Bruxelas tece duras críticas…
à posição da Intel no mercado. A Comissão Europeia, acusa a Intel de exercer um domínio monopolista e ilegítimo perante os seus concorrentes directos. A fabricante de processadores é acusada de condicionar e limitar a actividade da AMD, a sua principal concorrente.
Como base para estas críticas, a Comissão Europeia, refere que a Intel terá realizado reduções substanciais de preços, aliciando a compra dos processadores por parte dos fabricantes de computadores, tendo inclusive oferecido dinheiro aos mesmos para cancelarem a produção de computadores que continham processadores AMD.
No comunicado a Comissão Europeia, reitera que, “Este tipo de conduta destina-se claramente a excluir do mercado a AMD”. Está explícito no mesmo que a Comissão, considera este género de estratégias, anti – competitivas. Um obstáculo ao livre mercado.
Perante esta posição, a Intel terá de se explicar em Bruxelas, para evitar coimas avultadas.
ACTUALIZAÇÃO: Em resposta, a Intel afirmou o órgão regulador da União Europeia cometeu graves erros na interpretação dos factos que levaram às acusações contra a fabricante de chips.
Posso dizer que tendo lido os documentos que nos foram enviados e, na nossa opinião, há factos que a Comissão simplesmente entendeu de forma errada, embora não intencionalmente", disse o advogado Bruce Sewell, referindo-se a preços e custos de produção.
Segundo ele, nalguns assuntos faltava um registo adequado de informações e a Comissão foi obrigada a concluir com base em suposições.
Sewell disse ainda que a Intel espera poder colaborar com a Comissão Europeia por forma a esclarecer a posição da sua empresa.
Este artigo tem mais de um ano
E quando penso que todo o trabalho opensource é baseado no duopólio Intel x Amd….
Eu continuo a comprar AMD apesar de a INTEL ter feito finalmente com o ultimo core duo um bom processador como não fazia à 5 anos. Ainda assim prefiro o meu AMD que funciona a 38C e nem se houve. E as empresas que realmente poupavam se usassem AMD (tanto no hardware como em energia eléctrica) são as que mais fogem dele. Vá-se lá perceber certas coisas.
A Intel bem que queria que a “nossa” AI ou “Autoridade da Concorrência” fosse o órgão regulador na UE…passava tudo.
Bem eu tneho o meu Atlhon XP +2000 a trabalhar como um Atlhon XP +2400 24/7, e esta aki pras curvas apesar dos aninhos valentes qeu el ja tem +/- 5/6 anso naoo me lembro bem.
Anyway podem-me esclarecer uma coisa? E assim ouvi dizer qeu cada fabricante tem uns CPU’s diferentes dos outros que tem de certa forma uns objectivos diferente/ aplicaçoes mais diferentes apsar do seu obejctivo ser igual, ser o maior produtor de CPU’s, isso e verdade?
Anyway podem-me esclarecer uma coisa? E assim ouvi dizer qeu cada fabricante tem uns CPU’s diferentes dos outros que tem de certa forma uns objectivos diferente/ aplicaçoes mais diferentes apsar do seu obejctivo ser igual, ser o maior produtor de CPU’s, isso e verdade?
Acho que é verdade. Por exemplo algures entre 2000 e 2002 quando apareceu o Pentium 4, ele era muito melhor em video encoding que os AMD equivalentes. Os AMD eram melhores em ferramentas de produtividade.
Agora não sei em que patamar estão, mas quando apareceu o coreduo, não tinha concorrencia á altura.
Embora quota de mercado e lucros não sejam sinónimos, os sites especializados em hardware destacam que no último trimestre:
– a AMD (depois da compra da ATI) perdeu quota de mercado para a Nvidia nas placas gráficas http://www.tgdaily.com/content/view/33131/118/
– retomou quota de mercado que tinha perdido para a Intel nos processadores http://www.tgdaily.com/content/view/33158/113/
@ Anyway
Este é o artigo mais recente do Tom’s Hardware sobre comparativos de processadores
http://www.tomshardware.com/2007/07/16/cpu_charts_2007/