Confirmado! Facebook vai lançar moeda digital Libra
Foram vários os rumores que apareceram nos últimos meses relativamente ao lançamento de uma criptomoeda por parte da gigante Facebook. Apontada inicialmente com o nome GlobalCoin, a moeda digital do Facebook vai chamar-se Libra e chega já em 2020.
A par desta criptomoeda, o Facebook vai também lançar a carteira digital Calibra.
O Facebook revelou finalmente pormenores sobre a sua moeda digital que se vai chamar Libra. A informação disponível sobre esta moeda pode ser consultada aqui. Conheça melhor esta criptomoeda.
Moeda digital Libra
Todo o ecossistema da moeda digital Libra faz uso da tecnologia blockchain. Na prática, as pessoas poderão enviar, receber, gastar e garantir o seu dinheiro, num sistema financeiro global mais inclusivo.
Os responsáveis pelo Facebook acreditam inclusive que este serviço será muito interessante para quem não tem conta bancária. Toda a gestão da conta poderá ser feita a partir de uma única app (Carteira Calibra) e para já sabe-se também que esta criptomoeda será integrada em serviços como o WhatsApp e o Messenger.
No Facebook, Mark Zuckerberg referiu que...
A missão de libra é criar uma simples infra-estrutura financeira global que possa ser usada por milhões de pessoas de todo o. Esta estrutura tem como base a tecnologia blockchain e será lançada em 2020.
Poder usar o este tipo de dinheiro pode ter um impacto positivo importante na vida das pessoas porque não é preciso transportar dinheiro físico, o que pode ser inseguro, ou pagar taxas extras para transferências. Isto é especialmente importante para as pessoas que não têm acesso a bancos tradicionais ou serviços financeiros. Neste momento, há cerca de mil milhões de pessoas que não têm uma conta bancária mas que têm um telefone móvel.
A privacidade e a segurança estarão a todos os níveis. Por exemplo, a calibra terá uma equipa dedicada de especialistas em gestão de riscos focada em impedir que as pessoas usem a tecnologia e o dinheiro para fins fraudulentos. Serão também disponibilizados mecanismos de proteção de fraude, por isso, se "perder" as suas moedas, o Facebook oferece reembolsos.
Libra Association
De acordo com o seu anúncio, facilmente se percebe que esta moeda digital tem uma estrutura bem pensada, com empresas de peso. A Libra Association terá sede em Geneva, na Suíça, e é uma entidade sem fins lucrativos que fará o controlo e gestão desta moeda digital.
Desta Associação fazem já parte 29 parceiros. Para entrar neste "consórcio", sabe-se que cada parceiro teve de contribuir com um mínimo de 10 milhões de dólares. O projeto ronda os mil milhões de dólares. Da lista de parceiros destaque para o Paypal, Visa, Spotify, Vodafone, Mastercard, Uber e até a portuguesa Farfetch. Pode saber mais aqui.
Como referido esta moeda digital chega já em 2020 e promete revolucionar o mercado das criptomoedas. A entrada Libra espera-se forte, tendo em conta os parceiros associados e também pelo facto da rede social ter um enorme "monopólio" de utilizadores.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: libra
que originalidade! só deve haver aí uma dúzia de países no mundo com moeda com o mesmo nome…
Além de “banquinho” de dados pessoais, agora vai ser tb “banquinho” de pagamentos.
uma verdadeira criptomoeda é que não é… até porque não será resistente à censura, sem fronteiras, aberta , neutra, nem descentralizada!
Esta moeda tem tanto a ver com a privacidade como o próprio fb, qual é o objetivo então? As moedas virtuais não foram inventadas para dependerem do dinheiro real.
Isto não é uma crypto moeda.
Só porque está implementada em blockchain não significa que envolva criptografia.
Aliás, a blockchain deles é permissiva, e são eles quem vão verificar as transacções juntamente com as redes de cartões de crédito.
É descentralizada – https://developers.libra.org/docs/the-libra-blockchain-paper
amigo o FB tem controlo na moeda maios os parceiros commo e que isso e descentralizacao? isto é uma moeda centralazada!
Emendo o que disse.
A moeda deles de facto envolve criptografia.
No entanto, o ledger não é público.
Já pra não falar que vão saber ainda mais sobre a nossa vida, através das nossas compras e viagens na Uber.
ALL HAIL BITCOIN
O ledger é publico – > https://developers.libra.org/docs/assets/papers/libra-consensus-state-machine-replication-in-the-libra-blockchain.pdf
Pior do que esta moeda so as obrigacoes da Cristina Ferreira”SIC” tenta vender aos idosos ..
Posso comprar Bitcoin com essa moeda?
e os camones não reclamam pelos direitos de autor?
Eles chamam a moeda deles Pounds, nao Libra… nós e outros países é que traduzimos para Libra.
É mesmo para ter o nome de uma moeda real existente…
À xico esperto…
Afinal, algo similar quando agarrou a ideia de outros na universidade… alegadamente.