Corning – Uma visão do futuro 2….com vidros touchscreen!
O futuro da tecnologia passará…. pelo vidro
A “Internet das coisas” representa o futuro da computação e da comunicação, em que tudo poderá comunicar como tudo (ex. computadores, electrodomésticos, carros, bicicletas, vestuário, etc). Os dispositivos móveis vieram mudar e simplificar a forma como comunicamos, permitindo-nos estar sempre em contacto com o mundo e partilhar os mais diversos conteúdos.
Se é assim nos dias de hoje como será a nossa relação no futuro com a tecnologia e de que forma poderá ajudar o ser humano?
Depois de termos apresentado a visão da Corning para o futuro (ver aqui) e de termos apresentado as janelas inteligentes da Samsung (ver aqui) apercebemo-nos que o vidro será um material onde assentará muita da tecnologia do futuro.
Hoje trazemos como sugestão a segunda versão do vídeo “A Day Made of Glass” que foi recentemente disponibilizado pela empresa Corning - líder mundial em vidros especiais e cerâmicas. Depois do lançamento em 2011 da primeira versão, a Corning demonstra agora que a tecnologia baseada no vidro poderá chegar à área da saude, aos automóveis, as escolas, etc.
Nota: Caso pretendem ver um video mais detalhado, acedam aqui
O vidro é um material essencial neste novo mundo.Os ecrãs e superfícies sensíveis ao toque do futuro permitirão activar circuitos electrónicos complexos e realizar as mais diversas funcionalidades. Além do vidro, a informação em tempo real dependerá também de redes de comunicação com taxas de comunicação elevadas o que significa novos desafios nesta área.
Será esta uma realidade que estará ao nosso dispor brevemente?
CORNING: Corning Incorporated é líder mundial em vidros especiais e cerâmicas. Baseando-se em mais de 160 anos da ciência de materiais e conhecimentos de engenharia de processo, a Corning cria e produz componentes fundamentais que permitem que os sistemas de alta tecnologia para electrónicos de consumo, controlo de emissões móveis, telecomunicações e ciências da vida.
Homepage: Corning
Este artigo tem mais de um ano
Só me pergunto a mim mesmo quanto custara esta tecnologia?!
Dps em vez de roubarem fios de cobram começam a andar com pedras nos bolsos e a roubar vidro!!
Começam é a roubar os lasers, sensores e projectores de imagem, o vidro não é a parte mais importante 🙂
Podem ir para as praias roubar areia também…
Adoro este tipo de videos/artigos!!!!!
Parece tirado do filme Avatar, muito bom.
O problema aqui nem é vidros touchscreen, isso existe em qualquer smartphone, é mais vidros com imagens.
não é o vidro que é tochscreen, é uma película que é colada sob o vidro. Nas peliculas resistivas tinha que ser colada sobre o vidro, pois é a pressão do teu dedo que indica o posição onde a película foi tocada.Um estilete tem mais precisão, porque a pressão está a ser feita sob o ponto menor (e com mais pressão). Nas películas capacitivas o teu dedo altera a capacitância num determinado ponto. Por isso é que as películas podem ser colocadas atrás de um vidro. E é por isso que um estilete não faz nada, a não ser que seja inteiramente condutor. As películas podem ser coladas num vidro, mas também podem ser coladas sob plásticos, acrílicos, e até materiais cerâmicos, para, por exemplo, fazer-se teclados.
Um película não tem que ser algo completamente transparente e flexível. Claro que para ecrãs é o indicado
Olá! Como podem ver esta tecnologia já existe (https://pplware.sapo.pt/informacao/smartphone-aston-martin-um-bolide-conceptual/) mas os processos de fabrico ainda devem ser extremamente caros e portanto é incomportável a sua comercialização :(.
Mas resta-nos a esperança de um dia quando formos avós pudermos utilizar estes “vidros” quotidianamente!
Algo me diz que não será para todos…
Nem estará para um futuro próximo, visto que os custos de comercialização de algo assim seriam astronómicos…
Recordo que os vidros da Corning já está presente no novo Nokia Lumia 800
Isto tudo é muito bonito nestes vídeos todos “concept xpto” mas na prática, muitas das aplicações não irão passar do papel porque sinceramente para mim não há grandes vantagens.
Qual será a vantagem de ter um tablet só com o display em vidro transparente quando se pode ter um tablet no futuro com um ecrã de altíssima resolução ou com cores super definidas. Sem ser o aspecto do design há poucas vantagens (ainda mais se o preço for exageradamente mais alto).
Agora nalgumas aplicações como apresentação de informações no para brisas de um carro, vidros com a capacidade de controlar a opacidade com o toque, etc. isso sim deve ter uma massificação em breve.
Uma tecnologia que consiga de uma forma barata aplicar um sistema de touchscreen (que não precisa ter muita precisão) a um vidro e projetar uma imagem tudo de uma forma barata irá ter um sucesso enorme e alterará a industria, agora se o preço for altíssimo só iremos ver isso em aplicações muito específicas que para o resto temos cada vez LCDs e LEDs mais baratos e com melhor qualidade
Primeiro acho isto maravilhoso, depois lembro me que estamos em crise economica xD
Nada aqui é ficçao científica, apenas pouco viável economicamente, mas diz-nos a historia que o preço da tecnologia tende a descer o que provavelmente tornará tudo isto banal a médio prazo
Concordo ,e já tinha escrito esta nova tecnologia dá um aspecto Zen que de facto tornará muito agradável a sua utilização , já basta os telejornais e as noticias que nos entram pelo radio do carro , para nos deprimirem , esta tecnologia pode ser muito bem um bom antídoto para estados de espírito menos positivos .
Cumprimentos
Serva
Estas coisas são sempre possíveis de existirem ou de serem feitas, só não as fazem porque não querem. Quem manda antes prefere meter dinheiro ao bolso e/ou outras coisas do que gastá-lo com coisas que realmente merecem.
Quando saiu o filme ‘Minority Report’ também diziam que aquilo era impossível, controlar monitor com gestos, hoje isso faz-se com xbox kinect: http://www.engadget.com/2010/12/09/kinect-finally-fulfills-its-minority-report-destiny-video/
Qualquer dia também temos tecnologia da serie Terra Nova: http://www.techau.tv/blog/terra-nova-technology/
Ao dizer ‘também temos’ quer dizer que irá existir porque para uma pessoa normal ter isso deve ser bem caro 🙁