Criado sistema que prevê ataque cardíaco 24 horas antes!!!
Os investigadores Pedro Bizarro e Diogo Guerra, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), desenvolveram um protótipo de uma tecnologia altamente inovadora a nível internacional na área da monitorização dos Cuidados Intensivos dos Hospitais, capaz de prevenir, com 24h de antecedência, a ocorrência de um ataque cardíaco.
Tal feito, mereceu o primeiro lugar da Quinta Edição do Prémio BES Inovação, no valor de 85 mil euros, não só na categoria das Tecnologias de Informação e Serviços, mas também vencedora do Grande Prémio Nacional.
Trata-se de uma tecnologia com imenso valor e pertinência, pois para além de prever, como referi, com 24h de antecedência a ocorrência de um ataque cardíaco, indica, em simultâneo, quais os factores que estão a contribuir para esse acontecimento, quais os causadores desse ataque (ex: níveis de potássio ou magnésio, plaquetas, entre outros), como também sugere medidas preventivas adequadas. Todas estas características, fazem parte das inovações da tecnologia SICU (Surgical Intensive Care Unit).
Este sistema ainda tem outra característica curiosa, pois fornece alertas clínicos que diferem por doença, idade e paciente, entre outras variáveis. Isto é, o equipamento está dotado de sistemas inteligentes que reduzem a geração de falsos alarmes, ao contrário do que acontece com os “vulgares” equipamentos do mercado. Segundo um dos criadores desta tecnologia, Pedro Bizarro, “os actuais sistemas de monitorização não reúnem informação em tempo real, e a configuração de regras é muito escassa, gerando um elevado número de falsos alarmes (ex: se o doente se mexe bruscamente é gerado um alarme), que acabam por ser ignorados. Todos os anos milhares de pacientes internados nos cuidados intensivos sofrem Enfartes Agudos do Miocárdio, apesar de estarem ligados a sistemas de monitorização contínua”
Para além da inovação, das muitas vidas que pode vir a salvar, ou problemas que pode prevenir, esta tecnologia tem também as seguintes características:
- Sistema Flexível
- Facilmente manuseável
- Capaz de ser reconfigurado pelos médicos e/ou enfermeiros
- Possibilidade de se ter acesso a toda a informação do paciente, em tempo real
- Informação como: Ritmo cardíaco, pressão arterial, temperatura e informações sobre testes laboratoriais
- Criação de alertas personalizados
Esta tecnologia foi desenvolvida no âmbito do projecto europeu BICEP: Benchmarking Complex Event Processing Systems, e contou com a parceria da Oracle Corporation, da University of Utah Medical Center, e Whitehead Institute/MIT Center for Genome.
Esperemos que não demore muito até estar no mercado, pois ideias e inovações como estas são extremamente necessárias.
Este artigo tem mais de um ano
É com noticias como estas que tenho orgulho disto: SOU PORTUGUÊS!
Cumps
Tanto orgulho… ena… até porque pensas que o “Zé povinho” vai ter acesso imediato a isto?!
Ya… orgulho, em estar 2h à espera que nos atendam nos centros de saúde…
Ya… orgulho… em médicos que mal chegam a olhar para ti, e te despacham com uma pomadita ou uns comprimidos de 5euros só para desamparares a loja…
Ya… orgulho… em haver pessoas que recebem cartas a dizer que passado não sei quantos anos, já podem ir à operação que lhes pode salvar a vida, temos pena, mas já morreu!
Ya… orgulho… em ter idosos a sair da cama às 4 da manhã, apanhar um táxi, e estar a fazer fila em frente ao centro de saúde, que com um pouco de sorte, são atendidos lá pro final da tarde…
Ya … orgulho … EM Q ?!?!?!?!?!
Só para os estádios e outras pantominices é que há dinheiro, saúde, educação, etc… parecemos um país de terceiro mundo, também tens orgulho nisto?!
velho do restelo………..
Muitos parabéns aos criadores! 😀
velho não, até pelo contrário, tenho é olhos na cara.
