Chegou o Project Fi – Novo operador móvel de Internet da Google
Depois de vários rumores, a Google anunciou finalmente o seu novo serviço, um operador móvel de Internet com rede virtual (MVNO) designado de Project Fi. Este serviço será, nesta fase, exclusivo para o Nexus 6 e actualmente apenas está disponível por convite.
Chama-se Project Fi e foi anunciado há breves minutos pela gigante das pesquisas Google. De acordo com as informações partilhadas, este novo serviço assenta em três áreas:
Network
(saber mais aqui)
- Identificação automática e ligação à melhor rede (seja um hotpspot público, privado, um parceiro móvel - Sprint e T-Mobile, etc)
- Todas as ligações via redes Wifi são cifradas
The Plan
(saber mais aqui)
- Plano básico de subscrição por apenas $20/mês. Inclui mensagens ilimitadas, baixo custo nas chamadas internacionais, WiFi tethering.etc.
- Possibilidade de usar tráfego extra ( $10 por 1GB)
The Experience
(saber mais aqui)
- Chamadas e mensagens podem ser transmitidas via rede wifi se não tiver cobertura celular
- Chamadas por ser encaminhadas via rede Wifi para a redes celulares, e vice versa, sem qualquer interrupção
- É possível usar o número de telefone para realizar chamadas, enviar mensagens, usar nos hangouts, seja no smartphone, tablet ou PC
Veja o vídeo de apresentação do serviço
Apesar de alguns rumores referirem que este serviço se destingia pelo facto do utilizador pagar apenas o que usasse (chamadas e dados), a verdade é que tal não se veio a confirmar. Como referido o utilizador tem um plano básico obrigatório de $20.
Say hi to Fi: A new way to say hello
Homepage: Blog Google
Este artigo tem mais de um ano
Ao menos não vemos coisas como “trafego ilimitado” que na volta esta cheio de limites. Preços um pouco altos, mas na América já é normal o 3/4g ser muito caro
“Apesar de alguns rumores referirem que este serviço se destingia pelo facto do utilizador pagar apenas o que usasse (chamadas e dados), a verdade é que tal não se veio a confirmar. Como referido o utilizador tem um plano básico obrigatório de $2”
Esta parte não é bem verdade, pois no final do mês creditam o que não usamos. Como podemos ver em https://fi.google.com/about/faq/#plan-and-pricing-3
onde diz “The value of your unused data is applied as a credit toward your next month’s bill. For example, if your data budget is 3GB and you use 2.2GB, you’ll get $8 (for 800MB of unused data) to use next month to lower your bill.”
Espero ter ajudado 🙂
Certo, mas isso é em relação aos dados. Pelas chamadas e mensagens tens de pagar $20 por isso mesmo que não uses dados nenhuns tens sempre de pagar pelo menos $20.
Gosto da capacidade de podermos telefonar sem ter que estar dependentes da rede do operador. Não era o iphone que teria/tem esta possibilidade?
Fala-se que o Steve Jobs queria isso… e o iPhone nem cartão SIM teria…
Existem iphones com essa tecnologia, chama-se WCDMA
O WCDMA é a tecnologia que está associada à transmissão de sinal no 3G.
https://support.apple.com/pt-br/HT203032
Nos EUA OS IPAD 4g já trazem um SIM “universal” ou seja podes mudar de operadora sem ter de trocar de cartão.
Eu pergunto-me como é que, com a tecnologia já existente, ainda temos de usar cartões SIM físicos.
Tal como fazemos login com uma conta Google, ou iCloud para podermos usar os Androids/iPhones, porque não fazer login com uma (ou várias) conta(s) Vodafone/NOS/MEO e ter acesso ao nosso tarifário em qualquer dispositivo? Isso sim seria inovação.
Tenho de concordar com o que disseste!!! 🙂
Porque isso implica quase fazer uma rede de raiz, o SIM é como se fosse o teu comprovativo de identidade dentro da rede e assegurando que a tua comunicação é encriptada e que não se faça clones de SIMs. Para o caso dos IPAD julgo que a solução foi registar o SIM em todos operadores americanos.
