PplWare Mobile

Brasil: Comerciantes alertam…

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. emannxx says:

    concordo com o CAP!

    Mas será que resulta mesmo!?!

    ….

  2. Marcos Hawkins says:

    Não sou do Rio Grande do Sul, sou de Brasilia, mas mÊs passado estive por lá e pude notar que a taxa de criminalidade por lá, é menor se for comparar com diversas outras regiões, mais isso não quer dizer que o Brasil está evoluindo e sim tomando vergonha na cara, e finalmente combatendo do geito que deve ser. As vezes ainda tenho vergonha de morar neste País.

  3. Jhuy says:

    O ‘desempenho’ deve ser semelhante àquele sistema usado em bancos para alertar a polícia em caso de roubos.
    Nice stuff o/

  4. Nestes casos tudo acaba por ser uma ajuda.
    Só me admiro de não se terem lembrado de usar estas tecnologias para resolver situações deste tipo a mais tempo.
    A medida que as coisas vão sendo evoluídas cada vez iremos ver mais destas alternativas que só trazem benefícios, tanto para os comerciantes como para as Brigadas de Intervenção.
    Será que temos destas iniciativas em Portugal?

  5. Sepas says:

    @ Miguel Rodrigues

    Calma, em Portugal depois dos Magalhães, vaõ distribuir portáteis aos comerciantes a baixo preço, assim já o podem fazer 😛

  6. Scorpion27 says:

    “Se forem vítimas de uma tentativa de assalto nos seus estabelecimentos ou mesmo se presenciarem roubos a peões, os comerciantes podem recorrer ao Messenger para alertarem a polícia, que envia de imediato uma equipa ao local.”

    JÁ ESTOU MESMO A VER….DURANTE UM ASALTO…
    (ASSALTANTE) – Passa para cá o dinheiro todo!!!
    (COMERCIANTE) – Espere só um pouco que estou só a acabar aqui uma conversa no msn……

    Já estou a ver os assaltantes em vez de estarem a planear a melhor maneira de fazerem o assalto…a apostarem em andar no hi5 a procura da vitima para saber o mail e depois bloquear a conta minutos antes do assalto……….

  7. Jhuy says:

    @Scorpion27

    É para isto que existe teclas de atalho no teclado >:D
    Pode-se configurar uma simples tecla para facilmente mandar um ‘alerta’ pelo messenger à polícia e pronto. Esta é a grande diferença.
    Com qualquer teclado multimídia pode-se fazer isto. 🙂

  8. Scorpion27 says:

    @Jhuy

    Pois mas caso nao tenhas reparado (ou nao tenhas conhecimento)…. quando bloqueias uma conta esta nao funciona…logo nao ha msn…logo nao ha atalho…logo não ha pedido de ajuda…….

    Mas assim so por acaso eu estava a gozar com a situação….. mas são situações que nunca se podem descanrtar….ha sempre alguem que……..

  9. Nixon says:

    optima ideia. Depois os tipos começavam a ver que 99,9% da malta tem software pirata e era uma alegria.

    Eu falo, porque pertenço à minoria 0,01%.

  10. Jhonny says:

    Há lógica nisto tudo! e muito boa iniciativa! Mas se por acaso o gajo que vai roubar se dirigir ao vendedor (que tem o pc com o msn) tira a arma nesse momento e diz para não se mexer nem tocar no teclado! não vai haver aviso à polícia! só depois dos gajos saírem =\

  11. Jhuy says:

    @Scorpion27
    Tinha completo conhecimento que estava a gozar (e até rí quando lí), porém, resolví responder para ilustrar melhor este tópico sobre o modo de como realmente a coisa acontece. 😉 Ráa!

    Mandar um alerta pelo messenger é fácil 😉 Criar um botão que fique na altura dos pés, ligá-lo à porta paralela e criar um “driver” para tal botão também é fácil. 😀 Em minha humilde opinião, este método de chamar a polícia deve ser mais eficaz que o telefonema.

    ps: Já agora, por que diabos a polícia bloquearia uma loja ou vice-versa? ~ヾ‘^▽^!

  12. aver says:

    Está bem pensado. Com a quantidade de assaltos a estabelecimentos comerciais e bombas de gasolina alguma coisa nova é preciso fazer.

