Carros da Polícia Inglesa estão equipados com… Magalhães
Os Magalhães foram uma aposta do Governo de José Sócrates, em parceria com a JP Sá Couto, em informatizar o processo educativo, e levar a tecnologia mais perto dos mais pequenos durante o seu período de aulas.
Com a promessa de ser distribuído um exemplar de cada um destes pequenos portáteis a cada aluno, o projecto alargou horizontes e os computadores foram também postos ao serviço de crianças doutros países.
Recentemente foi noticiado que os Magalhães, destinados à educação dos mais pequenos, equipam agora os carros da polícia da Inglaterra e já se encontram em cerca de 1.500 veículos.
Inicialmente com foco na escola e no processo educativo dos mais pequenos, os computadores Magalhães encontram-se agora ao serviço da polícia inglesa.
São já cerca de 1.500 veículos de várias forças policiais inglesas que se encontram equipados com os portáteis fabricados pela empresa portuguesa JP Sá Couto, que conta ainda vender mais 20.000 unidades até ao final deste ano.
Em entrevista à agência Lusa, João Paulo Sá Couto, administrador da empresa, afirmou que o negócio resulta de uma parceria de 18 meses com os ingleses Tetratab, e que “depois de terem visto um Magalhães, com as suas características principais de robustez e ergonomia, acharam que era um produto que podiam aplicar nos carros da polícia de Inglaterra”
Sá Couto indica que a empresa esteve a criar algumas características técnicas necessárias para se poder trabalhar neste sistema. “O primeiro a ser testado em Londres foi em Março de 2012 e, neste momento, já temos 1.500 carros equipados com este sistema. Para os primeiros seis meses de 2013 temos um 'business plan' de mais 10.000 unidades, num total de 20.000 unidades até final de 2013”.
o administrador da empresa adianta ainda “Todas as alterações técnicas na plataforma inicial do Magalhães foram feitos no nosso gabinete de inovação & desenvolvimento”, salientando que as as principais mudanças passaram por uma maior definição do ecrã, maior capacidade da bateria e questões técnicas relacionadas com a ligação do computador a uma 'docking station' no automóvel.
Sá Couto refere que a qualidade de construção da máquina foi muito valorizada em Inglaterra, assim como o facto de se tratar de uma solução bastante mais económica: "Mediante a crise que estamos a passar, este é um projeto 'low cost', há soluções idênticas três vezes mais caras que esta […] a solução completa [incluindo 'docking station', computador, 'software', teclado e assistência] poderá rondar os 2.000 euros"
Este negócio parece estar assim fundamentado, e tudo indica que não vai ficar por aqui, pois Jão Paulo Sá Couto afirma que para além das várias forças policiais em Inglaterra, existem já negociações para que os Magalhães entrem “noutros países da Europa […], nomeadamente Bélgica, Alemanha e Suiça.",
Por sua vez, Roger Marsden, agente comercial exclusivo da empresa inglesa Tetratab, e ex-polícia, justifica que a empresa procurava “um dispositivo 'tablet' que fosse robusto, compacto, portável, mas, também, económico”
Marsden explica ainda que “Em 2007/8 as forças policiais [no Reino Unido] usavam PDA, mas perceberam que eram demasiado pequenos e não permitiam que se fizesse trabalho administrativo, como relatórios e autos, por isso todos procuravam um dispositivo maior. A única opção era muito dispendiosa e, então, reparámos neste equipamento da JP Sá Couto e pensámos que, se era suficiente resistente para ser usado por crianças, então também era bom para os polícias, que são como as crianças e atiram as coisas para o chão".
Para Marsden, as principais características dos Magalhães são a capacidade de produção de pequenas quantidades, à medida do cliente e em curto espaço de tempo.
A Vodafone realizou uma parceria com a empresa inglesa, e o mecanismo poderá der adaptado a outras áreas diversas. Marsden explica que "Eles depressa perceberam que esta solução é muito boa para mecânicos, engenheiros, serviços de água, gás e electricidade onde os trabalhadores precisam de um equipamento robusto, mas simples e económico. E, a esse nível, este equipamento é absolutamente perfeito".
Robert Lovelace, CEO da Tetratab, conclui dizendo que pretendem expandir esta solução de várias formas, “No Reino Unido será para os serviços de bombeiros, pessoal de manutenção e outros trabalhadores móveis. Já o vendemos a 11 países diferentes da União Europeia e estamos em constante expansão”
Este artigo tem mais de um ano
É sempre bom ler boas notícias destas.
A grande Socrates….!!
