PplWare Mobile

De que lado estamos?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Pois na verdade o libano é apenas o campo de batalha, ja que esta guerra é entre a Síria/Irão vc EUA(+Inglterra)/Isreal. Nada feito com as negociações de paz (para o sessar fogo), ja que as nogociações feitas são entre representantes de um lado da guerra, dos EUA e companhia. Logo, só há uma negociação final, continuar a guerra. No meio de isto tudo continuam os elitismos, nos confrontos pelo petroleo, e o ganhar terreno neste caso do Libano, e o preparar para uma futura guerra quer dos EUA e aliados contra o Islamismo e os grupos radicais (terroristas). Choque de civilizações.. inevitavel e está pra vir. E nós continuamos aqui na linha da frente mas de outra guerra… da tecnologia. Sem mais, Adriano Andrade.

  2. Tristes tristes tristes, os americanos querem a guerra e os ingleses lambem-lhes o…

  3. t@ndre says:

    realmente quem sofre é sempre o povo….

    estive a falar com um israelita que me teve a contar a versão do seu povo.. conclusão: explicou-me que desde á muito que o libano tem enviado presentes envenenados para a população de israel.. e por esse motivo israel tem a obrigação de para este comportamente para assim proteger a sua população…

    na minha opinião, realmente esta é uma guerra que traz novamente ódios de religiões!! e pk necessitamos nós da religião, será para isto?? é totalmente incrivel.. tantos anos e a humanidade ainda não aprendeu.. será que somos por natureza tão estupidos?? ou apenas gananciosos??

    Neste momento nota-se que realmente existem paises desejosos de medir forças.. e para quê, controlar petrolio, ganhar terras, controlar o medio oriente, odio religioso…. Será que estes paises não poderiam se enfrentar sem ter de matar civis que (muitas vezes) estam no local errado?? Porque não resolver o conflito com um bom jogo de Unreal Tournemant 2004?? a meu ponto de vista é o melhor… não á vitimas.. a não ser virtuais 😉

    Piadas à parte a ver se crescem e começam a resolver as questões como homenzinhos!!!

    GIVE PEACE A CHANCE!!!!!

  4. Ilustra a realidade???
    Acho que do lado do não ainda faltam as bandeiras da Síria, do Irão, da França e das Nações Unidas.
    Da Síria e do Irão pelo apoio que dão ao Hezbollah (monetário e militar). Da França pelo facto de nunca terem feito nada pela manutenção de paz no Líbano, apesar de ser uma ex-colónia francesa…
    A bandeira das Nações Unidas pode ficar em cima da linha de separação, pelo simples facto de nunca ter exigido e apoiado o completo desarmamento do Hezzbollah.
    Enfim, todos querem um pedaço de um bolo que, além de não ter açúcar, já perdeu a validade há muito tempo!

  5. CHAGAS says:

    pra mim tudo isto é muito simples!
    deixem de enviar tudo o que enviam para a américa e vão ver a falta que lhes faz a europa e a ásia!

    quando tiverem bem apertadinhos até pedem desculpa!

    eles gostam de por o bedelho em todo o lado!

    pena nao ser como foi no vietname e levarem na boca!

    um abraço a todos,
    chagas

  6. rui says:

    nao passa de um desviar de atençoes por parte do irao em relaçao Às suas questoes com a onu e eua…Assim la conseguem por em pratica o seu plano nuclear quando ha outras preocupaçoes para os restantes…

  7. Bikoka Frita says:

    Convêm relembrar a Resolução 425 do Conselho de Segurança das Nações Unidas de 19 de Março de 1978.

    Nessa Resolução pedia-se em termos gerais:

    1. Respeito integral das fronteiras, soberania e independência política do Líbano;
    2. Retirada das tropas de Israel do Líbano;
    3. Restaurar o controlo por parte do governo do Líbano do sul do país.

    Israel retirou as suas tropas em 2000. Esta retirada foi confirmada pelo Secretário Geral das Nações Unidas a 16 de Junho de 2000.

