Carros elétricos a circular na Europa já são mais de 1 milhão
O mercado dos carros elétricos continua tímido mas há algumas metas interessantes que têm vindo a ser atingidas. Segundo dados recentes, no primeiro semestre deste ano foram vendidos 195 mil automóveis elétricos, dos quais fazem parte Veículos Elétricos de Bateria (BEV) e Híbridos Plug-in (PHEV).
Considerando as vendas do último semestre, o mercado europeu passou a ter um valor acumulado de mais de um milhão de carros elétricos.
Os dados são da consultora EV Volumes que revela que as vendas de veículos elétricos aumentaram na Europa. Segundo os dados, entre janeiro e junho de 2018 foram vendidos 195 mil automóveis elétricos (BEV e PHEV) o que significa um aumento de 42% face ao período homólogo do ano anterior. Estima-se que o total acumulado deverá chegar aos 1,35 milhões até o final do ano.
Em 2017 a China atingiu a meta de um milhão e as estimativas apontam que os EUA possam alcançar essa meta ainda este ano.
Noruega lidera mercado de veículos elétricos
De acordo com o estudo, a Noruega continua a liderar o mercado dos veículos elétricos. Segundo os números disponibilizados, no primeiro semestre de 2018 foram vendidas 36 500 unidades só naquela país (37% de todos os automóveis vendidos neste período).
As previsões apontam para que no final de 2018 tenham sido vendidas 84 mil unidades. De referir que o Governo norueguês disponibiliza um conjunto de benefícios para quem escolha adquiri carros elétricos, como por exemplo, estacionamento grátis e até mesmo a permissão de estes circularem em faixas dos autocarros.
Na segunda posição aparece a Alemanha, seguindo-se o Reino Unido, França e Suécia. De referir que as vendas de carros elétricos apenas representam 2% do segmento automóvel. Portugal aparece na posição 12, neste TOP 15.
Venda de elétricos em Portugal...
A venda de veículos elétricos quase triplicou em Portugal entre janeiro e abril. Registou-se um crescimento de 170,9% face a igual período de 2017, para um total 1 184 viaturas, de acordo com dados da ACAP – Associação do Comércio Automóvel de Portugal,
Nos primeiros três meses, em Portugal foram vendidos 726 carros elétricos (+96,7%), 794 híbridos 'plug-in' (+104,1%) e 1.664 híbridos (+64,3%). O total de carros movidos a energias menos poluentes foi de 3.777 (+75,2%).
De referir que o Governo manteve, para 2018, o incentivo que pode chegar aos 2250 euros na compra de carros 100% elétricos, enquanto que quem comprar veículos de duas rodas irá receber 20% do valor de compra, até ao máximo de 400 euros. A dotação global é de 2,65 milhões de euros.
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Este artigo tem mais de um ano
É um futuro inevitável, não tinha como energias poluentes durar para sempre, principalmente por elas serem finitas.
O problema das energias renoáveis é que o fabrico de baterias é muito poluente. Produzir energiar, de forma renovável (éolicas, barragens, solar, etc..), tem o seu impacto ambiental mas não são poluentes na produção mas a parte de armazenamento de baterias ainda deixa muito a desejar quanto à poluição.
Este artido do The Guardian é interessante a esse ponto: https://www.theguardian.com/football/ng-interactive/2017/dec/25/how-green-are-electric-cars
Também tendo em consideração que, apesar de termos um carro eletrico, mais de metade (ou até 2/3) da energia produzida para carregar o carro, é proveniente de combustiveis fósseis. Estamos num bom caminho mas ainda não podemos dizer que ter um carro eletrico é o mesmo que dizer que se é 100% amigo do ambiente.
Não digas asneiras sr mecânico
Lê o artigo e pensa, de onde vêm o Litium que é componente base?? o mesmo também não existe assim ao pontapé no planeta.
Se me falares de carros a hidrogénio ai talvez seja a solução….
Era bom juntares à tua eloquente observação alguns factos/estudos; porque tudo que disseste nesssa frase está errado.
Não seja por isso, aqui tens, https://blog.energybrainpool.com/en/is-there-enough-lithium-to-feed-the-need-for-batteries/, nada de imediato é verdade mas secalhar daqui a 50 anos estamos na mesma, mas com mais problemas, pois a reciclagem das baterias vai ser um problema.
