Concurso: Rentabilizar um PC antigo – Parte I
Passamos então a apresentar as dezanove propostas recebidas para o Concurso de Natal Pplware 2007. Obrigado a todos. Até ao dia 18 serão publicados os trabalhos e só depois será iniciada a votação, aqui ao lado, na barra lateral.
Participação Nº01 - "Um pc para folding..." Se eu tivesse vários pc’s obsoleto que não estivessem a fazer nada que não seja ocupar espaço, aproveitaria todos os componentes para o uso de um pc que contribuísse para folding. Todos os restantes serviriam, para construir máquinas as mais poderosas possíveis com aqueles componentes para doa-los a uma outra instituição sem fins lucrativos. Tudo o resto que fosse lixo, iria para reciclar e ainda ganharia alguns trocos para ajudar nas prendinhas de natal.
Participação Nº02 - "Web server da portabilidade" Há várias maneiras de esfolar um gato, por assim dizer. Um PC antigo é, nos dias que correm, tudo menos inutilizável, desde que haja vontade, recursos e alguma imaginação. Ultimamente temos assistido a uma escalada das aplicações ditas "portáteis". É o regresso aos ficheiros .ini e a um formato mais "stand alone" das aplicações. E isto dá-nos jeito quando queremos, por exemplo, fazer dum PC antigo um pequeno servidor de rede sem com isso o inutilizarmos enquanto estação de trabalho. Correndo aplicações portáteis temos a segurança de não interferir com o "file system" do servidor, evitando assim problemas como o apagar acidental de dados ou potenciais conflitos, ou até mesmo fugindo àquela situação sempre incómoda de ter um "registry" carregado de lixo. Sob esta óptica, a minha sugestão é - como já devem ter adivinhado - fazer desse PC dito obsoleto um servidor de domínio/ficheiros e até mesmo de mail. Isto é facilmente conseguido com a instalação de um SO leve e fortemente orientado para redes, e com a componente gráfica instalada, para permitir a sua utilização quotidiana. Obviamente estou a referir uma das várias "distros" do Linux, com os serviços essenciais (Samba, mail, etc...). O Ubuntu parece-me um bom candidato: há muita informação pela Net, é intuitivo, está bem "artilhado" e é rico na diversidade de "drivers" que suporta/disponibiliza. Isso facilita a utilização das portas USB (pen drives, impressoras e outros periféricos). Podemos, então, configurá-lo para disponibilizar serviços ao nível de domínio, sistema e mail e, ao mesmo tempo, recorrendo a drives externas, utilizá-lo para aceder à net, ver/criar/alterar documentos do (Open)Office, etc... Só precisa de um disco "amplo". Ficamos com um servidor que "hospeda" alegremente um utilizador ocasional e ao qual até podemos juntar uma placa de som (se já não a tiver) e umas colunas para dar aquele ambiente mais descontraído. Claro que muito mais se podia fazer com ele (até mesmo um "media center", com o devido investimento na capacidade gráfica), mas a minha sugestão teve por base o mínimo de alterações ao PC, para que seja o mais económica possível.
Participação Nº03 - "Linux resolve" Para rentabilizar um PC antigo, daqueles a tomar pó na varanda, basta ter um CD com uma distribuição do Linux e pôr a funcionar como Webserver, Mailserver, Database Server ou QualquerCoisa Server. É sabido que o Linux funciona em qualquer plataforma, com qualquer configuração. Diferentemente do Windows ou Mac OS, que a cada nova versão exige um investimento de hardware. Portanto, basta um PC Velho, um CD do Linux e um pouco de criatividade para ganhar um dinheirito, seja a programar, alojar sites, navegar na Web ou divertir-se.
Participação Nº04 - "Um Natal um pouco melhor" Acredito que para rentabilizar o seu pobre pczinho você terá que fazer uma rifa para algumas pessoas conhecidas informando que o dinheiro arrecadado será disponibilizado para algum orfanato ou enditade carente. Desse modo você estará ajudando e fazendo com que as pessoas ajudem também outras pessoas carentes e pobres a terem um natal um pouco melhor.
