Controle o Smartwatch com as ondas dos seus dedos
Um dos problemas que os Smartwatches apresentam é que a sua utilização ocupa as duas mãos! Já reparou que uma segura o relógio (através do pulso) e é a outra que opera as funcionalidades? Mas isso toma a usabilidade constrangedora nos dias de hoje quando a regra é simplificar!
Será por isso que muita gente ainda não viu utilidade neste tipo de gadget? Isso pode ter os dias contados. A tecnologia chama-se Aria e permite que use só uma mão para interagir totalmente o seu smartwatch.
Actualmente, o smartwatch ainda é visto como um dispositivo apêndice do smartphone e que não traz grande utilidade ao dia a dia. A par disso, e para agravar esta imagem de inutilidade, a manipulação do relógio, tal como os conhecemos agora, obrigam a que sejam usadas as duas mãos. Num pulso está o relógio e este é utilizado pela outra mão. Muito embora estes já tragam os assistentes pessoais, e falamos claro do Google Now no Android ou do Siri no WatchOs da Apple, ainda estão longe de ser práticos, fiáveis e "intuitivos", este último nunca o serão!
Assim nasceu o Aria que torna possível controlar o seu dispositivo "wearable" apenas com os dedos.
É interessante ver o efeito. Estamos perante um mágico ou um feiticeiro a desempenhar as suas magias, as feitiçarias onde as mãos tornam as vontades vivas e os desejos são ordens. Com o abrir da mão chamam-se os menus, o movimento de pinça é o escolher a opção e tudo é fluído como se estivesse ligado ao nosso pensamento.
Esta tecnologia foi desenvolvida pela empresa Deus Ex Technology. Aria é um dispositivo que se coloca como um clip na bracelete do smartwatch, entre o nosso braço e o relógio. Quando apertamos a bracelete do relógio, o Aria é mantido bem encostado a parte inferior do nosso pulso, onde sente os movimentos musculares distintos e os gestos que fazemos. Por exemplo, há diferenças nos diferentes movimentos dos dedos, na contracção do polegar, e até nas várias combinações dos dois.
Os sensores incorporados no dispositivo podem distinguir até 20 movimentos diferentes e, em seguida, comunicar esses controlos ao smartwatch através de uma ligação Bluetooth. Durante a instalação, o utilizador decide quais gestos que irão controlar certas funções, para tornar mais simples a utilização do que realmente faz falta.
Pode parecer algo tão básico, tão simples, mas esta tecnologia elimina a maior desvantagem dos smartwatches: operação com as duas mãos.
Se as suas mãos estão ocupadas, é um verdadeiro aborrecimento para ter acesso às funcionalidades do relógio. Agora, em vez de usar a mão livre para percorrer através das suas aplicações e funcionalidades, basta simplesmente apertar dois dedos, o indicador contra o polegar e está feita a escolha. Quer abrir uma mensagem? Esqueça o tocar na face do relógio, estenda os dedos. Volte ao menu principal com outro gesto. E tudo sem ter que parar tudo o que está a fazer com a outra mão.
Aria é um pedaço fino de tecnologia, com um revestimento de silicone para evitar derrapagens. Quando colocado junto à bracelete torna-se imperceptível. Somente é activado quando o utilizador levanta o braço e olha para o relógio, assim evita activar em gestos aleatórios.
O dispositivo é compatível com uma grande variedade de dispositivo Android Wear e será também compatível com iOS. O arranque da produção está somente dependente da campanha Kickstarter que está actualmente em curso.
Este artigo tem mais de um ano
E peeble não é compatível pareceu me ver um no vídeo
Pelo menos com o peeble time é compatível 😉
Depois não se admirem que alguém vos aborde na rua a pensar que estão com um enfarte..
Grande ideia. Agora imaginem as possibilidades disto noutros âmbitos?
Muito bom.