Conheça as novidades do Safari 6
A chegada do Mountain Lion trouxe a todos os utilizadores do Mac OS X um elevado conjunto de novidades.
Dentro dessas novidades vem a mais recente actualização do browser da Apple, o Safari. Estas novidades tinham sido já apresentadas no passado dia 11 de Junho na Keynote da Apple, mas hoje estão disponíveis para o público através de uma actualização ou com o Mac OS X Mountain Lion.
A mais recente versão do Safari, a 6, está a levantar algum burburinho nos meios de comunicação pois até esta hora ainda não foi disponibilizada a versão para Windows. O normal é estas duas actualizações serem disponibilizadas em simultâneo, o que não aconteceu.
Especula-se que a Apple tenha terminado de forma silenciosa todos os desenvolvimentos da versão para Windows deste browser. Toda a informação relativa à versão do Safari para Windows foi inclusive removida do seu site.
A versão que vem pré-instalada no Mac OS X Mountain Lion, e que pode ser obtida como actualização no Lion, traz algumas novidades muito interessantes e que vão facilitar ainda mais a sua utilização.
A maioria dessas novidades estão apenas disponíveis para os utilizadores do Mountain Lion, não estando disponíveis para os utilizadores da versão para o Lion.
Em primeiro lugar vão poder aceder aos separadores que estão abertos no safari noutros equipamentos. Estes separadores são guardados no iCloud e acedidos em qualquer uma das versões do Safari para os diferentes sistemas operativos onde este é suportado.
No caso do iOS esta funcionalidade requer que tenham instalada a versão 6, que apenas chega mais no final deste ano. Por isso, e para já, apenas pode ser usada entre versões do Safari entre computadores Mac.
Outra novidade que podem já usar é a capacidade de partilharmos as páginas que estamos a visualizar. Podemos enviar por email, iMessage ou por Twitter. Também é aqui que passamos a fazer a adição de endereços à lista de favoritos ou à lista de leitura.
Por forma a termos acesso aos separadores que temos abertos e podermos, visualmente, escolhermos os que pretendemos ver, Safari passa a ter a opção de estes serem apresentados de forma a serem vistos em conjunto.
A utilização do multi-toque permite que naveguem entre estes separadores e ao escolherem o pretendido basta que o seleccionem para este ser apresentado.
Também agora, a partir desta versão, o Safari já tem também uma barra de endereço inteligente. Passam a poder concentrar aí todas as vossas pesquisas ou endereços que pretendem visualizar.
À medida que vão digitando o texto que pretendem, o Safari apresenta-vos as alternativas possíveis, baseadas no vosso histórico de navegação ou nos favoritos. Podem também escolher a opção de pesquisar esses termos no Google.
Esta é a única novidade que não é exclusiva da versão do Safari para Mountain Lion.
Foi finalmente implementada a opção Do Not Track no Safari e agora podemos finalmente navegar sem que os nossos dados sejam recolhido.
A somar a todas estas novidades, a Apple apresentou ainda melhorias significativas na performance do Safari. O novo motor de JavaScript consegue fazer com que as páginas web carreguem ainda mais depressa. Passa a poder fazer uso dos processadores multi-core.
Existe também uma abordagem diferente e mais adaptativa na forma como o CSS é renderizado, o que resulta na melhoria da performance deste browser.
Ainda não existe confirmação do abandono da versão para Windows do Safari, mas tudo indica que este browser deixo de ser desenvolvido para este sistema operativo, o que representa uma perda para todos os que o usavam e que dele faziam uma ferramenta de trabalho e/ou lazer.
Homepage: Safari
Este artigo tem mais de um ano
Parece cheio de avanços interessantes e que vão mudar a experiência de navegação de forma determinante.
No entanto, uma dúvida: o Safari 6 vai ficar disponível para Mac OS X de versões anteriores (por exemplo, tenho o Snow Leopard), vai poder contar com esta nova preciosidade?
