Calligra – Uma alternativa gratuita ao Microsoft Office
Por Carlos Carvalho da Comunidade Pplware@Linux
Calligra é uma suite de produtividade que pretende impor-se no Mundo opensource , colmatando a falha de algumas aplicações inexistentes no Libreoffice , chega mesmo a desafiar a suite mais conhecida do mundo que é desenvolvida pela Microsoft , com aplicações arrojadas e com um visual muito apelativo.
Actualmente esta suite de produtividade está na versão 2.6 release candidate 3 , pensada para integrar a interface KDE , com um visual muito atractivo pode vir a tornar-se um sério candidato a suite mais usada no Mundo Opensource , vamos então conhecer quais as novidades desta versão 2.6 RC3.
Nesta versão foi incluída pela primeira vez suporte para para Mac OSX , esta versão a semelhança das anteriores tem suporte para a plataforma Windows
Calligra Author , trata-se de uma nova aplicação para os amantes da escrita , ideal para escritores de livros .
Calligra Words , é o equivalente ao Word e ao Write respectivamente da Microsoft e Libreoffice , esta aplicação ganhou o prémio da melhor aplicação escrita para o KDE no ano passado , na cerimonia que se realiza todos os anos nos meses de verão para a atribuição dos prémios para as equipas que desenvolvem para o KDE
Braindump é uma ferramenta para tomar notas e organizar os nossos projectos mais ambiciosos , permite a inclusão de imagens
Flow , esta aplicação está integrada com todas as outras aplicações desta suite e proporciona a criação de organogramas de varia ordem
Karbon , é uma ferramenta vectorial , que permite a criação de cliparts , logos , capas ilustradas ou mesmo imagens vectoriais puras .
Kexi , é um criador de banco de dados visual esta ferramenta pode ser usado para a criação de aplicativos do banco de dados, a inserção e edição de dados, realizando consultas e processamento de dados.
Os formulários podem ser criados para fornecer uma interface personalizada para os seus dados.
Todos os objetos de banco de dados ,tabelas, consultas, formulários, relatórios ,são armazenadas no banco de dados, tornando mais fácil a partilha de dados e design.
Krita , é uma aplicação de desenho e pintura criativa, baseada na tecnologia Calligra , criar pinturas de arte, desenhos animados, arte conceitual ou texturas , esta ferramenta suporta diversos formatos para além do formato nativo
Plan , é uma ferramenta de gestão de de projectos , esta ferramenta é ideal para gerir projectos moderadamente grandes com vários tipos de recursos.
Stage , muito havia para dizer desta excepcional ferramenta , ela destina-se a fazer apresentações tal como o powerpoint da Microsoft
Sheets , é a aplicação de calculo desta suite , alguns bugs foram solucionados nesta nova versão , um deles dava-se quando recorria-mos a calculo automático seleccionando várias células .
Veja o Calligra em acção (Video por Carlos Carvalho)
Homepage: Calligra-Suite
Este artigo tem mais de um ano
So lhe falta uma app para gestao de correio, calendario e contatos
Pois 🙂
O pessoal usa o Gmail, ou o Outlook.com
Para quê quando no Linux já existem tantos programas para esse efeito? Evolution e Contacts, Thunderbird com Lightning ou Kmail e Kontact, por exemplo.
O LibreOffice também não tem e não precisa.
Já anda na versão 2.6 e somente há pacotes estáveis para Linux!? … Para OSX nada, e para Windows “Please note that these packages are not yet suitable for daily use.”
Parabéns aos voluntários do Calligra Project (gostei imenso do que vi até agora), mas alternativa ao MS Office a ao LibreOffice será difícil se não derem o passo “estável” para outros SO
Ironia: um utilizador do Windows a reclamar da falta duma aplicação do Linux – quem diria! 🙂
O Kdenlive também sofre desse “problema”. As pessoas pensam que portar os programas para outras plataformas se faz com um clique…
Boa tarde ,
Desculpem hoje estou um pouco fora de circulação por uma circunstancia pessoal e lamento não dar hoje apoio aos diferentes esclarecimentos que já fizeram .
Não quis foi de facto não comentar esta ironia que o @mc fala , na minha modesta opinião as aplicações em Linux estão a ficar muito competentes e sobretudo estão a trazer para a ribalta ideias novas e conceitos por vezes ambiciosos que muitas empresas que produzem software proprietário não estão dispostas a correr riscos , este é também um dos factores que tem feito o Linux crescer a uma velocidade alucinante nestes últimos 4 anos .
Só dou um exemplo do que queria dar a entender e espero que percebam o que quis dizer no paragrafo anterior , dou como exemplo os automóveis , o Golf tem sido um best seller de vendas , o que é que a construtora faz de versão para versão o exterior pouco muda , o IOS da Apple é intuitivo fácil de trabalhar , mas é limitado e não se muda porque não se sabe qual vai ser a reacção do consumidor final , pois em Linux estamos livres destas formatações , o leque de escolha é muito grande , aquilo que muito dizem ser o ponto faço do Linux a tal chamada fragmentação por existirem muitas distribuições é na minha opinião a sua grande força quer na criatividade quer no impulso de novas funcionalidades .