Participação Nº05 - "Ajudar África" A proposta é simples e baseada na política dos 3 R's: Reduzir, Reciclar e Reutilizar. Apenas cerca de 3 milhões de pessoas possuem computador em todo o continente Africano, o que significa pouco mais de 1% dos computadores nos EUA. O ponto principal desta estratégia seria aumentar o número de utilizadores informáticos em países que não tem capacidade de o fazer por si só através de uma fundação, criada para o efeito, sem fins lucrativos, com pontos em todo o país, que se destinava a recolha de todo o material informático, já não pretendido e doado por pessoas, escolas, empresas, etc, material esse que poderia ser desde um computador completo a apenas um simples rato, ou uma placa. Esta fundação teria diversos colaboradores, que se destinavam ao arranjo e montagem de computadores para futura utilização. Existiriam contactos com organizações, governos, escolas, e outros, para a sua distribuição. Se todos contribuíssem, certamente este projecto seria um sucesso, para além de produzirmos menos lixo, limpávamos o país de equipamento que já não é necessário, abrindo várias janelas a milhões de pessoas, dando-lhes uma ferramenta essencial para o auto-desenvolvimento.
Este artigo tem mais de um ano
Eu cá voto no 1º 😉
Abraço e visitem
http://areadeprojecto12b.pt.vu
Há aqui propostas muito “Madre Teresa” LOL
Voto na nº1 também!
Voo no 1º 😉
Estou indeciso entre a 1 e a 3. 😉
Voto no primeiro, acho que vai mais de encontro ao concurso.
Eu cá aposto no 5º, parece bastante interessante =)
Voto nº1
Voto 3 pelas razões que não me tenho cansado de repetir: Puppy Linux – uma versão não geek do Linux. Garanto que um portátil velho que tinha e que não aguentou o XP está como novo.
Sinceramente acho que toda a gente do windows (não me atrevo a escrever para os especialistas do linux) devia ler isto:
http://lifehacker.com/software/geek-to-live/taking-puppy-linux-for-a-walk-307542.php
Também voto no 1.
Acho graça de pensamentos do tipo “o que fazer com o lixo eletrônico? mande tudo para a África pois, já que eles não têm nada, qualquer lixo velho serve”.
Isso é que é “inclusão” social…
Eles merecem computadores novos, como todos nós outros.
Computadores novos para quê? Para não darem uso ao hardware de “topo de gama” que os computadores de hoje em dia nos oferecem? Para navegarem na internet, coisa que não têm? Para eles, até um IBM daqueles antigos servia… É fácil dizer “bora dar tudo a toda a gente, merecem todos”, mas vai-se a ver e não iam dar o devido uso.
Eu cá voto no nº5
Mas é para votar através dos comentários ou através de uma poll??
nr 1
@ bubbaloo
Para tornar tudo mais claro, alterei o primeiro parágrafo do artigo. No entanto, podem continuar a deixar aqui a vossa opinião 😉
Voto na 5 por considerar a doação a melhor forma para reaproveitar um PC.
Nº 3!
Eu tenho uma Pentium 133 Mhz, 48Mb de RAM, Trident de 4 Mb com o DSL instalado!
Se fossem apenas estas as propostas, seria o 2 pela imaginação ou o 5 pela visão.
😉
Eu também voto no nr.5
Eu fazia a seguinte escolha:
opçao 3, para enviar à opçao 5, e de esa maneira teriam uma boa opçao 4.
meu voto e para o numero,5
boa sorte a todos
Opção 5 é a melhor 😉
#1- PC´s antigos (normalmente parados) são muito lentos a foldar…seria pior o gasto de energia,que os resultados obtidos…
#2-Parece-me a melhor opção de todas as apresentadas…se bem que seria um Servidor sem capacidade de resposta…
#3-Linux já não é assim tão “simples” de correr num PC antigo…
#4-Parece-me um pouco trabalhoso,mas digno,essa ideia…talvez oferecer directamente o PC a essas instituições fosse mais simples e eficaz.
#5-Africa tem vários problemas logisticos para manutenção de computadores (nomeadamente , energia e condições de sobrevivencia mais imediatas que ter computadores)…mal teem que vestir ou que comer,como iam “manter um PC ????.
Todas as opções demonstram as boas intenções dos seus Mentores mas penso que na prática são insustentáveis …
Pessoalmente uso o meu 1º PC (P3 Tuallatin 1.2@1.5) como Administrador da REDE Lan que tenho , usando este como 1ª linha de defesa contra os possiveis ataques externos , libertando os meus outros 3 PC dessa tarefa e libertando recursos dessas máquinas…
ja somos 2 a dizer o mesmo…!
tbm pelo meu facto critico apoio a tua palavra e acrescento pq ñ um gestor de redes tão simples como uma rede lan…!
vejam um exemplo aqui em parceria com um amigo k administra na casa dele..!
e é pior k um p3..!
um pq “velho” tendo 2 placas lan e um server a correr para administrar contas de rede ja podes fazer um negociosinho caso tenhas uns routers e umas antenas e um tempo para programar ja tiras partido do velho para teres a internet paga…!
ou então um sistema como este http://www.vianawireless.com para administrar os logins, trafego, e horas mais utilizadas.!
