Cartão Europeu de Saúde!
Antes de viajar para a Europa, dirija-se à Segurança Social e peça o cartão de seguro de doença gratuito. Se precisar de assistência, tem os mesmos direitos dos cidadãos desse país.
A Comissão Europeia criou o cartão europeu de seguro de doença (CESD), que substitui eventuais documentos para aceder a cuidados de saúde, em particular o modelo E-111. Em Portugal, desde 28 de Fevereiro último, é possível pedir a sua emissão na instituição de previdência onde se encontra inscrito. Também pode pedir o seu cartão na Loja do Cidadão. Se viajar com a família, deverá pedir um cartão para cada elemento do agregado, pois este documento é individual. Convém fazê-lo uma ou duas semanas antes da viagem. Prevê-se que o cartão seja enviado para casa cinco dias após o pedido, mas podem ocorrer atrasos, sobretudo no Verão ou em épocas festivas, como o Natal, Carnaval e Páscoa.
Se os serviços não puderem enviá-lo a tempo, fornecem-lhe um certificado provisório. O cartão dá acesso a tratamentos urgentes (como o modelo E-111) e a outros em consequências de um acidente, doença ou maternidade. Só não poderá utilizá-lo se for ao estrangeiro para obter um tratamento que, por limitações técnicas ou outras, é inviável em Portugal. Munido deste cartão, tem acesso a cuidados médicos nas mesmas condições dos residentes do país onde se encontra. Ou seja, recebe cuidados gratuitos, paga eventuais taxas moderadoras ou outras despesas aí cobradas. Além dos viajantes, o cartão pode ser usado por quem residir temporariamente no estrangeiro (estudantes, por exemplo). Ainda não foi definido um prazo, mas, em princípio, o cartão será válido durante um ano. Trata-se de uma vantagem sobre o modelo E-111, cuja validade era limitada ao período de estada no estrangeiro.
Onde pode utilizá-lo? Em qualquer dos 25 países da União Europeia. Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suiça. No Reino Unido, não tem de apresentar o cartão, bastando identificar-se com o Bilhete de Identidade. Se possível, refira que pretende tratamentos do Serviço Nacional de Saúde.
Mais informações: Tudo sobre o Cartão de Saúde Europeu Homepage: Cartão Saúde Europeu
Este artigo tem mais de um ano
mt bacano
kero o meu!!
Estas sao informaçoes que dao sempre jeito.
Por acaso ja tenho o meu, mas ha muita gente que nao sabe!
É preciso informar destas coisas tambem.
Aconselho vivamente e fazerem deste site a vossa pagina inicial!
Abraço
5 dias?
Este ano fiz o pedido do cartão dia 12 de Julho e recebi dia 5 de Setembro! (Bem podia precisar dele!) :p
Ya, é mt util eu tenho meu á + de um ano ! Dá mt jeito recomendo !!
Parabéns pela divulgação! Muito útil para quem viaja, de facto!
Deviam era enviar para casa dos utentes e não fazem-nos estar em bichas por causa de um cartão que é essencial á maioria de nós Portugueses, fica lá com a sugestão ó Sr Socrates
Abraço
Carlos
@Carlos
Essencial à maioria dos portugueses?????????
Ah, não tás muito dentro do turismo dos portugueses lá fora..
Não são mais de 400 mil portugueses que viajam anualmente para fora de Portugal (e dentro da União Europeia, claro)………
Por isso dizeres à maioria dos portugueses……
Acho que inda somos 10 milhões, NÃO??????????????’
E estar em bichas????????? O cartão pode-se pedir pelo site da Segurança Social……..
Não tás muito dentro do assunto, já reparámos…………..
Mister Manel heheh, desde já agradeço o trabalho que tem feito, sou leitor assiduo desde que conheço o site…obrigado por tudo…agr a pergunta lol
queria requisitar o cartão sem ter q ir a um destes balcões, o que já m tira mto tempo…procurei no site e ñ me bateu nas vistinhas heheh a página ou link por onde poderei pedir o cartão, se deste modo me puder elucidar com o link agradeço, e já agr pode continuar com o magnifico trabalho de informação com que nos presenteia todos os dias!
abraço