De facto a iniciativa/descoberta/invento referida no post é de louvar, mas vir para aqui dizer que tem orgulho… nem 8 nem 80…
Já viveste noutro país?
Porque não ficaste lá?
Eu sou português e com muito orgulho.
Já.
E vamos terminar a flamewar por aqui.
Orgulho nos nossos cientistas/universitários/etc ainda compreendo.
Orgulho no no país em si, são coisas diferentes.
Agora entende komo quiseres.
E se queres mesmo saber… não fiquei porque eram racistas… coisa que nós deveríamos ser também!
Por isso é que eles andam para a frente, e nós estamos como estamos, tem mais vantagens e regalias um brasileiro que um dos NOSSOS. E mais não digo, antes que a flamewar se estenda mais do que o necessário.
Nacionalista sim, de olhos tapados? Não…
em primeiro gostava de dar os parabens a quem trabalhou para este sucesso! muitos parabens e continuação de bom trabalho!!
@itdept
1º o que fizes-te pa mudar essas situações? já viste onde estão os erros e o que fizes-te para resolver? quando digo isto não é só reclamar! é por exemplo pedir fatura quando compras algo!! é preferir produtos portugueses(cod. d barras 560…)!!! para que? para o estado ter dinheiro para pagar aos profissionais!
2º não gostas do publico podes ir ao privado! fica sabendo que em muitos paises nem publico há!
3º não ves o lado bom do pais!! queres que faça uma lista?
4º se já viveste noutro pais e voltas-te é porque gostas de PORTUGAL!
1º facturas… SEMPRE, eu melhor que ninguém sei bem como são os esquemas de software de certas software houses que permitem “limpar” uma boa quantia nos talões que muitos “desperdiçam”.
1º.2 – 560, já sabia isso mt antes de começar a ser noticia de TV, se procurares por “recoding”, é uma técnica mt interessante, daí ter adquirido o conhecimento sobre o 560xxx
2º Nesses países onde nem o público existe, há-des reparar que o salário medio, permite e bem, pagar no privado… tenta lá essa habilidade com 500 euritos 😉
3º todos os dias vejo o lado bom, senão já tinha emigrado…
4º já tinha respondido a essa pergunta num post anterior. Eram racistas e eu era o estrangeiro 😛 logo, a ovelha negra.
*hás-de
Ele referiu que tinha orgulho no conhecimento português, não na direcção e gestão do estado e seus recursos.
É verdade que termos todos Magalhães em vez de saúde, darem mais importância ao ensino sem os professores ao culpá-los do insucesso (na generalidade), a lei não funcionar não nos vai levar a lado nenhum.
Mas com portugueses como estes da investigação sim, com avanço e reconhecimento devido creio que todos poderão ter orgulho da sua nacionalidade.
Boa semana a todos 😉
Finalmente uma unica pessoa que entendeu o meu objectivo.
A todos os outros… :X
Uma aposta em como os criadores não tardam em receber propostas para saírem deste país e irem trabalhar para outros países. É assim, por cá, vamos formando alguns crânios que irão contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico de países que não gastaram um cêntimo na sua formação.
Se por cada vez que nos inventamos algo, temos alguém como tu a dar esse apoio todo mais vale estar quieto mesmo.
Eu não tenho orgulho deste país, tenho sim orgulho das nossas pessoas… Na generalidade são trabalhadoras, empreendedoras, inovadoras.
Dessas pessoas, do meu povo, isso sim tenho muito orgulho.
Tenho também orgulho das coisas lindas que por cá temos, tenho orgulho do nosso clima, da nossa gastronomia.
Agora do país politizado, mal gerido e injusto que os políticos controlam… Desse já não me orgulho tanto…
nem +
😀 😀 😀 😀
Felizmente há pessoas que não dormem e engolem tudo o que a tv cospe para fora. Bem haja!
Parabéns aos investigadores, e sobretudo aos auxiliares, que na maior parte das vezes são quem torna a investigação possível, e o seu nome nem é tornado público!