Mais lê as declarações do gajo da Peugeot https://www.telegraph.co.uk/cars/news/electrification-puts-car-industry-risk-says-psa-boss-tavares/
o que tinha escrito era para o Ricardo Manuel Figueiredo de Brito
Pensa de onde vem a energia para carregar o carro eléctrico…
Actualmente, apesar de todos os esforços para as renováveis, não consegues manter o país “ligado” com elas apenas, vais precisar sempre dos combustíveis fósseis.
E isto, quando já começamos a ter eólicas por todo o lado, hídricas, etc.
Imagina quando toda a gente colocar o carro a carregar….vai tudo abaixo.
A não ser que enchas o país de parques eólicos, painéis solares e hídricas.
Isto para além do que já foi aqui dito quanto às baterias. Imagina milhões de veículos, a quantidade de metais necessária, a maior parte metais raros e escassos. É incomportável. Também é verdade que certas marcas já conseguiram fabricar baterias que não necessitem de certos materiais, mas o problema subsiste porque não conseguem fazer uma bateria que dispense esses materiais raros.
O eléctrico é igualmente mau, se é que não é pior (a ver vamos). Então se avançarem para o serviço de substituição rápida de baterias, aí é que temos um sério problema porque tens que ter ainda mais baterias disponíveis.
As duas e únicas centrais termoelétricas a carvão em Portugal asseguram o primeiro e segundo lugar do TOP 10 das instalações com maiores emissões, como mostra a tabela abaixo. As emissões destas centrais quando comparadas com as emissões totais do país para 2015 (dados nacionais mais recentes), são responsáveis por 17,6% do total de emissões de dióxido de carbono-equivalente o que impõe urgência nas mesmas serem substituídas pela utilização de centrais de ciclo combinado a gás natural existentes, como recurso transitório e, a médio prazo, por fontes de energia limpa.
Ao nível europeu, a central termoelétrica de Sines surge como a 18ª mais poluente em 2016, apesar da sua maior eficiência por comparação com outras centrais utilizando o mesmo combustível.
Estas centrais têm mecanismos para remoção de grande parte de determinados poluentes atmosféricos, mas tal não é possível em relação às emissões de dióxido de carbono (CO2). Dada a sua baixa eficiência na queima, têm uma emissão de cerca de 970 g/CO2eq. por cada quilowatt-hora (kWh) produzido. Para comparação é importante referir que uma central de ciclo combinado a gás natural emite 386 g CO2eq / kWh, e as centrais renováveis como hídrica, solar ou eólica têm emissões zero (fatores de emissão da ERSE relativos a 2016). Em suma, no TOP 10, o setor da produção da eletricidade é responsável por 20,5% do total de emissões.
Fonte: https://zero.ong/zero-divulga-as-10-instalacoes-com-maiores-emissoes-em-portugal/
Quanto maior for a procura, maior será a poluição…
Bom comentário…
E então quando todos nos deslocarmos de carro eléctrico, de que forma poderão as centrais renováveis responder de forma estável? Lá teremos que recorrer a fontes poluentes, ou seja, voltamos ao mesmo, mas com a agravante das baterias (a reciclagem das baterias ainda vai evoluir muito..? Pensaram os senhores governantes na margem de evolução, falaram com cientistas para perceber como funciona a reciclagem?)
Isto não passa de pura fantasia. Como é o abastecimento ? Como é andar sempre a ligar a viatura “à parede” e esperar que carregue? Nada disto faz sentido. Tomemos um exemplo : ontem fui à praia. O parque de estacionamento que lhe dá acesso tem algumas centenas de lugares. Existem 2 postos de carregamento para carros elétricos. Quando chego estes dois postos estão ocupados e os donos das viaturas deverão andar calmamente pela praia, pois deixaram lá o carrito ligado e foram-se embora. E agora se chegar eu com um carro elétrico e precisar de energia para regressar a casa ? E se vier outro atrás de mim ? E outro ? … fantasia ! Não é o eléctrico o futuro. Não pode ser. Moda parva sem sentido.