Força JPSA Couto!!mas fiquem vocês com a maioria do guito…não o deem a outros…
Off Topic:
Aconselho toda a malta que tem sites em Word Press a fazerem actualizaçoes rapidamente….anda para ai um atrasado tunisino chamado de Badi a estragar muita coisa….principalmente no mês de Janeiro…
Ao pplware as minhas desculpas pelo off topic.
cmps
http://wordpress.org/support/topic/got-hacked-by-badi
Não tens de pedir desculpa. Alertas desses são sempre bem vindos!
Do nosso lado, curiosamente, acabo de realizar o upgrade.
Atenção que não é apenas o tunisino que pode andar a fazer isso. As vulnerabilidades que esta versão corrige permitem a qualquer um fazer essa “brincadeira”.
Boas Pedro…
Eu já não vou a tempo, site, e até algumas contas de email já sofreram tentativas de intrusão, feitas de um servidor nos EUA…
Mas informei com o objectivo de minorar a quantidade de leitores que poderão sofrer com estes vulnerabilidades, visto que os ataques teem sido massivos. 😉
Abraço
De certeza que as specs são totalmente diferentes das dos Magalhães que os putos portugueses utilizam.
A definição deles de LOW COST é totalmente diferente da realidade portugesa a meu ver “poderá rondar os 2.000 euros”
sim mas 2000 euros deve ser a solução total, incluído assistência…
cmps
2 mil euros para uma instalação completa num carro, com o nível de integração e qualidade que os ingleses queriam não é nada caro!
Uma coisa mais a sério deve ir para os 5mil/10mil na boa
Concordo…
Em Inglaterra é tudo em grande, este preço é uma pechincha para eles…até mesmo em França…qualquer modificação no carro custa balurdios.
Foi uma boa Jogada.
cmps
Voltando a noticia…
Acho que ja estava na hora de alguma empresa portuguesa avançar neste tipo de coisas…
Pena Pena, é mesmo o sistema operativo…que poderia ter sido feita uma parceria com a Caixa Magica, ou qualquer outra empresa altamente especializada e poderiam ter criado uma solução, muito poderosa trazendo muito mais valia do que estarem a revender um SO estrangeiro…mas pronto, menos mal afinal de contas sempre se coloca o hardware e algum software la fora..
cmps
+1 ao utilizar Linux o custo poderia ficar mais barato ajudavam outra empresa. Acho que ficaria mais seguro, leve e barato mas isto é a minha opinião nada mais
O mais certo é que a escolha tenha sido deles, que foi quem pagou e provavelmente fez toda a integração e os programas específicos, ao contrário de em Portugal, em que se paga e não se bufa…
Mas estes Magalhães são tablets com Windows ou é impressão minha? Numa das imagens parece..
Até poderia ser. https://pplware.sapo.pt/pessoal/novo-magalhaes-e-um-tablet/
No entanto, parece-me que é o ecrã do tabliê do automóvel. Deve ser a imagem proveniente do computador quando este está na docking station.
Ia mesmo agora colar isso, Obrigada 🙂
Já estou a ver tudo – “Então, podemos prender este gajo ou não?” – “Espera porra, o Magalhães esta a ler” … Boa JPSA, mais uns otários enganados… ( Brincando, ou não… )
Se a injecçao de dinheiro de Socrates tiver servido para criar um projecto que seja amplamente adoptado então bom. Receio é mesmo que o capital gasto sirva agora para que agora se possa ter vendido a custo zero ao nivel da investigação e concepção do produto
Investigação e concepção? Agora não entendi. Penso que a JP só fornece hardware, ou o desenvolvimento do software para a polícia também é da autoria deles?
pelo que percebi, sim será uma solução completa, mas não sei as outras partes que integrarão este projecto…se é que existem…
cmps
Não sei se é o caso, mas os Magalhães disponibilizados para os miúdos, traziam de origem dual boot, Caixa Mágica e Windows.
Quanto ao Sócrates o que gostava era de saber como é que ele consegue, com o ordenado de ex Ministro, fazer a vida que faz em França. Matéria que não parece importar a ninguém. Também não interessa nada, o portuga paga até à medula os disparates da rapaziada e está o caso arrumado!
Bem hajam!
Já que falas nisso. Pelo que li “por ai” a família e amigos estão a ajudar o “pobre coitado” …
Boas…
essa e muitas outras são boas perguntas….o pobre “coitado” do Presidente da Republica já respondeu!!
Ele é doutorado em Economia, professor universitário, e diz que não consegue rentabilizar o vencimento milionario dele….
O estranho é que existem pessoas em portugal que deveriam estar a dar aulas na universidade e a gerir o País, pois esses rentabilizam ao máximo os 400 e tal euros que recebem de salário, logo são mais competentes que estes indivíduos que não teem capacidade sequer para gerir o seu vencimento milionário!!
cmps
Mais um negócio do super vendedor josé socrates, ou pensam que os ingleses olharam para o magalhaes na escola primária e viram que podia ser bom para eles?!