Infelizmente a maioria contenta-se apenas com “aparências”. Já imaginaste o país que teríamos se se valorizassem as competências, em vez dos compadrios?
Possivelmente haveriam muitos mais ITDept a questionarem as nossas estruturas!
Fiquem bem!
claramente velho do restelo e, pior ainda, nem sabes do que falas. há sítios no interior onde os médicos não querem ir, é verdade, mas tb há sítios onde és atendido numa unidade de saúde familiar em 20 minutos, a qq hora do dia. pelo menos aqui na minha zona é assim. e não estou em lisboa nem porto.
e qual é o problema da pomada custar 5 euros? preferes q a consulta demora 2 horas, a pomada custe 50 euros e o resultado seja o mesmo? enfim…
Zé Luis, eu tb sou atendido em 20min… mas no Privado. No público tenho que estar as 7h da manha a porta do centro de saude para ser atendido as 11h/12h ou até mesmo da parte da tarde.
No hospital, pouco difere.
Eu preferia que me diagnosticassem rapidamente e me dessem a prescrição adequada, que não me demorassem a atender e até mesmo que o preço fosse os 50€ (ou metade, no caso dos genericos, na sua maior parte) mas que me resolvesse o problema. AH! E me tratassem com respeito, em vez de me tratares como um frete.
Estou completamente de acordo com o ITDept. Cada linha que ele escreveu!
Já agora, as fronteiras abriram demasiado tempo e sem fiscalização. LOGO Portugueses desempregados = emprego de estrangeiros, legais ou não!!
Sou de acordo com as fronteiras abertas mas com peso e medida em vez de proporções desmedidas como era o caso de há bem pouco tempo atrás!
É de louvar a inovação e as mentes que tempos, em termos de cientistas, medicos, etc.. Mas é VERGONHOSO a política que temos!!
Se não fossem muitos estrangeiros, como vocês dizem, havia muito menos população e cada vez mais envelhecida… ainda pior do que agora… eles tb contribuem para a nossa economia! Cuidado com o que dizem!
@José Pedro
Concordo, mas também acho que é um “pau de 2 bicos” de todo o tamanho e passo a explicar o meu raciocinio.
Nos temos que ter cuidado porque somos dos povos que mais emigra.. logo, é preciso cuidado com essas afirmações e aí estou de acordo 😉
Quanto ao envelhecimento, é o reverso da moeda.. o povo está a “envelhecer” porque os novos emigram por fala de condições, estabilidade, ordenados em condições…etc…
Ou seja, se Portugal, não digo de forma radical mas se contivesse melhor a imigração (que muita percentagem não cá andam a fazer nada) mais postos de trabalho surgiriam para nós, melhores condições, e o nosso dinheiro ficava cá.
Agora, quando vamos a uma loja, a cada esquina temos um imigrante a trabalhar, o que vejo é “menos um trabalho para um portugues” e esse mesmo imigrante a levar o dinheiro para o seu país, que é o que muitos fazem… ou seja.. é uma GRANDE bola de neve que aqui anda e Portugal se não arranja forma de balancear as coisas (sem extremos) estamos todos tramados. Imigrantes, bem vindos.. mas com mais contenção.
Há, e já agora… uma das soluções que deveria ser mesmo rádical era:
“Não estás cá a fazer nada? Repatriado”
O que este governo faz é o oposto.. “Não fazes cá nada… és um coitadinho da sociedade porque roubas? Toma lá um rendimento de inserção social…
Desculpa lá não ter respondido antes, mas não vim cá ao post.
Eu comentei a noticia e o orgulho vem maioritariamente pela inovação que é portuguesa!!
Para provares o contrário do que eu disse foste buscar aspectos negativos (mas são factos) do nosso país, coisa que eu não comentei.
