Chrome Web Store – Google abriu a sua loja de aplicações
... e apresentou o seu primeiro equipamento com o Chrome OS.
A Google tem andado nos últimos dias num verdadeiro turbilhão. Têm sido novidades atrás de novidades que nos têm deixado curiosos sobre o que pode esta empresa trazer de novo ao mercado.
E hoje, numa conferência que teve lugar em São Francisco, a Google levantou o véu e apresentou mais duas novidades de monta, que foram a loja de aplicações e um futuro PC que será a primeira experiência com o Chrome OS.
A parte mais importante dessa apresentação foi a apresentação por parte da Google da sua loja de aplicações para o Chrome. Nessa loja vão poder comprar e instalar aplicações que se integrarão com o Chrome de forma perfeita e natural.
Com a futura disponibilização do Chrome OS, um sistema operativo que se alicerça no Chrome, estas aplicações serão a forma dos utilizadores terem acesso às mesmas experiências que actualmente têm nos restantes sistemas operativos.
São aplicações que estão ligadas a serviços web, alojados na cloud, e que podem ser usadas como aplicações instaladas nos PC's. Será também ai que vão estar alojadas as extensões e temas que actualmente podem usar no Chrome.
Para além das aplicações pagas vão existir outras gratuitas e que podem ser igualmente usadas pelos utilizadores.
A disponibilização desta loja só foi feita agora pois apenas há alguns dias foi disponibilizada na versão estável do Chrome (8) a possibilidade de sincronização de um elevado conjunto de parâmetros, nos cais acaba por ter um lugar de destaque as aplicações.
Vai ser possível ter o seu browser sincronizado e com as mesmas aplicações em qualquer lugar e em qualquer instalação, em diversos PC's e em diversos sistemas operativos.
A utilização da Chrome Web Store é feita da mesma forma que usavam a zona de extensões que até agora era disponibilizada. Basta escolher a aplicação pretendida, pagar se for esse o caso e instalar no Chrome. As aplicações vão passar a ficar disponíveis na sua zona específica sempre que abrem um novo separador no Chrome.
Nesta mesma apresentação de hoje foi levantado o véu, mais uma vez, do que será o sistema operativo da Google. Foi indicado que este estará disponível apenas no primeiro trimestre do próximo ano e que será iniciado um processo de testes públicos com base num PC a ser disponibilizado pela Google. Esta máquina, o CR-48, foi alvo de apresentação sem que tenham sido apresentadas muitas características, tendo o focos sido dado ao Chrome OS.
A Google continua a sua cavalgada no sentido de tomar um lugar de ainda mais destaque e preponderância no mundo da Internet. Dificilmente os utilizadores conseguiram passar ao lado de todas estas novidades.
Homepage: Chrome Web Store
Este artigo tem mais de um ano
Ao menos não foi o CR7 😛
Anyway, estava a espera de mais, existe apenas duas ou três aplicações que de facto não são “favoritos” com icons XPTO, bem, mas acabou de abrir pode ser que melhor nos proximos tempos, mas sim de facto estava a espera de mais.
Anyway a google tem estado em alta nos ultimso tempos, só novidades 🙂 devia ser sempre assim 😀
Não me lembro de uma altura em que eles tenha tirado o pé do acelerador nos últimos 2 ou 3 anos…
Só para não me sentir idiota. Quantos aqui é que receberam um email da Google a dizer passaram à fase de selecção e que estão disponíveis para testar os Chrome Netbooks, com o Chrome OS?
Desvantagem: Só existe para endereços de correio existentes nos EUA.
wow nao sabia que ja havia tantas apps desenvolvidas.
pelo que estive a ver, são bastantes interessantes.
espero que minimizem cada vez mais o desenvolvimento de aplicações para browser em vez de para um sistema operativo especifico, para que assim seja multiplataforma. sei que já existe e principalmente grandes empresas tais como bancos, seguradoras e tal, mas na realidade a maioria so funciona em IE (para nao dizer ie6 como tenho visto)
Novidades são sempre bem vindas e este Chrome OS ainda tem muito que andar, mas não percebo é a crise de identidade que a Google anda a atravessar… com tanto designer bom que anda por aí, precisam fazer uma replica do iTunes, com os icons arredondados, menus iguais e devidas disposições, etc?