    O ponto 3 nunca foi atingido apesar da Resolução 1496 de 2003.

    Será por culpa de Israel ou por culpa do Hezbollah e da Síria?

  8. Pedro says:

    Apoio plenamente o que o Bikoka nos relembra, durante este 5-6 anos nunca ninguém veio condenar veemente (entenda-se “metê-los no lugar”) o Hezbollah enquanto se divertiam a atacar FORA DO SEU PAÍS sem um objectivo concreto, baseado apenas no ódio e aversão à proximidade da ordem, democracia e humanidade (representada em sentido lato por Israel).
    Vejo com tristeza o regozijo desse “bandidos” que enchem o peito quando dizem que ninguém os controla, nem mesmo o governo do seu PRÓPRIO PAÍS!! Infelizmente há sempre muitas pessoas inocentes que perdem vidas, mas durante estes anos todos apoiaram os constantes “furos” que os seus “guardas” (e mesmo Deuses arrisco a dizer, pela quantidade de fotos e beijos) fizeram ao cessar fogo israelita. Enfim numa guerra uma coisa é certa, ninguém ganha.

  9. Bikoka Frita says:

    Sim Pedro, nunca vi grandes protestos pelo facto do Hezbollah ter o controlo do Sul do Líbano e ser quase um Estado dentro do Líbano.

  10. Rui says:

    Espero que não seja do lado dos ignorantes e dos idealistas que pensam que a vida é um filme de cowboys (dos a serio, não estilo Brokeback Mountain).
    Limitar este conflito a quem é a favor e quem é contra é como perguntar a quem quer que os impostos baixem, é impossivel responder que não. Se perguntarem aqueles paises da parte branca do jornal todos eles querem a paz.

    A questão é que o Libano silenciosamente ou obrigado apoia e da guarita a organizações terroristas que usam o territorio para atacar inocentes. É pena que a verdade seja tão impopular e que não venda jornais nem dê audiências.

    Sejam criticos mas não sejam anjinhos. Sem interventivos mas não sejam ignorantes.

  11. Carlos Correia says:

    Também concordo com a opinião do Bikoka, e foi muito importante para a discussão, ter lembrado a resolução 425 do Conselho de Segurança das Nações Unidas. O ponto 3 que nunca foi cumprido, é o ponto da discórdia.
    Quando Israel retirou de toda aquela faixa fronteiriça do sul do Líbano, onde era capaz de controlar toda aquela area em cerca de 30 km ao longo da fronteira sul mormente muitos desacatos com a guerrilha do Hezbollah, era suposto o governo libanês e seu exército tomarem conta da situação com a ajuda da ONU e seus observadores no local. Ora o que se passou foi precisamente o contrário; o Hezbollah foi fortificando e criando com as suas gentes algumas aldeias raianas ao mesmo tempo que ao longo de toda a faixa foi abrindo bunkers. Tudo isto foi feito perante os observadores internacionais da ONU residentes no local.
    O mais estranho é que o Hezbollah(Partido de Deus sabiam?) em nada se identifica com os custumes, hábitos e até religião do povo libanês em grande parte cristã.
    Este Partido de Deus(Hezbollah) já impunha e mostrava as suas ideias e seus princípios num país que não era o seu através de um canal próprio de televisão. considerado técnicamente o melhor do país.
    Acreditem que vale a pena discutir, com bom senso e moderação, este grave problema internacional.

  12. Ricardo Almeida says:

    Os Israelitas têm de arranjar sempre com quem andar à cabeçada. Se não for com o Libano, é com a Palestina. Estou convencido que no dia em que eles controlarem esses dois países (sim, porque não deve demorar muito) irão virar-se para outros países para “conquistar”.

    Vai continuar a ser assim até porque eles sempre tiveram as costas quentes. Se fosse outro país qualquer, os EUA já estavam a cair-lhes em cima.. mas sendo Israel fica-se por “falinhas mansas”.