Que o nosso país está mal em muitos aspectos eu sei e sei bem! Estou muito ciente dos ambientes hospitalares porque passei por eles quase dia sim, dia sim senhor durante os meus primeiros 18 anos! O dinheiro ser mal investido e não ser investido na educação e saúde estou completamente de acordo! Contudo, tenho orgulho de ser português sim senhor. Se eu quero que Portugal seja melhor não vou estar a negar o meu nacionalismo e cruzar os braços… porque senão o que vai mudar?
É de um grande orgulho e importância esta inovação tecnológica!! A exportação High-tech portuguesa é mal vista no estrangeiro porque não é de confiança. Devido à grande importância desta inovação, e de outras que os portugueses podem conseguir, pode-se cortar com o senso comum da inovação e tecnologia portuguesa e esta passar a ser sinónimo de qualidade no exterior.
Não podemos estar preocupados com a concorrência da Chinas e Indias por venderem produtos sem qualidade como os nossos e mais barato. TEMOS QUE INOVAR E COM QUALIDADE!!!
Por tudo isto, eu SOU PORTUGUÊS! Mas também sou cidadão da UE:).
AH! Os teus comentários de racismo uns comentários abaixo eram escusados. Apesar de ter conhecimento das realidades que descreves, responder guerra com guerra só faz sentido em filmes de hollywood. Até nisto precisamos de evoluir.
Cumps
excelente post!
mais uma vez a tecnologia aliada à saúde…este sistema provavelmente irá salvar muitas vidas
como sempre pplware a nos dar a conhecer estas inovações, parabéns 😉
só uma pequena dúvida, onde diz University of Utah Meducal Center..não será Medical em vez de Meducal?
🙂
Sim, obrigado pelo reparo.
de nada 😉
Portugal anda a inovar no campo da medicina.
Por muito mal que digam do nosso país, estas notícias são de louvar, ainda para mais um sistema que ajuda a prevenir uma das maiores causas de morte em Portugal.
Excelente artigo, Marisa.
Ho my God!
HMG?
Oh My God
So,
OMG
😀
Cumps
Noticia espetacular!
Das coisas que mais prezo na tecnologia é quando esta é usada para este tipo de fins. (ao contrario do que se vê ultimamente que a meu ver fazem mais o ser humano andar para trás que para a frente)
E sabendo que, mais uma vez, estão portugueses por trás disto é algo que dá certo orgulho e ao mesmo tempo revolta, por não terem mais destaque e serem mais aplaudidos pelos media em geral… que preocupam-se com coisas futeis e dão méritos mais depressa a um jogador da bola que este pessoal que fica uma vida inteira a tentar contribuir com inovações como estas, para beneficios de todos nós…
Completamente de acordo. Acho que aquilo que devia ser devidamente valorizado (… e até mesmo vangloriado) e financiado era a inteligência e o saber e não um grupo de badamecos a correr atrás de uma bola!
Concordo contigo, mas temos o que merecemos, pois cada povo escolhe os seus ídolos e os seus modelos a seguir. Infelizmente neste país ou tens um padrinho e umas boas cunhas ou não sais “da cepa torta”, como diz a minha avó.
Bem podes ser o melhor, o mais inovador… mas se as televisões e jornais te ignorarem, se te marginalizarem, não vais longe.
Este país deveria ter um movimento apolítico, com jovens empenhados para lutar pelos cargos de liderança deste país.
Tirar aqueles velhos corruptos do poder, banir os corruptiveis e dar um rumo novo a este país. Quem está à frente do governo, quem está à frente do ministério público, quem está à frente do banco de Portugal, quem está à frente dos cargos decisórios?
Pessoas que estudaram em anos onde os modelos políticos e os modelos morais eram “primeiro eu, depois eu, depois eu…” egocentrismo e cartelismo.
Como este projecto, há tantos outros que por não terem a aposta do estado acabam numa gaveta e mais tarde… aparecem no estrangeiro nas mãos de alguém em quem, lá fora, alguém apostou.
É ver as verdades que são ditas na comissão de ética…
Ainda bem que temos estes exemplos de sucesso, são motivo de rejubilo e crença na luz ao fundo deste túnel.