Obrigado e parabéns pelo site 😉
Por 15€ já pode actualizar para o mountain Lion, o que é um grande salto em relação ao Snow Leopard, as vantagens compensam para um valor tão baixo quando comparado com a concorrencia do PC 🙂
Seria uma hipótese mas não para já. O MacBook que tenho já é da primeira metade de 2008 e já investi em memória RAM há menos de um ano e neste Snow Leopard há não muito mais tempo. Por agora não é opção, mas confesso que já andei a espreitar essa possibilidade 😀
Fica com o Snow Leopard, por agora… Vê se o Mountain Lion realmente compensa em termos de performance, antes de “dares um tiro no pé” como eu dei quando passei do Snow Leopard para o Lion.
Foi o que me aconteceu. Quando passei para o Lion o meu imac de 2007 ficou extremamente lento.. Ontem instalei o Mountain Lion e supresa das surpresas que grande optimização! ainda mais rápido que quando tinha o Snow Leopard. Recomendo a instalação deste OSX para todos os que como eu estavam descontentes com o Lion
Na altura, fui obrigado a passar para o Lion por causa da nova versão do Xcode (4.3) … Pior coisa que fiz… O Snow Leopard é um sistema bastante melhor que o Lion. Ontem, após a instalação do Mountain Lion, a Apple conseguiu-me surpreender outra vez.. Xcode 4.3 não tem compatibilidade com o novo SO… Ou seja, neste momento estou a usar o Xcode 4.4 beta… Obrigado Apple…
Bom dia,
ontem saiu a actualização para o XCode 4.4 Final na app store.
Qual concorrência?
O OS X agora funciona em PCs que não os da Apple?
😮
Que pena.O Safari não ser mais desenvolvido para o Windows 🙁 Faz sempre falta como um bom browser que é.
Espero que estejas a ser irónico. Bom? É o primeiro sempre a tombar graças a vulnerabilidades.
>Safari para Windows
>bom browser
Escolhe uma das duas opções. Escolher ambas não é possível.
Sim, estou a dizer que o Safari para Windows não presta. Aliás, nunca prestou. Agora no OS X, imagino que seja uma maravilha. A única vantagem da versão para Windows seria, tal como o Emannxx já referiu num comentário mais abaixo, para os web developers, dado que estes necessitam de verificar a compatibilidade dos websites com o Safari mas acho que eles arranjarão outra forma de o fazer. 😉
A sorte da Apple é que o Safari é um browser quase que invisível no panorama geral, pois este suposto abandono da versão do Windows poderia vir criar algumas discussões por parte dos webdevelopers, devido a estes não terem como testar os seus sites no mesmo.
Sem dúvida que está melhor. Finalmente a omnibar e o pequeno promenor de selecionar tudo o que estiver lá para ser mais fácil escrever outra coisa. Para mim só falta poder mudar de tabs fácilmente com command+1 ou 2 ou 3. Como é que vocês mudam de tabs sem o rato? ctrl+tab é uma porcaria de atalho.
Mesmo, isso dava bastante jeito!
Alguém sabe porque o buscador padrão ali no canto direito do safari desapareceu? Alguém sabe ativar ele novamente para realizar buscas rápidas?
A procura agora é feita na barra de endereços.
Terrível isso Rafael, o Buscador ajudava bastante, é impossível que essa opção não funcione mais. Acessando a aba de preferencias no Safari em Guia Geral, mostra BUSCADOR PADRAO, como essa opção pode estar inativa se ela consta nas opções?
Rapaz agora tens as duas coisas mas na mesma barra onde escreves o endereço -.-
E finalmente que assim é!
voltei novamente para o safari, está realmente muito mais rápido 🙂
Como é que se vêem os separadores abertos como mostra na 4ª imagem?
E qual é o botão que aparece encostado à direita do botão (+) de adicionar novo separador? Não me aparece no meu….
Acho que essa funcionalidade só está disponível para quem tem o Mountain Lion
Pois… Foi o que imaginei. Assim que tiver um tempinho vou actualizar.
Bom post.
Agradecia que respondessem ao inquérito: http://www.facebook.com/questions/425790704126006/