Canceladas 63.000 encomendas do novo Tesla Model 3
O novo Tesla Model 3, considerado um dos mais económicos no seu segmento, é o veículo elétrico do momento. Há cerca de uma semana Elon Musk entregou as primeiras 30 unidades, sendo que a sua maioria foi vendida a funcionários da própria empresa.
Entretanto, sabe-se que foram já canceladas 63.000 encomendas, mais propriamente pre-orders, desde novo veículo. Elon Musk parece não estar sequer preocupado.
São várias as características que fazem do novo Tesla Model 3 um veículo muito interessante. Como referimos aqui, este novo veículo está disponível em duas versões: uma com uma bateria standard (Standard Battery) e a outra versão com uma bateria de maior autonomia (Long Range Battery). O valor base são 35 mil dólares, mas com extras este veículo pode não ficar tão em conta como se pensa.
Entretanto não se sabe ao certo o que terá acontecido mas a verdade é que já foram canceladas mais de 63.000 encomendas do novo Tesla Model 3.
Elon Musk já reagiu referindo que desde que entregaram as primeiras 30 unidades têm recebido, em média, 1800 encomendas diárias. Musk vai mais longe e até faz uma comparação com um restaurante de hambúrgueres referindo que "se há gente à espera mais de uma hora e meia para comer um hambúrguer, será que devemos encorajar a que mais clientes/pessoas peçam hambúrgueres?"
It's like if you're a restaurant and you're serving hamburgers and there's like an hour-and-a-half wait for hamburgers — do you really want to encourage more people to order more hamburgers?
A Tesla espera entregar conseguir produzir mais 100 em agosto, 1500 em setembro e em dezembro tem intenções de conseguir produzir 20 mil exemplares.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
E eu fui um dos que cancelou, uma vergonha ter de esperar tanto tempo por algo tao caro, deviam aprender com a Apple
Está a falar da Apple que mesmo com uma estrutura de distribuição já montada mundialmente nem sequer lançou o primeiro iPhone em Portugal? Os primeiros anos do iPhone em Portugal foram uma desgraça para obter um.
E não queira comparar um carro com um telemóvel lol.
Não, não foram, porque não havia cá .
Alguem falou em iphone? A apple e muito maior que isso
Eu não cancelei…
Ainda bem que os fanboys estão a sair….
Os fanboys nunca saem… Quem são os que não são fanboys… Por muito mau que seja os fanboys são sempre fieis 😛
Algo tão caro? É o preço dum carro normalissimo.
E os que pagaram milhões para ir a lua? Ainda não foram. Menos revolta pá. Cancelaste, melhor para ti, mas não espalhes amargura.
Menos, baboseira tem limite !
Ainda percebi a fixação do “com extras não fica tão em conta” mas alguém conhece alguma viatura deste segmento que com extras fica em conta???? Mas de repente a Tesla tem de oferecer tudo? É alguma obra de ação social e eu não sabia. Além de que os preços apresentados pelas restantes marcas nunca são preços com extras…n percebo a fixação
Não tem nada a ver. O carro de origem faz menos km e tem menos potência do que anunciado. Para atingir as metas de autonomia e desempenho que a Tesla tinha publicitado, o cliente tem de desembolsar muitos milhares de dólares a somar aos 35.000.
Era o mesmo que a Mercedes ou a BMW publicitarem um carro de 500 cavalos, mas na realidade só tem 300, se quiseres os 200 extra pagas mais 10.000€!!!!!
Recordo-me bem de referirem que o Tesla 3 iria ter um preço entre 30 a 35.000 dólares.
Nem mais!
Deixa mas é de ser mentiroso!
Então e o carro da apple? Quando é que está pronto?
A seguir ao carro autónomo da Google, que foi prometido em 2012 que estava pronto em 5 anos…
Vai ver o que disse Elon Mask quando foi apresentado e as promessas do carro e compara com o que ele realmente faz e depois falamos.
Já agora tenta explicar isto:
https://www.cnbc.com/2017/07/06/insurance-institute-for-highway-safety-tests-tesla-model-s.html
https://www.autoblog.com/2017/07/06/tesla-model-s-fails-to-ace-iihs-crash-test/
…Mas a mercedes e BMW, assim como outras marcas, fazem isso.
