Contratos de telecomunicações vão poder ser cancelados online
Numa época em que todos os serviços estão presentes no universo da Internet, há ainda processos que nos obrigam a pegar no telefone para serem resolvidos. No entanto, o Governo pretende que os contratos com as empresas de telecomunicações possam ser finalizados de uma forma mais célere, ou seja, online.
As medidas já estão a avançar.
Com e sem fidelização
Até ao final do primeiro trimestre do novo ano, o Governo quer ter disponível uma plataforma online que permita aos consumidores cancelar contratos com as empresas de telecomunicações de forma mais intuitiva e célere.
Esta é uma medida que faz então parte do novo Orçamento de Estado para 2020, cujo objetivo é:
reforçar a proteção e confiança dos consumidores
Apesar de estarem abrangidas as empresas de telecomunicações, para já, serviços de utilidade pública como gás e eletricidade não são abrangidos por esta medida.
Plataforma Única de Cessação de Contratos de Telecomunicações
A plataforma em desenvolvimento está a ser nomeada como Plataforma Única de Cessação de Contratos de Telecomunicações, sob a alçada da Direção-Geral do Consumidor. Além disso, será financiada por fundos do Portugal 2020.
De referir ainda que o objetivo é que seja utilizada para cancelamento de contratos de telecomunicações tanto com fidelização, como sem.
Segundo o Público, o presidente da Associação dos Operadores de Comunicações Eletrónicas, Pedro Mota Soares, referiu que uma das dificuldades deste projeto é, no entanto, assegurar a portabilidade dos números de telefone. Além disso, ainda não é evidente quem ficará responsável pela segurança dos dados dos consumidores disponibilizados na plataforma.
Este artigo tem mais de um ano
Facilitar a vida aos consumidores?
As empresas de telecomunicações devem estar a espumar pela boca…
E certamente já estão a preparar medidas para dificultar 🙂 infelizmente cada vez que uma medida é tomada em prol do consumidor, eles dão a volta à lei. Faz-me lembrar a possibilidade de eu aderir a uma operadora sem fidelização, mas depois põe os custos todos e mais alguns que qualquer pessoa desiste logo…
Os custos de instalação é normal, ninguém trabalha de graça.
Podes ter um contrato sem fidelização, custa e sai caro? Sai, mas ao menos quando quiseres ver livres deles vais te embora sem A nem B.
Os custos de instalação sempre existiram, e quem te instala esta a trabalhar, não está a fazer por lazer ou um hobbie qualquer. São pessoas, seres humanos que trabalham como tu.
Concordo que tentam sempre dar a volta, mas os custos de instalação são necessários.
São preços exagerados? São. E concordo que deviam averiguar isso melhor.
Repara eu não estou a defender as operadoras, muito pelo contrário. Há coisas que precisam de ser bem revistas, e controladas pela lei como é o caso da cessação de contrato e sem que a operadora possa inventar um esquema para dificultar.
Mas se queres te ver livre da operadora é ir para os pacotes sem fidelização.
O que discordo completamente, são os preços dos pacotes para clientes sem fidelização, os custos de instalação e activação ainda se entende. Mas os preços mensais e de cartões de telemóvel não!
Cumps
Hahahah nem por telefone eles resolvem nada, do querem dificultar a vida as pessoas.
A Vodafone já ficou com um calote a meu por esse motivo, 1° queriam mundos e fundos ( embora tenha dado uma nova morada ” a minha morada fiscal”) que não disponibilizam o serviço.
Como não tenho comprovativo de morada que eles queriam que apresentasse , continuaram a mandar msg ( serviço cancelado por falta de pagamento) no dia a seguir ( o serviço foi renovado) isto todos os meses até ao fim do contrato.
No meio disto ameaças de empresas de resolução de conflitos, ( nem queriam saber da minha história, só do guito). Ainda recebi ameaças com processos judiciais.
Agora por fim já não precisava de apresentar nada podia pagar o restante do dinheiro em falta na troca de um outro serviço a escolha.
Conclusão deixaram passar o prazo legal para apresentar a dita queixa legal.
Nunca mais vou poder ter serviços da Vodafone em meu nome, mas também ficaram a arder com o dinheiro do fim do contrato para não serem parvos com as pessoas
A portabilidade é feita pela empresa com a qual se faz o novo contrato, onde está a dificuldade?