Já a página do Nexus S é uma cópia da do iPhone…
http://bradwallen.com/2010/12/06/google-nexus-s/
É que assim (como apple user) ao ver os produtos da Google mais recentes, não me sinto a ver uma novidade… da Google esperava mais, algo diferente..! Parece que estão mesmo determinados a ser a nova MS…
A página é igual a milhares de outras páginas. Está dentro do design moderno. Deixa de ser faccioso “friend”.
Quanto a ser a nova Microsoft, se queres dizer atingir o domínio que velha atingiu então acho que é uma meta ambiciosa. Devemos claro tentar chegar onde os lideres incontestados chegaram, ou mesmo ultrapassa-los. Não querias que eles tentassem ser a velha Apple, uma empresa pequenina à beira da bancarrota??
nao acho parecido a malta apple é que tem a mania de ver algo novo começa logo a captar o que tem de igual para poder criticar. queriam que fizerem o que arvores de natal etc: wow era mesmo diferente. ja agora realmente a apple nao fez nada que foce parecido com outros. por outro lado tem agora até tem uma identidade é verdade mas levou uns bons anitos.cumps.
talvez va compralo tenho tendencia para o android. apesar de ter mac ipod, mas é a unica coisa que gosto da apple.
http://jasonrudolph.com/resources/20080710-app-store.png
Não é embirração.. é a realidade. Concorrência é isso mesmo, ser-se diferente, ter identidade própria.. cativar o publico com algo diferente para não termos mais do mesmo senão chegamos a um ponto de saturação….isto eu.. pelo menos, penso assim!
Senão de que me vale olhar para o mercado e ver tudo igual? Obviamente para ter algo igual mantenho-me com aquilo que tenho, ao menos este é original.
A MS andou anos e anos a ser criticada por esse facto, por fazer copias descaradas do que a Apple fazia e a Google quando apareceu prometeu ser diferente, e assim foi durante uns bons anos.. ultimamente desde que o Erik Shmitz está na frente da Google parece que ainda vive alucinado com a Apple e com os anos que lá trabalhou, ainda à pouco tempo ele próprio gabou a Apple numa entrevista.
Que seja fã, tudo bem… e ainda bem, tem bom gosto, mas como CEO de uma grande empresa como a Google poderiam ser mais original, cativar o público com algo diferente, usar um design que sempre definiu a Google.. não um que para quem olha e se não reparar no nome “Chrome Web Store” quase parece que estou a mexer no iTunes AppStore…
Pela tua teoria, então os Sony Ericsson deveriam ser iguais aos Nokias.. os Nokias iguais aos HTC… e assim sucessivamente… só mudavam o logo…
Na tu teoria é que sim. Já que criticas todas as filosofias que sejam diferentes da Apple. Basta ver os teus comentários em relação ao Android,tudo o que é diferente e que o torna melhor que o iOS, para ti são defeitos e deveriam ser corrigidos para ser igual ao iPhone. Vê lá se te decides.
Market Share 2010:
Windows 90.81%
Mac 5.03%
iOS 1.36%
Linux 0.93%
São estes números que assombram o Steve Jobs. É esta abada monumental a maior dor de cotovelo do Steve Jobs, que ele nunca, NUNCA, vais conseguir sequer chegar perto, porque enquanto tentar ser rei dos SOs e do Hardware nunca vai ser rei de nenhum. E a informática agradece, porque não precisa de ditadores megalómanos lunáticos.
A única empresa que vejo que possa fazer frente ao império MS é a Google, pela sua filosofia de softare livre de hardware.
