Cash Trapping: Alerta aos multibancos com “armadilhas”
O Cash trapping consiste na colocação de um dispositivo/objecto de plástico (em alguns casos, metálico) nos terminais de saída das notas dos ATM’s, com a intenção de ludibriar uma pessoa que pretende levantar dinheiro e que julga que o equipamento está avariado.
Recentemente foram detectados cinco multibancos "armadilhados" com este sistema em Loulé.
A GNR de Loulé deu a conhecer que detectou recentemente cinco multibancos, em apenas dois dias, que faziam a retenção de notas. De acordo com as informações divulgadas, nalgumas das réguas retiradas dos multibancos pela GNR estavam coladas um conjunto de notas, no total de 50 euros.
Os lesados acabam por desistir das “operações bancárias", abandonando o local. Nesse momento, os suspeitos procedem à remoção do dispositivo plástico/metálico e à consequente subtracção do dinheiro retido.
Conselhos Úteis
- Verifique que o terminal ATM está em perfeitas condições e não apresenta quaisquer indícios de ter sido vandalizado, alterado ou modificado;
- Verifique que o leitor de cartão apresenta o seu aspecto normal, nomeadamente que a ranhura para inserir o cartão está em bom estado, bem como, o local de saída do numerário;
- Não aceite ajuda de terceiros caso ocorra uma anomalia de funcionamento – por exemplo, o cartão não sai e alguém sugere que volte a marcar o código secreto;
- Ao detectar este tipo de “avaria” permaneça nas imediações do ATM, contacte a Polícia de Segurança Pública (através do 112) e cumpra as indicações/conselhos que lhe forem dadas(os) no caso em concreto
Este artigo tem mais de um ano
Eu assisti e entrevi em uma situação destas. Um “fulano” chega-se à beira da senhora de idade, que tinha acabado de meter o cartão na ATM, e perguntou se presisava de ajuda. Eu, que estava à espera de ir a seguir, intrevi e disse se a senhora precisasse de ajuda eu estaria disponível para ajudar e não alguém que aparece do nada para esse efeito, mesmo que tenha vindo com todas as boas intenções. O “fulano” entendeu o meu bom civismo e foi-se embora.
Mas o senhor apareceu do nada também. Fez basicamente o que o outro gajo fez.
Ligar para o 112 por causa disto… Existem números das esquadras.
Caro David,
O meu amigo (permita que assim o trate com todo o respeito) numa situação de emergência em que precise de ajuda das autoridades, conhece os nºs de telefona de todas as esquadras da PSP e postos da GNR do país?
112 é um número que está em todos os carros patrulha da PSP e por alguma razão será.
Um abraço.
Pois! Mas a última vez que liguei para o 112 a propósito de uma viatura acidentada na segunda circular (despiste sem feridos) em Lisboa só faltou ser ameaçado pelo assistente do 112. Aquele assunto era para a PSP. Aquela era uma linha de emergência!!!! (Claro que se a seguir fruto desse acidente acontecer um outro com feridos certamente o assistente já fica satisfeito). Talvez fosse boa ideia nos ATMs, em placar adequado colocar os numeros de telefone da PSP/GNR mais próxima.
+1
+1
e se vandalizarem os números que estão nas ATMs? e chega la o bandido com a boina da PSP… just saying
http://inseguranca.no.sapo.pt/112.html
E conheces os números dessas esquadras?
No teclado alfanumérico (quase todos, actualmente) do telefone fixo ou móvel, marcamos 21 e de seguida premimos as teclas correspondentes às letras da palavra «polícia». No final, teremos o número 217 654 242, que é o do Comando Metropolitano da PSP. A quem nos atender, basta pedir o número de telefone da esquadra pretendida.
Não sabia essa, obrigado pela informação.
Obrigado amigo Ricardo ,já me ensinou um novo golpe,não sabia que no teclado do telemóvel, aparecia o numero central da policia !
O problema é que a regra não é universal…
Mas eu sei lá o número da esquadra! O 112 é o número nacional de emergência que nos permite contratar rapidamente quer o serviço de emergência quer as autoridades.
David, o 112 não é só para chamar o INEM 😉
David, já agora isso é informação da própria PSP
David, 112 serve para tudo. Obviamente que não vai ocupar a linha porque errou o código 3x… Mas sim se suspeitar alguma coisa deve ligar ao 112. Seja para o que for.