Por norma pagas para escolher o motor com mais cilindrada. Se fores neste momento ao site da BMW e escolheres para configurar um X3 (ou outro qualquer) tens à escolha:
xDrive30d – 258Cv
xDrive35d – 313Cv
xDrive20i – 184Cv
xDrive28i – 245Cv
xDrive35i – 305Cv
E as diferenças de preço são superiores, o mais barato custa €57.190 e o mais caro €83.490…
Aliás, quando a BMW faz publicidade ao X3 faz ao xDrive35d e não ao xDrive20i. Mas são os dois X3!
Não é preciso tanto…
320d ed de 163cv 0-100 em 7.9s por 44 mil
330d de 258cv 0-100 em 5.6s por 65 mil
Que diferença é esta? E mesmo o mais caro é mais lento que o Tesla mais barato, e o mais barato é mais caro que o Tesla com o upgrade para a versão com mais range e potência.
Mas quem é que está a falar de gamas…… o Model S vem praticamente despido. Até para mudar de cor preta, por outra pedem 1000 dólares…..
E é o que acontece. Ou o preço dos mercedes 180 200 e 220 é igual? Publicitam o preço do mais barato, ponto.
Isso é mentira, Tesla disse que iria ser menos do que 6 segundos às 60 milhas hora e pelo menos 210 milhas de autonomia, o modelo base é 5.9 segundos e 220 milhas por 35 mil $ e é a realidade, podes comprar um model 3 com essa performance com esse preço, só não vais ter luxo e vai ser preto, queres mais? pagas mais como em qualquer carro…
É verdade, cumpriu o que prometeu.
What só pode estar a gozar a Tesla deixa bem claro que o preço é do modelo base ou você acha que as prestações apresentadas pelas várias marcas é com o modelo base??? Neste caso nem se trata tanto da motorização mas sim da autonomia se for comprar um zoe preço base também não é com a bateria de maior autonomia no entanto eles publicitam essa autonomia…não percebo pegarem por estes coisas que o normal em qualquer marca, só demonstra o desconhecimento da sua parte
Não são encomendas, são “pre-orders” e os cancelamentos foram feitos durante um período superior a um ano. É importante referir que esta pré-reserva tinha um custo de 1000USD, totalmente reembolsável.
Sim
Sim, o título está errado?
Não
Não deixa de ser dúbio Pedro Pinto. Mas pronto, chamar a atenção é mais importante que ser claro.
Outra coisa, mesmo com os cancelamentos continua a haver um saldo positivo de 1800 pre-orders por dia. E não 1800 pre-orders em absoluto como escreveram na notícia.
Sim PF, está lá, 1800, em média, por dia.
É evidente que para a Tesla estes cancelamentos não são, para já, motivo algum de preocupação, eles têm encomendas que tão cedo não conseguem dar conta e estão sempre a chegar. Alias, há até informações que se hoje encomendarmos um veículo Model 3 em Portugal, ele só será entregue em finais de 2019. Por isso… não lhes aquece nem arrefece. Agora… daqui a um ano ou dois… ou até 3… quando a concorrência for a sério, aí vamos ver 😉
Com meio milhão de encomendas antes da comercialização e 1.800 encomendas por dia apos a comercialização e com uma produção possível anual de 250.000unidades como pode estar preocupado com 63.000 cancelamentos.
Em que ano é que vão produzir 250.000? Até ao fim do ano vão ser produzidos pouco mais de 20.000 carros!!!!
E depois, 5 mil carros por mês, que dão 60 mil por ano.
Logo se existiram 63 mil desistências, ainda bem para quem está em filas de espera de mais de um ano.
5 mil carros por semana é o objetivo e não por mês…
Perguntas chave (do meu ponto de vista) ficam por responder:
1 – Qual o numero total de pre encomendas? (Em abril eram 400 000)
2 – Em que espaco de tempo foram canceladas as 6300? Desde a abertura das pre-encomendas ou depois da entrega dos primeiros 30?
