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Carros elétricos a circular na Europa já são mais de 1 milhão

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. VaGNaroK says:

    É um futuro inevitável, não tinha como energias poluentes durar para sempre, principalmente por elas serem finitas.

    • João says:

      O problema das energias renoáveis é que o fabrico de baterias é muito poluente. Produzir energiar, de forma renovável (éolicas, barragens, solar, etc..), tem o seu impacto ambiental mas não são poluentes na produção mas a parte de armazenamento de baterias ainda deixa muito a desejar quanto à poluição.
      Este artido do The Guardian é interessante a esse ponto: https://www.theguardian.com/football/ng-interactive/2017/dec/25/how-green-are-electric-cars

      Também tendo em consideração que, apesar de termos um carro eletrico, mais de metade (ou até 2/3) da energia produzida para carregar o carro, é proveniente de combustiveis fósseis. Estamos num bom caminho mas ainda não podemos dizer que ter um carro eletrico é o mesmo que dizer que se é 100% amigo do ambiente.

      • Ricardo Manuel Figueiredo de Brito says:

        Não digas asneiras sr mecânico

        • Rui Machado says:

          Lê o artigo e pensa, de onde vêm o Litium que é componente base?? o mesmo também não existe assim ao pontapé no planeta.
          Se me falares de carros a hidrogénio ai talvez seja a solução….

        • João says:

          Era bom juntares à tua eloquente observação alguns factos/estudos; porque tudo que disseste nesssa frase está errado.

        • Wishmaster says:

          Pensa de onde vem a energia para carregar o carro eléctrico…
          Actualmente, apesar de todos os esforços para as renováveis, não consegues manter o país “ligado” com elas apenas, vais precisar sempre dos combustíveis fósseis.
          E isto, quando já começamos a ter eólicas por todo o lado, hídricas, etc.
          Imagina quando toda a gente colocar o carro a carregar….vai tudo abaixo.

          A não ser que enchas o país de parques eólicos, painéis solares e hídricas.

          Isto para além do que já foi aqui dito quanto às baterias. Imagina milhões de veículos, a quantidade de metais necessária, a maior parte metais raros e escassos. É incomportável. Também é verdade que certas marcas já conseguiram fabricar baterias que não necessitem de certos materiais, mas o problema subsiste porque não conseguem fazer uma bateria que dispense esses materiais raros.
          O eléctrico é igualmente mau, se é que não é pior (a ver vamos). Então se avançarem para o serviço de substituição rápida de baterias, aí é que temos um sério problema porque tens que ter ainda mais baterias disponíveis.

      • Miguel says:

        As duas e únicas centrais termoelétricas a carvão em Portugal asseguram o primeiro e segundo lugar do TOP 10 das instalações com maiores emissões, como mostra a tabela abaixo. As emissões destas centrais quando comparadas com as emissões totais do país para 2015 (dados nacionais mais recentes), são responsáveis por 17,6% do total de emissões de dióxido de carbono-equivalente o que impõe urgência nas mesmas serem substituídas pela utilização de centrais de ciclo combinado a gás natural existentes, como recurso transitório e, a médio prazo, por fontes de energia limpa.

        Ao nível europeu, a central termoelétrica de Sines surge como a 18ª mais poluente em 2016, apesar da sua maior eficiência por comparação com outras centrais utilizando o mesmo combustível.

        Estas centrais têm mecanismos para remoção de grande parte de determinados poluentes atmosféricos, mas tal não é possível em relação às emissões de dióxido de carbono (CO2). Dada a sua baixa eficiência na queima, têm uma emissão de cerca de 970 g/CO2eq. por cada quilowatt-hora (kWh) produzido. Para comparação é importante referir que uma central de ciclo combinado a gás natural emite 386 g CO2eq / kWh, e as centrais renováveis como hídrica, solar ou eólica têm emissões zero (fatores de emissão da ERSE relativos a 2016). Em suma, no TOP 10, o setor da produção da eletricidade é responsável por 20,5% do total de emissões.

        Fonte: https://zero.ong/zero-divulga-as-10-instalacoes-com-maiores-emissoes-em-portugal/

        Quanto maior for a procura, maior será a poluição…

        • Wishmaster says:

          Bom comentário…
          E então quando todos nos deslocarmos de carro eléctrico, de que forma poderão as centrais renováveis responder de forma estável? Lá teremos que recorrer a fontes poluentes, ou seja, voltamos ao mesmo, mas com a agravante das baterias (a reciclagem das baterias ainda vai evoluir muito..? Pensaram os senhores governantes na margem de evolução, falaram com cientistas para perceber como funciona a reciclagem?)