    O Hezbollah e o HAMAS apenas tentam defender as suas terras. De forma violenta, é verdade, mas se fosse de forma pacífica não conseguiriam nada.

  13. O principal problema é o seguinte… Os EUA quer ser “patrão” quer do mercado mundial, quer do petroleo, quer do armamento. E quem tiver a mesma vontade que ele ou quem tocar no plano director de desenvolvimento dele, não é seu concorrente mas enimigo. O EUA invadiu o Iraque … com que direito? Nenhum. Ja algum pais do oriente invadiu Portugal ou outro pais Europeu… sem ser por se ter aliado aos EUA? Claro que nao. Os aliados dos EUA não sao aliados por concordar com as acções feitas pelos EUA no que toca ás guerras, são apenas aliados das trocas comerciais.. que estam vigentes pelos pactos entre paises. Logo se estam de acordo numa parcela, no que toca ao dinheiro, na guerra também directamente de acordo. Resumindo, os paises europeus têm medo da autonomia, e da perda de cooperativismo com os EUA.. e dada o seu comodismo e medo, aliam-se e concordam com todas as acções antropicas dos EUA, para todos os efeitos. EUA … uma nação sem etica e sem moral.

  14. n_u_n_o says:

    ONTEM HOJE E SEMPRE PELA PAZ

  15. Rui says:

    O Hezbollah e o HAMAS apenas tentam defender as suas terras. De forma violenta, é verdade, mas se fosse de forma pacífica não conseguiriam nada.

    Se reparares bem o Hezbollah está a ocupar uma parte de um pais e atacar outro, o Hamas ainda faz pior, hipoteca todas a hipoteses de trazer paz à Palestina.

    Sejam criticos mas não sejam anjinhos. Sem interventivos mas não sejam ignorantes.

  16. Lápis Azul says:

    Culpados? Porque se procura sempre primeiro os culpados e não as soluções? Não sou religioso e muito menos cristão (anjinhos?), mas quem não tiver pecados que atire a primeira pedra… Quem é melhor? Os Judeus? Os Muçulmanos? Os Hindús? Os Cristãos? É mais facil apontar o dedo do que estender a mão. Já vi a guerra de perto e sei que é muito diferente da televisão. Embora certas imagens possam ser violentas (e são), nada se compara a estar lá e sentir o cheiro… Acreditem, não é aquele circo que a TV quer fazer parecer…
    Ah como é bom ser Português e viver neste mal-amado paraíso à beira-mar plantado!

  17. JOSÉ GASPAR says:

    É IMPOSSIVEL FALAR DE PÁZ COM QUEM NÃO QUER PÁZ COM NINGUEM
    APENAS UMA SEDE ENORME DE PODER, PODER, PODER… A TODO O CUSTO… NEM QUE SEJA DOS INOCENTES.
    SE VERMOS BEM COM OLHOS DE VER OS VERDADEIROS INVASORES DO LIBANO SÃO OS TERRORISTAS DO HEZBOLLAH… E DEPOIS ESCUDAM-SE ATRAS DOS INOCENTES CIVIS QUE NADA TEM A VER COM AS SUAS IDEIAS EXTREMISTAS… E DÁ NISTO —- MONTES DE INOCENTES A SOFRER, SOFRER, SOFRER.
    OU SERÁ QUE AINDA NÃO APRENDEMOS NADA COM OS TERRORISTAS QUE ABUNDAM NO IRAQUE? … ELES NÃO QUEREM PÁZ COM NINGUEM!!!
    NEM CONHECEM O SIGNIFICADO DESSA PALAVRA…

  18. Chioli says:

    Lamentavel………………………

  19. Bikoka Frita says:

    Convém saber a história antes de acusar quem quer que seja.

    O Líbano pertenceu durante 400 anos ao Império Otomano. No final da I Guerra Mundial e o consequente fim desse Império, a França que controlova a Siria passou a controlar o Líbano.

