Candidaturas ao Ensino Superior 2018 começam hoje! Saiba o que precisa
A primeira fase de candidaturas de acesso ao Ensino Superior arranca hoje e termina a 7 de agosto. De acordo com dados do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), este ano existem 50.852 vagas distribuídas por Universidades e Politécnicos. Comparativamente a 2017 há um aumento de 0,2% no que diz respeito ao número de vagas.
Ao todo são 1.068 cursos disponíveis, entre licenciaturas e mestrados integrados, que estão disponíveis para todos os alunos que tenham os requisitos e se queiram candidatar ao ensino superior. As candidaturas devem ser realizadas online, no portal da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) sendo que para isso é necessário realizar o "Pedido de Atribuição de Senha". O pedido de atribuição de senha de acesso à candidatura online pode ser realizado até ao final do prazo de candidatura a cada fase do concurso.
Quem se pode candidatar ao ensino superior?
Através do regime geral, podem candidatar-se ao ingresso num determinado curso e instituição de ensino superior, em 2018, os estudantes que satisfaçam, cumulativamente, as seguintes condições:
- Ter aprovação num curso de ensino secundário nas condições para prosseguimento de estudos, quando existentes, ou ser titular de habilitação legalmente equivalente;
- Ter realizado as provas de ingresso em 2016 e/ou 2017 e/ou 2018, fixadas para o par instituição/curso e ter obtido nessas provas uma classificação igual ou superior à classificação mínima exigida;
- Satisfazer os pré-requisitos, caso sejam fixados para o par instituição/curso;
- Ter uma classificação de candidatura igual ou superior ao valor mínimo fixado para o par instituição/curso.
Os estudantes que não reúnam as condições de apresentação à 1.ª fase da candidatura apenas apenas podem apresentar-se à 2.ª fase da candidatura e/ou à 3.ª fase.
A quantos cursos se pode concorrer no concurso nacional?
Na candidatura ao ensino superior público através do concurso nacional, cada estudante pode concorrer a um máximo de seis pares instituição/curso, isto é, a seis combinações de instituições e cursos, indicadas por ordem de preferência.
Os resultados desta primeira fase de candidaturas são divulgados a 10 de setembro, no portal da DGES.
|Portal da DGES | Consulta o Índice de Cursos
Este artigo tem mais de um ano
Boa sorte a todos os que se candidatam! Que vos corra tudo bem.
“Entrar na universidade é fácil, difícil é sair “