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Cabify, concorrente da Uber vai chegar a Portugal

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Rafael says:

    Vai dar sangue, vai…

    • ppfoasld.1 says:

      é tudo uma questão de regulamentação por parte do governo em relação a Uber e outras empresas do género, e do lado dos taxistas eles aprenderem o porquê do publico gostar mais dos serviços destas empresas em vez dos deles.
      Ao ter mais escolhas o cliente sai sempre beneficiado.

      • Johnd Censurado says:

        De nada vale estar regulamentado se a fiscalização é nula seja no que for .

        Aquela ” a minha liberdade começa quando a do outro acaba e vice-versa ” carece ter conhecimento das regras para não ser comido pelos “gatunos ” mas respeitar as regras …

        Sempre usei os táxis e nunca fui “burlado” talvez porque não lhes dou chance …

        Vejo por aqui um tipo de ódio aos taxistas e à ANTRAL de pessoas que duvido que conheçam a realidade ( bons e maus existem em todas as áreas ) e as burocracias do sector e se virmos bem deveriam era ir junto de quem de direito e expor as que conhecem .

        Já aqui li muita coisa de rir e também já aqui afirmei sobre a Uber que basta ir ao motor de busca e por exemplo procurar ” tribunal condena Uber ” .

        Sobre este novo concorrente acho que seria bem vindo desde que de inicio cumpra os regulamentos existente coisa que a Uber não fez . Talvez por isso terá sido condenada num tribunal por mentir … por exemplo . São factos .

        Assim me despeço com amizade.

        • Johnd Censurado says:

          podem ler

          http://expresso.sapo.pt/sociedade/2015-09-01-Guerra-a-Uber-chega-a-Lisboa

          ” No seguimento da decisão, a 1 de junho, o Banco de Portugal ordenou a suspensão dos pagamentos à Uber. No dia seguinte, foi a vez das operadoras de comunicações bloquearem o acesso ao site da empresa.”

          ” Segundo a setença do Tribunal de Lisboa, a Uber é considerada “ilegal, publicitada de forma enganosa e constitui um risco para quem a utiliza”. A decisão obrigava a empresa a cessar de imediato as operações e a encerrar o site. Em caso de incumprimento, ficou ainda estipulada uma coima diária de dez mil euros.”

          ” a Uber é acusada de atuar à margem da lei, uma vez que não está licenciada para realizar transporte público de passageiros. ”

          Deve de chegar para os que têm duvidas ….

          • vagueante says:

            Deves ser taxista de certeza. Para começar não existe sentença porque não houve julgamento, apenas foi aceite uma providência cautelar, ainda para mais de forma errada, pois esta refere que a uber é uma empresa de transportes, quando não o é.
            Em PT os condutores Uber têm que ter autorização para transporte de passageiros (aluger tipo A e T, rent a car com motorista, etc).
            Em vez de olharem para os outros os taxistas deviam era olhar para o presidente da Antran que anda a enriquecer à custa deles.

  2. Moscardo says:

    Mas este, ao menos, utiliza condutores “legalizados”.

    • Pedro says:

      E é por aí que os taxistas vão mostrar que não têm razão nos protestos que têm feito porque mesmo com condutores legalizados, vão protestar (à pancada) por deixarem de terem a exclusividade (leia-se: faço o preço que quero e ainda sou mal educado). Venham mais, o que é preciso é concorrência.

      • Moscardo says:

        Isto é muito simples:
        Toda a gente sabe que os taxistas abusavam, alguns aproveitavam-se de turistas, não tinham concorrência. Em todas as classes profissionais, existem bons e maus profissionais. Um exemplo não generaliza, não faz o todo. Lembro dos taxistas resmungarem do metro do Porto, opuseram-se à linha que liga ao aeroporto de Lisboa ao metro. Toda a gente sabe que este país (ao contrário de outro países europeus), desinvestiu na linha férrea em prol de outros interesses (auto-estradas aos pontapés, que agora estão vazias), para alimentar muitas construtoras e muitas PPP’s geridas por empresas cujas administrações estão carregadas de ex-deputados, governantes, etc. Consequência de um mau sistema de transporte no séc.XXI, estamos carregados de taxistas, e empresas de autocarros expresso.
        Independentemente do protesto dos taxistas, a Uber é uma plataforma de mobilidade que se aproveita dos buracos das leis dos países. Na Alemanha tiveram azar, porque os alemães protegem a economia (aliás basta estar ligado a um DNS alemão e não se consegue ver metade dos vídeos do Youtube por razões de direitos de autor). Na Alemanha obrigaram a Uber, que se quisesse exercer, os seus condutores tinham que ter as mesmas licenças que os taxistas. Alvarás, seguros, carta profissional, etc, etc. Aí, um negócio como a Uber deixa de ser tão rentável.

        Eu não quero que a Uber não actue em Portugal, Só quero que a obriguem a ter os mesmos “requisitos mínimos” que os taxistas portugueses.