  2. censo says:

    Isto não passa de pura fantasia. Como é o abastecimento ? Como é andar sempre a ligar a viatura “à parede” e esperar que carregue? Nada disto faz sentido. Tomemos um exemplo : ontem fui à praia. O parque de estacionamento que lhe dá acesso tem algumas centenas de lugares. Existem 2 postos de carregamento para carros elétricos. Quando chego estes dois postos estão ocupados e os donos das viaturas deverão andar calmamente pela praia, pois deixaram lá o carrito ligado e foram-se embora. E agora se chegar eu com um carro elétrico e precisar de energia para regressar a casa ? E se vier outro atrás de mim ? E outro ? … fantasia ! Não é o eléctrico o futuro. Não pode ser. Moda parva sem sentido.

    • TugAzeiteiro says:

      No inicio do século passado havia alguém também com dúvidas semelhantes às tuas… só que nessa altura foi na transição da carroça para o carro com motor de combustão!
      Acho que para bom entendedor chega…

      • censo says:

        Tens toda a razão. E pensar ? Pensas ao menos na questão prática ? Não achas que o eléctrico não passará de um nicho ou de uma moda. Como é o abastecimento dos veículos num cenário de massificação. Imagina o cenário atual e inverte o numero de carros a combustão pelo numero de carros eléctricos e pensa no que é abastecer esse parque automóvel …

    • Louro says:

      Tenho um Tesla e fiz recentemente uma viagem de mais de 6000km pela Europa (Incluindo Portugal), nao tive qualquer tipo de problema em carregar o carro quando foi necessário.
      O exemplo que dás é uma questao de civismo também (assumindo que nao há limites de tempo em Portugal), da mesma forma como nao deixo o meu carro a combustível fóssil a abastecer e vou para a praia também nao deixo o meu eletrico.
      Quando muito sei que tenho 1hora, vou fazer alguma coisa e em 50minutos estou de volta para o retirar de lá e dar lugar a outro.

      Já agora a titulo de curiosidade, custo da viagem com o Tesla (sem contar com desgaste do carro claro), 0Euros…

      • João says:

        Louro, 0 euros até o Mobi-E passar a entrar na fatura da eletricidade. O custo não será certamente tão elevado como o diesel ou gasolina mas não será certamente zero. A não ser que os Tesla tenham um sistema “diferente”. No entanto, uma Wallbox em casa não gasta zero de eletricidade e os pontos de carregamento “normais”, irão começar a ser pagos. Ao carregar o carro em casa, tem custos na fatura.
        Como disse, não serão elevados como diesel mas não são zero.

        Outro ponto, um Tesla tem um custo que não é para todas as carteiras (tendo em conta também a autonomia que oferece e os serviços). A generalidade dos carros eletricos são citadinos e, por exemplo, eu vivendo num apartamento (não tenho como carregar o carro) e na empresa onde trabalho (ou por perto), não existem carregadores, ter um carro eletrico é para ficar parado porque não é conveniente. Comprei um carro recentemente, a gasolina, mas teria gostado de investir num eletrico mas não poderia usar no dia-a-dia.

        Sobre outro assunto, a Gasolina é menos poluente do que o gasóleo mas é mais cara.. devem ser os tais incentivos ambientais que os governos tanto falam..

        • Miguel says:

          “Sobre outro assunto, a Gasolina é menos poluente do que o gasóleo mas é mais cara.. devem ser os tais incentivos ambientais que os governos tanto falam..”
          Algo que já digo a muitos anos.. simplesmente estúpido

        • Louro says:

          Foi prometido a todos os donos Tesla que os supercharger iriam ser grátis para sempre (para carros comprados antes de 2017 se nao estou em erro).
          O meu é de 2015, por isso terei sempre (neste carro claro) carregamento grátis.

          A questao de nao estar acessível a qualquer um, basta que penses um pouco e vais perceber que as coisas nao sao bem assim.

          Comprares um Tesla sim é caro, mas estás a comprar um carro de Luxo, equivalente a comprar um BMW serie 5 ou assim… nao podes comparar um Tesla a um Renault Clio.
          Agora se fores para um modelo 100% eletrico tipo um Nissan Leaf ou assim, já estás a falar em comprar o carro por uns 15k ou similar (Nao ando a par dos precos dos carros em Portugal, sei que sao pornográficamente caros).

          Um exemplo que te posso dar acerca de comprar um Electrico.

