Chrome 33 com bloqueio de instalação de extensões externas
A notícia da vontade da Google de limitar a instalação no Chrome de extensões externas à sua loja não é nova. Já em Novembro do ano passado a Google tinha alertado que a partir de Janeiro deste ano esta opçao deixaria de estar disponível.
As razões para esta imposição são também conhecidas e prendem-se essencialmente com problemas de segurança e com a necessidade de proteger os utilizadores.
Pois esta limitação está prestes a chegar e a próxima versão 33 do Chrome vai ter já implementada esta imposição da Google.
Segundo a Google anunciou, as próximas versões do Chrome para Windos vão ser as primeiras a ter a limitação de instalação de extensões.
A Google alega que esta medida vai proteger os utilizadores do Chrome, aumentando a segurança do browser, ao mesmo tempo que garante que as extensões instaladas vêm de uma fonte fidedigna e segura.
Mas a Google não fecha a porta à instalação de extensões externas, até porque existem situações em que os utilizadores podem, de livre vontade, pretender instalar as suas extensões.
Para estas situações, continua a existir a opção de carregar extensões através da opção de desenvolvimento de extensões, onde estas podem ser carregadas de forma não comprimida, ou através de políticas de empresa.
Mas para além destas duas opções, as versões Dev e Canary do Chrome não vão ser afectadas e o seu funcionamente, no que toca às extensões, vai ser mantido. Estas duas versões podem ser uma opção para todos os que pretendem continuar a usar extensões externas à loja ou a testar as suas próprias.
Quando os utilizadores instalarem ou actualizarem para a versão 33 no Windows, todas as extensões que tenham instaladas e que não esetjam disponíveis na loja de aplicações do Chrome vão ser desabilitadas e não será possível tornar a activá-las.
Também nesta situção específica, apenas as extensões que tiverem sido instaladas através da opção de desenvolvimento de extensões ou de políticas de empresa vão ser mantidas.
A Google convida todos os que desenvolvem extensões e que as tenham fora da sua loja a publicarem-nas lá, de forma a terem uma garantia maior e alcançarem um público mais abrangente. Nos casos de extensões privadas ou de testes, a Google tem mecanismos para não as tornar visíveis.
A aplicação desta imposição no Windows está relacionada com a falta de um mecanismo de isolamento dos processos (sandbox) o que deixa de alguma forma este SO e o Chrome vulneráveis.
Apesar da versão beta do Chrome já estar na versão 33, espera-se que a versão estável só atinja este estado de maturação no final deste mês ou no início do próximo.
Homepage: Chrome
Este artigo tem mais de um ano
Ou seja, depois da atualização essas extensões vão ser removidas mas podem ser instaladas novamente, correto?
penso que fazendo isso… dão um tipo no proprio pé. ha muitos websites que têm os seus serviços a correr com a necessidade de extensoes externas… lembro-me do wareztuga por exemplo.
Cumps
wt.tv streamer e Better Battlelog (BBLog) -_-
Queres ver muito povo a regressar ao Firefox ?
Eu nunca o larguei
+1
até começarem a queixar que vem com publicidade na primeira página…
Lá vou ter de usar o Firefox para ver o WarezTuga. =( não tarda também bloqueiam a instalação de apk externos no Android.
WTF Google?!
Por este andar não falta muito para usar os serviços Google ter de se pagar.
Migrem para o ecossistema Microsoft.
posso ter lido mal… mas anda por ai o rumor disso. pelo menos na proxima versao do Android.
pode ser que estejam enganados.
Cumps
Depois do Opera ter terminado como sabemos em detrimento de uma porcaria, eu nunca de lá sai… Como browser não me convencem, a rapidez é conseguida ao recurso do DNS da google que curiosamente também podem definir no vosso computador lol
Seja livre use chromium
baixar aqui -> http://chromium.woolyss.com
é uma boa ideia, usar outro browser baseado no mesmo código fonte.
Srware:
https://www.srware.net/en/software_srware_iron_download.php
Já agora, para Mac, têm para além do chromium, e o stainless browser
Não vai demorar muito tempo para que os MILHÕES de apps destinadas ao Chrome…fiquem reduzidas a algumas centenas. Tudo em nome da segurança…parece que a Microsoft é que tem razão quanto a esse “problema” no IE.
“com a necessidade de proteger os utilizadores”
Lol, melhor piada de TI do século. Obrigada por me terem feito rir.
E as extensoes dos antivirus?
Como o kaspersky que instala o teclado virtual, safebanking, anti banner, vai tudo a vida?
Que atitude sem nexo, cada um devia ser responsavel pelos seus actos.
Realmente é uma boa pergunta. Se calhar vão passar a estar disponíveis na Store, mas passas a ser obrigado a ter uma conta Google. Que acho que este é o verdadeiro intuito desta medida.
O que isto vai fazer é acabar com as porcarias de toolbars que certos e determinados software impingem aos mais incautos. O que não falta é pessoal com o Chrome com montes de extensões tipo o Ask e Webcake, só lixo. Tudo porque instalaram algo que lhes meteu lá aquilo, e por vezes nem sequer há possibilidade de recusar.
Por outro lado, como já foi falado, vai limitar um pouco os utilizadores. A Kaspersky vai ter que lançar as extensões na Chrome Web Store. Já o devia ter feito há muito tempo.
Enquanto ao Wareztuga, nem comento…
Não percebi bem como se instalam agora a extensões externas. Tenho o chrome beta. Já não dá para arrastar as extensões para a página do chrome das extensões? Este método agora só funciona para developers, ou seja, é preciso pagar uma taxa, através do dashboard para developers?
Chromium e Opera resolvem esse dilema
LOLOLOL, eu já tenho o chrome 34 beta e ainda dá para instalar extensões externas 😀