    Com a ocupação da França pela Alemanha Nazi, o Líbano tornou-se independente em 1943.

    Após a derrota da Alemanha, o Líbano ganhou definitivamente a sua independência em 1946 com a saída das últimas tropas francesas.

    O Líbano era constituido por Cristãos – os Maronitas que tem plena comunhão com a Santa Sé -, Muçulmanos e Druzos – que são uma espécie de seita do Islão influenciada pela filosofia Grega Clássica.

    Apesar de alguns conflitos, o Líbano nesse período consegui crescer de tal forma que Beirute era a Paris do Oriente e o Líbano era considerado a Suiça do Oriente.

    Nesse período, a Constituição do Líbano dizia que o Presidente seria Cristão e o Primeiro Ministro seria Muçulmano.

    Como podem ver o Líbano vivia em paz e apesar de existirem diferentes etnias conseguiram encontrar o seu equilibrio.

    Mas havia um problema na Palestina que era governada pela Inglaterra (Ricardo Almeida repara que os EUA ainda não entraram em cena!!).

    Em 1947, o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovam a Resolução 181 para resolver o conflito entre os israelitas e os palestinianos e divida a Palestina entre estas duas nações. Para verem o mapa dessa divisão por favor consultem este link:

    http://en.wikipedia.org/wiki/1947_UN_Partition_Plan

    Em 1948 quando o Estado de Israel é criado ele é atacado por todos os países árabes nomeadamente pelo Líbano cujas Forças Armadas atacam Israel a 15 de Maio de 1948.

    Agora pergunto quem atirou a 1ª pedra?

    Com a vitória de Israel, o Líbano aceita um armisticio e as tropas de Israel que já tinham entrado no Líbano retiram e a fronteira fica fechada novamente até 1967.

    Nesse ano, Israel é novamente atacada pelos Países Árabes no que ficou conhecido pelo Guerra dos 6 Dias.

    Mais uma vez Israel ganhou essa guerra.

    Estas duas guerras levaram a que cerca de 300.000 palestinianos se tenham refugiado no Líbano. Este número de refugiados alterou o equilibrio de poderes no Líbano.

    Este desiquilibrio foi de tal ordem que levou a uma intervenção síria que em conjunto com os Maronitas (vejam só Árabes e Cristãos juntos contra os Palestinanos) expulsaram os Palestinianos para fora de Beirute e para o sul do Líbano.

    A partir daqui de 1975 a 1990, o Líbano entra numa violenta guerra civil ao mesmo tempo que os Palestinianos refugiados no Sul do Libano vão tendo conflitos com Israel.

    Como pode ver, caro Ricardo Almeida, a história mostra que não é só Israel que gosta de andar à pancada com todos – também os Palestinianos e os Árabes gostam e para o Adriano Andrade digo que é fácil culpas os EUA mas não nos podemos esqueçer que foram os Europeus que mais que eles contribuiram para estes constantes conflitos no Médio Oriente.

    O maior problema do Mundo hoje é a ignorância que se tem da História porque só ela permite perceber o presente!

  20. Carlos says:

    Enquanto os EUA e as suas mascotes inglesas apoiarem, os Isrealitas não querem soluções de paz . Não sou nazi mas que os Judeus são uma raça milenar e maldita ai isso são.
    Por favor chega de politica que penso que o que mais interessa aos frequentadores deste Blog é a informática e não os comentários politicos da SIC Noticias
    Saudações

  21. Bikoka Frita says:

    Pois quando se apresentam os factos históricos é melhor parar a discussão!