        • anónimo says:

          Se obrigar a Uber ter os mesmos “requisitos mínimos”, porque não obrigar os taxistas ter os carros não mais antigos que 5 anos por exemplo?

          • Vlad says:

            E a Uber têm esse requisito? Pois, bem me parecia…

            Os táxis têm que fazer uma inspeção especial efetuada anualmente, o mesmo não se diz da Uber.

          • Bruno M. says:

            A Uber tem esse requisito!
            Carros com mais de x anos não são permitidos. Só não sei se são 5 ou 8 anos!

            Os taxistas só passam factura se pedirmos, e quando pedimos ficam chateados (e são mal educados).
            Os taxistas ficam chateados se o percurso for curto e inclusivé já aconteceu nao fazer o transporte dos clientes.
            Os taxistas têm 75% (ou algo do género) de descontos em ISV, descontos em taxis, descontos em tudo e mais alguma coisa. A Uber não.

          • Vlad says:

            @Bruno M.
            Lamento mas a Uber não poẽs limites à idade, mas sim sim ao estado do veículo, ou a gama do veículo se for para não têm.

            Quanto à descrição que fazes dos taxistas, esta é altamente pejorativa e preconceituosa. Como em qualquer área existem maus e bons profissionais. Só por existirem alguns taxistas que são broncos e mal educados não significa que sejam todos assim ou que até seja a maioria. Isto para não falar que muitos operadores da UBER são, surpresas das surpresas, taxistas.

            Quanto ao desconto de 70% no ISV, como é lógico e perfeitamente normal, a Uber não têm esse desconto, isto porque esta não possui veículos. Os operadores da UBER esses sim têm direito ao mesmo desconto no ISV.

        • vagueante says:

          Quem ler o que dizes até parece que sabes do que falas. Em PT os condutores Uber têm que ter autorização para transporte de passageiros (alugert tipo A e T, rent a car com motorista, etc), em PT a uber não utiliza o modelo UberPop ( que este sim utiliza condutores “normais”, sem qualificações e autorização para transporte de passageiros). Salvo erro, foi o presidente da associação nacional de táxis que referiu algo do género, enquanto estes faziam trabalho ocasional não havia problema…
          Se os taxistas são taxados em demasia, já o eram antes e não reclamavam, agora a culpa é da Uber…
          Os condutores Uber são legais, as faturas que emitem, são por empresas nacionais e em programa certificados pela AT, estes são factos, quem não se quer informar devia procurar melhor.
          Eu pessoalmente quero todos os serviços, quantos mais houver melhor. Tenho um amigo taxista e também conheço bem uma empresa que tem vários carros Uber.

          • Vlad says:

            “Se os taxistas são taxados em demasia, já o eram antes e não reclamavam, agora a culpa é da Uber…”
            E isso é justificação para dar uma vantagem económica a uma empresa sobre as restante? A Uber se quer operar cá têm que cumprir exatamente os mesmos requisitos e obrigações que as restantes empresas. Se não o fizer está a ser favorecida e isto é concorrência desleal.

          • vagueante says:

            @vlad
            Os condutores da uber não têm nada que já não tivessem antes de fazerem parte da Uber. Quando faziam poucos transportes eram legais, agora que fazem muitos já são ilegais, vcs têm cá uma maneira de ver as coisas.
            Não vi as agências de viagens na rua quando a Booking apareceu !
            É cá uma desinformação e o mais grave é que as pessoas que a podem conseguir só gostam de falar mal, sem verificam factos sem procurarem na net. Se fosse a minha mãe que não utiliza a internet e raramente compra jornais, ainda entendo, porque o que passa na televisão é muita desinformação. Até um ministro a afirmar em parlamento que “Claro que a Uber é ilegal”, sem haver julgamento.

        • JMCXL says:

          Então vamos dar aos veículos ao serviço da UBER as mesmas regalias dadas aos táxis:
          – beneficios no imposto sovre a venda de veiculos automoveis que chegam aos 100% de desconto no referido imposto;
          – isenção do imposto de circulação automóvel.

          Depois podemos também dar aos taxistas o remédio que é dado a todos os outros veiculos ligeiros: se forem anteriores a 2000, em Lisboa não podem circular na coroa 1.

          Para terminar uma investigação aprofundada sobre o caso da venda dos alvarás e punição exemplar dos prevaricadores e cobrança de imposto sobre as mais valias obtidas nessa operação fraudulenta.

          Que tal?

    • Quintasx says:

      E a uber não utiliza porquê?? Que saiba tem carta de condução, logo pode conduzir carros até 9 lugares. As licenças de táxis é diferente porque tem outras coisas inerentes.

  3. Pedro S. says:

    Isto está a ficar “bonito” para os taxistas. Tenho noção do que os taxistas supostamente pagam e os direitos e regalias que têm, mas conclusão disto tudo: a era dos taxistas ficou parada no tempo há muitos muitos anos atrás e agora sofrem com as consequências de tal. Não quiseram evoluir e acompanhar a evolução tecnológica, agora levam com estas empresas de foro tecnológico, que estão muito à frente em termos de marketing e gestão empresarial.