A dificuldade está na “não comunicação” entre as duas entidades.
Como usam plataformas diferentes, não existe uma boa “integração” da informação quando é passada a informação de um lado para o outro.
Por outro lado, já encontrei funcionários e responsaveis de loja que estão a servir o cliente sem o conhecimento suficiente para resolver o problema relacionado com a portabilidade do número. #MEOhorrivel
Gosto do teu nome, meo Hater.
Generalizas muito… Lá por ter acontecido isso na meo não significa que ela seja má para tudo e todos.
Problemas todas as operadoras têm, e não venhas cá com coisas. Sabes que é verdade.
Agora se não gostas, tudo bem é um direito teu. Mas generalizar é dizer que a meo é horrível, só se for para ti.
By the way, já tive problemas de portabilidade tanto na meo como na Nos e Vodafone são todas más?
Se formos generalizar a meo da 10 a 0 em termos de Internet a Nos.
Último parágrafo: +1
E na TV, não dá 10 a 0. Dá 100 a 0. A tecnologia usada pela NOS e simplesmente patética.
NOS, nem de graça.
Epah ta bem!
Acho óptimo, a nos principalmente, será obrigadada a prestar melhores serviços lol
Pensava que já dava, eu cancelei com a meo através do serviço online.
Todos os operadores já permitem cancelar o contrato online.
esta medida serve para que o estado e a empresa que vai implementar a plataforma online metam dinheiro do “fundos do Portugal 2020” no bolso.
Já é possivel online à varios anos nas areas de cliente.
Isso é a desactivação do serviço, não é a cessação de contrato. Coisas completamente diferentes, embora os contextos pareçam iguais.
Bem.. isto seria uma evolução, eu da ultima vez que cancelei um contrato (Nos), demorei entre 3h30 a 4h para concluir o processo todo, primeiro por chamada e depois em loja, e na loja ate so demorei 30 min..
É boa medida, mas pelo sim pelo não, continuem a mandar a carta registada com aviso de receção. Há empresas tipo “PitBull” que mesmo recebendo o nosso cancelamento, não “largam o osso”, e com o pretexto de “falta isto, falta aquilo…” consideram sempre o contrato em vigor e incomodam até ao nível de assédio, com telefonemas / envio de faturas /ameaças de tribunais / multas e pretensos atrasos, etc. Carta Registada com aviso de receção e pôr o numero deles no bloqueador. E forrar o caixote de lixo com os envios em papel.
Uma nova forma de extinção, contratual é bem vinda desde que seja boa para ambas as partes da relação contratual(Consumo). Sobre a segurança de dados, acredito que isso seja um grande desafio a ser trabalhado.
É Evidente que o CDC deverá se adequar a essa nova modalidade e suas consequências.
Estava a ver que nunca mais.
Isto de se poder criar contratos online e depois não poder cancelalos pela mesma via, era uma grande treta.
Espero que isto vá mesmo para a frente.
“será financiada por fundos do Portugal 2020” – coitadas das empresas temos de ajudar!!!!
Serve, o que serve, mas a expriência que tenho com a vodafone e outros operadores e prefiro a vodafone, resovem os problemas mais facilmente…
Para mim, é obvio que esta medida é inutil, a não ser que seja muito bem concretizada e passo a explicar:
1- Os opradores vão arranjar maneira de dar cabo da plataforma online em termos practicos (jogo do gato e do rato!)
2-Isto tudo só serve na practica como forma de gastar o dinheiro europeu em projectos que não resolvem nada, porque os lobby não vão deixar esta platorma ser eficaz, porque tal poderia significar mais mudanças entre operadores e aumento da concorrência (algo que altice; nos; vodafone; etc- não qurem nem ouvir!)
3- Pessoalmnte acho que o truque é sempre o mesmo para quem quer mudar (trata tudo com o novo operador, porque esse ganha um cliente; logo tem mais interesse em não arrastar uma mudança!) em seguida envio de carta denucia de contrato para o operador antigo via correio regsitado com aviso de recepção!
Pois já sei o pessoal não gosta de cartas com aviso de recepção ; acham que é a seculo XVIII – Paciência so é enganado quem quer ! acham que devem ter manias de tudo é online !! azar!!!