O 112 funciona assim, infelizmente sei disto:
-A central atende e pergunta a emergencia
-Deves dizer que queres ou chamar o inem ou ligar para a esquadra mais próxima
-a central transfere-te a chamada em segundos.
O meu caso real foi o INEM e depois de transferir a chamada (depois de dizer que queria uma ambulancia ) é que uma senhora atendeu-me provavelmente do hospital mais próximo e perguntou-me o que se passava. Aí expliquei a situação toda.
112 não é só INEM. Bombeiros, Proteção civil, Polícia enfim tudo que seja considerado emergencia. E teres suspeitas que a caixa está de facto a comer-te dinheiro tens que chamar a policia ao local para registarem a situação. Se não ficas sem o €€. 🙂
Tu ao ligares para o 112 estas a ligar diretamente para a psp pois sao eles que atendem todas as chamadas!
Para informação, o 112 é uma linha de emergencia, e basta uma pequena pesquisa no site deles em
http://www.inem.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=28186
para encontrar isto:
O 112 é o Número Europeu de Emergência, sendo comum, para além da saúde, a outras situações tais como incêndios, assaltos ou roubos. As chamadas efectuadas para o 112 são atendidas, em primeira linha, por uma Central de Emergência da PSP que apenas canaliza para os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM as chamadas que à saúde digam respeito.
Quer isto dizer que QUALQUER tipo de emergencia pode ser feita e relatada pelo 112 que TEM A OBRIGAÇÃO de encaminhar para o serviço correcto.
Se um operador do INEM diz que nada tem a ver com acidentes na 2a Circular ou com assaltos a ATMs , é simples: é fazer queixa dele, até porque as chamadas são gravadas, e isso é de lei!
é verdade, existem números das Esquadras, mas quem é que conhece o n.º da Esquadra do local onde se encontra? O mais correto é ligar o 112 e pedir à Central para ligar à PSP daquela área. Isto dito por quem sabe.
PSP ou GNR – dependendo da localidade e da área de intervenção de cada uma das forças….
Aqui em Gondomar GNR e PSP estão praticamente separadas por uns 200m. Mas o patrulhamento é feita pela PSP.
É como dizia, depende das zonas. No meu caso é a GNR e a psp está quase ao lado da GNR 😀
Com a diferença que a PSP patrulha o aeroporto do porto e tudo o que está ao lado é com a GNR…
Mas as caixas de MB não tem todas câmaras? A PJ pode muito bem conseguir perceber/saber quem faz esse tipo de fraudes, ao visionar as imagens das câmaras.
E depois ? enquanto localiza e identifica, já o dinheiro foi gasto. Ainda por cima muitas das vezes são romenos, búlgaros e outros estrangeiros que o fazem !!!!
Obviamente que são romenos, búlgaros e outros estrangeiros! Basta conhecer minimamente as nossas prisões e verificar que aquilo está cheio de portugueses. Logo só podem ser estrangeiros a fazer estas malandrices. Haja paciência.
hahahahhahaha
Segundo me contou um passarinho essas câmaras estão todas (ou quase todas) desactivadas, simplesmente porque não lhes compen$$a.
Não sei se é verdade ou não, mas acredito visto que nunca ouvi uma noticia em que se recorresse a essas imagens…
Pois lá está… temos a tecnologia, mas não se a utiliza!
Gerardo atualmente é ilegal a não ser que haja uma placa bem visível como no metro (lol uma anedota a parte do visivel) e tem que ter uma licença para gravar imagens publicas. CNPD trata dos dados e destrói passando X tempo.
Slogan da CNPD
“A proteger criminosos desde 1994”
Supostamente deveria ser assim, mas não é.
Mesmo nos locais com CCTV (camara a apontar ao ATM), é muito complicado perceber o que estão a fazer os meliantes, porque os que sabem fazer, não têm o rosto à mostra. Basta um boné e uns óculos de sol, para que as imagens não sirvam de prova. Só através de um sistema de reconhecimento de estrutura facial e isso meus caro…é muito muito caro.
O problema não é ser cara… o problema é que em tribunal, qualquer reprodução feita informaticamente não pode ser constituída como prova…
Por exemplo, a reconstituição de uma acidente de aviação, feito pelo LNEC (uma instituição do estado e de referencia), que tem a tecnologia mais avançada para o efeito, essa reconstituição não é pode ser considerada como prova. Uma triste realidade, que tive conhecimento…
Quer dizer que os radares das patrulhas e as multas são “ilegais”?