          Eu por norma faco a volta de 70/80 mil km por ano, entre deslocacoes para o trabalho e também viagens pela Europa que faco de forma mais um menos frequente.
          Antes de ter comprado o Tesla o meu daily driver era um BMW M5 de 2008, fazia consumos de 12/15l/100km o que me dava a volta de 10500litros de gasolina por ano, ao custo que está agora (£1.28/litro, gastava £13125/ano em gasolina.
          Eu comprei um Model S (Estou a espera para me entregarem um Model X), em 2015 paguei £72000 pelo carro, como tenho carregamentos grátis gasto zero em combustível (Quando nao o carrego em casa o que é raro), isto significa que em pouco mais de 5 anos tenho o carro pago só com a diferenca entre gasolina e electrico.

          Este já está na minha mao há 3, sempre que quiser e tiver o bichinho para a gasolina tenho uma E63 para o efeito.

          A questao da gasolina estar mais cara que o diesel, nao é em todo lado, como disse aqui meto gasolina a £1.28(98) ou 95 a £1.24 o diesel acho que anda a volta dos £1.30 se nao me engano.
          Em Portugal ainda existe muito a cultura de que o diesel é que é, que se poupa dinheiro ao ter um carro movido a diesel e isso nao é de todo verdade e se algum dia foi, nao foi por muito tempo.
          A moda comecou porque os “putos” se aperceberam que podiam comprar Ibizas comerciais mais baratas que um carro de 5 lugares, e a partir daí…

          Para além disso e como disseste bem tens o patrocionio do governo em que cobra menos impostos no diesel e se recuza a que haja uma versao de diesel com menos impostos para carros comerciais/camioes e afins…

          Enfim mais do mesmo.

          Espero que o Diesel acabe bem rapido, por cá já estao a carregar a forca toda nos impostos nos diesel e cada vez se ve mais carros electricos a circular na rua, com isso cada vez temos mais e mais pontos de carregamento.

          Por exemplo o ginásio que frequento tem 3 pontos de carregamento, os park and ride fora das cidades tem vários para que possas lá deixar o teu carro a carregar e usar os transportes publicos no centro da cidade.
          O hipermercado próximo de minha casa (uns 5min de carro) tem pontos de carregamento grátis para os clientes carregarem os carros enquanto estao a fazer compras.

          Em Portugal provavelmente vai demorar um pouco mais até isso acontecer, mas vai acabar por mudar com quantos mais EV a circular.

          • Wishmaster says:

            £72000? Tem sorte que é no Reino Unido…
            Em Portugal seria muito mais caro e a diferença dá para pagar bem os combustíveis e a manutenção..

          • Louro says:

            Como disse nao estou a par dos precos dos carros em Portugal, mas sei que sao caros.

            Qualquer das formas, em Portugal a gasolina também é bem mais cara do que aqui, o que faz com que a poupanca seja mais proporcional.

      • censo says:

        Desculpa lá…50 minutos e dar lugar a outro ? Mas como é que isso fica num cenário em que a maioria do parque será elétrico ? Isso é fantasia. Tudo isso é fantasia. Impraticável. O eléctrico não passará de um nicho. Não há condições para massificar, pois aí o “abastecimento” seria uma loucura.

        • Louro says:

          Se houver uma maioria, certamente que serao encontradas solucoes para tal.
          Basta que pagues pelo estacionamento e em cada lugar tenhas um carregador.

          Tao simples quanto isso.

      • censo says:

        …e é claro que não deixas o carro a combustível fóssil a abastecer e vais para a praia…e porque será ???? Queres que te diga ou já concluíste ? Esse exemplo é mais uma fantasia, como é óbvio. 5 minutos abasteces, pagas e vais embora. O combustível fóssil é solução ? não é! Há alternativas melhores ? Há, mas não a eléctrica.

      • Wishmaster says:

        E doou alguma quantia para os meninos de 8 anos que estão nas minas de cobalto na República Democrática do Congo?
        A pergunta é retórica. Só para chamar a atenção que precisamos de começar a olhar para essas questões e forçar os governantes a resolver esses problemas também…

  3. Francisco M. says:

    Muito caros ainda. Ainda há muito lucro a obter com o petróleo como combustível. Se não houvesse, adotáva-se a passo acelerado tudo que fosse elétrico.

  4. big says:

    A adopção de veículos elétricos também não pode ser feita de um momento para o outro, há bastante problemas a resolver primeiro.

    – Falta de baterias, não se estão a conseguir produzir baterias à velocidade suficiente, para conseguir produzir carros elétricos em larga escala.