  4. Asdrubal says:

    RIP Taxistas. É tempo de se modernizarem, ou já eram.

    • Paulo says:

      Não é RIP nada, ainda há gente que não tem um smartphone, ou tem, mas não sabe usar a parte “smart” do “phone”, ou não tem dados…

    • RubenS says:

      RIP porquê? Estes serviços apenas são nas grandes cidades, de resto é à “old school”, que sempre se manterá. Agora se disseres que finalmente temos concorrência é outra coisa…

  5. gajo de alfama says:

    Isto vai dar molho!

  6. P_T says:

    Então anunciam uma aplicação que ainda não está disponível e não falam da mytaxi que tem tido uma grande aderência pelos taxistas?

  7. luislelis says:

    Proximo episodio. Uber junta-se aos taxistas e manifestam-se contra a cabify. Lol

  8. VC says:

    No meio disto questiono… porque ainda não criaram um sistema parecido para os taxistas que certamente modernizava a área e já não perdiam clientes? Ora aqui está um negócio praticamente com sucesso a 100% garantido? 🙂 força developers!

    • ICavalera says:

      Não será tipo o mytaxi ou o 99taxi. Acho que basta o taxista aderir ao serviço para os clientes mais online. Ou não?

    • João MS says:

      Já existem bastantes aplicações do género e que tiveram muita adesão noutros países. No nosso belo País, os taxistas recusam-se a evoluir e a melhorar o serviço e isto diz muito desta categoria profissional.

      • LabroGil says:

        Recusam-se a evoluir? Lol
        Sabes quais os custos inerentes a ser taxista?
        Sabes quanto custa uma ‘praça’ e para que serve?
        Sabes quanto custam os seguros especiais? (obrigatório)
        Sabes quanto custa a carta especial? (obrigatório)
        Sabes quanto custa o serviço de rádio? (obrigatório)
        Sabias que os preços (tarifas) estão regulamentados? (consequentemente tabelados, e não podendo ser alterados)

        E maus profissionais existem em todo o lado.

        Estamos a falar aqui de uma empresa que explora um mercado mas que se recusa a obedecer às mesmas regras.

        Quando a Uber, assim como qualquer outro serviços de transporte de passageiros, cumprir a mesma regulamentação, veremos se conseguirão praticar os mesmos preços 😉
        Esquece os mercedes novos e os motoristas de fatos…

    • Rui B. says:

      já existe… n sei se é bom, se é mau… mas existe. mytaxi

  9. Rúben Sousa says:

    Eu pergunto-me quem é que está mal. Se é a Uber que se veio meter em Portugal e não devia, se são os Taxistas que reclamam que a Uber não é legal. No entanto, já alguém se perguntou realmente quem é que está mal?

    Os Taxistas têm a sua razão, no entanto, não estarão a protestar contra a coisa errada? Não seria, mais proveitoso e se calhar, mais fácil, em vez de protestarem contra a Uber, protestarem contra todas as burocracias, papéis, licenças, etc, etc..

    Não serão todas essas tretas que estarão mal? Que são apenas mais uma forma para roubar uns milhões ao povo por parte do estado?

    Ora digam-me qual a diferença, na prática entre um Taxista que tenha a carta de condução e uma licença para exercer, única (O que acontece em 80% dos países) e um Taxista que tenha carta de condução, licença das 4 rodas, licença da cor do carro, licença dos espelhos, alvará, papel daquilo, papel não sei das quantas (Atenção, isto é uma forma de expressar).

    A diferença é fácil, são de uns quantos milhões de euros que, anualmente, entram no cofre do estado, porque no fundo, provavelmente, terias Taxistas mais profissionais, com mais vontade de trabalhar, mais educados, etc.. Pois não teriam tanta pressão de fazer dinheiro para conseguirem contar algum no final do mês após pagar tudo e mais alguma coisa.

    Podia continuar para aqui a falar, mas é tarde e já custa.

  10. Passarinho says:

    A Antral não tinha até agora concorrência, logo os taxistas decidem o que fazer quando transportam os clientes ou seja por vezes para chegar a determinado lugar que poderá demorar 10 minutos a volta que dão chega por vezes aos 20 o cliente´paga o serviço e não bufa porque não havia concorrência. A concorrência chegou e a reação como sempre não se fez esperar os taxistas resolvem tudo à cacetada julgam que desta forma conseguem manter o monopólio mas julgo que se enganam os portugueses também abriram o olho e já vêm oportunidade em quem dá melhor preço e qualidade de serviço. Parabéns á UBER e a quem vier.

  11. ViraODizCu says:

    E se os taxistas continuam com o comportamento que teem adoptado nos ultimos tempos em vez de se tornarem mais competitivos, ainda vao perder mais.

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