  22. JOSÉ GASPAR says:

    @CARLOS
    LEMBRASTE DO HOLOCAUSTO? DE 6 MILHOES DE JUDEUS CHACINADOS PÉLOS NAZIS? ONDE ESTAVA A COMUNIDADE INTERNACIONAL? ONDE ESTAVA A INTERVENÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS? ONDE ANDAVA O MUNDO QUANDO 6 MILHÕES DE JUDEUS ERAM BARBARAMENTE ASSASSINADOS DIARIAMENTE AOS OLHOS DE TODOS?
    OS ALIADOS SÓ ENTRARAM EM GUERRA CONTRA A ALEMANHA QUANDO OS NAZIS INVADIRAM A FRANÇA E AMEAÇARAM O RESTO DA EUROPA. PORQUE PELOS JUDEUS NINGUEM MEXEU UMA PALHA
    E O REGIME NAZI DESAPARECEU DA FACE DA TERRA (FELIZMENTE). TODOS OS OUTROS IMPERIOS TENTARAM APAGAR OS JUDEUS E CAIRAM E DESAPARECERAM (NADA MAIS SÕ DO QUE HISTÓRIA).
    E.. ALEM DE TUDO… E DEPOIS DE TUDO O POVO JUDAICO PERMANECE.
    É UM POVO QUE SIMPLESMENTE SE RECUSA A DESAPARECER.
    TODOS OS QUE SE LEVANTARAM CONTRA ELES CAIRAM E DESAPARECERAM DA FACE DA TERRA.. OS ROMANOS, A EX URSS, O HITLER ETC…
    AGORA PERGUNTO: QUEM É AFINAL MALDITO, QUEM É?

    QUE A HISTORIA DIGA A VERDADE.

  23. Rui says:

    Não sou nazi mas que os Judeus são uma raça milenar e maldita ai isso são

    Não digas mais, rapaste o bigodinho porque eras gozado na escola?

  24. Bikoka Frita says:

    A frase do Ricardo Almeida é cá de uma calibre!

    “O Hezbollah e o HAMAS apenas tentam defender as suas terras. De forma violenta, é verdade, mas se fosse de forma pacífica não conseguiriam nada.”

    Posso sugerir uma alteração nessa frase? Aqui vai:

    “Israel apenas tenta defender a sua terra. De forma violenta, é verdade, mas se fosse de forma pacífica não conseguiriam nada”.

    Boa noite a todos.

  25. Carlos Correia says:

    Com um abraço ao Bikoka, faço minhas as suas palavras:

    O maior problema do Mundo hoje é a ignorância que se tem da História porque só ela permite perceber o presente!

    “Israel apenas tenta defender a sua terra. De forma violenta, é verdade, mas se fosse de forma pacífica não conseguiriam nada”.

    E lembrem-se que o desconhecimento e a falta de saber são os piores inimigos do homem.

    Boa noite a todos.

  26. Ricardo Almeida says:

    Os israelitas nem terras tinham. Lá arranjaram aquelas terras como refugio para os judeus e em pouco tempo começaram a querer “expandir-se”. Parece-me normal que os países vizinhos se sintam revoltados. Agora que o Iraque “caiu”, Israel não tem grandes opositores.

    Anyway, nem vale a pena falar sobre isto. Aqueles povos já não sabem viver sem guerra.

  27. BisMarques says:

    De que lado estamos?
    __________________

    Eu estou do lado da PAZ!!!

  28. Rui says:

    De que lado estamos?
    __________________

    Eu estou do lado da PAZ!!!

    Assim é que se fala.

    Agora que o Iraque “caiu”, Israel não tem grandes opositores.

    O Iraque não caiu, o regime dictatorial do Sadam é que caiu.

  29. Carlos says:

    @Rui
    Não cortei o bigodinho porque nunca usei e como não cortei o cabelo podes dormir descansado, vivemos em Democracia sem censura e com direito a liberdade de expressão. Bikoka frita fez uma boa descrição historica, mas como diz o Grande professor José Hermano Saraiva a historia é para interpretar, por isso e como nas moedas tem 2 lados, apesar da cara ter sempre mais valor, já agora podem insultar-me á vontade que mais não vou responder nem ler este post
    Abraços a todos os que tenham “Open Mind” e não caiam no insulto facil

  30. Bikoka Frita says:

    Caro Carlos,

    Acho que fazes mal em deixar de ler este post!