No inicio do século passado havia alguém também com dúvidas semelhantes às tuas… só que nessa altura foi na transição da carroça para o carro com motor de combustão!
Acho que para bom entendedor chega…
Tens toda a razão. E pensar ? Pensas ao menos na questão prática ? Não achas que o eléctrico não passará de um nicho ou de uma moda. Como é o abastecimento dos veículos num cenário de massificação. Imagina o cenário atual e inverte o numero de carros a combustão pelo numero de carros eléctricos e pensa no que é abastecer esse parque automóvel …
Tenho um Tesla e fiz recentemente uma viagem de mais de 6000km pela Europa (Incluindo Portugal), nao tive qualquer tipo de problema em carregar o carro quando foi necessário.
O exemplo que dás é uma questao de civismo também (assumindo que nao há limites de tempo em Portugal), da mesma forma como nao deixo o meu carro a combustível fóssil a abastecer e vou para a praia também nao deixo o meu eletrico.
Quando muito sei que tenho 1hora, vou fazer alguma coisa e em 50minutos estou de volta para o retirar de lá e dar lugar a outro.
Já agora a titulo de curiosidade, custo da viagem com o Tesla (sem contar com desgaste do carro claro), 0Euros…
Louro, 0 euros até o Mobi-E passar a entrar na fatura da eletricidade. O custo não será certamente tão elevado como o diesel ou gasolina mas não será certamente zero. A não ser que os Tesla tenham um sistema “diferente”. No entanto, uma Wallbox em casa não gasta zero de eletricidade e os pontos de carregamento “normais”, irão começar a ser pagos. Ao carregar o carro em casa, tem custos na fatura.
Como disse, não serão elevados como diesel mas não são zero.
Outro ponto, um Tesla tem um custo que não é para todas as carteiras (tendo em conta também a autonomia que oferece e os serviços). A generalidade dos carros eletricos são citadinos e, por exemplo, eu vivendo num apartamento (não tenho como carregar o carro) e na empresa onde trabalho (ou por perto), não existem carregadores, ter um carro eletrico é para ficar parado porque não é conveniente. Comprei um carro recentemente, a gasolina, mas teria gostado de investir num eletrico mas não poderia usar no dia-a-dia.
Sobre outro assunto, a Gasolina é menos poluente do que o gasóleo mas é mais cara.. devem ser os tais incentivos ambientais que os governos tanto falam..
“Sobre outro assunto, a Gasolina é menos poluente do que o gasóleo mas é mais cara.. devem ser os tais incentivos ambientais que os governos tanto falam..”
Algo que já digo a muitos anos.. simplesmente estúpido
Foi prometido a todos os donos Tesla que os supercharger iriam ser grátis para sempre (para carros comprados antes de 2017 se nao estou em erro).
O meu é de 2015, por isso terei sempre (neste carro claro) carregamento grátis.
A questao de nao estar acessível a qualquer um, basta que penses um pouco e vais perceber que as coisas nao sao bem assim.
Comprares um Tesla sim é caro, mas estás a comprar um carro de Luxo, equivalente a comprar um BMW serie 5 ou assim… nao podes comparar um Tesla a um Renault Clio.
Agora se fores para um modelo 100% eletrico tipo um Nissan Leaf ou assim, já estás a falar em comprar o carro por uns 15k ou similar (Nao ando a par dos precos dos carros em Portugal, sei que sao pornográficamente caros).
Um exemplo que te posso dar acerca de comprar um Electrico.
Eu por norma faco a volta de 70/80 mil km por ano, entre deslocacoes para o trabalho e também viagens pela Europa que faco de forma mais um menos frequente.
Antes de ter comprado o Tesla o meu daily driver era um BMW M5 de 2008, fazia consumos de 12/15l/100km o que me dava a volta de 10500litros de gasolina por ano, ao custo que está agora (£1.28/litro, gastava £13125/ano em gasolina.
Eu comprei um Model S (Estou a espera para me entregarem um Model X), em 2015 paguei £72000 pelo carro, como tenho carregamentos grátis gasto zero em combustível (Quando nao o carrego em casa o que é raro), isto significa que em pouco mais de 5 anos tenho o carro pago só com a diferenca entre gasolina e electrico.
