Bump e Flock vão ser encerrados pela Google no final de Janeiro
O anúncio da compra do Bump pela Google, feita em Setembro do ano passado, prometia muito para esta parceria. Esperava-se a integração de tudo o que o Bump pode oferecer nos serviços da Google.
O resultado da compra do Bump levou a que a equipa que o desenvolve fosse integrada na Google e esta mesma equipa anunciou agora que vão fechar o Bump já no final de Janeiro.
A expectativa de integração era grande, mas a verdade é que isto ainda não aconteceu e nem se espera que aconteça tão cedo. O Bump estava a fornecer o seu serviço da mesma forma como tinha feito até então.
Mas com o que foi agora anunciado pela equipa que criou e mantêm o Bump, este serviço e o seu irmão Flock, vão deixar de estar disponíveis, deixando uma lacuna.
Segundo o que foi publicado no blog do Bump, a equipa que o criou, mantêm e desenvolve tem em mãos novos projectos que consomem demasiado tempo para que possam prestar a atenção necessária a estes dois serviços, optando por fechá-los de vez.
We are now deeply focused on our new projects within Google, and we’ve decided to discontinue Bump and Flock.
On January 31, 2014, Bump and Flock will be removed from the App Store and Google Play.
After this date, neither app will work, and all user data will be deleted.
O fecho destes dois serviços e aplicações implica, obviamente, que todos os utilizadores vão poder deixar de os usar, sendo as aplicações retiradas das respectivas lojas de aplicações e os servidores vão deixar de permitir o acesso. Os dados dos utilizadores vão ser também eliminados posteriormente.
Todos vão ter a possibilidade de exportar os seus dados dos serviços, estando essa opção disponível dentro das respectivas aplicações.
Os serviços que agora vão ser desabilitados, o Bump e o Flock, são conhecidos de muitos de vós, por permitirem a troca de dados e a partilha de imagens.
O Bump, o mais conhecido dos dois, permite que os utilizadores trocassem dados com um simples toque de telefone. A evolução deste serviço levou a que passasse dos dispositivos móveis para os SO's de desktop, sempre com a mesma filosofia.
Houve algumas experiências adicionais, sempre com esta filosofia e ideia, que visavam permitir que o Bump fosse usado para pagamentos e outras transacções.
O Flock é um serviço de partilha de imagens entre utilizadores, que permite associar eventos e locais, garantindo que todas as fotografias tiradas em diferentes equipamentos possam ser agrupados em pastas partilhadas por todos.
Apesar de ter sido anunciado pela equipa do Bump, a decisão terá tipo influência da Google, puxando para si todos os recursos necessários para desenvolver os seus projectos prioritários.
Este artigo tem mais de um ano
Provavelmente para serem integrados no Android.
“O anúncio da compra do Bump pela Google, feita em Setembro deste ano”
do ano passado 😀
BOM ANO DE 2014
O bump, dava jeito era se fosse possível partilhar por wifi sem ser preciso uma ligação á net de nenhuma das partes para isso…
Só conhecia o Flock como browser(foi o pioneiro dos chamados browsers sociais).Não sabia que existia como serviço de partilha de imagens entre utilizadores do Google.Esta passou-me ao lado.Desconhecia completamente este serviço.