Vitor M.
Não sei quem és, nem de onde és, mas aplaudo as tuas palavras.
É pena não se encontrarem mais opiniões assim.
Quiçá esse movimento que falas um dia não se levanta e corre as sanguessugas à chapada intelectual.
Porque é que o movimento em que se pensa… “um dia” não pode começar hoje, começar já? Porquê que o povo, o tal que paga o TGV, Aeroportos e autoestradas não se levanta?
Levantai hoje de novo o esplendor de Portugal!!!
Porquê que ficamos nas palavras e não agimos?
O que falta povo, o que falta?
RG
o que faz falta é agitar a malta
e enquanto 3.000.000 não votam não há forma de agitar
O povo votou.
Portugal é um país participativo nas urnas.
A culpa é de quem não votou?
Cerca de 40% de abstenção é muito elevado mesmo…
Mas também é compreensível, já não há politicos nem partidos que convençam a maioria…
Subscrevo a 100%
Eu sempre disse que precisamos de uma nova geraçao de políticos e afins para isto ir de uma vez por todas ao sítio. E ás vezes digo-o muito bem explicadinho a pessoas que mesmo assim nao me entendem. Pk? Porque são precisamente da geração que tem os cargos poderosos, são da geração dos politicos corruptos que foram educados segundo paradigmas totalmente diferentes…
Concordo que temos o país que merecemos, alias até costumo dizer que o futebol é o espelho do país. A iniciativa é de louvar.
A maior parte dos nossos investigadores/cientistas foram para fora e em certas areas não ficamos a dever nada aos melhores.
Eu também já tive esperança nos novos em relação aos velhos do poder mas já a perdi quase toda, os novos são iguais ou piores.
O melhor é mandar abaixo e fazer tudo de novo.
Viva la revolution 😛
concordo contigo!
eu acho que consigo ter uma pequena explicação!
é mesmo pequena!
isto é assim…
os portugueses são muito bons na tecnologia! andam sempre metidos em tudo! porque não tem destaque?
porque formam-se em portugal… só que depois não arranjam emprego porque não tem cunhas ou não há empresas portuguesas nesse ramo… isso leva a que eles vão para uma empresa internacional ou estrangeira.. depois quando eles conseguem fazer algo nunca vai assinado com o nome deles mas sim com o da empresa… ou seja, imagina que um portugues na microsoft faz uma cena tuda xpto, em portugal diz-se que foi a microsoft que desenvolveu e que estava um portugues na equipa de desenvolvimento… no resto do mundo é a microsft desenvolveu (e ponto final!)!
Espectacular! 🙂
Temos bons investigadores, mas o que vai acontecer, é que o governo e as empresas particulares de PORTUGAL NÃO vão dar apoios a estes investigadores, logo eles vão ter que ir para o estrangeiro para angariar fundos…. RAÇAS de políticos que nós temos…
Muitos parabens para estas cabecinhas.
Orgulho-me de ser português nestas ocasiões, mas quando os borrabotas dos advogados dos politicos metem a pata, só sabem estragar tudo.
Temos que apoiar os nossos portugas nestas investigações.
Saudações a todos.
Um por todos e todos por um
Bicancas
Muito bom!
Orgulho.
OFFTOPIC:
Não sei onde li, penso que foi aqui, um programa de vigilância pela webcam, envia fotos por mail, detecta movimento e etc etc?
Obrigado
https://pplware.sapo.pt/software/a-sua-webcam-como-camera-de-seguranca/ 😉
Boas!
Muito boa notícia! Parabéns aos investigadores envolvidos neste projecto que pode, de facto, salvar inúmeras vidas.
Mais uma vez, parabéns!
Daniel Filipe
Vítor M
eu pelo contrário sei quem és e de onde és.Do norte “carago”,tenho acompanhado o seu trabalho ao serviço da informática, e que todos os dias consulto aqui no pplware.
