CEO da Xiaomi explica o porquê dos stocks dos seus smartphones serem pequenos
Com um crescimento sustentado ano após ano, a Xiaomi tem aumentado as suas vendas e subido no top de fabricantes.
No entanto, a empresa chinesa continua a não dispor de grandes stocks, tendo o seu CEO explicado porquê.
Embora a Xiaomi tenha cada vez um maior peso no mercado, a verdade é que esta tem levado um crescimento sustentado, especialmente nos stocks dos seus smartphones.
Alguns países globais onde a marca chinesa tem presença oficial têm visto alguns modelos esgotar, com a Xiaomi a demorar algum tempo a repor o stock.
Confrontado com esta questão numa entrevista ao India Today, o CEO da Xiaomi, Lei Jun, explicou o porquê de isto acontencer. Segundo este, esta é uma consequência do modelo de negócios adotado pela marca cuja margem de lucro é muito reduzida. Assim, a marca chinesa produz uma quantidade limitada de smartphones de forma a evitar grandes stocks e para ser menos influenciada pelas quebras nas vendas.
Com margens de lucro entre 1% e 2%, Lei Jun admite que, no máximo, a Xiaomi apenas pode suportar 10% a 12% de stock, evitando assim dificuldades financeiras.
Esta questão surgiu depois do Redmi Note 5 Pro estar a enfrentar alguns problemas de stock na Índia, levando a que muitos utilizadores não consigam adquirir este modelo. Para este caso específico, o CEO da marca chinesa afirma que o fabrico deste modelo está condicionado pela disponibilidade do módulo da câmara, o que tem atrasado a produção.
Com o crescimento desta marca, a Xiaomi irá ter um poder de investimento cada vez maior, conseguindo assim manter uma maior quantidade de produtos em stock, reduzindo os tempos de espera.
Este artigo tem mais de um ano
claro que tem toda a lógica, a gestão de stocks e aprovisionamento deve ser o mais eficiente possível, sob pena de poder arruinar as margens financeiras e comerciais de um negócio!!!! afinal é capital que está parado em armazém ….
Totalmente de acordo, isso é verdade mas também é verdade que quando a procura excede a oferta por uma margem bastante elevada é dinheiro que se “perde” ou em rigor, que se deixa fugir… Para além de isto atrasar o crescimento será também perigoso porque são potenciais clientes que são perdidos para as alternativas (concorrência).
O modelo de negócio da Xiaomi em muitos pontos é desastroso, valem-se da panóplia de produtos e mercados abrangentes para cativar clientes e dos esquemas de algumas lojas online, não fosse isso e era ruinoso.
para isso existe o forecast
Que não serve de muito neste caso porque mesmo que haja indicadores de maior procura (que certamente há) atingiram o limite de produção, logo seria necessário mais investimento de risco.
Amanhã vai ser um dia importante para quem segue a marca Xiaomi!
Ai vai ?
Que comentário mais desnecessário. Quem seque a marca saberás do que estas a falar, quem não segue fica na mesma porque tu não adicionaste mais informação util…
Parabens
Idem pra quem “ama” a Apple? Ou Samsung?
Deixe o gajo ser fanboy…. particularmente, eu tenho Xiaomi e gosto, mas não fico lambendo a marca… não me pagam pra isso!
Vai! Sabes o que é o google?
Pesquisa !25 Abril Xiaomi”
Xiaomi Mi 6X chega dia 25 de Abril,certo “Zeca” ?? Também há aquela cena da Opera(https://www.opera.com/pt/r2iscoming),que ninguém faz ideia do que seja,embora se suspeite que seja um browser com um aspecto renovado.Eu sinceramente não sei o que é o lançamento do Opera R2.Não faço a mínima ideia.Mas que vou ver em streaming,podem apostar. 🙂
opera presentation: fail
É verdade! Mas como não havia muita informação. Não quis arriscar. Este Mi6x deve se tornar no novo Mi A2.
porque ?
Mercados como o Europeu a safar 😉
se em vez de terem 5 ou 6 variantes de cada telefone só tiverem 1 se calhar a coisa corre melhor…
Xiaomi Redmi 5
Xiaomi Redmi 5A
Xiaomi Redmi 5Pro
Xiaomi Redmi Note 5
Xiaomi Redmi Note 5A
Xiaomi Redmi Note 5Pro
e depois junta variantes de 3, 4 e 6gb de cada. Assim é complicado manter stocks
Se tivessem essas margens de lucro já estavam na falência.
Não estavam nada…
Tanta marca que andou anos a vender, mas a operar em prejuízo.
Ter 1 ou 2% de lucro, é ganho positivo.
Exemplos
Seguramente que está a falar de margem de lucro líquida
Se as contas tiverem correctas as margens sao bastante mais elevadas que isso.
Factura 18, ganha 1…
Xiaomi, which has been hearing bank pitches for what could be the world’s biggest tech float next year, will rake in a net profit of at least $1 billion in 2017, banker projections based on the company’s revenue estimate of $17 billion to $18 billion show. Profits are estimated to reach about $2 billion in 2018.
@Hugo Cura, para quando a review do note 5 pro?