Segundo o musk ao longo do ultimo ano foram anuladas as 63 mil, mas desde que entregaram os primeiros 30 que tem tido 1300 dia novas…
Acredito eu que a razão pelo cancelamento das “pre-order” esteja mais relacionado com a clara incapacidade da Tesla de produzir e entregar os veículos em tempo razoável.
Vão entregar 100 em Agosto? Só produzem 3 por dia?
É uma vergonha esses números.
Vergonha completa. Aliás, a tua fabrica que estás a construir de origem para fazer uma marca nova é bem mais rápida não é?
Ainda gostava era de saber o preço a que vão ser vendidos em Portugal…
Realmente a notícia deveria dizer que os cancelamentos referem-se a mais de um ano e não apenas desde que o model 3 foi apresentado, quem lê é levado em erro.
Estes cancelamentos parecem-me normais tendo em conta que a a reserva dista mais de 2 anos da entrega e em 2 anos acontece muita coisa e sempre são 1000 dólares que estão parados.
Pessoalmente até acho negativo a tesla ter tantas pré-reservas, não é bom o cliente ter de esperar tanto por um automóvel, acaba por ser prejudicial para a imagem da marca e por certo muitos possíveis copradores acabam por escolher outros veículos por causa do tempo de espera.
A cena é que entretanto a concorrência vai aparecendo. Já se houve falar do “económico” Model 3 desde 2014… chega em 2017 a conta gotas.
Achas mesmo que a concorrência consegue partir do zero e chegar maus rápido que eles? Lol
Do zero… desde 2014? Espreita por favor este link:
https://www.youtube.com/watch?v=5gFGX43vubM
Claro que o problema deste carro acima face ao mercado é a bateria, mas este é um carro de corrida, é um protótipo e não estará à venda ao cidadão comum. Estes problemas ou não problemas de um protótipo… este é um carro de 2014… e estamos em 2017. Discretamente, sem grandes alaridos. Uns falam muito, outros preparam-se há muito tempo.
Carro de corrida foi onde começou a testa há 15 anos atrás. Longo caminho a percorrer.
Jorge santos, já se ouve falar do model 3 desde há 15 anos. E chegou na altura suposta. Para ter uma opinião, informe-se.
Pois… Mas é facto que ninguem vai partir do zero agora, como foi dito atrás.
Se alguem precisou de 15 anos e outros precisarem de menos, é porque serao mais eficazes, com outros meios à disposiçao para além de retorica. Num mercado global, ora és, ora já foste…
Pronto.. já vou abastecer na Repsol por mais uns tempos… estou a ver!
Só espero é que cá no burgo façam a mesma coisa que na Dinamarca:
https://www.bloomberg.com/news/articles/2017-06-02/denmark-is-killing-tesla-and-other-electric-cars
Fiscalidade na Europa sobre veículos elétricos.
http://www.acea.be/uploads/publications/EV_incentives_overview_2017.pdf
Depois logo se vê quantos vendem.
Vendem mais que gasolina e gasóleo, já que não poluem, pagando só IVA
Quer que façam o mesmo que na Dinamarca? Para quê? Para as pessoas não terem vantagens, para o ambiente não ter vantagens? Ah, ok, para si que não pode comprar não se sentir inferiorizado… mesmo à tuga… sinceramente…
Mesmo à tuga parece ser o seu (não) argumento.
O contribuinte paga (todos) para alguns terem um brinquedo (caro) que lhes alivia a consciência. Não me oponho a que haja algum tipo de subsidio, mas nunca deveria ser para veículos que não sejam pequenos citadinos já que é nas cidades onde reside supostamente o maior problema de poluição.
E se a sua preocupação é mesmo o de proteger o ambiente utilize transportes públicos. Se não gosta, não pode ou não são adequados na sua zona existem muitos pequenos elétricos adequados a pequenos trajetos, ideais para uso citadino.
Mas veja lá é se não tem ações da Tesla, que o vento num instante pode mudar de direção:
http://www.businessinsider.com/tesla-stock-price-california-state-government-bailing-out-2017-7
A ideia (teórica) do IUC/ISV será pagar uma compensação pela poluição causada por um veiculo. Se um veiculo for eléctrico, não faz sentido o pagamento desse imposto. Até porque actualmente a tabela de preços do IUC/ISV usa por base a cilindrada e emissões de CO2 para determinar o valor a pagar, duas coisas que não existem num carro eléctrico (sem tem zero dessas duas coisas, pagam zero).