Este já está na minha mao há 3, sempre que quiser e tiver o bichinho para a gasolina tenho uma E63 para o efeito.
A questao da gasolina estar mais cara que o diesel, nao é em todo lado, como disse aqui meto gasolina a £1.28(98) ou 95 a £1.24 o diesel acho que anda a volta dos £1.30 se nao me engano.
Em Portugal ainda existe muito a cultura de que o diesel é que é, que se poupa dinheiro ao ter um carro movido a diesel e isso nao é de todo verdade e se algum dia foi, nao foi por muito tempo.
A moda comecou porque os “putos” se aperceberam que podiam comprar Ibizas comerciais mais baratas que um carro de 5 lugares, e a partir daí…
Para além disso e como disseste bem tens o patrocionio do governo em que cobra menos impostos no diesel e se recuza a que haja uma versao de diesel com menos impostos para carros comerciais/camioes e afins…
Enfim mais do mesmo.
Espero que o Diesel acabe bem rapido, por cá já estao a carregar a forca toda nos impostos nos diesel e cada vez se ve mais carros electricos a circular na rua, com isso cada vez temos mais e mais pontos de carregamento.
Por exemplo o ginásio que frequento tem 3 pontos de carregamento, os park and ride fora das cidades tem vários para que possas lá deixar o teu carro a carregar e usar os transportes publicos no centro da cidade.
O hipermercado próximo de minha casa (uns 5min de carro) tem pontos de carregamento grátis para os clientes carregarem os carros enquanto estao a fazer compras.
Em Portugal provavelmente vai demorar um pouco mais até isso acontecer, mas vai acabar por mudar com quantos mais EV a circular.
£72000? Tem sorte que é no Reino Unido…
Em Portugal seria muito mais caro e a diferença dá para pagar bem os combustíveis e a manutenção..
Como disse nao estou a par dos precos dos carros em Portugal, mas sei que sao caros.
Qualquer das formas, em Portugal a gasolina também é bem mais cara do que aqui, o que faz com que a poupanca seja mais proporcional.
Desculpa lá…50 minutos e dar lugar a outro ? Mas como é que isso fica num cenário em que a maioria do parque será elétrico ? Isso é fantasia. Tudo isso é fantasia. Impraticável. O eléctrico não passará de um nicho. Não há condições para massificar, pois aí o “abastecimento” seria uma loucura.
Se houver uma maioria, certamente que serao encontradas solucoes para tal.
Basta que pagues pelo estacionamento e em cada lugar tenhas um carregador.
Tao simples quanto isso.
…e é claro que não deixas o carro a combustível fóssil a abastecer e vais para a praia…e porque será ???? Queres que te diga ou já concluíste ? Esse exemplo é mais uma fantasia, como é óbvio. 5 minutos abasteces, pagas e vais embora. O combustível fóssil é solução ? não é! Há alternativas melhores ? Há, mas não a eléctrica.
E doou alguma quantia para os meninos de 8 anos que estão nas minas de cobalto na República Democrática do Congo?
A pergunta é retórica. Só para chamar a atenção que precisamos de começar a olhar para essas questões e forçar os governantes a resolver esses problemas também…
Muito caros ainda. Ainda há muito lucro a obter com o petróleo como combustível. Se não houvesse, adotáva-se a passo acelerado tudo que fosse elétrico.
A adopção de veículos elétricos também não pode ser feita de um momento para o outro, há bastante problemas a resolver primeiro.
– Falta de baterias, não se estão a conseguir produzir baterias à velocidade suficiente, para conseguir produzir carros elétricos em larga escala.
– Problemas da rede, a rede elétrica nacional e outras não foram dimensionadas para terem carros a consumirem 400A em modo super charger, até mesmo pessoal a deixarem as casas à noite a carregar os carros… lá se vai o chamado horário de vazio da EDP, para não falar que existem poucos pontos de carga.
– Carros elétricos só são menos poluentes se o país bondem existirem usarem maioritariamente energias verdes para produzir a eletricidade, se assim não for, apenas movemos a poluição real para a cima na cadeia.