Se a intenção de Jobs fosse chegar a todos e dominar o mundo, feito uma MS ou Google, o iOs era vendido em todas as marcas e o MacOSX era instalavel em qualquer PC… ou ainda não percebeste isso?
Se assim fosse bem que era marketshare já estava todo trocado. Esses “5%” chegaram para papar a Microsoft na bolsa… e deixar as restantes marcas 2 anos atrás em termos inovativos? Quantos alegados “killers” do iPhone, morreram? Onde estão os rivais do iPad? .. pois.. temos pena.
PS:
“Já que criticas todas as filosofias que sejam diferentes da Apple.”
Tal como te dei os parabéns por um unico comentário que fizeste com sentido noutro tópico, essas diferenças do Android é que sim, fazem do Android uma virtude. Não deturpes o que digo. Fica-te mal.
tenham calma… os designs e anúncios da google têm sido parecidos com os da apple porque estes estão provados que explicam bem as coisas para o consumidor final, apesar de se virmos o video aqui postado vemos que muita da essência da google ainda está presente.
A Google tinha uns anuncios bem bons, e bem esclarecedores que eram feitos em “Plain English” … esses especialmente dava-me gosto de ver…
Isto sim era a verdadeira essência da Google: https://www.youtube.com/watch?v=VSPZ2Uu_X3Y
ou este:
https://www.youtube.com/watch?v=EjN5avRvApk
(este ultimo em especial acho espetacular…)
Sub-título do artigo sobre Steve Jobs n a revista Sábado de Dezembro de 2010:
“ele é o rosto do sucesso, o líder incontestado do gigante que lançou o iPod, o iPhone e agora o iPad. Mas por detrás do carisma do cérebro da Apple há um homem manipulador e egocêntrico que grita com os empregado e os despede aleatoriamente. Saiba porque é que os trabalhadores preferem usar a escada a andar de elevador com o patrão”
Está tudo dito sobre a filosofia ditatorial da Apple. Espero que nunca dominem nenhum mercado ou veremos uma companhia inúmeras vezes pior que a M$!
Depois com grande moral ainda me chamas a mim faccioso… eeheh.. lol.. há cada um…
Espero que o teu iPod não avarie, senão vais ver a verdadeira Apple. Tens de empenhar o carro para pagar o arranjo 🙂
Na verdade se o iPod ser estiver dentro da garantia (2 anos) trocam por um novo. Foi o que me aconteceu com um que fazia mau contacto na entrada para os headphones.
Pensei que o concertavam e mo devolviam. Por acaso tinha feito há pouco tempo uma cópia de segurança e foi fácil repô-la no novo com o iTunes.
Fora da garantia está anunciada a substituição de bateria, ecrã e placa de som. Não me admira que a reparação seja cara.
Basicamente, fora da garantia, um iPhone avariado é para deitar fora, como muitos outros equipamentos do mesmo tipo.
Exacto, normalmente até te dão um novo.
Mas hoje em dia encontras centenas de sites a vender todo o tipo de componentes quer para iPod quer para iPhone.
Abrir um iPhone é a coisa mais fácil que há… 2 parafusos, uma ventosa no vidro, puxar e já está…depois as peças arranjas-se por meia duzia de euros.
http://reviews.cnet.com/8301-19512_7-10253445-233.html
Não conheço quem tenha trocado ainda, porque a duração de vida delas tem sido enorme (mesmo de iPhones 2G) … mas just in case… fica a dica.
Ps. Conheço quem tenha trocado outros componentes e arranjou na maior das facilidades.
a pagina new tab onde aparecem as aplicações não me permite mudar a ordem das aplicações, como é? quero organizar e não posso? mas uma coisa está boa que é a possibilade de lançar uma web app em fullscreen. acredito que vá dar jeito para futuros jogos que corram bem em fullscreen (o flash está a derreter o meu pc).
lol. também não é assim. compra se outro
isto é o futuro…
Boas,
Alguém sabe se o sistema operativo da google, irá ser possível instalar uma outra qualquer aplicação?
Obrigado.