Chegou o Dropbox Paper! O rival do Google Docs
Um dos serviços de produtividade mais popular no segmento da cloud é sem dúvida o Google Docs. Atentos ao sucesso da plataforma da Google, e também da Microsoft, o Dropbox lançou agora a versão final do Dropbox Paper, que está já disponível em 21 idiomas!
Será que esta plataforma vai conquistar os utilizadores... a esta altura?
O Dropbox Paper foi anunciado em Outubro de 2015 e até agora estava em versão beta. Hoje, os responsáveis pela plataforma anunciaram a versão final do Dropbox Paper, um serviço, assente na cloud, que permite criar, editar e partilhar documentos.
No entanto, este é um serviço que chega tarde, um vez que no mercado já existe a plataforma Google Docs e o Office 365. Tendo em conta a popularidade dos serviços rivais, Rob Baesman, responsável pelo Dropbox Paper, refere que este novo serviço pode ser usado em conjunto com os que já existem.
Veja como funciona o Dropbox Paper
Como usar?
Para usar o Dropbox Paper basta que tenha uma conta no serviço Dropbox. Depois, é só aceder ao Dropbox Paper e escolher um documento exemplo.
A edição de documentos é muito intuitiva e fácil. Além de texto, é possível inserir imagens, mesmo a partir do Dropbox, tabelas, marcadores, lista de tarefas, código, etc.
O Dropbox Paper está actualmente disponível em 21 idiomas. Além do Dropbox Paper foi também lançado o Smart Sync, uma ferramenta que permite aos utilizadores o acesso a ficheiros armazenados on-line, em contas Dropbox, e que estes possam ser abertos no Windows ou macOS sem qualquer software adicional.
Este artigo tem mais de um ano
Chegou tarde
Aqui uso o google docs no dia a dia, seria difícil migrar para outro serviço, google docs supre as minhas necessidades diárias.
e o onedrive que tem word, excel, etc?
Não é tarde, depende é das novas funcionalidades que traz (ou não). A própria Google chegou tarde aos motores de pesquisa e veja-se o que conseguiu fazer…
Browsers?
Ainda hoje o Google Docs resolveu um problema que tive. TInha um ficheiro feito em excel mas queria usar de forma colaborativa. Tentei o NAS da empresa, mas o serviço não suporta as formulas que estavam no excel; Tentei o Office 365 on-line, abre o ficheiro, mas mais uma vez não suportava o ficheiro on-line mostrando apenas os últimos valores cálculados; Experimentei o Google Docs, foi à primeira, tudo funcionava!. Como não queria usar o Office “instalado”, esta foi a única solução. Dito isto, dificilmente o dropbox apresentará algo suficiente melhor para que troquemos de plataforma a não ser que ofereça mais espaço do que os 15GB da google.
A confusão é que o google docs não inclui folhas de excel. As planilhas do google chamam-se Google Sheets. Logo, o título faz todo o sentido, só que o pessoal generaliza o nome “Google Docs” como os pacotes da Google
Não me parece, de todo, um rival do Google Docs. Este último evoluiu para um simples Office, com a óbvia vantagem de ser online e permitir edição colaborativa. Parece-me sim mais um rival das aplicações para notas como o OneNote ou Evernote. A interface é muito limpa e parece-me ter todas as ferramentas necessárias para notas de reunião, pequenas apresentações, etc. Acho que tem potencial 🙂
Uso o Paper em conjunto com a minha equipa já há vários meses e gostamos bastante do funcionamento. Funciona bem e é muito mais clean que o Docs da Google