– Sinceramente acho que ainda vamos ver duas tecnologias a co-existirem a energia elétrica e a fuel-cell, principalmente para longas distancias e para países menos industrializados onde o acesso à corrente elétrica não é grande ou estável o suficiente acho que full-cell pode mesmo ser a alternativa; mais uma vez fuel-cell também só é verde dependendo da forma como se procede à eletrolise.
Agora imagina todas os países a reestruturar a rede de distribuição eléctrica. Quem vai produzir tanto metal e a que preços?
Teremos competição com a energia para os bens essenciais. Quem vai produzir assim tanta energia.
O Hidrogénio é muito mais escalável e sustentável
Que metal que quê? Cada casa irá produzir energia e injetar na rede e carregar os seus próprios veículos.
A maioria da população mundial vive nas cidades
E a energia solar será sempre residual no total da energia necessária
Agora imagina que toda a gente fazia microgeracao, como balanceavas a rede?
Mateus não é só isso…
é preciso cabos elétricos mais resistentes e tudo, novos quadros elétricos, mais potência energética…
ou vai carregar o seu Tesla ou outro carro com energia monofasica? Talvez próxima semana esteja carregado…
acho que nem a trifásica deve servir… Digo eu, não sou entendedor no assunto.
Por isso não será bem assim, cada casa é muita casa, é muita potência energética, já viu as centrais Eletricas que precisávamos no país só para oferecer energia trifásica a cada casa do país? E penso que mesmo a trifásica é pouca potência para carregar um Tesla em 2 ou 3 h…
Digo, como referi não sou entendedor no assunto, alguém que o seja que me esclareça se estiver errado.
Como é que eu produzo energia no meu apartamento?!? Meto os paineis solares onde?!? No telhado?! E os outros inquilínos?!?!
Montamos uns paineis solares comuns a cobrir o telhado todo e os 2 primeiros a chegar carregam o carro e o resto fica sem carga (prédio incluído)?
E prédios antigos com instalações electricas que não aguentam alta potência energética como é que fazem?! Manda-se abaixo o prédio e faz-se de novo?!
A simplicidade com que a maior parte das pessoas vêm este assunto dos veiculos energético é tão básica… a ideia geral é:
1. chego a casa, meto uma extensão para a rua e carrego o carro (como se a rede electrica aguentasse tanta electricidade a passar)
2. a minha rua vai ter carregadores para todos (mas esquecem-se que, p.e.x, muitas ruas nem sequer têm estacionamentos necessários para todos, quanto mais espaço para todos carregarem os carros).
3. para esta malta, a energia aparece do nada no cabo de carregamento… nem ponderam que tem de haver infraestruturas de produção e transporte
A malta insiste que as marcas de automoveis não apostam no electrico porque têm interesses maiores.
Poderão até ter alguns interesses maiores, mas por outro lado, estão muito melhor posicionados que a Tesla e só não arrancam porque o problema da produção e transporte de energia é um problema por resolver.
As marcas de automoveis têm a vantagem face à Tesla em:
1. têm linhas de produção prontas a produzir mais que a Tesla
2. têm redes de vendas, concessionários e oficinas já a funcionar aos anos
3. têm redes de distribuição e transporte dos carros já implementados e bem estruturados
4. têm know-how
5. têm produção em grande escala = custo mais reduzido = carros mais baratos
6. têm acordos e parcerias com empresas que fabricam baterias e outros componentes electricos
7. têm tudo… só não produzem electricidade, e esse é o problema.
Tens noção que para criar hidrogénio tbm é preciso electricidade?
A bateria de um carro elétrico com mt resgate, para onde vai? É reciclável? Ou vai para um aterro? Fica a poluir a céu aberto?….
“desgaste”
Oi? Tu sabes como é a bateria? Os iões de lítio não sofrem quase desgaste, mas sim os eletrodos. esses podem ser substituídos.
Concordo. É pena a maioria das baterias virem seladas, é mesmo para obrigar as pessoas a comprar baterias novas, caso contrário com alguns trocos mudava-se os eléctrodos e metia-se electrólito novo lá dentro e voila, bateria nova.
Os empregados da BP óleos mecânicos… Escusam de vir aqui…
1 milhão de Teslas a uma média Diária de 30km consumiram mais que o consumo actual de Portugal inteiro.
Obviamente que a esmagadora maioria dos carros eléctricos no futuro não terão a potência de um Tesla. Mas a média diária também não será de apenas 30km.