Logicamente, que quando a utilização for maior dos carros eléctricos, surgira um imposto para o mesmo, até porque os governos querem ganhar dinheiro…
Em Portugal, o único beneficio que tem actualmente é estarem isentos do pagamento do IUC/ISV, porque lá está, não faz sentido pagar nos moldes actuais.
A meu ver, o problema principal do IUC é a forma como está a ser aplicado. Visto que os carros mais recentes, apesar de poluírem menos, pagam mais, do que um carro anterior a 2007, que poluirá na maioria dos casos mais (sem falar para serem carros, na generalidade, com menor segurança que os mais recentes). Isso sim não faz sentido.
Alem de reprimir o consumo/aquisição de veículos, não está na realidade a ser aplicado correctamente com base na sua teoria: veiculo mais poluente paga mais.
Em relação as acções da Tesla, esse tipo de situação acontece a todo o tipo de empresas cotadas em bolsa, quem investe corre o risco (maior ou menor) de perder. E empresas super inflacionadas existem muitas, principalmente nos EUA.
“Visto que os carros mais recentes, apesar de poluírem menos…”
O marketing dos fabricantes parece que funciona. Mas mesmo sem discutir os truques da VW e afins:
https://www.thenewamerican.com/tech/item/23226-study-electric-vehicles-pollute-more-than-gas-powered-cars
https://www.theguardian.com/environment/2016/sep/11/polluting-effect-wear-brakes-tyres-pollutionwatch
“Some wear-particles from brakes and tyres are small enough to be inhaled, and the increase in wear-particles can outweigh the benefits of improvements in exhaust emissions”
Como pode ler nos artigos acima referidos a maior parte da poluição, ao contrário da crença popular, até nem vem na sua maior parte da saída do tubo de escape mas depende em grande medida do peso do veiculo. Se acha que um 2CV polui mais que um X7 então a publicidade aparentemente funciona mesmo.
Eu sou contra qualquer forma de subsídio, veja-se até onde o subsídio ao Diesel nos trouxe.
Também por isso os proprietários dos Diesel não se podem queixar quando forem proibidos de circular.
Xiaomi vai lancar muito melhor por menos de 10mil, so compro xiaomi…tesla e apple sao o exemplo do wue nao queremos no mundo, elites. Se todos tivessem o mm salario seria muito mais justo
para todos terem o mesmo salário, todos tinham de ter o mesmo esforço… isto hoje está cheio de comunas invejosos… vão mas é trabalhar se querem ter as coisas…
Engracado filipe, eu recebo 60k anuais mas vivo sozinho em munique entao farto me de gastar e poupo nem 10k por ano..ha quem n trabalhe metade e poupe o dobro
Se a empresa onde trabalha fosse a xiaomi dificilmente ganharia 60k.
Olha que não, eu tenho telelé Xiaomi e tenho encomenda Tesla… pelos comentários acima podes ver que os fanboys não gostam da Tesla…
Sobre o número de pre-orders canceladas, acho completamente normal. Mesmo que sejam já depois de ter sido entregues os primeiros carros é normal que algumas pessoas cancelem, até porque se foram das últimas irão esperar muitos meses e o valor era irrisório para a pre-order, ainda por cima totalmente reembolsável.
Quanto ao criticarem a baixa produção, tenham em conta que já em Dezembro prevêem uma produção mensal de 20 mil carros, se é certo que para os carros normais continua a ser uma produção baixa, creio que nos eléctricos neste momento não existe capacidade para muito mais devido à grande procura existente da matéria prima para construir as baterias e à construção das mesmas.
Quanto aos preços, ainda não sabemos por cá quanto irá custar, mas tendo em conta a diferença de preços dos Model S entre os EUA e Portugal, será de espera que o preço por cá seja de 44 mil euros. Está longe de ser um “económico”, mas o preço não está longe do BMW i3 que custa desde 38 mil euros, ou mesmo dos carros “normais” do mesmo segmente que penso que sejam o BMW Serie 3, Audi A4 e Mercedes Classe C.