A situação desta suite de produtividade é um dos exemplos claros do que afirmo , o opensource não quer unicamente dizer que o softare é gratuito , não, vai muito para além desse factor como fica demonstrado .
o @PAULO fala num software de edição de vídeo(kdenlive) que eu já não mexia a algum tempo , ontem quando necessitei dele fiz o download directo da home page e fiquei pasmado com o número de novas funcionalidades mas sobretudo com o número elevadíssimo de correcções de bugs que muitos de nós nem dávamos conta , mas que existiam e foram corrigidos , hoje este software está muito afinado , a edição de vídeo está extremamente facilitada e com resultados profissionais do que de melhor se produz ao nível de software proprietário , o mesmo se aplica as distribuições Linux , penso sinceramente que o Linux vai obrigar a uma mudança de paradigma no que respeita ao software , e vai começar pelo preço dos SOs e irá certamente alargar-se a outras áreas , chegará o momento que o que compramos será o hardware com os respectivos programas gratuitos fornecidos pelos assembladores .
Mais uma vez as minhas desculpas , aceitem os meus sinceros cumprimentos
Carlos Carvalho
Não sinto falta do Calligra, não lhes mandei um mail a exigir uma versão Win ou uma OSX que não seja experimental, mas reafirmo que o projeto nunca será um verdadeiro competidor global enquanto não tiver versões (estáveis e funcionais) para os outros SO… (não andam nas v0.x)
quem diria 🙂 que isto fosse interpretado como uma reclamação
Versão windows para quê? E para qual? W7, W8 ou W8Pro?
O linux é uma alternativa credível e completa para a larga maioria dos utilizadores. Fazer uma versão para win é desperdício de recursos.
Mas que podiam portar para Android podiam.
A tua opinião é que o Calligra será somente para o bairro do Linux… e não deve intrometer-se em outros SO… mas assim o projeto nunca será um verdadeiro competidor global…
No entanto parece que essa não é a opinião de quem gere o projeto, uma vez que trabalham numa versão Mac e têm previsão de ter uma para Windows… se não concordas fala com eles.
O Libre, e antes o OpenOffice, ainda vai batendo o pé ao MS Office porque estão no Win/Mac/Linux.
A suite da Kingsoft não está amplamente difundida porque optaram por ficar pelo Windows… apesar de agora quererem mudar um pouco o rumo com versão grátis para Android, e parece que com sucesso
Só tenho duas palavras: BRU TAL!!!
Sempre gostei do ambiente KDE e das interfaces QT, mal posso esperar por testar.
Já experimentei e é sem dúvida uma suite de produtividade muito capaz e completa. Mas não me consigo habituar à interface, que parece-me demasiado confusa, tem demasiados ícones e paletas de ferramentas visíveis logo por predefinição e perco-me nela. Não gosto que o meu processador de texto pareça o Photoshop CS. Provavelmente é por ser uma aplicação KDE, e normalmente as aplicações KDE gostam de ter uma profusão de ícones sempre visíveis, enquanto o GNOME privilegia a simplicidade e tem o bom senso de esconder algumas opções mais avançadas.
Nisto o LibreOffice, continua a ser a minha preferência, é o paradigma de interface a que me habituei no MS Office até à versão 2003.
parece ser boa app. vou experimentar em mac osx. brigado.
nao sei se alguem experimentou em mac osx mas eu nao tou a conseguir fazer arrancar nenhuma das apps. porque segundo o site da app apos instalação tenho de correr no terminal o seguinte comando sudo update-mime-database /opt/calligra/share/mime mas nao correr o comando porque diz que nao conhece, ou seja, nao sei onde me enganei-me ou que falta.
se o autor do artigo poder ajudar ficava agradecido.
cumps
Experimentei no windows e gostei. Tentei instalar no meu Mac mas deparei-me exatamente com o mesmo problema acima descrito. Será que não existe por aí um expert que nos possa ajudar …
Boa tarde,
Eu estou exactamente com o mesmo problema do jedi.
sinceramente não estou a perceber o porquê de não estar a funcionar.
Para instalar no ubuntu esta versão ainda instável usem o seguinte comando:
sudo add-apt-repository ppa:neon/ppa \
&& sudo apt-get update\
&& sudo apt-get install project-neon-base \
project-neon-calligra \
project-neon-calligra-dbg
Caso queira usar as versões da distribuição:sudo apt-get install calligra
Ou então para as versões da distribuição utiliza o software center e não tem de escrever nenhum comando na consola.
Desculpa o reparo paulo g. mas se não dissermos isto depois começam as vozes do costume a dizer que em Linux tem de ser tudo pelos comandos, blá, blá, blá.
PS:Também gosto mais do apt-get.
suse
http://software.opensuse.org/package/calligra
KDE:Unstable:Playgro…2.5.93git.1357739922 1-click install
como converter odt para doc?
Ou tens pe o OpenOffice ou LibreOffice… ou se não tiveres problemas de enviares para a nuvem, podes usar
http://www.zamzar.com/
http://www.freefileconvert.com/
http://document.online-convert.com/convert-to-doc
btw… se tiveres o MS Office 2007 sp2 ou superior.. abre odt e podes gravar noutro formato
Muito boa aplicação, não estou a conseguir é mudar a linguagem do interface para português, se alguém tiver a dica obrigado 🙂
Já instalei (Ubuntu), mas detectei muitos bugs, esta instável.
Em termos de Interface tb acho muito confusa.
Como positivo: o nr de ferramentas que trás.
Também achei o mesmo. Gostei do programa de desenho, Flow, pela quantidade de objectos que tem na galeria.
JoseM ,
Esta distro é a Kubuntu 13,04 .
Cumprimentos
Carlos Carvalho
Estou a usar a 13.04 no 12.10? tudo bem que estou a usar o linux 3.5 ou 3.7 dependendo do pc, mas essa ainda não tinho visto.