  13. Lu Parhan says:

    Tenho minhas dúvidas se podemos considerar DESENVOLVIMENTO usar o ‘Messenger’ para esta finalidade. Me parece amadorismo demais. Outro exemplo de fracasso. Deveriam desenvolver uma estrutura independente para isto. Mas, se o comerciante não tem o número do ‘telemóvel’ (aqui chamamos de celular) do Comandante! ‘Meno Male’. É que aqui no Brasil as coisas costumam funcionar diferente quando ao invés de usarmos a ‘porta da frente’, temos o ‘amigo certo’. Compreendem! Não sei se esta é uma herança da colonização ou se o famoso ‘jeitinho brasileiro’ foi um ‘presente de grego’ das civilizações autóctones que foram dizimadas. Dizem que eles ‘rogaram praga’ nestas terras. Talvez seja influência dos ‘povos africanos’ que aqui se estabeleceram ‘escravizados’. Esta, possivelmente, tenha sido a maior barbárie já cometida pela humanidade. Pouco valorizada, é verdade, afinal de contas eram ‘negros’. Neste mesmo ‘G1’, só por curiosidade, temos esta outra notícia hoje.
    http://tinyurl.com/4sc3g6 (o endereço é muito grande). Merecem pena dupla pela afronta à Língua Portuguesa. Na verdade, mereciam era ensino de qualidade. Mas agora, qual o remédio? A polícia! (muitas vezes corrupta, outras incompetente e que agora usa o messenger). Espero que quando não estiverem de greve, não utilizem o ‘messenger’ para outros fins. Aí a polícia pega o bandido e manda pro presídio. Lá funciona a ‘universidade do crime’. Finalmente ensino de qualidade! E banho de sol, futebol a tarde, amigos afins, refeição sem precisar lavar a louça, celular (dá pra controlar os ‘negócios’), visita íntima e …. Certamente não é um paraíso, mas ‘de grátis’, dá pra ir levando a vida. Me desculpem por mais esta crônica mas, eu ‘amo’ demais tudo isto que acontece por aqui. É isto!

  14. Lu Parhan says:

    Dias atrás se comentou uma notícia sobre grupos de jovens que se organizavam pelo orkut para cometer atos de ‘selvageria’. Acabei esquecendo de sugerir estes dois sites. Se alguém tiver curiosidade, temos nestes, um bom ‘retrato’ do nível de muitos utilizadores. Como normalmente dois ‘links’ bloqueiam, colocarei o outro separadamente.
    http://www.tolicesdoorkut.com/

  15. Jhuy says:

    Já eu não acho amadorismo algum, se já há soluções para tal para que criar outra? Simplifiquemos as coisas, sim? Eu, por mais capaz de criar uma aplicação que sou, não faço uma aplicação para cada solução que venho a necessitar pois quase todas já existem. As quais não existem já é outra história.
    Quanto a notícia do G1: acho que o Brasil é muito grande para ficar comparando cidades tão longínquas e associá-las num gesto de desvalorizar o país, mesmo que com verdades, neste tópico. Deixe tais críticas para se jogar em tópicos tais qual aquele que fala do grupo de jovens que marcam encontros no orkut, por favor. A “polícia que usa o messenger” pode ser muito diferente da polícia corrupta e incompetente; não afirme as coisas tão precipitadamente. Não aceito generalizações deste tipo, isto é a base dum preconceito que já derramou muito sangue por todo o mundo. fdx td isto
    Por fim, este país não é de todo um mal; tenhamos um pouco de amor à própria pátria. Se o detestas tanto, a saída é serventia da casa. 😉