Se observarem a máquina, conseguem notar que existe um objeto estranho que não encaixa na abertura por onde as notas saiem. Outro golpe é o usado por uns certos grupos que colocam uma mini câmara numa das laterais da máquina a apontar para o teclado numérico. Se notarem um objecto pequeno (que mais parece um autocolante de publicidade que tem uma pedra lá debaixo, passem a mão por cima, vão notar que está lá algo rígido. Arranquem-no. Contactem as autoridades e cuidado com as crianças que se aproximam como se andassem a brincar. Já vi 2 miúdos de 10-12 anos a tentar fazer isso a uma rapariga que estava a falar ao telemóvel e a usar o cartão. Tiveram azar que eu estava na caixa ao lado e, “sem querer” empurrei um deles contra a rapariga. Nesse momento afastaram-se e foram ter com um individuo mais velho que estava a assistir dentro de um carro. Falei com o segurança que contactou as autoridades porque já tinha existido um assalto a uma velhota ali nas imediações com contornos semelhantes. Os miúdos e o homem arrancaram do local mal um carro da polícia encostou do outro lado do parque de estacionamento. Coincidências…
escrevam em português já que a maioria do povo português não entende um cara… de o ingles o que normal porque estamos em PORTUGAL
Uma vez na Covilhã, uma senhora que precisava de transferir 3000 e qq coisa euros, já não me recordo bem, pediu-me a mim que estava a seguir a ela para a ajudar…e assim o fiz, mas há pessoas prontas para tudo…
Também se pode telefonar directamente para a PSP, basta escrever o indicativo da zona e as teclas necessárias para escrever POLICIA.
Se for em Lisboa: 21POLICIA (217654242)
Tenho ideia que esse “atalho” apenas funciona para Lisboa e Porto(?). Para o restante país como funciona? Por exemplo o indicativo de Vila Franca de Xira é 263… se adicionar POLICIA(7654242) ficamos com um numero de telefone com 10 algarismos…
Confirma-se , Nuno.
Desconhecia isso, mas pesquisei no site da PSP (http://www.psp.pt/Pages/apsp/ondeEstamos.aspx)
e filtrando pelo distrito de Lisboa e concelho de Lisboa, o numero bate certo com 21POLICIA apontando para o comando distrital de Lisboa.
Muito bom!
Mas isso não funciona com os restantes distritos ou restantes cidades, ou seja, de pouco ou nada serve, a nao ser que se viva em Lisboa! … é uma pena, porque seria de grande ajuda!
Uma vez em lisboa num ATM fiquei com um cartão preso e acho que era num esquema desses, mas conseguia segurar uma pequena ponta do cartão, porque o cartão estava ali mesmo à entrada, só que não sei como, preso. Foi pontapés à máquina até o cuspir. E cuspiu!
Eu defendo que a responsabilidade deveria ser das entidades bancárias responsáveis pelo ATM (ou de quem deposita o dinheiro nelas) de verificar o estado das mesmas por exemplo. São as primeiras pessoas a ter noção (formação) dos sinais de bom ou mau estado da mesma.
Bem como de colarem ou gravarem a laser o numero de telefone da policia ou de outra entidade.
É que é tudo muito bonito ter o nosso número nacional para todo o tipo de emergências mas o problema é saber analisar o que é uma emergência /urgência. Ok tudo bem 112 não é só INEM então arranjem um para essa finalidade, pois por vezes pode salvar a vida de alguém à custa do congestionamento de chamadas e/ou dos sucessivos reencaminhamentos… mas isto é a minha opinião.
No meu tempo de faculdade infelizmente precisei de chamar o INEM e durou muito tempo, a resposta além de não ser rápida não foi muito eficaz, mas felizmente não era uma questão de vida ou de morte.
Lembro-me de a uns três anos atrás, no inverno…ter telefonado para o 112 a avisar que a estrada em que eu circulava tinha um buraco tão grande que cabia la um carro, em consequência da forte chuvada que tinha caído…só faltou baterem- me e eu feito estúpido com o carro com os 4 piscas ligados em frente ao buraco de modo a alertar os outros condutores para evitar algum acidente .
So neste pais