A eficiência dos motores eléctricos já muito muito grande, portanto no futuro não haverá grandes melhorias no consumo face aos motores actuais.
No futuro a maior parte da energia necessária para os carros não será para locumucao, mas para a computação.
e milhao de beta testers é coisa…
eh eh continuem a falar mal enquanto os outros ganham dinheiro – só as marcas alemãs vão investir mais de 40 mil milhões de euros nos próximos anos, a volvo a partir 2020 só electricos, aa ford e a toyota tb et etc – por cá intelijumências especialistas no mal dizer – sirvam ás mesas e trabalhem nas obras.
Ó jaugusto, as pessoas têm as suas opiniões… A eletricidade custa dinheiro, mais cedo ou mais tarde carregar os elétricos passa a ser pago, e dá maneira que isto anda, vais tar um dia a pagar uns 30 ou 40 euros por carga…
E a esperar 2 h…
Eu sinceramente continuo a preferir combustíveis fósseis, daqui a alguns anos já cá não ando, quero lá saber se a camada de ozono fica toda lixada, já vou tar morto morrido quando acontecer…
agora tar como o outro gajo que apanhei na Estarreja, 2h à espera? Não obrigado, prefiro pagar e meter gasolina e chegar a onde quero sem demorar muito, é que com um Tesla a viagem em vez de demorar 10h demora 20…
Os carros estão parados 90% do tempo – em casa no trabalho etc – há muito tempo para carregar e a maiotia das pessoas não faz mais de 50 km por dia ( ok já sei que faz milhares!!) depois a tecnologia tem esta coisa de evoluir o que hoje demora 2 horas amanhã 10 minutos e depois outra coisa virá, os carros vão deixar de ser propriedade e passar a ser serviços partilhados, daí a automação.
O investimento em software, automação, motores, baterias, carregadores etc é tal que ficar a agarrado ao passado depois chamem os precários em vez de aproveitar a onda.
A energia vem de onde e como é que chega ao posto de carregamento?
Quais os custos de montar postos de carregamento?
Quem os paga?
Como é que carregas um carro em casa se toda o teu prédio / bairro estiver a fazer o mesmo?
Tens respostas para estas minhas duvidas iniciais?
A energia vem do sitio de onde vem agora, estão por exemplo a transformar postos de iluminação publica em carregadores (https://www.thechargingpoint.com/news/articles/electric-car-lamp-post-charging-points-are-heading-to-the-uk/) – os custos de montar os postos são indirectamente proporcinais ao nº de carros – mais carros diluem-se os custos como em tudo o resto – quem paga as bombas gasolina e o transporte refinação exploração a 5km de profundidade de petroleo?- os marcianos claro.
O carregamento será efectuado essencialmente na maioria dos casos em horas mortas – a meio da noite programado no próprio carro – de referir que as electricas chegam a fechar ou desviar para fora do país, espanha, ou ainda usam a energia electrica das renováveis para bombear agua das barragens para as mesmas barragens outra vez…
…e achas que tudo isso vai continuar a ser gratuito ?? Fantasia da pura! É só o que leio por aqui: fantasias.
Jaugusto: quem paga as bombas? A BP, Galp… Que têm um retorno enorme nesse investimento.
Tu metes nesse teu projecto tudo à borla… Ainda não percebi quem paga.
Pelo que dizes, parece que não há carros a circular à noite. Tudo planeado num calendário… Etc…
Get real.
Ó jaugusto, tu não estás bem a ver a coisa…Então explica lá como vais aumentar ainda mais a capacidade de produção de electricidade só com fontes renováveis?
Vais ter um país cheio de “ventoinhas” para onde quer que olhes…
A microgeração também não é solução, para além dos problemas que aqui já apontaram, temos a questão do fabrico dos painéis solares, por exemplo, principalmente com os materiais usados nos mesmos.
A solução já o Tesla nos deu: transferir energia eléctrica sem fios. Penso que daqui a muitos anos se atinja esse feito em grande escala.
Produção: nuclear.
Até lá, estamos lixados na mesma com o eléctrico 🙂
“impraticavel”
No tempo das carroças dizia-se o mesmo.