    – Problemas da rede, a rede elétrica nacional e outras não foram dimensionadas para terem carros a consumirem 400A em modo super charger, até mesmo pessoal a deixarem as casas à noite a carregar os carros… lá se vai o chamado horário de vazio da EDP, para não falar que existem poucos pontos de carga.

    – Carros elétricos só são menos poluentes se o país bondem existirem usarem maioritariamente energias verdes para produzir a eletricidade, se assim não for, apenas movemos a poluição real para a cima na cadeia.

    – Sinceramente acho que ainda vamos ver duas tecnologias a co-existirem a energia elétrica e a fuel-cell, principalmente para longas distancias e para países menos industrializados onde o acesso à corrente elétrica não é grande ou estável o suficiente acho que full-cell pode mesmo ser a alternativa; mais uma vez fuel-cell também só é verde dependendo da forma como se procede à eletrolise.

    • Sérgio J says:

      Agora imagina todas os países a reestruturar a rede de distribuição eléctrica. Quem vai produzir tanto metal e a que preços?
      Teremos competição com a energia para os bens essenciais. Quem vai produzir assim tanta energia.

      O Hidrogénio é muito mais escalável e sustentável

      • Mateus says:

        Que metal que quê? Cada casa irá produzir energia e injetar na rede e carregar os seus próprios veículos.

        • Sérgio J says:

          A maioria da população mundial vive nas cidades

        • Fak says:

          Mateus não é só isso…
          é preciso cabos elétricos mais resistentes e tudo, novos quadros elétricos, mais potência energética…
          ou vai carregar o seu Tesla ou outro carro com energia monofasica? Talvez próxima semana esteja carregado…
          acho que nem a trifásica deve servir… Digo eu, não sou entendedor no assunto.

          Por isso não será bem assim, cada casa é muita casa, é muita potência energética, já viu as centrais Eletricas que precisávamos no país só para oferecer energia trifásica a cada casa do país? E penso que mesmo a trifásica é pouca potência para carregar um Tesla em 2 ou 3 h…

          Digo, como referi não sou entendedor no assunto, alguém que o seja que me esclareça se estiver errado.

        • Cortano says:

          Como é que eu produzo energia no meu apartamento?!? Meto os paineis solares onde?!? No telhado?! E os outros inquilínos?!?!
          Montamos uns paineis solares comuns a cobrir o telhado todo e os 2 primeiros a chegar carregam o carro e o resto fica sem carga (prédio incluído)?
          E prédios antigos com instalações electricas que não aguentam alta potência energética como é que fazem?! Manda-se abaixo o prédio e faz-se de novo?!

          A simplicidade com que a maior parte das pessoas vêm este assunto dos veiculos energético é tão básica… a ideia geral é:
          1. chego a casa, meto uma extensão para a rua e carrego o carro (como se a rede electrica aguentasse tanta electricidade a passar)
          2. a minha rua vai ter carregadores para todos (mas esquecem-se que, p.e.x, muitas ruas nem sequer têm estacionamentos necessários para todos, quanto mais espaço para todos carregarem os carros).
          3. para esta malta, a energia aparece do nada no cabo de carregamento… nem ponderam que tem de haver infraestruturas de produção e transporte

          A malta insiste que as marcas de automoveis não apostam no electrico porque têm interesses maiores.
          Poderão até ter alguns interesses maiores, mas por outro lado, estão muito melhor posicionados que a Tesla e só não arrancam porque o problema da produção e transporte de energia é um problema por resolver.
          As marcas de automoveis têm a vantagem face à Tesla em:
          1. têm linhas de produção prontas a produzir mais que a Tesla
          2. têm redes de vendas, concessionários e oficinas já a funcionar aos anos
          3. têm redes de distribuição e transporte dos carros já implementados e bem estruturados
          4. têm know-how
          5. têm produção em grande escala = custo mais reduzido = carros mais baratos
          6. têm acordos e parcerias com empresas que fabricam baterias e outros componentes electricos
          7. têm tudo… só não produzem electricidade, e esse é o problema.

      • Não Interessa says:

        Tens noção que para criar hidrogénio tbm é preciso electricidade?

  5. Pedro says:

    A bateria de um carro elétrico com mt resgate, para onde vai? É reciclável? Ou vai para um aterro? Fica a poluir a céu aberto?….

  6. Ricardo Manuel Figueiredo de Brito says:

    Os empregados da BP óleos mecânicos… Escusam de vir aqui…

  7. Sérgio J says:

    1 milhão de Teslas a uma média Diária de 30km consumiram mais que o consumo actual de Portugal inteiro.

