Coreia do Sul quer proibir uso do smartphone enquanto caminha
Em poucos anos o smarpthone passou a ser um objecto tecnológico fundamental na vida dos cidadãos. Hoje em dia são já raras as pessoas que não têm um dispositivo móvel e as que o usam vivem “agarradas” a tal tecnologia.
Mas caminhar e usar o smartphone começa a ser cada vez mais uma acção perigosa tendo até alguns países criado vias específicas. Mas a Coreia do Sul quer ir mais longe e pretende mesmo proibir o uso do smartphone enquanto se anda.
De acordo com um relatório recente, só nos Estados Unidos o número de acidentes relacionados com peões distraídos por culpa dos smartphones aumentou 35% desde 2010.
Tendo em conta que usar o smartphone enquanto se caminha é uma acção cada vez mais perigosa, a Coreia do Sul já começou a produzir e a aplicar sinalética para proibir tal “moda”.
Por enquanto esta é uma medida que faz parte de um projecto piloto e que visa essencialmente alertar os cidadãos garantindo assim a segurança rodoviária.
Portugal deveria seguir o exemplo da Coreia do Sul?
Este artigo tem mais de um ano
Constantemente usa-se o telemóvel ao volante e vamos já pensar nisto?
Aqui no BRASIL as pessoas se desligam do mundo a volta, ficam concentrados em seus dispositivos. Deixam de viver, infelizmente.
Surpreende-me que haja gente com smartphones no brasil com tanta miséria e fome, dinheiro mal empregado, secalhar esses não tinha grande pena se fossem atropelados por um onibus.
É normal essa surpresa tendo em conta a dimensão da tua inteligência.
Sim ter smartphones é mais inteligente que ajudar os que estão na miséria.
Cada um tem que fazer por si, os recursos são limitados e é assim que se garante a distribuição justa destes. De qualquer modo, nem todo o Brasileiro dorme pelos cantos.
Concordo, eles são bem especificos apenas enquanto se caminha na rua, ou seja, pode-se sempre parar na rua ver o telemovel e continuar andar depois. Penso que seja uma boa medida visto que na cidade cada vez mais os peoes vão contra as pessoas na rua porque vao colados ao ecra do telemovel.
LOL, “aqui no brasil”.
Em todo o mundo mê irmão
Um dia desses ia atropelando um que se meteu á passadeira sem olhar … estava mais atento ao tlm .
Até que enfim alguém os tem no sitio para fazer o certo. Bravo. Que isso vá para a frente. Aqui em Portugal deveriam fazer o mesmo. E caso contrário penas pesadas.
Concordo, deve-se banir todo o tipo de comportamento zombi nas ruas! se querem ser zombies façam-no em casa, teem todo um mundo de possibilidades com a realidade virtual nem precisam de sair de casa, ponham um tubo na garganta e outro no cu! onward to the future!
Aposto que nunca passeaste na rua distraído com nada.
Só com a paisagem e não pago para tal, perfeito.
Cheira-me a hipocrisia….mas nem quero saber sinceramente!
Não zé, é mesmo gosto em ter os olhos na realidade em vez do smartphone que filtra a realidade como uma palhinha.
Não é preciso proibir nada. Lá voltam outra vez as soluções mais fáceis.
Em tempos sugeri uma abordagem muito mais amiga e preventiva mas parece que ninguém a utilizou. Ofereci a ideia.
Agora, só a sugiro se houverem parcerias para quem quiser construir essa utilidade.
Parece quem ninguém quer saber da tua ideia
Provavelmente por ser demasiado estúpida.