco.
Ora aqui esta a altura ideal para mais uma boa dose de FUD no melhor estilo M$ 😉
Eu por mim, só tenho a dizer…
Monkey dance for ever 😉
Absurdo! Não vou comentar mais nada!
Boas a todos!!!
Ainda pensei em comentar mas como o devnull quase que me tirou as palavras da boca…. não sei quanto ao jornalista da dita revista, mas concordo plenamente com as razões apresentados!!! Aí sim, estão os argumentos de alguem que sabe minimamente de que fala…..
asta 😉
Terrivel essa situação !!!!!!
Abraço
hehehe e…
Bem Haja