PS: convem é estares colectado para tal e teres td em ordem, caso contrario ainda te vai a ASAE a tua casa confiscar o material loooool
Boas iniciativas, por vezes, são só isso mesmo, não passam de boas e louvaveis intenções! Muito sinceramente, afim de rentabilizar uma máquina velhinha, penso eu, que a melhor solução, e se a máquina não for muuuuuuuito velhinha, ainda é usá-la como servidor ou admnistrador de rede caseira… Ou até apenas como firewall da própria rede, usando uma distro de linux que cabe numa coisa que se usava antigamente chamada disquete: Coyote Linux!
http://www.coyotelinux.com/products.php?Product=coyote
Agora, não tenho o “dever cívico de brincar à caridadezinha” doando o que já não uso! Ou seja, o que já não serve para mim porque razão há-de sevir a outros? Se para mim é lixo, não vou ser “caridoso” e dar o meu lixo a outro! Para isso há caixotes… ou a reciclagem… E como acima já foi dito, quem nada tem, merece tanto ou mais do que eu e, um monte de PC’s velhos não será com certeza o que fará Africa desenvolver-se! Porque razão eu, Português, habitante de uns dos parentes pobres da Europa, tenho de ajudar o continente mais rico do planeta? Pelo preço de uma AK-47, quantos pacotes de leite compraria? Ou quantas fantásticas “Life-Straw”? Haja paciência…
PS: Quem tiver um PC velhinho numa daquelas caixas em acrílico transparente, com um pouco de habilidade e silicone sempre pode fazer um belo aquário…
olhem eu voto em mim a aqui propostas que parece saido de desenohs animados para gaitos parece que andaram o ano inteiro a ver como averiamos de escrever ouve batota neste forum temos que fazer de novo.
o que vale e que todos se lembram de doar para instituiçoes em dias de natal olhem amigos natal pode ser todos os dias nao me venham com tangas.
Parabens a todos que já aqui chegaram…
agora…
Boa Sorte a todos para a próxima fase 😉
———————
http://www.sounatural.com
eu penso que a 3ª opcao é talvez a melhor das 5, mas como nao sou informatico a minha visao sobre esse problema é de outro angulo, e os pcs ja sao doados a Africa, todas as escolas portuguesas sao obrigadas a doar os pcs antigos a instituicoes e a Africa. não era suposto serem propostas inovadoras ?
essas solucoes “xeiram-me” a google search.
mas o que vale é a participacao, mais uma vez o meu voto irá para a 3ª proposta
abracos e bom natal
Destas cinco, o meu voto vai para a nº1.
Só apoia a ideia Nº 5 quem não tem qualquer noção do que é Africa. Custa dizer isto,acreditem, mas são demasiado idealistas ao pensarem que as coisas correm assim.
Deixedm-se de lirismos, e assentem os pés na terra.
Acreditem, lamento dizer isto, mas só o faço porque conheço a realidade.
Eu aproveitei um PC velhinho que já mal usava para centralizar os serviços de rede e libertar a carga dos meus outros PC’s (um desktop que uso para ir à net, sacar coisas, ver filmes e séries, ouvir música e arquivar toda a tralha, e um portátil que uso para trabalhar e desenvolver algumas aplicações, quando posso). Assim fico com um PC que faz de firewall, de servidor de ficheiros (e faço backups das aplicações e das pastas de mail nesse PC), e faz também de servidor de mail em IMAP, de forma a disponibilizar os meus mails em todos os PC’s da rede, de forma a estarem sempre acessíveis. Ou seja, um PC desactualizado ajudou-me a descongestionar alguns serviços dos meus PC’s principais, tornou-se numa unidade de backups e, ao mesmo tempo, na primeira linha de defesa. E a custo zero.
voto na 3.
Voto no nº1 não fosse eu achar mal do meu trabalho.
Vi comentários de quem conclui que nesta altura natalícia toda a gente se lembra de doar equipamento. Mas não é o caso, nestas situações de abate de material, a maior parte das vezes, fica muito mais em conta colaborar com instituições dessa natureza do que com outras empresas que actuam na reciclagem
Voto no 1º.
É uma excelente ideia.
Pah como é obvio, o meu voto vai para o tal de nº1
Sei lá, mil coisas!
MEU VOTO VAI PARA a Participação Nº05 – “Ajudar África”
eu voto no 1