Chegou o Project Fi – Novo operador móvel de Internet da Google

Say hi to Fi: A new way to say hello

Homepage: Blog Google


Destaques PPLWARE

21 Respostas

  1. Miguel says:

    Ao menos não vemos coisas como “trafego ilimitado” que na volta esta cheio de limites. Preços um pouco altos, mas na América já é normal o 3/4g ser muito caro

  2. Tiago Fernandes says:

    “Apesar de alguns rumores referirem que este serviço se destingia pelo facto do utilizador pagar apenas o que usasse (chamadas e dados), a verdade é que tal não se veio a confirmar. Como referido o utilizador tem um plano básico obrigatório de $2”

    Esta parte não é bem verdade, pois no final do mês creditam o que não usamos. Como podemos ver em https://fi.google.com/about/faq/#plan-and-pricing-3

    onde diz “The value of your unused data is applied as a credit toward your next month’s bill. For example, if your data budget is 3GB and you use 2.2GB, you’ll get $8 (for 800MB of unused data) to use next month to lower your bill.”

    Espero ter ajudado 🙂

    • Gabriel Parafita says:

      Certo, mas isso é em relação aos dados. Pelas chamadas e mensagens tens de pagar $20 por isso mesmo que não uses dados nenhuns tens sempre de pagar pelo menos $20.

  3. transcendez says:

    Gosto da capacidade de podermos telefonar sem ter que estar dependentes da rede do operador. Não era o iphone que teria/tem esta possibilidade?

  4. Francisco Pinto says:

    Nos EUA OS IPAD 4g já trazem um SIM “universal” ou seja podes mudar de operadora sem ter de trocar de cartão.

    • tfae says:

      Eu pergunto-me como é que, com a tecnologia já existente, ainda temos de usar cartões SIM físicos.
      Tal como fazemos login com uma conta Google, ou iCloud para podermos usar os Androids/iPhones, porque não fazer login com uma (ou várias) conta(s) Vodafone/NOS/MEO e ter acesso ao nosso tarifário em qualquer dispositivo? Isso sim seria inovação.

      • Pedro says:

        Tenho de concordar com o que disseste!!! 🙂

      • Stephane Moser says:

        Porque isso implica quase fazer uma rede de raiz, o SIM é como se fosse o teu comprovativo de identidade dentro da rede e assegurando que a tua comunicação é encriptada e que não se faça clones de SIMs. Para o caso dos IPAD julgo que a solução foi registar o SIM em todos operadores americanos.

      • Francisco Pinto says:

        Pelo que se sabe a Apple quis fazer isso ou algo similar! As operadoras é que se opuseram! Infelizmente isso deve precisar da “aprovação” das operadoras! Mesmo esta solução que a Apple tem nos ipad não funciona nem no iphone nem em todas operadoras! Algumas vedarão isso.
        Mas tens razão isso seria uma grande evolução!

  5. Asdrubal says:

    Como é a parte da utilização do espectro de frequências? Ou como é um operador móvel de rede virtual, acaba por alugar o espectro de outras operadoras, o que ao fim ao cabo acaba por morrer na concorrência como muitos outros.

  6. AlexX says:

    Para já apenas disponível para o Nexus 6, mas e no futuro? Será um plano a ser restrito aos dispositivos Google?
    A ideia é boa se vier a provar-se que a segurança prometida no tráfego de facto funciona. Pelo que entendi, o plano base com 3GB mesmo vindo a custar 50€ em Portugal, seria uma autêntica borla. Presumo que não exista roaming, que a ligação seja feita a um ou outro operador à escolha entre todos os países eleitos e só as chamadas feitas para fora donde quer que estejamos sejam pagas, ou isso seria bom demais?

  7. Daniel says:

    Se aderir-mos ao Project Fi podemos manter o mesmo número (NOS, MEO, Vodafone, etc) e em Portugal irá utilizar as antenas físicas dos 3 operadores?
    Ainda há muita coisa por explicar e mesmo o preço base de 20$ é muito…

  8. David Ferreira says:

    O serviço está em faze beta, por convite e é sómente nos USA para nexus 6, como raio queres que o pessoal te responda se vais poder fazer a Portabilidade do número?

    • Daniel says:

      Porque o meu interesse é centralizar todos os serviços e reduzir despesas… alguém podia saber detalhes técnicos da implementação dos USA para saber se faz sentido vir para portugal ou não. Porque se é mais um “hangouts” com outro nome para mim não tem interesse!

  9. Jose Lapao says:

    Eu em tempos tive uma ideia parecida com isto, que seria terminar com os telefones dual, triste ou quad sim, a ideia era criar uma rede móvel onde haveria a possibilidade do cliente agregar os números de telefone que quisesse dos operadores que quisesse num único número, ou seja imagina ter um número nos, meo, Vodafone, uno, phone IX, etc e em vez de andar com um telefone de cada utilizaria um só é ligassem para que número ligassem tocava sempre no mesmo ao fazer a chamada o equipamento escolheria sempre por que operador iria fazer a chamada para que saísse mais barato, está solução era para deixar de usar vários equipamentos, mas teríamos sempre de ter um contrato com cada operador do qual teríamos números, teríamos uma vantagem de sumar o plano de dados dos vários operadores num único volume de dados, mas está solução da Google e de longe melhor, mas não estou a ver os operadores móveis portugueses a entrarem no jogo, pois cada um quer ter mais clientes que o outro é assim o número de clientes seria irrelevante, teriam sido ter a rede em melhores condições possíveis parque a sua rede fosse sempre a mais selecionada e assim cobrar mais à google pelo seu aluguer, vamos ver se isso alguma vez chega cá, gostava de ver isso assim como quando vivi no Reino Unido o operador three oferecer o tráfego gerado pelo Skype fosse ele para chamacas, mensagens ou o que fosse, mesmo sem saldo no sim podendo assim o cliente ligar pelo Skype fosse para onde fosse grátis já que skype-2-skype é grátis, e isso funcionava nos países em que a three tinha rede como Uk, Irlanda, Itália, Áustria, Hong Kong, o meu sim Uk funcionava nesses países sem roaming de nenhum tipo isso sim é um operador móvel.

  10. Bruno Santos says:

    Acabou de estar disponível para todos, Portugal incluído 😉
    https://fi.google.com/about/
    Mais um post sobre o assunto? 😉

    • 910 says:

      errado! favor de ler melhor as coisas
      “Portugal está incluído, mas apenas para o serviço de Roaming dos “camones” que venham a Portugal já com a operadora “Fi”.” (retirado de outro site)

      se fizeres signup, recebes este aviso “Project Fi is available only for accounts in the US”, e não te deixa continuar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.