Chinesa Baidu aposta nas bicicletas inteligentes
Por Hugo Sousa para Pplware.com
Já não é a primeira vez que falamos nela, a gigante chinesa Baidu, depois de ter anunciado a sua parceria com a BMW, dá agora a conhecer a criação de um sistema operativo para bicicletas inteligentes. Segundo a gigante chinesa, o sistema operativo vai permitir aos ciclistas acompanhar e melhorar os seus treinos e os seus trajectos.
A Baidu está a planear revelar um protótipo de uma bicicleta inteligente executando o seu sistema operativo, sistema que neste momento ainda não tem qualquer denominação. Segundo a empresa chinesa, este lançamento está planeado para o final deste ano.
O projecto não consiste numa bicicleta que se guie sozinha, mas sim num sistema de saúde voltado para os ciclistas que querem melhorar os seus treinos, afirmou um porta-voz da empresa.
A bicicleta irá chamar-se DuBike e irá permitir aos ciclistas monitorizar as suas estatísticas de saúde, tais como calorias queimadas e frequência cardíaca, além de que vai fornecer informações de trânsito e mapeamento, de forma a poder encontrar os melhores trajectos a tomar. A Baidu avança que estas funcionalidades serão possíveis através de sensores, Software de inteligência artificial e dados recolhidos da Internet.
Os ciclistas vão poder controlar o sistema através de comandos de voz mas também através de um monitor de bordo.
O sistema DuBike terá ainda funções de redes sociais, salvaguardas para proteger a bicicleta de ser roubada e também uma bateria que pode ser usada para carregar outros dispositivos.
A Baidu é conhecida por ser o maior motor de busca da China, mas cada vez mais está a expandir os seus serviços e os seus produtos. Nos últimos meses já vimos ser anunciado pela gigante chinesa vários produtos inovadores, como por exemplo os “Pauzinhos Inteligentes”, o BaiduEye e também uma parceria com a BMW para o fabrico de carros inteligentes.
Além desses produtos, já em Abril, a empresa tinha anunciado a “Baidu Inside”, iniciativa que consiste na criação de parcerias com fabricantes de hardware para a construção de electrodomésticos inteligentes. Alguns desses protótipos incluem mesmo impressoras, monitores da qualidade do ar e até mesmo balanças.
Este artigo tem mais de um ano
MUH MINIMALISM. Que design parvo do guiador, muito pouco confortável.
Verdade, mas foi projectado para que numa possível queda, nunca irá danificar o display.
o guiador da primeira foto, certo?
até porque o da segunda é das Bycykle
de Copenhaga
http://bycyklen.dk/en/the-bycyke
o ‘tablet’ desta deste artigo é de umas 3″…
Qual deles?
Cara n vem me falar q eh podre e essas coisas, poque um empresa q antes era pouco conhecida virou sucesso na China e faz uma bicicleta com inteligencia artificial e n precisa ser tao confortavel assim, porque o importante eh q funcione bem do jeito q tem q ser !
No bom caminho esta empresa, design ainda é prototipo, mas o conceito a conseguirem lançar a bons preços será revolucionario.
Gosto do design que colocam.
Talvez a biciclete que quer substituir nas grandes cidades os carros. Para consumidores preguisosos. Uma boa aposta. Hoje fala-se muito em banir ou reduzir os veiculos motorizados nas grandes cidades esta biciclete parece-me uma boa alternativa.
O preocupante é o preço. Se a BMW se meteu no meio então o publico não é o “grande publico” mas sim um setor muito especifico.
3k+ …
daqui a uns tempos:
-vamos dar uma voltinha de bike??
-agora não posso tou a atualizar o software da minha bicicleta inteligente
-então diz-me as horas??
-espera aí que tou a consultar o mail no meu relogio inteligente
e onde está o motor??!! … heheheh!