Quanto aos extras que acrescentam muitos euros ao preço final, a grande maioria são completamente dispensáveis e apenas servem para mostrar ao amigo uns “truques” giros. Mudar a cor nada fora do normal, o upgrade da bateria é muito caro mas serão poucos os que têm necessidade de ter um alcance maior do que o normal, as jantes também não têm valores muito diferentes das outras marcas, o pacote premium é caro, mas este tipo de upgrades está dentro dos valores praticados em outro carros. Quanto ao sistema auto pilot e auto pilot autónomo é onde nem sequer vejo o interesse em colocar esses upgrades no Model 3.
Se fosse no meu caso o único extra que colocaria em questão se o queria ou não era o pacote premium e mesmo assim só se o conforto na versão normal fosse muito inferior o que dúvido que seja.
Um Carro. “Bom por Ser” Econômico.
Movido. A eletricidade ótimo?.
Para o meio Ambiente Agora Imagine os Preços Exorbitantes!!! , Caros.
O Renault ZOE custa bem menos e tem a mesma autonomia! A Tesla é uma embuste não produz o suficiente para ser rentável nem o produto é tão bom com apregoam! É Marketing puro mais nada
Sim, porque é só isso que conta…
Acho que a Tesla é uma grande “bola de sabão”, e não deve tardar muito a rebentar… Este tipo de informação serve para alertar incautos. Não ponho em causa a capacidade tecnológica e inventiva de Musk, caso da PowerWall, nem tão pouco a qualidade dos produtos. O problema é que tudo aparenta andar “nas nuvens”, como o caso das vendas efetivas. Há muito que se fala da disparidade entre o nº de viaturas que a Tesla diz terem sido vendidas e as que realmente foram vendidas. Falava-se em recompra para inflacionar as vendas… Agora, para mim é a ideia megalómana dos túneis de alta velocidade que me faz duvidar da lucidez. Porquê? Pois os túneis são das infraestruturas que têm maior custo por metro linear; difícil acesso em caso de acidentes; etc… Para mim toda esta história (que envolve a Tesla) mal contada.
Os tuneis são um projeto de Elon mas não da Tesla.
Bem ele disse o contrário.
Nem*
quando tens de esperar quase dois anos pelo carro é normal…
As acções da Tesla dependem da capacidade do Musk em fazer o seu marketing, não dos seus produtos.
http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/big-sobre-a-tesla-investimento-na-acao-e-extremamente-especulativo-189610
O model X já tem um historial de bastantes problemas (portas, materiais de fraca qualidade, etc), felizmente a tesla entrega um carro de cortesia sempre que algo dá para o torto. Podem fazer isto porque há poucos model x.
Agora se acontece igual para o model 3, não vai haver carros de cortesia que cheguem.
Caro Rui, o zoe barato é o que tem aluguér da bateria, o normal base custa 32 mil euros contra os cerca de 40 mil que deverá custar o tesla. Mas em muitos aspetos o tesla é melhor pelo que justifica bem a diferença dos 8 il euros.
Tendo em conta o mercado atual, o tesla para o que oferece é barato, mas ainda é muito dinheiro!
O Tesla não oferece nada a mais que o ZOE, o ZOE faz 300km de autonomia real o Model 3 dizem que faz 350km! O ZOE de baterias de aluguer custa 17 mil €, se optar por comprar as baterias custa 28.900€ ainda assim bem abaixo dos 40 mil euros, o Model 3 ainda não saiu mas você já sabe que é melhor que o ZOE! Avaliando os problemas do Model X e S eu dira que qualidade não é o forte da Tesla! O Model 3 não vale o que pedm por ele, ainda por mais quando a próxima geração do ZOE e do LEAF (2018) terão autonomia para 545km!
Rui, quando comparas um carro normal não comparas apenas a autonomia. Há muitos factores que constituem a gama dum carro.
Qual é o factor que não levei em conta?
Ainda é muito dinheiro? Mas porque é que ninguém diz que um BMW série 3 ainda é muito dinheiro ou um golf ainda é muito dinheiro? É o que é.