  16. Lu Parhan says:

    @ Jhuy

    Talvez fosse mais adequado nem lhe responder. Primeiro porque certamente tens as suas razões. Em segundo lugar porque este não é o fórum, como bem mencionaste, mais adequado para apresentarmos argumentos sobre estas questões, visto que, este blog ‘português’ sequer tem esta temática como foco principal. Apenas optei por fazer meu comentário deste modo, mesmo sabendo que cada um dos inúmeros aspectos abordados dariam para desenvolver textos e mais textos. É um modo de escrever e não sou apenas eu que utilizo este recurso. É claro que costuma gerar certas polêmicas! Porém, se não lhe agradas, é um direito que tens. Mesmo assim, considero uma maneira mais ‘digna’ que fazer ataques pessoais. Prefiro apenas apresentar argumentos. Quem não os tem é que parte para ignorância. Não creio ter feito afirmações precipitadas. Ter conceitos não é ter ‘preconceitos’. Ter consciência, não é motivo para sair por aí derramando sangue. Bem pelo contrário. Não sou ‘ufanista’ e lastimo estas excessivas divisões territoriais. Mas, admito que marcar território é uma característica animal e esta é a realidade. Sair! Não é, necessariamente, solução nem para o país nem para mim. Inclusive, tornarei-me ainda mais ‘brasileiro’ lá fora. Não é difícil entender o porque! Militares, por exemplo, normalmente tem este pensamento de mandar embora quem possa ser capaz de questionar, porque evidentemente, necessitam impor suas arbitrariedades. Grande legado que costumam deixar por onde passam! Gostaria de saber que outra ‘polícia’ teve esta genial idéia? Continuo achando ‘amadorismo’! Só espero que a microsoft não seja responsabilizada quando o ‘messenger’ estiver temporariamente fora de serviço. Isto se não faltar energia ou cair a rede ou … vai saber. Domingo teve ‘carnaval’ aqui no Brasil e o povo foi, mais uma vez, OBRIGADO a participar da festa em outra grande lição de democracia. É isto!

  17. Dário says:

    Pois eu também acho que não deviam sair do vosso país. Devem ficar lá e ajudar ao desenvolvimento do mesmo, lutando com todas as vossas forças para manter no Brasil todos os vossos amigos e familiares.
    Eu não pertenço ao grupo que colocou aquele outdoor supostamente racista em lisboa – Entrecampos, mas eles não estão totalmente desprovidos de razão.

    É verdade que a maioria dos brasileiros em Portugal são do Nordeste, e sabe-se que os brasileiros do Sul do país são pessoas com um carácter completamente diferente (são os brasileiros que o diz), no entanto a generalização é fácil, e o facto de se ser brasileiro em Portugal é cada vez menos abonatório.

    Podem vir com a história de que no passado muitos portugueses emigraram para o Brasil em busca de melhor vida, sim, mas foram TRABALHAR, e com isso ajudaram-se a si e ao tecido empresarial do país. Não há quase relatos de crimes organizados por bandos de portugueses no Brasil.

    O Messenger como solução para o alerta dos crimes é apenas mais um caso em que é uma meia solução. Isso sim, é o jeitinho brasileiro, as meias soluções, que não são boas mas até nem são péssimas. Se não funcionar paciencia logo se vê. Deviam ter alguma vergonha do jeitinho brasileiro e nem falar dele.

    Como reflexão final: É estranho, muito estranho, que um país que será provavelmente, a par de Angola p.ex., um dos países mais ricos do mundo em recursos naturais, com capacidade para se auto sustentar em quase tudo, esteja naquele estado… como tem sido governado por brasileiros, dá que pensar …

  18. Jonblue says:

    Ninguém tenha ilusões a insegurança vai aumentar porque a ausência de valores a isso levará e a sociedade só vai conseguir responder quando ela própria se organizar e for parte integrante dessa segurança.
    Isto já acontece em muitos países cujos indíces de violência são baixíssimos exactamente porque uma simples chamada telefónica pode denunciar e acusar, como é o caso da Suiça.
    E vemos que muitas vezes a própria na sua impotência pede não poucas vezes a sua colaboração p/ denunciar e é o que vai acontecer cada vez mais. Só falta um sistema que permita visualizar rostos mesmo quando encapuzados e quem desenvolver o sistema ficará rico 😀

  19. marcio says:

    Moro na cidade do RIO DE JANEIRO e com certeza nem a informática pode ser útil diante do descaso dos governantes. A ONU reportou que no Brasil ocorrem 48.000 homicídios/ano.Nesse número da ONU com certeza não estão contabilizados os 18.000 cadáveres/ano jogados nas valas do RIO, capital, nem os “cremados” vivos nos microondas( cubas onde queimam ´vítimas sequestradas) das favelas. No estado do RIO DE JANEIRO, existem 70.000 mandados de prisão não cumpridos e 98% dos processos de homicídios não chegam à conclusão com a identificação da autoria e/ou provas suficientes para colocar bandidos na cadeia. MARGINAIS lotearam as vagas públicas de estacionamento de carros e ocuparam os sinais de trânsito da cidade, tudo para extorsão de motoristas. Na prática, a segurança pública foi deixada a cargo da negociação direta entre o bandido e a vítima, a vítima paga para se manter vivo na cidade. A vítima quase nunca dá queixa na polícia, pois o bandido vive solto e poderá se vingar de um possível denunciante, porque os bandidos estão sempre no mesmo local onde costuma cometer crimes, garantido pela impunidade no Brasil. Na justiça você tem que ter duas testemunhas no processo, ora bolas, bandido age na covardia e tocaia, lógico que nunca cometerá crimes diante de testemunhas, e ninguém anda na rua com duas testemunhas o tempo todo. Além do mais é comum o bandido contratar testemunhas para deporem a seu favor, arquivando o processo. O pior de tudo é que a população já se acostumou com a criminalidade na cidade e convive com marginais, harmonicamente, no comércio/indústris e condomínios residenciais não se exige atestado de bons antecedentes, antes de contratar funcionários. A cidade é conhecida mundialmente pela violência urbana e não existe um presídio federal de segurança para manter marginais perigosos afastados da sociedade. Por fim, somos um grande espaço urbano onde a criminalidade é livre e marginais fazem o que querem na cara da polícia.

  20. champ! says:

    Esta solução é realmente o jeitinho brasileiro e nas pequenas cidades do sul vai realmente funcionar que é uma beleza, mas quero ver algo assim funcionando na cidade de SP, onde temos cerca de 15 milhões de habitantes… hauahuahu

    @Dário
    O Brasil também ganha ao enviar brasileiros ao exterior, veja a notícia da BBC:
    http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/10/071017_brasilremessasbg.shtml

  21. Thiaguito says:

    Quem diria… Acompanho o site há tempos e nunca pensei que iria ler algum artigo sobre minha cidade. Cachoeirinha não é tãooo pequena e do interior, assim como dizem. Fica ao lado de Porto Alegre, tem uns 120000 habitantes. =]

    Não entendí o que tem a ver o fato de um pequeno grupo de comerciantes ter o contato da polícia (aqui chamamos de Brigada Militar) via Messenger, e o fato dos assaltos ter diminuído em comparação a 2007. o_O

    Só espero que futuro prefeito (meu primo, eleito nesse último Domingo) faça algo mais, em se tratando de Segurança Pública principalmente. Está difícil conviver com tantos assaltos e roubos. Diminuiu em relação a 2007, mesmo assim está altíssimo.

  22. Thiaguito says:

    Mais uma coisa: o site é excelênte. Parabéns! Está nos meus favoritos desde o início de 2007. Abraços.

  23. D. says:

    @Champ~

    Sobre a notícia da BBC: Pois, é bom para o Brasil, mas a minha preocupação é com o meu Portugal. Ganha o brasil em $$, ok, bom para eles/vocês, mas o problema é a turba de nordestinos e favelenses que vem para aqui engrossar as estatísticas do crime.
    Admito que há excelentes brasileiros, a História confirma-o, mas o que o vosso país está a exportar é lixo tóxico humano, desculpem a rudeza das palavras, mas eu conheço pessoalmente mais de uma centena de brasileiros e brasileiras, e só os do Sul é que são realmente uma mais valia para Portugal.

  24. Thiaguito says:

    Semana passada escutei uma notícia na Band News (rádio de notícias aqui do Brasil) sobre crimes, assaltos e violência provocados por brasileiros que foram morar em Portugal, mais precisamente em cidades próximas a Lisboa. Falaram que parte desses jovens brasileiros vem do estado de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Inclusive informaram sobre um grupo chamado PCP (Primeiro Comando de Portugal). :-/

  25. Iv@n says:

    Toda iniciativa para comunicação rápida é bem vinda para diminuição da criminalidade.

    @Marcos Hawkins – O Brasil também se envergonha dos seus filhos que ainda não sabem escrever corretamente. (mas isso… jeito… Ás vezes… etc.)
    Procure ajudá-lo ao invés de envergonhar-se do seu Brasil.

    Abraço

    Iv@n

  26. LuizJogos says:

    Oi colega! Eu nao sou mto de fazer comentarios, mas gostei mto de seu site! Gostaria de te dar meus parabens! Continue assim!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.