Pelo que se sabe a Apple quis fazer isso ou algo similar! As operadoras é que se opuseram! Infelizmente isso deve precisar da “aprovação” das operadoras! Mesmo esta solução que a Apple tem nos ipad não funciona nem no iphone nem em todas operadoras! Algumas vedarão isso.
Mas tens razão isso seria uma grande evolução!
Como é a parte da utilização do espectro de frequências? Ou como é um operador móvel de rede virtual, acaba por alugar o espectro de outras operadoras, o que ao fim ao cabo acaba por morrer na concorrência como muitos outros.
Para já apenas disponível para o Nexus 6, mas e no futuro? Será um plano a ser restrito aos dispositivos Google?
A ideia é boa se vier a provar-se que a segurança prometida no tráfego de facto funciona. Pelo que entendi, o plano base com 3GB mesmo vindo a custar 50€ em Portugal, seria uma autêntica borla. Presumo que não exista roaming, que a ligação seja feita a um ou outro operador à escolha entre todos os países eleitos e só as chamadas feitas para fora donde quer que estejamos sejam pagas, ou isso seria bom demais?
Se aderir-mos ao Project Fi podemos manter o mesmo número (NOS, MEO, Vodafone, etc) e em Portugal irá utilizar as antenas físicas dos 3 operadores?
Ainda há muita coisa por explicar e mesmo o preço base de 20$ é muito…
O serviço está em faze beta, por convite e é sómente nos USA para nexus 6, como raio queres que o pessoal te responda se vais poder fazer a Portabilidade do número?
Porque o meu interesse é centralizar todos os serviços e reduzir despesas… alguém podia saber detalhes técnicos da implementação dos USA para saber se faz sentido vir para portugal ou não. Porque se é mais um “hangouts” com outro nome para mim não tem interesse!
Eu em tempos tive uma ideia parecida com isto, que seria terminar com os telefones dual, triste ou quad sim, a ideia era criar uma rede móvel onde haveria a possibilidade do cliente agregar os números de telefone que quisesse dos operadores que quisesse num único número, ou seja imagina ter um número nos, meo, Vodafone, uno, phone IX, etc e em vez de andar com um telefone de cada utilizaria um só é ligassem para que número ligassem tocava sempre no mesmo ao fazer a chamada o equipamento escolheria sempre por que operador iria fazer a chamada para que saísse mais barato, está solução era para deixar de usar vários equipamentos, mas teríamos sempre de ter um contrato com cada operador do qual teríamos números, teríamos uma vantagem de sumar o plano de dados dos vários operadores num único volume de dados, mas está solução da Google e de longe melhor, mas não estou a ver os operadores móveis portugueses a entrarem no jogo, pois cada um quer ter mais clientes que o outro é assim o número de clientes seria irrelevante, teriam sido ter a rede em melhores condições possíveis parque a sua rede fosse sempre a mais selecionada e assim cobrar mais à google pelo seu aluguer, vamos ver se isso alguma vez chega cá, gostava de ver isso assim como quando vivi no Reino Unido o operador three oferecer o tráfego gerado pelo Skype fosse ele para chamacas, mensagens ou o que fosse, mesmo sem saldo no sim podendo assim o cliente ligar pelo Skype fosse para onde fosse grátis já que skype-2-skype é grátis, e isso funcionava nos países em que a three tinha rede como Uk, Irlanda, Itália, Áustria, Hong Kong, o meu sim Uk funcionava nesses países sem roaming de nenhum tipo isso sim é um operador móvel.
Acabou de estar disponível para todos, Portugal incluído 😉
https://fi.google.com/about/
Mais um post sobre o assunto? 😉
errado! favor de ler melhor as coisas
“Portugal está incluído, mas apenas para o serviço de Roaming dos “camones” que venham a Portugal já com a operadora “Fi”.” (retirado de outro site)
se fizeres signup, recebes este aviso “Project Fi is available only for accounts in the US”, e não te deixa continuar.