Se queres Gama mais barata, tens de aguardar que exista.
Continuo sem saber onde produziram os primeiros 30 carros visto que Ainda nem começamos o comissionamento dos robots. Enfim.
Se eu pudesse comprava 3 deles ca para casa
Muito dos primeiros a fazerem a encomenda eram já clientes da Tesla, tinham vantagem no prazo de entrega em relação aos outros, como o Tesla 3 é uma versão mais básica do carro que já possuem alguns estão a cancelar porque preferem ficar com o que tem, o que até é um bom sinal.
A malta as vezes esquece-se que a Tesla é um novo negocio de produção de carros e que todo o processo demora o seu tempo. O bom problema é que esta a ter mais saída do que talvez fosse esperado nos primeiros anos, e o resultado é o tempo de espera.
Enquanto as outras marcas de automóveis, tem dezenas de fabricas e fornecedores de peças espalhados pelo mundo, a Tesla apenas tem 1 fabrica e fabrica praticamente tudo o que o carro precisa.
Se a própria Renault, só deverá ter produzido uns 10.000 do modelo Zoe desde 2012, que tem uma das maiores estruturas de produção automóvel. Queriam que a Tesla, uma empresa nova no segmento, consegui-se produzir mais de um dia para o outro!?
Casos os planos correrem bem, em Janeiro/Fevereiro a Tesla já terá mais carros Model 3 produzidos, do que quase toda a concorrência junta, de carros 100% eléctricos.
A pergunta é só esta: Quando vai estar disponível para portugal?
Deixem se de tretas e arranjem carros eléctricos a sério.
Lol
Rimac.
Lucid.
Estes sim.
😀
Lol
Lucid? Vai comprar um desses e conta aqui como correu. Boa sorte
Tem calma. O Lucid Air é um carro que só entrará no mercado lá para 2019 ou 2020 se tudo correr bem. É um segmento superior ao Model S, e apresenta-se como um verdadeiro carro de luxo, e com prestações acima do S. Tanto em velocidade como em autonomia. O problema da Lucid é que ainda não tem fundos suficientes para iniciar a produção em “massa”. Mas pelo menos a empresa é honesta e clara em relação aos percalços que está a ter. Não tem problema em admitir isso publicamente. Além do mais a Tesla já entrou no mercado, enquanto a Lucid ainda não. E isso é um problema, pois entra numa corrida que já foi iniciada pela Tesla já há uns anos. Se tudo correr bem e a Lucid conseguir fundos suficientes para iniciar a produção, podes ter a certeza que no segmento premium a Tesla não tem hipótese. Já viste o preço do Model S premium, e o preço anunciado para o Lucid Air Premium? Eu não tinha a mínima dúvida em qual investir. O grande problema para a Lucid pode ser um atraso tecnológico para a Tesla nos próximos tempos, devido à falta de financiamento. E a Tesla não vai ficar a dormir, como é evidente.
Daqui a uns tempos falamos.
Quanto ao Rimac, esse dispensa apresentações. Só não é para muitas carteiras.
🙂
São mesmo esses carros que fazem a diferença. Imagino que o teu Aventador esteja a precisar de reforma, por isso faço-te uma OPA pelo generoso valor de 150k€.
O meu Aventador não tem ações na bolsa, por isso esquece lá a OPA.
Estes mesmos carros fazem a diferença para quem os quer, e procura algo diferente. Depende do que cada um procura.
Se procuras um hipercarro 100 % elétrico com melhores prestações e mais rápido que Lambo’s, Ferrari’s, Porsche’s, Koenigsegg’s, Bugatti’s, etc, de motores a combustão, então o Rimac faz a diferença. Que tenha um design minimalista, sem ser espalhafatoso na rua, Rimac. Já agora, proponho um desafio. Atesta o depósito de um modelo qualquer das marcas acima, e carrega as baterias do Rimac a 100 %, Vamos fazer voltas e voltas em modo corrida ao circuito do Estoril, a ver que consegue ficar primeiro sem “gasosa”. 😉 Se procuras um carro de luxo, 100 % elétrico com conforto e do melhor que oferece atualmente a nível tecnológico, que possa substituir por exemplo um Rolls Royce, ou um Bentley, porque não um Lucid? Ah ok. É outra pinta andar de Roll Royce ou de Lamborghini.