    Obviamente que a esmagadora maioria dos carros eléctricos no futuro não terão a potência de um Tesla. Mas a média diária também não será de apenas 30km.
    A eficiência dos motores eléctricos já muito muito grande, portanto no futuro não haverá grandes melhorias no consumo face aos motores actuais.
    No futuro a maior parte da energia necessária para os carros não será para locumucao, mas para a computação.

  8. João Serra says:

    e milhao de beta testers é coisa…

  9. jaugusto says:

    eh eh continuem a falar mal enquanto os outros ganham dinheiro – só as marcas alemãs vão investir mais de 40 mil milhões de euros nos próximos anos, a volvo a partir 2020 só electricos, aa ford e a toyota tb et etc – por cá intelijumências especialistas no mal dizer – sirvam ás mesas e trabalhem nas obras.

    • Fak says:

      Ó jaugusto, as pessoas têm as suas opiniões… A eletricidade custa dinheiro, mais cedo ou mais tarde carregar os elétricos passa a ser pago, e dá maneira que isto anda, vais tar um dia a pagar uns 30 ou 40 euros por carga…
      E a esperar 2 h…
      Eu sinceramente continuo a preferir combustíveis fósseis, daqui a alguns anos já cá não ando, quero lá saber se a camada de ozono fica toda lixada, já vou tar morto morrido quando acontecer…
      agora tar como o outro gajo que apanhei na Estarreja, 2h à espera? Não obrigado, prefiro pagar e meter gasolina e chegar a onde quero sem demorar muito, é que com um Tesla a viagem em vez de demorar 10h demora 20…

      • jaugusto says:

        Os carros estão parados 90% do tempo – em casa no trabalho etc – há muito tempo para carregar e a maiotia das pessoas não faz mais de 50 km por dia ( ok já sei que faz milhares!!) depois a tecnologia tem esta coisa de evoluir o que hoje demora 2 horas amanhã 10 minutos e depois outra coisa virá, os carros vão deixar de ser propriedade e passar a ser serviços partilhados, daí a automação.
        O investimento em software, automação, motores, baterias, carregadores etc é tal que ficar a agarrado ao passado depois chamem os precários em vez de aproveitar a onda.

        • Cortano says:

          A energia vem de onde e como é que chega ao posto de carregamento?
          Quais os custos de montar postos de carregamento?
          Quem os paga?
          Como é que carregas um carro em casa se toda o teu prédio / bairro estiver a fazer o mesmo?

          Tens respostas para estas minhas duvidas iniciais?

          • jaugusto says:

            A energia vem do sitio de onde vem agora, estão por exemplo a transformar postos de iluminação publica em carregadores (https://www.thechargingpoint.com/news/articles/electric-car-lamp-post-charging-points-are-heading-to-the-uk/) – os custos de montar os postos são indirectamente proporcinais ao nº de carros – mais carros diluem-se os custos como em tudo o resto – quem paga as bombas gasolina e o transporte refinação exploração a 5km de profundidade de petroleo?- os marcianos claro.
            O carregamento será efectuado essencialmente na maioria dos casos em horas mortas – a meio da noite programado no próprio carro – de referir que as electricas chegam a fechar ou desviar para fora do país, espanha, ou ainda usam a energia electrica das renováveis para bombear agua das barragens para as mesmas barragens outra vez…

          • censo says:

            …e achas que tudo isso vai continuar a ser gratuito ?? Fantasia da pura! É só o que leio por aqui: fantasias.

          • Cortano says:

            Jaugusto: quem paga as bombas? A BP, Galp… Que têm um retorno enorme nesse investimento.
            Tu metes nesse teu projecto tudo à borla… Ainda não percebi quem paga.

            Pelo que dizes, parece que não há carros a circular à noite. Tudo planeado num calendário… Etc…

            Get real.

        • Wishmaster says:

          Ó jaugusto, tu não estás bem a ver a coisa…Então explica lá como vais aumentar ainda mais a capacidade de produção de electricidade só com fontes renováveis?
          Vais ter um país cheio de “ventoinhas” para onde quer que olhes…
          A microgeração também não é solução, para além dos problemas que aqui já apontaram, temos a questão do fabrico dos painéis solares, por exemplo, principalmente com os materiais usados nos mesmos.

          A solução já o Tesla nos deu: transferir energia eléctrica sem fios. Penso que daqui a muitos anos se atinja esse feito em grande escala.
          Produção: nuclear.

          Até lá, estamos lixados na mesma com o eléctrico 🙂

  10. Alamano says:

    “impraticavel”
    No tempo das carroças dizia-se o mesmo.

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