Vamos fazer algo por esse movimento,eu estou disponível naquilo em que puder ajudar, apesar de ser já um sexagenário, pois gostaria de deixar aos meus netos não um Portugal melhor mas sim um MUNDO MELHOR , vamos deixar esse orgulho bacoco, de dizer que somos portugueses, pois todos somos cidadãos do mundo.O importante não é Quem faz mas O que faz. O orgulho das raças está na base de todas as guerras.
Como dizia Fernando Pessoa “a minha pátria é a minha Língua”
Focou precisamente num ponto “crucial”…
“O orgulho das raças está na base de todas as guerras.”
O povo Portugues perdeu o orgulho, já não existe “Um por todos e todos por um…” é mais… “Salve-se quem puder…”…
A culpa das coisas estaram como estão não é o Governo, é mesmo das “nossas” mentalidades, falta de união. O Povo Portugues sofre um mal muito grande e tem vindo a agravar… Luta entre ele mesmo… (Inveja, Arrogancia, Falta de humildade, Falsidade…Pisa para subir mais alto…etc…)
Infelizmente…é esta a realidade. Enquanto nos “odiar-mos” uns aos outros, “sozinhos” ninguém tem força para mudar Portugal… há espera que alguém faça algo… que é o que toda a gente faz… e quando alguém dá o primeiro passo, os restantes não dão o mesmo passo para ajudar….
Parabens aos criadores!
Bom mais uma tecnologia desenvolvida em Portugal que nós portugueses nos podemos orgulhar, só falta isto vir para o mercado e começar a ser comercializado.
Marisa continua no bom trabalho.
Cumprimentos.
«Todos os anos “milhares de pacientes internados nos cuidados intensivos sofrem Enfartes Agudos do Miocárdio apesar de estarem ligados a sistemas de monitorização contínua”, observa Pedro Bizarro», um dos inventores.
Muitos milhões morrem do mesmo fora dos cuidados intensivos. Será que além de equipamento hospitalar têm em vista algo mais portátil ? Dizem eles (FeedZai.com): “We are building “something” very fast, inexpensive, easy-to-use, and easy-to-deploy…”
Se for barato compro um 😉
Portugal em termos de inovação é um país que dá cartas com grande frequência e é de facto pena que os media não divulguem com a mesma frequência essas inovações.
Permitam-me agora discordar de se falar mal de jogadore de futebol ou qualquer outra actividade profissional só porque tem mais protagonismo.
Cada macaco do seu galho. Deve haver lugar para o futebol como para tudo o resto. O que está errado é não se dar valor a quem o tem. O errado é não se divulgar o que de bom se faz em Portugal.
E mais não digo.
Abraço a todos e parabens ao pessoal do pplware que faz um bom trabalho de divulgação.
Grande Pedro! Força DEI, a minha escola de Coimbra, pelo mundo da inovação a fora… tas aki <3
Criticar é a coisinha mais fácil do mundo. Vivemos uma época em que um qualquer “barda###” nem que seja APENAS para se evidenciar opina no bota abaixo. Vemos isso nas televisões onde abunda essa fauna.Eu apenas deixo uma pequenina sugestão: “quem não está bem muda-se”. Hoje nem passaporte se precisa para transpor fronteiras bem longe do Portugal que tanto criticam. E porque não temos outro, já pensaram em ir fazendo as malinhas?
Não li todos os comentários, mas o que me parece é que alguns querem o país perfeito? Existe isso?! NÃO, claro que NÃO!
“eeii, ir prá america é que era” – cada país, canda canto de esquina tem de obedecer a certas regras, leis diferentes, mentalidades variadas…
ITDept, não quero ser indelicado nem mal-criado, mas pareces um bocado como os burros (com palas que só vê para a frente, isto é, só vê o que quer). Claro que o “Zé Povinho” não irá ter acesso imediato a estas coisas, mas também já pensaste – por exemplo – os carros que se fazem (aqueles que sonhas com eles mas nunca os vais ter?)
