PplWare Mobile

CyanogenMod quer eliminar dependência da Google no Android


Apaixonado por tecnologia, encontro no Pplware a forma ideal de mostrar aos outros os meus conhecimentos e de partilhar tudo o que me interessa neste intrincado universo

Destaques PPLWARE

  1. Mota says:

    Apoio totalmente a ideia.. mas será que isto mesmo vai funcionar?

    • Marc Solèr says:

      Creio que sim… Afinal o Android é open-source

      • rui says:

        opensource é diferente de gratis “free as in beer” e de “façam o que quiserem com isto”, tem de respeitar licenças, direitos de autor e propriedade intelectual e não sendo o caso do android poder ter de se pagar para utilizar o código apesar de ser open

      • Flink says:

        … é open-source mas tal como o artigo faz referência, baseia-se em muitas patentes de outras empresas que não a Google, e isso tem custos. Custos esses que se o rumo do Android for por caminhos que não interessa à Google, alguem vai “dar um murro na mesa”.

      • Luis Sa says:

        Pois é…. Android = open-source mas alguém tem que pagar as patentes!
        Esta ideia só tem cabimento se fizerem uma parceria com a Microsoft. E isto duvido que seja boa ideia porque a Microsoft não fica a perder!
        Nao me cheira!!!

    • João Terra says:

      Tamb[em apoio esta ideia

    • Mota says:

      Poisssssssss extamente por causa do “open-source” é que levantei a questão.

      Podem usar o código mas é necessário respeitar regras, veremos o futuro.

  2. manito says:

    Finalmente algo positivo no horizonte do Android, a google só já estava a complicar a coisa. Se de facto o android melhorar em certos aspectos, sem a google, pode ser que eu experimente.

  3. Aybara says:

    Lá por ser open-source não quer dizer que não tenha custos. Nem todo o código do android está coberto por uma licensa gnu, apache ou bsd.

    Muito código do android usa algoritmos que têm patentes nos estados unidos, que a google e a android aliance suportam.

    Depois há coisas como funcionamento de um GPS, de uma rede wifi, um hotspot wifi, ligaçoes a redes GSM/HDSPA/LTE que tambem tem patentes de funcionamento dentro de um sistema operativo móvel.

  4. PR says:

    Esta ideia não me parece descabida de todo, mas tenho uma dúvida: Caso o Android não tivesse um “dono” (Google) não se tornaria uma bandalheira de várias versões de Androids tal como acontece com os SOs Linux para PCs?

    Eu como utilizador de Android e SOs baseados em Linux, tenho a opinião que um dos maiores entraves à evolução e à expansão do Linux deve-se, em grande parte, à enorme confusão que uma quantidade ridícula de diferentes distribuições provoca. Por outro lado, apesar de existir varias versões de Android, existe uma empresa dedicada a desenvolver o verdadeiro Android, que depois acaba por ser a versão que é seguida por todas as outras empresas dedicadas a desenvolver em cima do verdadeiro Android.

    Na minha opinião, a estratégia da Google parece-me bem mais acertada, e a verdade é que têm-se revelado muito bem sucedida com uma grande aceitação por parte das pessoas, já as distros linux…

    • Carlos says:

      Pois a google é que lidera o Android e vai libertando o código conforme as versões, mas tu és livre de criar uma nova versão Android dar lhe o teu nome e versão 10.0.

  5. Gerardo says:

    Para mim o Android vai morrer (e o iOS e o WP e todos os SO’s móveis). Chegamos a um momento em que os dispositivos móveis já têm capacidade de processamento para correr SO’s de desktop. Sendo assim quem é que vai querer correr Android (mini Linux) quando pode correr Linux a sério? Quem é que vai querer correr WP (ou windows RT) quando pode correr Windows “completo”. Quem é que vai querer correr iOS quando pode correr OSx ?

    Na minha modesta opinião, num futuro bastante próximo, estes sistemas operativos móveis serão apenas recordações (como o symbian) e serão falados como SO’s de transição. Como o windows RT e como aquelas boards, que no inicio do DDR3 suportavam DDR2 e DDR3.

  6. rmcrys says:

    Claro, a Google cria, esfarrapa-se, e depois copiam e ganham experiência e querem roubar o que apesar de código aberto, pertence à Google. Só craques.

  7. sakura says:

    uso arch linux pq, kiss and SaaS é só complilar, free and only gnu. mas o bom soft é pago tanto em windows,apple,linux.
    Se a CyanogenMod quer dar o soft….. que page as patentes com PUB, se não que cobre o valor do soft.
    Kiss.

    já agora para mim o windows é TOP, e pago mas……… ex: da tdt a meo, ok tb vejo filmes na net com tdt.

  8. Paulo Santos says:

    Eliminar essa dependência também implica deixar de ter a Play Store …??? Acho que neste momento um SO sem loja de apps bem recheada não vai a lado nenhum. Android sem Play Store ? Não vai correr bem..

  9. Paulo Santos says:

    A guerra entre SO’s também passa pelas apps que fornecem.. E se a cyanogen vai querer ter a sua loja então tem muito trabalho a fazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.