O carro autónomo da Apple afinal vai ser apenas software
Há muito que se fala da possibilidade da Apple criar um carro eléctrico autónomo. Os rumores têm-se acumulado, muitas vezes dando como certa a sua criação.
Mas, segundo uma informação agora chegada, a Apple terá reformulado todo o seu projecto e, em vez de um carro, irá apenas desenvolver o software para ser usado em carros com estas características.
Desde 2014 que se fala do projecto Titan. O carro da Apple era cada vez mais uma realidade e muitas informações foram surgindo, sempre apontando como certo o seu desenvolvimento.
Este seria, segundo se sabe, um dos maiores projectos da empresa dos últimos anos e teria ao seu dispor todos os recursos necessários. A ideia era criar um carro eléctrico que, inicialmente, se falou ser também autónomo, capaz de concorrer com o que a Tesla e outras marcas têm já no mercado.
Mas a informação avançada pela Bloomberg dá agora conta de que a Apple reformulou este seu projecto e que o seu foco será criar software para veículos autónomos, que poderá ser usado por parceiros da Apple da indústria automóvel.
As principais causas para esta mudança de rumo da Apple não são directamente culpa da empresa mas sim de parceiros com quem teria de trabalhar e que não iam conseguir garantir o acordo que a empresa necessitaria, da mesma forma que controla a produção dos seus smartphones, tablets e computadores.
Nos últimos meses, este projecto vinha já a perder força e posição dentro da Apple. Das várias centenas de funcionários que estavam afectos ao Projecto Titan, muitos foram dispensados, voltaram às funções anteriores ou receberam novas. Esta situação vinha já a ser avançada por outros meios de comunicação e seriam o prenúncio do fim deste projecto.
Resta, assim, ver o que a Apple irá criar, agora que se vai focar apenas no software que controla e dirige os carros autónomos. Quem beneficiará com isto é a indústria automóvel, que assim vê chegar um fornecedor de uma área que ainda não está a ser explorada.
Este artigo tem mais de um ano
#fail
Muitos ratos pare a montanha…
Se houvesse um carro da Apple era o meu orgulho. Distinção e satisfação.
Ainda bem…
Se isto for verdade acho uma boa decisão por parte da Apple
Acho que, a confirmar-se, será uma decisão acertada por parte da Apple. Fazer o que sabe fazer bem. Como se costuma dizer, cada macaco no seu galho.
Pensava que também faziam bom hardware…
Sim porque construir um carro é em tudo semelhante a um smartphone ou um laptop.
Se formos ler o texto da Bloomberg não é excluído hardware, apenas exclui a construção dum carro.
Claro que sim, sem dúvida. Mas comparar hardware informático (à falta de outro termo mais correcto) com construção de veiculos, é um passo muito grande. Não impossivel, de todo, mas não creio que fosse o mais acertado.
A montanha pariu um rato…
A questão é que já há muitas empresas que estão numa fase semelhante a da Apple, pelo que não sei até que ponto lhes interessa. Já veremos num futuro.
Fazer software é uma coisa,criar um carro e, ainda por cima se fosse do 0 sem o apoio de nenhuma construtora é outra completamente diferente.Não é impossível, mas os valores,logística e tudo mais envolvido e tendo em conta a concorrência que já existe tornava a coisa muito complicada e arriscada e que provavelmente faria cair a empresa.
Nao fui pesquisar, mas assim de repente…a Tesla fez isso mesmo ou nao foi?
Começar do zero é para VENCEDORES.
Querem la ver que a marca da maça nao tem money pra ombrear com a Tesla!
Fogo de vista para fazer subir as açoes da maça, somente isso e nada mais.
Que eu saiba a apple já tinha parecerias com a Ford.
Acho mal contada a história. A Apple não faz software praticamente para nada em que não controle ou faça também o hardware, só me lembra de momento o iTunes que corre em Windows. Portanto a verdade é que o projeto correu mal, por dentro, e pelo que sei desentendimentos entre as chefias. Não vai haver para ja nem software nem hardware. E mais uma vez Apple no ponto de partida e sem produto novo.
Exactamente o que pensei! A Apple não faz software para hardware alheio!
A verdade é que a Apple foi recusada pelos construtores de automóveis. A Apple andou a namorar a BMW, a Tesla, a GM… etc., e ninguém quis nada com a Apple.
“As principais causas para esta mudança de rumo da Apple não são directamente culpa da empresa mas sim de parceiros com quem teria de trabalhar e que não iam conseguir garantir o acordo que a empresa necessitaria” Isto é conversa de perdedor… ou de namorada abandonada… “ah, a culpa é deles… são maus”.
Agora…. bem… vão tentar software,,, pode ser que a Alpine ou Pionner queiram alguma coisa com eles… ou não… em último caso, há sempre “as chinesisses” que montam qualquer coisa
Daqui a uns tempos um Fiat Panda com Software Apple vai passar a custar tanto como um Mercedes classe S. LOL
Vão fazer jogos? Ou vão imitar as marcas de automóveis atuais e enfiar tablets no dashboard dos carros? Não é inovação, nem novidade nenhuma.
Há projetos que correm bem e outros que correm mal, este foi um deles… Quiseram ombrear com os gigantes e vacilaram.
Ainda me lembro de uma frase do Alan Kay que o Steve Jobs citou com muito orgulho na apresentação do iPhone original: “People who are really serious about software should make their own hardware.”
Uma pergunta deixo, se eventualmente, tivesse ido avante esta treta da apple, quantos de vos é que iriam comprar um carro destes?
Calculo que muito poucos, exceptuando os indefectíveis da marca, pois quem “pode” nao iria abdicar dos Mercedes, Audi,BMW, e outros comprovadamente fiáveis e que conferem o famoso STATUS social.
Deixem-se de tretas e se querem mostrar tecnologia, e assim de repente porque nao automatizar os comboios, ou o metro?
Esses correm em linha única e facilmente sao convertíveis, se querem evitar acidentes, devido ao factor humano que tal começar por aqui?
Eu sei que ja existe, pudera , até eu que sou um básico lá chegaria, mas porque nao aplicam em grande escala?
Vai dar desemprego ?
Talvez mas cria outros, e poupa vidas, nao é isso qiue as marcas de novas tecnologias apregoam como paradigma?
Pois eu sei a resposta, nao dá “guito”, quer aos governos, quer ás marcas, e PRINCIPALMENTE nao permite CONTROLAR os cidadãos que é o verdadeiro objectivo dso carros autónomos.
Acho que tomaram uma medida sensata. Tentaram, tomaram consciência que não seriam capazes e deram um passo atrás.
Acho que se o projecto não vai correr conforme esperado e planeado deve ser cancelado e ai fizeram muito bem, não iam conseguir ombrear com as grandes marcas automóveis.
Agora acho ridícula a desculpa da Apple de que a culpa é dos parceiros. Sejam verdadeiros e chamem os bois pelos nomes. Não conseguiram pelos mais variados motivos, falharam. Acontece a todos. Mas lá está a Apple é uma típica criança, tem de mentir aos papás e dizer que a culpa foi do mano.
FICO FELIZ POR SABER QUE APPLE TEM SEU ESTILOS PRÓPRIO PARABÉNS MESMO