O Bom seria pelo menos a JPSC empregar mais portugueses, visto que o ajuste directo sem concurso, feito por josé socrates a esta empresa que na altura tinha dividas ao fisco e estava na banca routa. Continuo a achar que a continuação destes negócios tem o josé socrates por trás, e vendo de trás, os clientes foram Portugal, Venezuela e agora Inglaterra. (Tudo ESTADOS).
E já existem uma data de países interessados 😉
Parabéns Marisa pelo Artigo 🙂
cmps
De boca fechada não entra poeira e não se diz asneira. O mal do tuga (como tu) é falar do que não sabe. Falar sem certeza, dizer mal de tudo que qualquer empresa, instituição, pessoa, escritor,etc faz, por isso não vamos para a frente. Pelo menos informa-te antes de afirmares qualquer coisa.
Foi isso que ele fez. Aliás, bastava estar minimanente atento para saber que a JP Sá Couto estava minada de negócios obscuros e ligações perigosas à política. Mas em PT são essas as empresas vencedoras. Vejam “JP Sá Couto”, “OnGoing”, etc…
O nome da empresa já deixou de ser JP Sá Couto, e sim JP – Inspiring Knowledge 😉
Parece que os ingleses da Tetratab ainda ganham dinheiro com isto, provavelmente mais do que a JP Sá Couto.
pois…fiquei com essa ideia…
Mas até a JPSCouto ter crédito internacional se calhar vai ter que ser assim!!
cmps
Sócrates tem de responder pelos abusos e compadrios, mas talvez sem a grande queda tivéssemos conseguido fazer o mesmo que o Walking Rabbittem feito nas com menos danos colaterais.
Walking Rabbit atrapalhou e ajudou a cair para depois ter mais trabalho a levantar sacrificando o “povito”.
teriam que responder todos desde o 25 de abril…a revolução serviu para destruírem o que um Único homem consegui criar do nada(sim porque Oliveira Salazar foi chamado, devido ao facto de na Europa ser considerado um génio a nível de finanças, matemática,etc…ele era professor universitário da Faculdade de Coimbra, o governo chamou a pessoa mais qualificada para resolver o problema de falta de dinheiro na altura, e ele cumpriu e de que maneira!!)!!
Mas falando de desgraça, a culpar culpar primeiro seriam todos os culpados do maior roubo alguma vez realizado em Portugal…o caso BPN!!!
Quase 11 mil milhões de Euros, que vão ser pagos por todos nós…dá cerca de 1000 euros a cada um…uma família de 3 elementos…terá que pagar 3 mil euros!!
Ridiculo…
Como se não fosse este já só de si o pior caso, ainda acresce o facto de que quem tinha dinheiro e ganhou com o BPN, com juros e aplicações duvidosas, vai pagar o mesmo que quem nunca ganhou nada com isso…
Ou seja para reporem o dinheiro dos que tinham investido no BPN, vão agora roubar aos restantes portugueses que nunca participaram em nenhum desses negócios….daqui sai uma pergunta óbvia!!!
Se os Portugueses que nunca participaram em Negócios no BPN, e que nunca ganharam portanto nada com isso, vão ter que desembolsar muito dinheiro, então e nesse caso….quem depois os vai ressarcir desse roubo e eles mesmo???…a reposta é obvia…ninguém!!!
é óbvia mas inaceitável!!
É que depois disso os inocentes(os que nunca la investiram dinheiro) serão as únicas vitimas deste processo todo!!!
Ou seja quem andou em grandes investimentos com juros a 16%(que já não existem há muitos anos nos outros bancos, mas existiam no BPN), ganhou dinheiro com esse investimentos.É evidente que agora alguns ficaram sem parte do mesmo, bom mas para ressarcir estes…o que vai ser feito é muitíssimo pior!!!
Pois vão sacar dinheiro daqueles que nunca participaram nessas jogatanas, é óbvio que surge logo a pergunta…se a ideia era ressarcir uns, então agora quem vai ressarcir os verdadeiros inocentes???
Grande jogada esta, e ninguém faz nada…a justiça não existe, toda a gente sabe disso, pois a justiça para existir tem que ser transversal a toda a sociedade, e isso não acontece!!
cmps
lol – revisionista. Para ser honesto, e o compadrio já existia e floresceu em força no tempo de Salazar. 😛
A Vodafone realizou uma parceria com a empresa inglesa, e o mecanismo poderá der adaptado a outras áreas
Penso que na linha acima, onde está escrito “poderá der adaptado a outras áreas”, deveria estar escrito poderá ser (e não der) adaptado a outras áreas
De resto fiquei orgulhoso pelo trabalho desenvolvido pela JP Sá Couto e fosse o Sócrates ou não, isso para mim é irrelevante, importante é o vosso empreendorismo. Obrigado