    Para um facto histórico ser interpretado tem de ser discutido.

    Fazes mal em deixar esta discussão.

    A descrição que fiz qualquer pessoa a pode fazer. Basta, por exemplo, ler qualquer livro de História Universal ou Enciclopédia.

    Não posso é deixar de responder a quem acusa só Israel e os EUA pelo que está a acontecer no Médio Oriente.

    Todos os conflitos têm pelo menos duas partes e o mal não está só de um lado.

    Boas discussões porque a falar é nós nos entendemos.

  31. Carlos says:

    @Bikoka Frita
    Como vês o bom senso fez-me voltar atras nas mjnhas palavras
    e ao reparar em mais uma entrada não cedi á curiosidade
    Sim a tua descrição pelo menos para mim não é novidade mas é de louvar a tua paciencia em explicar, principalmente para aqueles que escrevem sem ter qualquer noção sobre nada apenas para marcar presença, a falta de cultura hoje em dia é enorme e meios como a net que deviam ser usados em seu prol, servem apenas para divulgar pornografia ou outras formas alienatorias .
    Quanto á Boa discussão acho que já deixamos bem claras as nossas saudaveis divergencias.
    Por isso espero voltar a trocar ideias contigo noutro post e de preferencia sem falarmos do medio oriente
    Felicidades Carlos

  32. Bikoka Frita says:

    @Carlos,

    Ainda bem que reconsideraste.

    Esperemos então mais discussões sobre este e outros temas.

    Quanto à paciência deve ser dos meus 36 anos de idade porque noutros tempos começava a disparar para todos os lados: descobri que não é boa política!

    Felicidades e boas férias (que é o meu caso!).

  33. Vitor says:

    Um dia destes ha uma guerra eas Naçoes Unidas ainda vem ca a Portugal devolver umas terrinhas aos espanhois ou aos romanos (italianos), tel como fizeram ao criar o dito estado de israel em 48…

    Como reagiam???

  34. Lápis Azul says:

    He he he… mais lenha p’rá fogueira… mas…
    Olivença é nossa!!!! acho eu…

  35. Bikoka Frita says:

    Se as decisões do Conselho de Segurança não são para cumprir como se pode subentender das palavras do Vitor então a intervenção dos EUA contra o Iraque não pode ser criticada: afinal se tivessem atacado oo nosso país e tivessemos uma forte suspeita de que determinado líder tinha apoiado a organização terrorista que nos atacou como reagiriam?

    33 países apoiram o plano das Nações Unidas para tentar resolver de uma vez por todas os conflitos entre os israelitas e os palestinianos.

    Deviam estar todos enganados!

  36. Bikoka Frita says:

    Quando à questão das terras aconselho o Vitor a ler este artigo:

    http://en.wikipedia.org/wiki/Jewish_exodus_from_Arab_lands

    Boas Férias novamente!

  37. UKN says:

    Do lado do não, faltam alguns dos que ganham com o petroleo.

  38. Ra§o says:

    quero biscoito

  39. Arlindo Tupolev says:

    PAREM COM DEMAGOGIA….

    PARA OS EUA, ISRAEL, INGLETERRA E GRANDE PARTE DO OCIDENTE DITO 2DEMOCRATICO” SÓ EXISTE UM DEUS…

    O DINHEIRO RESULTANTE DA EXPLORAÇÃO DAS RIQUEZAS DO MUNDO, QUE RESULTAM NA MISÉRIA QUE É TER, EM PLENO SÉCULO XIX, CRIANÇAS A MORREM DE FOME.

    aBAIXO O SIONISMO E IMPERIALISMO NORTE AMERICANO…

    BOLAS… nunca pensei voltar a usar estes termos, mas a verade é que isto está igual ou pior que o pior dos tempos da humanidade…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.