Chegou o Gnome 3.20 “Delhi” – Conheça todas as novidades
No caso das diferentes distribuições Linux, os ambientes de trabalho que têm dominado, nos últimos, anos são o Gnome e o KDE apesar do Xfce e Cinnamon terem ganho ultimamente alguma popularidade. Cada um com as suas particularidades e com as suas qualidades. O utilizador é livre de escolher o que pretende usar e pode facilmente alternar entre eles.
Hoje vamos conhecer as novidades do novo Gnome 3.20
Os ambientes de trabalho tendem a definir a usabilidade e produtividade que um sistema operativo pode oferecer. Cada um com as suas características únicas, mas todos com bases similares. O Gnome é um dos ambientes gráficos mais usados, fazendo parte de várias distribuições como, por exemplo, Red Hat Enterprise Linux, Fedora, openSUSE, Ubuntu GNOME entre outras.
Quais as novidades do Gnome 3.20?
O Gnome 3.20 Delhi traz várias novidades das quais se destacam:
Novas funcionalidades no gestor de imagens
Com o Gnome 3.20 as funcionalidades de edição voltaram ao gestor de imagens. As novas funções de edição são simples e fáceis de usar. É possível aplicar efeitos a fotos, rodar, redimensionar, cortar, etc.
Atalhos
Ao nível dos atalhos o Gnome 3.20 também melhorou significativamente, sendo mais fácil de editar os mesmos.
Acesso a controlos multimédia
Com esta nova versão os controlos multimédia passam a estar integrados na área de notificações.
Melhorias significativas na app Polari (cliente de IRC)
Esta nova versão do GNOME marca também o lançamento de uma grande actualização da app Polari que passa a incluir novas funcionalidades e a garantir melhor segurança.
Melhorias ao nível da pesquisa de ficheiros
Ao nível das pesquisas de ficheiros há também novidades. A interface está mais organizada, rápida e responsiva.
Todas as novidades podem ser consultadas aqui
Veja as novidades em vídeo
Este artigo tem mais de um ano
Xfce continua a ser o melhor para mim…
Utilizo os dois, mas principalmente o XFCE porque é o mais personalizável e o GNOME é o mais completo.
Mesmo assim prefiro KDE.
O gnome e uma interface legal, mas o melhor pra mim é o MATE
+1
Mas mate não é o gnome 2?
Openbox com uns pozitos de xfce…
Não, não mesmo…
Eu até gostava do Gnome 2 do Ubuntu, mas depois que lançaram essa versão 3 eu perdi o interesse. Atualmente, as minhas preferidas são o Unity e o Cinnamon, seguidas por Mate e XFCE, e em última opção o KDE.
Este último quase não uso mais, principalmente por ser mais pesado e por eu usar Linux numa VM, o que não o deixa com um bom desempenho. Mas ainda guardo boas lembranças do KDE desde quando o usava no Mandrake… naquela época era a melhor opção.
Comigo foi justamente o contrário.
Detestava o Gnome 2, sempre usei KDE, até começar a usar o Gnome 3 e me apaixonar.
Não consigo usar outra interface hoje em dia.
Gosto bastante do gnome! Sempre bom ver actualizações. Acho que o layot que vem por defeito precisas de umas melhorias. Há muitas extensões que o tornam muito melhor. E á distância de um clique 😉
Sempre detestei KDE, mas mesmo assim acho-o mais interessante que esta versão 3 do GNOME… Para quem quer o estilo GNOME 2, tem sempre a hipótese de MATE ou melhor ainda, xfpanel-switch que transforma o painel XFCE em basicamente qualquer coisa (até em Unity)!
Sou eu o único que adora o Unity, principalmente agora com a versão que vem no Ubuntu 16.04 ?
Sempre a melhorar 🙂 as primeiras versões do gnome 3 estavam… más, mas fui-me aguentando e agora não quero outra coisa! Recomendo! Realmente para máquinas mais limitadas o mate também está porreiro. Mas depois de me habituar ao gnome não consigo utilizar outra coisa. Mesmo o windows (windows 10) me deixa confuso…
Simples a interface do gnome 3, acho que acaba por ser uma das mais acessíveis se não mesmo a mais acessível (sim mais que o mac !!!!). Limparam a interface e deram uma nova maneira de trabalhar com o PC. Para quem diz que não presta, primeiro tentem usar durante pelo menos 1 mês depois então ver o que está a ‘falhar’. E não vir dizer que “não presta” porque não tem os botões de minimizar/maximizar…
No inicio da versão 3 também andava “às aranhas”, mas agora cada vez me convenço mais. Limpa e funcional.
Gnome 3, bem moderno e simples, melhor que essas interfaces bagunçadas e medievais com tecnologia copiada do extinto gnome 2.