Rimac? Lucid? Isso é o quê?
Lol
Vítor M, se a tesla com a maior fábrica mundial de construção de baterias não consegue dar conta, fará a concorrência. Eles não estão preocupados com isso.
O título podia estar diferente, já que as previsões encomendas são superiores aos cancelamentos.
Mas percebe se a ideia que se quer passar
A Tesla ao pé de uma Mercedes ou BMW é um grão. Essas não têm uma fábrica, têm dezenas pelo mundo. Nem se compara.
@Vitor M.: Neste momento pode ser um grão, mas, muito rápidamente pode vir a ser uma “cordilheira”, por exemplo, o android em 2009 representava 2,8% e em 2016 representa 68,31%. A nokia fabrica telemóveis desde 1992 chegou a dominar o mercado e agora luta pela sobrevivência. A bmw e a mercedes, mais a mais, com o Dieselgate e toda a arrogância que têm estão a assinar a sentença… Vamos ficar atentos e ver a evolução.
Estou a falar agora e na sua capacidade de fabrico. Alias, não só agora, não será simples a Tesla “invadir” a Europa e os construtores Europeus ficarem a ver 😉 repara que atualmente a Mercedes, BMW, VW, Renault e Peugeot são dos construtores que mais carros colocam no mundo (faltando provavelmente uma ou outra marca), por isso, quando estas marcas decidirem acabar com a hegemonia Tesla… fazem-nos num piscar de olhos. Agora, é verdade que “parece” que estão a dormir, mas é só porque estas marcas estão todas ligadas ao mundo petrolífero 😉 e o lobby é poderosíssimo ainda. A Tesla por acaso, no país do Tio Sam, não está e por isso nalguns estados está proibida de comercializar os seus veículos. Salvo erro são 6 estados onde é proibida a venda dos Tesla. Porque será FORD?
Mas isto não está só ai nível da Europa, nos Estados Unidos a FORD, entre outras poderosas marcas, estão também com a empresa debaixo de olho, isto da Tesla faz uma cerra comichão no setor automóvel americano e quando esta marca tiver um relevância (o que para já não tem)… não duvides que o mercado tomará o seu rumo (quem sabe grandes grupos não compram a Tesla).
É isso mesmo, vamos estar atentos à evolução, era bom que esta marca fizesse muito mais pressão ao mercado, assim quem ganhava era o consumidor.
Raquel? Os fabricantes de automóveis mais conhecidos, já produzem carros à cerca de 100 anos, têem fábricas espalhadas pelo mundo inteiro, centros de investigação sem paralelo, histórico de segurança. Vê o desempenho no crash-test: https://www.cnbc.com/2017/07/06/insurance-institute-for-highway-safety-tests-tesla-model-s.html
https://www.autoblog.com/2017/07/06/tesla-model-s-fails-to-ace-iihs-crash-test/
“se a tesla com a maior fábrica mundial de construção de baterias não consegue dar conta, fará a concorrência.” A Renault – Nissan vendem muito mais eléctricos que a Tesla anualmente e têm uma gama muito mais variada e dão conta do recado mas a brincar!
É tudo muito bonito, mas a verdade é que os carros elétricos poluem o planeta indiretamente, se após 1 século de utilização de pneus de borracha, natural e artificial ainda não foi encontrada/colocada em prática uma solução totalmente ecológica para a borracha, quantos séculos serão necessários para inverter a poluição que irá surgir da banalização das baterias?
No meu entender o único combustível ecológico é o hidrogênio, assim que a utilização de combustíveis fósseis for banida e as energias renováveis forem o padrão então o hidrogênio será algo banal ( poderá ser produzido com o excedente de energia elétrica disponível), a energia renovável é barata, pode custar mais no início, mas a longo prazo será barata, e é isso que impede os grandes investidores do mundo a investir, eles querem resultados imediatos pois desconfiam do futuro.
Tesla é uma bolha