Como activar o leitor de PDF no Firefox
O desenvolvimento do Firefox, por parte da Mozilla, tem trazido a este browser algumas novidades que eram já esperadas há algum tempo.
A versão 15 deste browser, apresentada no final do mês passado trouxe mais algumas funcionalidades que podem passar a ser usadas, se bem que algumas não estão ainda disponíveis directamente.
Exemplo disso é o leitor de PDF's nativo que passou a fazer parte deste browser. Está presente mas necessita de ser activado.
Sabem fazê-lo? O Pplware explica como o podem activar em poucos passos.
Ao termos disponível um leitor de PDF's nativo no nosso browser, passamos a deixar de ter necessidade de ter uma versão instalada no nosso sistema operativo. Passamos a poder ver todos os PDF's que criamos ou recebemos directamente na interface do browser, para uma maior comodidade nossa.
Esta funcionalidade está presente no Chrome há já algum tempo e agora passa a estar disponível na versão 15 do Firefox. Mas para isso necessitam de a activar.
Para o fazerem necessitam de efectuar uma simples alteração no registo das variáveis do Firefox. Para isso comece por escrever na barra de endereço o habitual about:config.
Será apresentado o também celebre alerta de que devem ter cuidado com as alterações pois podem estar a inviabilizar a utilização do browser no futuro.
Depois de entrarem na zona das variáveis do Firefox devem procurar a entrada pdfjs.disabled. Coloquem-na na caixa de pesquisa e esta será mostrada de imediato.
O valor que deverá estar associado a essa entrada deverá ser True e devem trocar para False.
Para alterarem esse valor basta que apliquem um duplo clique em cima da entrada ou que chamem o menu de contexto e que escolham a opção Togle.
Devem ainda verificar se têm instalado e a funcionar o add-on Adobe Acrobat. Caso tenham devem desactivá-lo.
Para isso devem aceder à lista de add-ons e procurá-lo. Vão estar disponíveis duas opções, desactivar ou remover. Escolham a que acharem mais correcta.
No final deste processo devem reiniciar o Firefox para que as alterações realizadas sejam assumidas e passem a estar activas.
A partir deste momento passam a poder ver os PFD's no Firefox. Podem simplesmente abrir os links para estes documentos e estes serão mostrados numa janela específica, com a possibilidade de verem as páginas que os compõe, aumentar o nível de zoom, descarregar o documento para o disco ou copiá-lo.
Podem ainda usar todas as funcionalidades do browser neste tipo de documentos e assim ver as imagens que os compõem ou pesquisar directamente no seu texto.
Está assim apresentada a forma simples de activar o leitor de PDF's no Firefox. Lembramos que apenas está disponível na versão 15 ou posterior.
Activem-no e deixem de depender de software de terceiros ou plugins no browser para uma função tão simples e útil como é ver um PDF. Está embebido no browser, uma das ferramentas actualmente mais usadas e à qual que mais tempo estamos ligados.
Homepage: Firefox
Este artigo tem mais de um ano
Boas.
Obrigado.
Obrigado
Apesar de não me importar de ter um leitor externo ao browser,decidi habilitar o leitor do Firefox.
-excelente dica!
Apesar de abrir o PDF perfeitamente, fica mostrando uma mensagem -> ( este documento PDF pode não ser exibido corretamente) e sugerindo abrir o PDF com outro programa.
Acho que esse leitor de PDF ainda não esta totalmente desenvolvido e finalizado no firefox, por isso deve ainda estar desabilitado por padrão.
Excelente dica.
Já agora, para instalar este leitor em versões anteriores do Firefox, basta procurar na galeria de extensões/add-ons do FF (em Ferramentas –> Extras –> Obter Extras) por “pdf.js”.
Já utilizo há já algum tempo e é muito bom.
Além disso, torna o browser mais seguro, por dissociar um dos programas mais atacados (Adobe Reader) do browser.
Isto mais para quem usa Windows, porque em Linux uso o Okular e é muito bom. Como o Okular não tem plugin de browser, esta iniciativa era o que faltava para mandar o Adobe Reader passear dos meus sistemas… o que fiz, desde que descobri este programa.
Continuem o excelente trabalho.
Boa noite,
E como como com a validação de assinaturas em certos documentos, como por exemplo finanças e Segurança social?
Será que funciona.
Até agora,só conheço o Adobe Reader a funcionar com assinaturas digitais,já tentei outros mas não consegui e se funcionam não sei configurar.A razão porque ainda tenho o Adobe instalado em W7 e Ubuntu é só mesmo as assinaturas digitais,senão dispensava-o.
Pena não ter um botão para envio do documento por mail.
Antes de ser lançada a versão 15 do firefox, como não uso o Acrobat Reader (uso o Sumatra PDF), utilizava a extensão PDF.js, da Mozilla, que era uma espécie de versão beta desta funcionalidade, que não vinha implantada de raiz nas versões anteriores.