Apenas quero dizer que existe diferenças de cidade para cidade, imaginemos de país para país. Diferenças de classes sociais existe em todo o lado…
Achas bem também os Americanos serem obrigados a estarem “coletados” numa “Health ensurance” senão nem podem ser atendidos enquanto pacientes? Já imaginaste que em certos países as pessoas nem acesso/dinheiro têm para medicamentos? Não têm um preservativo sequer para prevenir o vírus HIV que é sexualmente transmissível? Não têm um pão, maça, seja o que for?
Por isso, acho que o teu primeiro post a atacar o Lycanthrope foi feio. Somos todos diferentes, logo tudo funciona diferentemente de sítio para sítio.
Sem ressentimentos, nem confusões 🙂
os meus parabéns,
seria ainda mais brilhante se fosse tudo publicado e disponibilizado para a comunidade ao estilo de open source!
Quero, antes de mais, dar os parabéns a quem desenvolveu este projecto. O mundo da informática para a Saúde é vasto e é, com este tipo de iniciativas, que começa a ser explorado e desenvolvido. Peço a todos os Informáticos para a saúde que sejam inovadores e empreendedores e que levem este tipo de projectos a bom porto.
Que continuemos a ser o “país dos descobrimentos”!
Bem… Espectacular este sistema!!!
isto de se dizer que se tem orgulho em ser portugûes porque um gajo inventar uma coisa útil que vai ser um bocado falada durante 2 anos…
digo mais depressa k tenho vergonha da situaçao em quevem é estamos e de sermos falados lá fora todos os dias por maus motivos.
claro que eles tem mérito mas não vamos exagerar e começar a desatar ao murro ou a correr para o fanatimo do orgulho nacional porque o zé inventou uma maquineta que prevê a queda da banana. é util, posso vir a precisar disto (espero bem que não), mas mais uma vez acho que dizer que se tem orgulho em ser tuga nestas situações é deprimente.
cada um nasce onde teve a sorte ou azar de nascer e vive com isso para o resto da sua vida. nem que não viva lá.
Sim… mas sinceramente, sinto-me melhor por ao dizer isso em momentos como estes do que o nacionalismo futubolistico à volta da selecção… não?
Sinceramente, quando comentei não tava com ideia que isto fosse tomar as proporções que tomou… mas pronto.
Esqueçam lá os nacionalismos e vamos omenos congratularmo-nos com a invenção lol.
Cumps
Este tipo de iniciativas e estes projectos deveriam ser cada vez mais explorados em vez por exem.em andar a ver se tem alguem no espaço a passar la ferias gasta-se bilioes e bilioes nesses projectos em vez de direcionar esse dinheiro para o combate as doencas do ser humano,em relaçao em ser um portugues e uma coisa sim que me enche de orgulho porque so demonstra que tb somos capazes como qualquer outro povo em inventar e explorar a informatica pra saude,em relaçao ao pais esta assim porque aderimos ao EURO e nao tinhamos capacidade pra tal somos muito pequenos a nossa economia e fraca e exploramos mt pouco quem esta a sofrer e o povo que votou nesse referendo e nao me venham dizer
…se Portugal nao fosse para a UE nao iria evoluir que outros paises nao estao la e vivem muito bem,tb culpo a m…da politica europeia que e so virada para os ricos e por isso o fosso e cada vez maior entre ricos e pobres julgo que ja nem deve existir classe media o juro europeu que bate recordes e as pessoas nao teem como pagar as casas,culpo tb esses baroes do petroleo que investem em futebol-chelsea-m.city e a gasolina esta sempre a subir e com isso os produtos todos os serviços,em relaçao aos estrajeiros eu tb estou no estranjeiro a tentar melhores condiçoes de vida ja que o meu pais nao me oferece,assim como estao no nosso pais aqueles de LESTE QUE GANHAM MAIS A LIMPAR RETRETES QUE A ENGENHEIROS NO SEU PAIS,isso e culpa tb dos patroes de portugal que os exploram e a alguns nem lhes pagam e fico-me por aqui.